Arquitetura e Urbanismo

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo entregam presente para a reitora

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo entregam presente para a reitora
Mais imagens

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu nesta quarta-feira (28/11) a visita de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo. No encontro, os estudantes presentearam a reitora com a nova camiseta do curso, desenvolvida pelos próprios alunos.

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2018 às 14:46
Compartilhar Comente

Projeto Observatório Acessível encerra atividades do semestre em Morro da Fumaça

Nesta quarta-feira (28/11), a Escola Maurina de Souza Patricio, de Morro da Fumaça, recebeu o último encontro do segundo semestre de 2018 do projeto de extensão Observatório Acessível. Durante a reunião, foi entregue à direção da escola e ao Observatório Social os resultados dos levantamentos de acessibilidade espacial realizados, confrontando a situação atual e propondo soluções baseadas nas normas técnicas. Além disso, foi apresentado aos professores da escola um modelo de brinquedo inclusivo, para discussão e validação.

O encontro teve a presença de representantes do Observatório Social, da comunidade escolar e participantes do projeto, realizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produtos e Engenharia Civil.

Segundo a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Savi Eying, o Observatório Acessível desenvolve suas atividades em Morro da Fumaça e ocorre em consonância com ações de fortalecimento das políticas públicas na área de inclusão escolar no Brasil. “O objetivo é o levantamento das condições de acessibilidade espacial das escolas, incluindo um piloto com processos de investigação e produção de novas tecnologias no design de brinquedos educativos e inclusivos”, explica.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 28 de novembro de 2018 às 15:37
Compartilhar Comente

Projeto “Conexões Urbanas” realiza encontro com a comunidade

O projeto de extensão “Conexões Urbanas”, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais, realizou uma reunião com integrantes de associações de moradores de Criciúma, no Salão Paroquial da Igreja do bairro Jardim Angélica. No encontro realizado em 21 de novembro, os professores do curso, Elizabeth de Siervi, Margarete Oliveira e Maurício Pamplona apresentaram a proposta de praça no Jardim Angélica.

Segundo Elizabeth, o projeto visa desenvolver a promoção da cidadania e da qualidade de vida em demandas comunitárias de qualificação dos espaços livres coletivos em Criciúma, com ênfase nas artes, no planejamento ambiental, dos espaços livres, do paisagismo, da paisagem urbana e da cidade educadora.

“O projeto nasceu a partir da solicitação da comunidade em 2016 para que a Universidade colaborasse com uma proposta de uma praça nas proximidades da escola e da igreja. Na etapa atual do projeto, apresentamos o desenvolvimento do estudo preliminar para a praça, onde estão compilados os resultados das reuniões anteriores em um projeto preliminar que apoiará a busca de recursos para execução”, explica a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2018 às 15:58
Compartilhar Comente