Arquitetura e Urbanismo

Curso de Arquitetura e Urbanismo lança primeira edição de revista

Curso de Arquitetura e Urbanismo lança primeira edição de revista
Lançamento ocorre nesta terça-feira na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Você conhece como funciona a produção dos trabalhos desenvolvidos dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc? Com o intuito de mostrar esses processos e levar informações que, muitas vezes, permanecem entre as paredes do ateliê, professores e alunos lançam nesta terça-feira (5/12), às 15 horas, no Ateliê de Projetos Profa. Maria Inês Dutra Bay, a primeira edição da Revista CAU.

O editor da revista, professor Lucas Sabino, comentou que serão apresentados na revista trabalhos que foram premiados nacional e internacionalmente, produções de trabalhos de curso, entre outras informações. “Teremos a distribuição de mil exemplares, além de uma versão online. Vamos levar as revistas até as escolas e outras instituições com o intuito de mostrar como funcionam nossas produções. Além disso, a revista também traz conteúdos sobre projetos de extensão. Nossos laboratórios e ateliês são espaços extremamente poderosos”, ressaltou. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de novembro de 2017 às 17:35
Compartilhar Comente

A cada peça vendida, um passo mais próximos do conhecimento

A cada peça vendida, um passo mais próximos do conhecimento
Bazar dos alunos de Arquitetura e Urbanismo vai possibilitar uma viagem de estudos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Preços baixos e um grande objetivo em busca do conhecimento. Quem passar pelo hall dos blocos XXI nesta quinta-feira (16/11), vai encontrar assessórios, sapatos e roupas para todas as idades e estilos. As peças fazem parte de um bazar, promovido pelos acadêmicos da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo, que buscam recursos para a viagem de estudos anual. Os itens vão estar disponíveis até às 21 horas.

União

A acadêmica do curso Jerusa Lino explica que apesar do alto custo, a grande ajuda recebida e empenho dos estudantes vai tornar o objetivo possível. “A viagem vai custar caro, mas acreditamos que vamos conseguir. Estamos recebendo ajuda até de quem não vai participar. Aos poucos vamos encher nossa caixinha com os lucros do bazar e de outros projetos futuros, como uma rifa, venda de comidas, uma festa e até a venda de camisetas personalizadas”, afirmou.

Todas as peças foram coletadas pelas equipes da turma, que se dividiram em funções para organizar as tarefas da viagem.

Bazar nas redes

Quem não passar pelo campus pode adquirir sua peça pelo Instagram oficial do bazar, que movimentou as vendas ainda antes das peças estarem disponíveis no hall. “Assim que começamos a reunir as peças e postar as pessoas já buscaram informações pela rede. Quem quiser ver as roupas ou assessórios pode visitar o perfil instagram.com/Bazarq.Unesc”, contou a também estudante do curso Gabriela Mauricio.

Ela conta ainda que as peças que sobrarem vão fazer a alegria de alguém que necessita. “O que não vendermos aqui vai ter um fim solidário. Vamos reunir e doar a pessoas carentes, por meio de uma instituição que ainda não foi escolhida”, declarou.

A acadêmica de Letras Laura Pazini visitou o perfil na rede social e veio ver de perto suas escolhas. “Encontrei o perfil como sugestão no Instagram e fiquei curiosa. Hoje vim aqui para ver, além do que me interessei, as outras peças que não foram publicadas, e valeu a pena pelo preço e qualidade”, destacou.

O objetivo

Ainda sem data de partida, a turma busca recursos para ir as cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte em julho de 2018.  A atividade é vinculada a disciplina de Programa de Estudos da Cidade, da sétima fase.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de novembro de 2017 às 16:53
Compartilhar Comente

Projeto de extensão é apresentado no Seminário Urbanismo na Bahia

O artigo “Bairro (de) Progresso - Relatos do Habitat Saudável e Sustentável” foi apresentado na última semana no Seminário Urbanismo na Bahia (UrbBA[17]), que ocorreu em Salvador. O evento teve como sede a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, e teve como tema o “Urbanismo em Comum”, promovendo debates relacionados às novas formulações do urbanismo enquanto tecnologia social.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Liliana Esteves Morais, representou o projeto de extensão “Habitat Saudável e Sustentável” desenvolvido no Bairro Progresso, em Criciúma, dentro das atividades do Programa Território Paulo Freire. “O projeto é fruto de uma relação interdisciplinar, em conjunto com os cursos de Psicologia e História, relatando a atuação da extensão universitária e os saberes que derivam da interação universidade-sociedade. O projeto adota referenciais do educador Paulo Freire, visando a autonomia e a dialogicidade, tendo como foco a extensão popular e libertadora”, afirma Liliana.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de novembro de 2017 às 09:30
Compartilhar Comente

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo promovem bazar na Unesc

Em busca de possibilitar a viagem anual do curso, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo promovem um bazar com roupas e assessórios. As peças vão estar disponíveis no hall dos blocos XXI nesta quinta-feira (16/11), durante os três períodos.

A estudante do curso Beatriz Rocha conta que a viagem tem fins acadêmicos e que a data prevista para a partida é apenas em 2018. “Iremos para Ouro Preto e Belo Horizonte. A data ainda não foi definida exatamente, mas será no mês de julho de 2018.  Esta viagem é vinculada a disciplina de Programa de Estudos da Cidade da sétima fase, onde temos que organizar uma viagem e estudar à cidade escolhida”, explicou.

O evento é coordenado pelos alunos da sétima fase do curso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 14 de novembro de 2017 às 16:32
Compartilhar Comente

Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam visitas técnicas a residencial e empresa

Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam visitas técnicas a residencial e empresa
Ações foram coordenadas pelas professoras Kamila e Monica (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os conhecimentos socializados em sala de aula foram acompanhados na prática pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. Duas visitas técnicas movimentaram a segunda-feira (13/11) dos estudantes.

Os alunos da sexta fase visitaram uma obra residencial da Empresa Eza Engenharia, no Condomínio Lagoa Dourada. No local, eles tiveram a oportunidade de observar um projeto de estrutura mista em aço e concreto, tendo a possibilidade de associar os conceitos vistos em aula. A atividade ocorreu na disciplina de Sistemas Estruturas 4.

Já os acadêmicos da segunda e terceira fases visitaram a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, no município de Urussanga. Eles acompanharam o processo de fabricação do revestimento cerâmico, a criação e desenvolvimento de peças e ainda contaram com a explicação da designer responsável pela empresa, além de uma visita ao showroom.

As duas ações foram coordenadas pelas professoras Kamila Rodrigues da Silva e Monica Daré.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 14 de novembro de 2017 às 15:36
Compartilhar Comente (1)