Arquitetura e Urbanismo

Concluído mais um Unesc Profissões, abrindo caminhos rumo ao futuro

Concluído mais um Unesc Profissões, abrindo caminhos rumo ao futuro
A noite foi dos cursos da área de Ciências, Engenharias e Tecnologias (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Tudo o que é bom dura pouco, e sempre fica aquele gostinho de quero mais. A edição 2021 do Unesc Profissões, iniciada na última segunda-feira (25/10), encerrou na noite desta quinta-feira (28/10). A série de eventos cumpriu o objetivo de ajudar os futuros acadêmicos a escolher a melhor opção de graduação dentre os 52 cursos oferecidos pela Universidade. Foram quatro noites intensas, recheadas de conteúdos, depoimentos e da gama de oportunidades que a Unesc disponibiliza.

A última área apresentada, na live pelo canal da Unesc TV no Youtube direto do Auditório Ruy Hülse, foi a de Ciências, Engenharias e Tecnologias. O tour percorreu os corredores e laboratórios das graduações de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. 

A reitora Luciane Bisognin Ceretta deu o seu recado, reforçando o convite para que os futuros universitários possam estar em 2022 circulando pelo campus da Universidade.  “A nossa Universidade é um universo de oportunidades para vocês, nossos cursos estão muito bem organizados para que possam conhecer a cada um. Estou absolutamente certa que vocês encontraram aqui o formato adequado para sua formação profissional”, comentou.

Professores tiveram a incumbência de apresentar cada curso com as suas estruturas. Atuais acadêmicos relataram a experiência de estar estudando em uma das melhores Universidades do Brasil e egressos contaram o pós Unesc, contando detalhes de suas carreiras. A noite foi esclarecedora, contagiante e intuitiva, e contou com presença de público do auditório, dentro de todos os regramentos contra a Covid-19 apontados pela Sala de Situação da Unesc. Alunos do ensino médio do Cedup Abílio Paulo de Criciúma marcaram presença.

Para o acadêmico Tauan Oliveira da Silva, de Ciências da Computação, a experiência de tomar parte do curso está sendo maravilhosa. “Os professores são muito dedicados e já no início do semestre nos desafiam com um projeto interdisciplinar, onde temos que construir algo a partir de um arduino. As aulas são sempre inovadoras, quando surge algo em tecnologia, os professores fazem questão de apresentar para nós. É um curso que está sempre em evolução e tem um mercado de trabalho promissor, uma demanda muito grande, para pouca gente se formando”, relatou.

Segundo a professora do curso de Tecnologia em Design de Moda, uma parceria da Unesc com o Senai, Letícia Dal Bello, a graduação propicia ao futuro profissional trabalhar em diversas funções.  “Os nossos alunos são capacitados para atuar, depois da formação, em uma das áreas que mais crescem não só no Brasil, como no mundo. A região de Criciúma é a segunda ou terceira em expansão, e hoje temos a sorte de morar em uma região com campo gigantesco da moda. O curso prepara para atuar no setor que desejarem. Então eles podem trabalhar em grandes indústrias como modelistas, pilotistas, bem como montar o seu próprio atelier. A graduação oferece conhecimento de como criar coleções e empreendedorismo também. Aqui tem muitos laboratórios bacanas de costura, modelagem e fotografia. É uma formação superior completa”, explicou 

Futuro acadêmico

Sentado no auditório, prestando atenção, o estudante de Edificações do Cedup, Bruno da Silva, assistia atento as entrevistas e os depoimentos dos professores e acadêmicos. “Eu pretendo futuramente fazer engenharia Civil, vim essa noite aqui no Unesc Profissões para conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Instituição e também para me inteirar um pouco mais sobre o curso que eu pretendo fazer futuramente. Essa oportunidade é muito interessante, principalmente para eu que faço o curso técnico em Edificações. A dúvida está entre fazer Engenharia Civil ou seguir para Arquitetura e Urbanismo, é uma proposta muito legal essa da Universidade. Sou natural de Araranguá, e desde que eu me conheço por gente, quando comecei a estudar, já tinha essa intenção de estudar na Unesc, e agora está se aproximando cada vez mais”, confessou. 

Escolha Unesc

Na programação da semana foi enfatizado também o lançamento das ferramentas disponíveis na página Escolha Unesc , elaborada para esclarecer as dúvidas e mostrar tudo o que se aprende nas graduações oferecidas pela Universidade. Na página é possível, por exemplo, realizar um teste vocacional que pode ser bastante útil na hora da escolha da futura profissão. Os interessados em participar de uma visita monitorada ao campus da Unesc também têm essa oportunidade. Para tanto, é necessário o agendamento com o setor de Relacionamento com o Estudante pelo telefone (48) 3431.2770.

Unesc Profissões

Relembre a programação de segunda-feira via Unesc TV, da primeira noite do Unesc Profissões clicando aqui . Na segunda, o destaque ficou por conta dos cursos da área de saúde. Na terça-feira, os cursos das áreas sociais estiveram na programação. A programação de quarta, dos cursos das áreas de Humanidades, Ciências e Educação, estão disponível clicando aqui E o programa desta quinta-feira, da área de Ciências, Engenharias e Tecnologia, você acompanha aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de outubro de 2021 às 13:31
Compartilhar Comente