Arquitetura e Urbanismo

Escritório Modelo Interdisciplinar da Unesc é apresentado em seminário

Escritório Modelo Interdisciplinar da Unesc é apresentado em seminário
Projeto de extensão é realizado por vários cursos da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão E.M.I (Escritório Modelo Interdisciplinar), dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura e Engenharia Civil da Unesc, foi apresentado no 22º Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, nesta quarta-feira (25/10), em Cruz Alta, Rio Grande do Sul. O evento reuniu cerca de 700 estudos na modalidade de comunicação, contendo também subdivisões: de Iniciação Científica, de Extensão, de Pós-Graduação e de Fotografia.

O E.M.I foi apresentado pelo acadêmico de Engrenharia Civil Jobert Ramos, e trouxe o projeto de estudo de requalificação do Clube Alvorada, que é desenvolvido por meio de uma prática colaborativa entre o Escritório Modelo Interdisciplinar, a Aprofucri e a comunidade dos Bairros Pinheirinho e Milanese, em Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de outubro de 2017 às 17:30
Compartilhar Comente

Estudantes conhecem conjuntos arquitetônicos de Porto Alegre

Estudantes conhecem conjuntos arquitetônicos de Porto Alegre
Viagem de estudos ocorreu durante o final de semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Na Unesc, a busca pelo aprendizado vai além da sala de aula, e para vivenciar novas experiências, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo viajaram para Porto Alegre no último final de semana (20 a 22/10). Eles conheceram conjuntos arquitetônicos históricos e também experimentaram espaços públicos importantes para o cotidiano da cidade, como o Parque Farroupilha, a Praça da Alfândega e o Parque Germânia. Além disso, vivenciaram de perto parte da vida cultural da cidade, através de visitas ao centro histórico e a diversos equipamentos culturais, a exemplo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, da Usina do Gasômetro e da Fundação Iberê Camargo.

Segundo o professor do curso, Gustavo de Lucca as viagens são atividades valorizadas no projeto pedagógico de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. “Elas permitem a vivência das cidades e a complementação do que é aprendido nas salas de aula e nos ateliês de projeto. O objetivo da viagem foi a análise do desenho e apropriação de espaços públicos e de edificações históricas que apresentam características estudadas em aula”, comentou.

Os alunos e professores também foram recebidos pela coordenação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, onde conheceram experiências pedagógicas e apontaram possibilidades de futuras parcerias.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de outubro de 2017 às 21:01
Compartilhar Comente

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo têm aula diferenciada na Praça do Congresso

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo têm aula diferenciada na Praça do Congresso
Atividade ocorreu por meio da disciplina de Análise Ambiental e Urbana (Foto: Divulgação) Mais imagens

A manhã desta sexta-feira (20/10) foi diferente para os alunos da primeira fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. Ao invés de ir para a sala de aula, eles foram até a Praça do Congresso para um estudo de observação, reconhecimento e análise de elementos da praça, do entorno urbano e de sua dinâmica.

A atividade ocorreu por meio da disciplina de “Análise Ambiental e Urbana”, ministrada pela professora Stela Maris Ruppenthal. “Além de orientar o reconhecimento e a análise do entorno e da praça, este exercício é fundamental para se entender o contexto e a dinâmica urbana local, explica a professora. 

Os estudantes também aproveitaram para compartilhar as experiências da ação em um pique-nique. “Eles vivenciaram a praça como um equipamento público de lazer e convivência”, completou Stela. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de outubro de 2017 às 19:22
Compartilhar Comente