Arquitetura e Urbanismo

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor (Foto:Divulgação/Unesc) Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 14:50
Compartilhar Comente

Projeto Reconstruindo a Cidadania qualifica profissionais para o ofício de pintura

Projeto Reconstruindo a Cidadania qualifica profissionais para o ofício de pintura
Mais imagens

Novos pintores qualificados pelo Projeto Reconstruindo a Cidadania receberam, na noite dessa quinta-feira (28/09), o certificado de conclusão do Curso de Pintura Imobiliária, Moveleira e Automotiva. A celebração da conquista de uma profissão foi celebrada em um evento de formatura no Bairro da Juventude. 

A instituição beneficente está entre os atores responsáveis pelo projeto de capacitação profissional, ao lado da Unesc e da Tintas Farben. Com esta turma, a iniciativa completa 13 anos de existência e já preparou para o mercado, nesta última edição, 15 pintores em um cronograma de aulas teóricas e práticas, divididas entre o Bairro da Juventude e a sede da indústria de tintas. 

Os conteúdos são administrados por estudantes universitários bolsistas com a supervisão de professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além da equipe técnica da indústria de tintas. No decorrer de 30 horas os alunos aprenderam sobre o manuseio correto de materiais, características de cada tipo de superfícies e de tintas.

Pela primeira vez na história, uma turma do curso de pintura contou com a participação de estrangeiros. Um deles, o venezuelano Arturo Urquia, de 39 anos, entrou para aprimorar os conhecimentos que já tinha por trabalhar em indústrias moveleiras no país natal. “Para mim a experiência foi muito boa e os aprendizados me dão um conhecimento amplo para executar trabalhos. Aprendi coisas que nunca tinha tido contato, como patologias de tintas, por exemplo”, comenta o formado.

O também venezuelano formado William Figueroa destacou que a atividade foi ajuda vital para democratizar, promover e estimular a formação. “Iniciativas como essa nos motivam para melhorar cada vez mais. É uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aplicar para o campo de trabalho, o que certamente resulta no bem-estar emocional e espiritual de cada participante e de nossas famílias”, disse.

“Podem nos convidar para outros cursos e atividades, pois temos amigos de diversas nacionalidades residentes em Criciúma e arredores, como argentinos, colombianos, cubanos, peruanos, que certamente gostariam de participar deste tipo de ação de treinamento”, complementou Figueroa.

Participação ativa junto à comunidade

O envolvimento da Unesc no projeto de Extensão que dá vida ao Reconstruindo a Cidadania ajuda a Universidade a cumprir a missão de instituição comunitária, destacou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes. “A educação precisa impactar a vida das pessoas e uma Universidade Comunitária precisa estar com as mãos dadas com entidades e empresas da região, como o Bairro da Juventude e a Farben, para que a nossa competência frutifique e atinja os objetivos. Conhecimento é riqueza para libertar as pessoas”, afirmou.

Paixão é um sentimento que move todos os envolvidos no projeto e o torna forte, na visão do CEO da Farben, Edmilson Zanatta. “A oportunidade de tornar pessoas aptas a uma profissão e ao mercado de trabalho significa dignidade e faz com que o ser humano se sinta importante e empoderado. A nobreza dessas pessoas que dão vida a esse curso e das instituições tão relevantes da nossa cidade nos alegra e motiva a continuar apoiando”, exaltou.

Oportunidades

Com tradição na formação de pessoas para o mercado de trabalho, o Bairro da Juventude oferece diversas oportunidades para diferentes idades. Para a diretora da instituição, Sílvia Zanette, há de se enaltecer quando uma turma de adultos chega à formatura, como no caso dos novos pintores. 

“A gente sabe o quanto essas pessoas lutam para estar aqui e buscar a qualificação e o quanto esse aprendizado vai ser importante. Tivemos a felicidade de receber esse curso no Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (Clic) antes mesmo da inauguração. Isso quer dizer que mesmo sem estar pronto o nosso espaço já estava cumprindo a finalidade dele, de prover conteúdo, conhecimento e ser um lugar de fortalecimento de valores para pessoas que querem fazer a diferença na sua vida e na vida do outro”, contou.

Os alunos tiveram aulas teóricas ministradas pelos bolsistas da Universidade supervisionados pelos professores responsáveis Evelise Chemale Zancan e Eder Frank Serafim, no Bairro da Juventude. Já as aulas práticas foram realizadas na Farben Tintas.

“Esse movimento, que já se estende ao longo de 13 anos, reforça de maneira contundente que a parceria entre o terceiro setor, uma Universidade Comunitária e as empresas é eficaz. Conseguimos viabilizar a capacitação e a inclusão no mercado de trabalho de profissionais altamente qualificados. Ao longo desses anos, orgulhamo-nos de ter formado cerca de 180 profissionais”, afirmou Evelise.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2023 às 15:15
Compartilhar Comente

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor Mais imagens

Representantes da Unesc participaram do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023) nessa semana. As profissionais em questão, são as professoras Paula Tramontim Pavei, Assessora Pedagógica da Área CET, e Marta Guimarães de Souza Hoffman, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

O evento, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de setembro, é realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). 

Criado em 1973, o evento tem em 2023 a sua 51º edição. Durante o encontro, estiveram reunidos gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional. 

A edição deste ano teve como tema central  “Abenge 50 anos:Desafios de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação em Engenharia”. 

Conforme Paula, a participação no evento permitiu a discussão de temáticas emergentes nas engenharias e a troca de experiências com profissionais de diversas instituições.

Na ocasião, as professoras também apresentaram os resultados do projeto de Extensão, em que fazem parte, intitulado “Intervenções Educativas, na Escola José Contim Portela para Redução do Desperdício de Alimentos e Promoção da Sustentabilidade” – Edital 2021 – 2023. 

O projeto é coordenado pela professora Miquele Padula, coordenadora do curso de Engenharia Química, com a participação das bolsistas Cristiane Fernandes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Ketryn Giusti Manenti, do curso de Nutrição. 

O evento teve o patrocínio do Sistema Confea/Crea, que atualmente é presidido pelo também professor da Unesc, Evanio Ramos Nicoleit.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 16:34
Compartilhar Comente

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc: momento é promissor na área

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc: momento é promissor na área
Mais imagens

Com o intuito de melhorar a vida humana, a arquitetura tem se revelado cada vez mais essencial. O momento é promissor para os profissionais atuantes e os recém-formados da área de Arquitetura e Urbanismo. Isso porque, segundo dados do II Censo das Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas do Brasil, feito pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), 87% dos arquitetos urbanistas atuam na área. E a expectativa é excelente.

Na Unesc, o curso de Arquitetura e Urbanismo, com 20 anos de atuação, tem possibilitado verdadeira revolução no segmento, profissionalizando sobremaneira o mercado regional.

Por meio da Graduação Multi - método inovador de aprendizagem oportunizado pela Instituição -, além da Pesquisa e da Extensão, há duas décadas a graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unesc promove trabalhos relevantes abordando temas como habitação social, espaço urbano e acessibilidade, que são reconhecidos em congressos e utilizados como referência em todo o país e até mesmo no exterior.

Todos esses resultados representam, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, grande orgulho por representar a intensa contribuição da Universidade ao longo de 55 anos de história.

“Desde sua criação em 2003, o curso vem formando profissionais altamente capacitados e comprometidos com a melhoria da qualidade de vida nas cidades e com o desenvolvimento sustentável. Ao longo dessas duas décadas, a Universidade já contribuiu significativamente para a formação de profissionais de excelência para a área. Nossos alunos são preparados para atuar em diversos segmentos do mercado, desde o planejamento urbano, à arquitetura de edifícios, o design de interiores e a preservação do patrimônio histórico”, destaca.

Além disso, conforme Luciane, o curso tem forte ênfase na responsabilidade social e ambiental. “Nossos acadêmicos são incentivados a desenvolver projetos que considerem o impacto ambiental e social das intervenções urbanas e arquitetônicas, contribuindo para a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis”, enfatiza Luciane.

Para o coordenador do curso, Pedro Luiz Kestering Medeiros, os reconhecimentos conquistados ao longo deste tempo e o reflexo disso na qualidade dos profissionais entregues ao mercado tornam a Unesc uma instituição extremamente respeitada.

“Temos professores altamente qualificados e, alguns deles, nossos egressos. A Arquitetura é uma ferramenta capaz de proporcionar alegria e tranquilidade. Isso ocorre devido à construção de edifícios que visam aperfeiçoar a ligação com a sociedade, respeitando a cultura da região e, ainda, realizando projetos que buscam a excelência da funcionalidade a partir de um novo olhar estético”, disse.

Realização

Cursar arquitetura é realizar um sonho. Conquistar o diploma, contudo, é mais que isso. É transformar os sonhos de outros. Com a capacidade de remodelar o mundo, a arquitetura pode melhorar vidas. Por esse motivo, muitos arquitetos são motivados pelas necessidades humanas para desenvolver suas obras. Em 20 anos, outro motivo para orgulho é ver que a maioria dos arquitetos atua direta e indiretamente na área.

“É um privilégio poder transformar os desejos e anseios das pessoas em projetos concretos e viáveis, que irão impactar positivamente a vida delas. A arquitetura não é só sobre construir edifícios, mas sim criar espaços que sejam funcionais, bonitos e acolhedores, onde as pessoas possam se sentir bem. É um desafio constante, que exige muita criatividade e dedicação, mas que também é extremamente gratificante”, destaca a coordenadora adjunta, Aline Savi.

A área da arquitetura, conforme Aline, é repleta de oportunidades e oferece ao profissional uma ampla gama de opções de atuação, seja na indústria da moda, na fotografia, na comunicação visual, na restauração de edifícios, no urbanismo, no paisagismo, no projeto de mídias sociais ou como profissional liberal.

Inclusive, uma das boas alternativas de mercado que ganha cada vez mais espaço é a realização de serviços online. “Os arquitetos estão trazendo a beleza e a inovação aos espaços nos alojamentos do Airbnb, por exemplo. Alguns dos egressos puderam galgar oportunidades que até então não tinham antes da pandemia, com trabalhos online, com ampliação de horizontes e projetos em outros lugares do mundo”, destaca Aline.

Experiências

O curso ganhou reconhecimento graças à sua proposta inovadora e ao desenvolvimento de vidas e cenários. Por meio de oficinas incluídas nos planos de ensino, os alunos e professores interagem, gerando experiências diversificadas. Os estudantes se encantam pelo Atelier de Projetos: um ambiente dinâmico de 450 metros quadrados unindo dois blocos do curso. Além disso, nas terças e quintas-feiras, todas as fases são dedicadas ao estudo de projetos arquitetônicos. Um verdadeiro ambiente de aulas, concentração e muita criação.

Para que o curso tivesse sucesso, conforme os coordenadores, foi necessário investir tanto na parte teórica quanto na prática, e o resultado dos esforços têm sido aplicados em todas as etapas da graduação. Ao selecionar a localidade trabalhada, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um entendimento profundo antes de se aventurarem na parte prática, colocando em desempenho tudo que aprenderam, por meio do Grupo Interfases (GI). Aliás, pensar as cidades para transformá-las em locais melhores para se viver, é uma constante para o profissional da área e, na Unesc, os alunos de Arquitetura e Urbanismo começam a fazer este “exercício” já na primeira fase do curso.

Segundo o coordenador do curso, Pedro Luiz Kestering Medeiros, o GI reúne alunos da primeira até a oitava fase e cria equipes que estudam um problema e encontram soluções para o mesmo. “Eles realizam uma análise, selecionam uma área da cidade para focar seus esforços e estabelecem uma identidade para esse local. O tema escolhido, geralmente, inclui assuntos que são considerados importantes, como a criação de originalidade e um sentimento de pertencimento”, reforça o coordenador.

 Conforme ele, esta abordagem é única em comparação com os cursos ofertados em Santa Catarina. Isso permite considerar o ambiente como um todo, focando em estudos sobre a arquitetura e como ela se relaciona com a cidade.

Os resultados obtidos com a formação, conforme a egressa Nathalia Borsatto D’Agostin, são refletidos no reconhecimento do curso. “A Unesc sempre foi uma instituição de referência para mim. Cursar Arquitetura e Urbanismo foi um processo de grande crescimento pessoal e profissional, que só foi possível por meio das conexões com professores, colegas e com a própria instituição, que sempre abriu espaço para novas oportunidades. O curso abriu espaço para novos sonhos, novas experiências e ampliou minha visão acadêmica”, garante.

A paixão que virou profissão, para a egressa Lays Juliani Hespanhol, também ganhou asas no curso na Unesc. “Ele me deu bagagem teórica, me direcionou e me qualificou para o mercado de trabalho. Hoje, além de arquiteta, sou especialista em Archviz (visualização arquitetônica) e estou buscando evoluir, entrando no mestrado na Unesc para me aperfeiçoar ainda mais para o mercado de trabalho”, acrescenta.

Oportunidade de mudança de vida

Para quem ainda não começou ou quer retomar os estudos, ainda dá tempo de garantir uma vaga para o segundo semestre letivo na Unesc e ainda participar do programa Universidade Gratuita.

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de agosto de 2023 às 09:43
Compartilhar Comente