Arquitetura e Urbanismo

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande
Evento foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) no Centro de Eventos José Ijair Conti (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O maior evento dos setores de construção civil, mobiliário e decoração da região Sul de Santa Catarina, a Feira Casa Pronta, foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) e segue até domingo (21/10) no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, recebendo visitantes de todo o Estado. Com um estande completamente novo e remodelado, a Unesc marca presença e oferece amplo espaço aos visitantes para que conheçam em especial os cursos ligados à temática do evento: Arquitetura, Artes Visuais, Design e Engenharia Civil.

Ao longo dos cinco dias de Feira Casa Pronta, professores e acadêmicos dos cursos estarão se revezando para recepcionar os visitantes no espaço, pensado nos mínimos detalhes para levar a mensagem da Universidade e dos profissionais em formação.

Conforme o coordenador do curso de Design, professor João Rieth, que acompanhou a montagem do estande e o primeiro dia de Feira, a intenção é atrair o público ao estande e captar possíveis novos alunos a partir dos profissionais e visitantes que circulam no evento. “Esses cursos que estamos trazendo para a Casa Pronta têm tudo a ver com o setor de construção civil. Fizemos questão de montar um espaço aberto e convidativo e trazer alguns trabalhos de cada área para que as pessoas possam também entender um pouco de tudo o que se passa na Universidade e o que esses aprendizados podem proporcionar”, comentou.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Marcio Vito, os dias de trabalho no estande também serão de muitos contatos com egressos. “Muitos passam aqui com a família, filhos, esposas ou os pais, e mostram com orgulho o lugar em que estudaram. Eles se sentem em casa e nós temos também muito carinho em recebê-los. Nesta primeira noite, já tivemos exemplos disso e é muito bacana”, garantiu.

Na estrutura, que encontra-se montada logo ao final do primeiro corredor da feira, os visitantes podem conferir fotos do Centro de Documentos da Unesc, que retratam a construção do campus da Universidade e marcam também os 50 anos da Instituição. O espaço será compartilhado nesta quinta-feira (18/10) com o Jornal A Tribuna para o evento especial de lançamento da revista Arquitetura & Interiores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de outubro de 2018 às 21:37
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão da Unesc levará mais cidadania a comunidades em Forquilhinha

Projeto de Extensão da Unesc levará mais cidadania a comunidades em Forquilhinha
Ação tem a parceria da Prefeitura Municipal, Associação de Moradores e da ONG Cata Vento (Foto: Divulgação) Mais imagens

Agregando conhecimentos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Engenharia Civil, a Unesc pretende colaborar com o bem estar de comunidades de Forquilhinha. Por meio do Projeto de Extensão EMI (Escritório Modelo Interdisciplinar), a Universidade realiza um projeto urbanístico e arquitetônico de espaço social e comunitário em área pública municipal do Bairro Nova York, em Forquilhinha.

O foco da ação, que tem apoio da Prefeitura, da Associação de Moradores e da ONG Cata Vento Coletivo Cultural de Forquilhinha, é voltado à atuação em projeto de urbanização e de implantação de equipamentos de cultura, esporte e lazer, em área pública, destinada aos moradores dos bairros Nova York, Ouro Negro e Vila Franca.

Um dos primeiros encontros com a comunidade, para o início do desenvolvimento das atividades, foi realizado nesta quinta-feira (4/10). Neste contato inicial a comunidade foi dividida em grupos para pensarem e formularem proposições de melhorias voltadas as crianças, aos jovens, aos adultos, aos idosos, a homens e mulheres, formando cartazes com seus destaques.

O projeto tem a participação dos professores Jorge Luiz Vieira (coordenador da ação), Evelize Chemale Zancan e Vanildo Rodrigues. Colaboram ainda com as atividades os acadêmicos bolsistas Eloiza Neves, Sara Arns Camilo e João Otávio Damázio. Como estagiário, atua o aluno Jardel da Silva Serafim e como voluntário Mateus Nazário Filisbino.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de outubro de 2018 às 21:07
Compartilhar Comente

Cidadania na terceira idade

O projeto de extensão “Cidadania na 3ª idade: Encontro com monitoras dos grupos de idosos da Afasc”, realizou um encontro nesta quinta-feira (4/10), no Laboratório de Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, com 11 monitoras e os professores e alunos participantes.

Segundo a professora do curso, Elizabeth de Siervi, o encontro teve como objetivo promover um momento de aproximação do projeto às dinâmicas promovidas em cada grupo de idosos orientados pelas monitoras presentes. “Foram realizadas atividades que permitiram o mapeamento das características de cada grupo e também a compreensão dos diferentes contextos vivenciados pelos idosos nos grupos”, conta.

Ao final da atividade, foi definida uma agenda inicial de encontros para integração e apresentação do projeto em sete grupos de idosos, em bairros inseridos na área do Programa Território Paulo Freire: São Defende, Nova Esperança, Santa Luzia, Mineira Velha, Mina União, São Francisco e Vila Manaus.

O projeto

O projeto “Cidadania na 3ª idade”, do Programa Território Paulo Freire tem o objetivo de promover a socialização do conhecimento por meio de atividades relacionadas à discussão do envelhecimento nas esferas ambiental, psicológica e biológica para encaminhar alternativas de soluções aos problemas sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente de vida do idoso dos bairros inseridos no Território Paulo Freire.  

Estão envolvidos no projeto os cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e de Fisioterapia.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de outubro de 2018 às 13:24
Compartilhar Comente

Conexões Urbanas

Participantes do projeto de extensão “Conexões Urbanas”, do curso de Arquitetura e Urbanismo, participaram nesta quarta-feira (3/10) de uma reunião com moradores do Bairro Jardim Angélica, para definir os principais elementos que estarão presentes no projeto de uma praça na comunidade.

No encontro, professores e alunos do curso da Unesc apresentaram uma proposta inicial em planta e uma maquete física para que os moradores pudessem contribuir com ideias, selecionando os melhores locais para a quadra de futebol, canteiros, academia de idosos entre outros elementos que farão parte do projeto da praça.

O “Conexões Urbanas” visa desenvolver a promoção da cidadania e da qualidade de vida em demandas comunitárias de qualificação dos espaços livres coletivos na cidade de Criciúma, com ênfase nas artes, no planejamento ambiental, dos espaços livres do paisagismo, da paisagem urbana da cidade educadora.

Participaram do encontro as professoras Elizabeth de Siervi e Margarete Oliveira, a bolsista Luana Milanez, e a arquiteta Sofia Minatto Nonçoni.

Por: Milena Spilere Nandi 04 de outubro de 2018 às 16:28
Compartilhar Comente

Cidadania Verde realiza atividades em Morro da Fumaça

Cidadania Verde realiza atividades em Morro da Fumaça
Mais imagens

Professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram na última semana de setembro, uma visita de campo em Morro da Fumaça para a identificação de rótulas. A iniciativa fez parte do projeto de extensão “Cidadania Verde”, realizado pelo curso a partir de uma parceria proposta pelo poder municipal para que a Universidade ajudasse a compreender uma melhor metodologia de gerenciamento para praças e espaços livres do Centro.

A iniciativa visa incentivar a ter cuidado e responsabilidade com o espaço público, em prol de uma paisagem diversificada e bonita. Além de professores e alunos da Unesc, um funcionário da prefeitura também participou da visita.

Por: Milena Spilere Nandi 04 de outubro de 2018 às 16:22
Compartilhar Comente