Arquitetura e Urbanismo

Curso de Arquitetura da Unesc: a realização pessoal e o reconhecimento profissional

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de janeiro de 2024 às 08:58
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Curso de Arquitetura da Unesc: a realização pessoal e o reconhecimento profissional

Curso de Arquitetura da Unesc: a realização pessoal e o reconhecimento profissional
Formação profissional pode levar a diversas carreiras fundamentais para o bem da sociedade (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2024 às 18:00
Compartilhar Comente

Professora e egresso da Unesc conquistam prêmio estadual de Arquitetura e Urbanismo

Professora e egresso da Unesc conquistam prêmio estadual de Arquitetura e Urbanismo
Mais imagens

O egresso Antonio Danilo da Silva Magalhães e a professora Rúbia Carminatti Peterson, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, serão agraciados com um prêmio de destaque no campo da arquitetura e urbanismo. Ambos receberão uma premiação especial, em dezembro, resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido enquanto acadêmico e orientadora, respectivamente.

O TCC, intitulado “Centro de apoio a crianças e adolescentes com câncer em Criciúma/SC: uma nova sede para a Casa Guido, alinhando a neuroarquitetura e a biofilia no processo de tratamento e recuperação dos pacientes”, foi reconhecido pela seccional catarinense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC). O prêmio, em sua 10ª edição para estudantes e a 4ª edição para professores, celebra e destaca o desenvolvimento de pesquisas e práticas inovadoras na área.

O projeto desenvolvido, conforme o estudante, propõe, por meio da arquitetura, abordar os principais anseios e angústias dos envolvidos no tratamento oncológico. Utilizando conceitos da neuroarquitetura e da biofilia, o trabalho teve foco no objetivo de tornar a jornada pós-diagnóstico dos pacientes e suas famílias menos traumática.

O acadêmico foi agraciado na categoria “Prêmio Estudante” sob o tema especial “Acessibilidade”. A professora Rúbia, orientadora do trabalho, também foi homenageada. O projeto inovador visava não apenas à criação de uma nova sede para a Casa Guido, mas também à aplicação de tratamentos baseados na neuroarquitetura, enfatizando a importância da arquitetura no processo de cura e na melhoria da qualidade de vida. Estratégias com a utilização de cores e vegetação foram incorporadas ao projeto.

“Esta instituição desempenha um trabalho admirável ao acolher e amparar crianças, adolescentes e suas famílias que se deslocam para o tratamento oncológico no Hospital São José, localizado na região central da cidade. Atualmente, a Casa Guido opera em um espaço adaptado, sem possibilidade de grandes ampliações. Nesse contexto, torna-se relevante a construção de uma nova sede que possa atender às necessidades desses pacientes e seus familiares durante o delicado processo de tratamento contra o câncer”, comenta o estudante.

“Estamos extremamente satisfeitos, especialmente por esta premiação focada em acessibilidade, uma temática bastante debatida e trabalhada em nosso curso e que apresenta grande relevância”, explica a professora.

Além disso, eles também abordaram no TCC questões de acessibilidade e inclusão. “Os aspectos relacionados à acessibilidade estiveram presentes em todo processo de orientação, pensamos na implementação dos conceitos da acessibilidade tanto nas áreas externas, como acessos por meio de rampas, tratamento das calçadas, bem como nos ambientes internos como banheiros, dormitórios, consultórios, espaços de convívio e lazer, garantindo que todas as pessoas, independente de seu grau de mobilidade, pudessem acessar todos os ambientes projetados. Toda a estrutura foi meticulosamente planejada, com o objetivo de torná-la acessível”, complementou a docente. 

Gratidão

Para a professora, receber esse prêmio foi uma surpresa gratificante. “Ficamos extremamente felizes com essa conquista, pois acreditamos que é um tema que merece uma atenção especial por sua relevância. Incorporamos muitos conceitos significativos ao projeto”, sublinha Rubia.

“Expresso minha gratidão ao curso de arquitetura da Unesc, a todos os professores e a minha família que contribuíram para minha jornada acadêmica, permitindo esse reconhecimento a nível estadual”, enaltece ele.

Acessibilidade

O projeto, segundo a comissão organizadora, se destacou pela atenção aos aspectos ligados à acessibilidade, evidenciando tanto os conceitos externos, como calçadas e acessos, quanto às áreas internas do centro de apoio. Ao abordar questões de acessibilidade e inclusão, os envolvidos buscaram aprimorar o acesso e a experiência de todas as pessoas envolvidas, incluindo as famílias dos pacientes.

Ao reconhecer e valorizar os melhores trabalhos de conclusão de curso e estimular a produção acadêmica, o CAU/SC contribui significativamente para o aprimoramento do ensino e para o debate sobre práticas acadêmicas inovadoras, reconhecendo o papel essencial dos professores na formação dos futuros profissionais de arquitetura e urbanismo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2023 às 14:38
Compartilhar Comente

Inclusão e inovação: professoras da Unesc abordam tecnologia assistiva e acessibilidade em evento da SCT

Inclusão e inovação: professoras da Unesc abordam tecnologia assistiva e acessibilidade em evento da SCT
Mais imagens

Cerca de 100 acadêmicos da Unesc participaram nesta quarta-feira (25/10) da palestra sobre “Acessibilidade e tecnologia assistiva: aplicações no ambiente construtivo”, com as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Aline Eyng Savi e Rúbia Carminatti Peterson. Durante o encontro, as docentes oportunizaram uma profunda reflexão sobre o conceito de tecnologia assistiva, beneficiários e aplicações.

O evento, que ocorreu no espaço do Ateliê de Projetos do curso, foi uma das atividades integrantes da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc que segue até sexta-feira (27/10) no campus. Durante a apresentação, as professoras abordaram a importância das inovações tecnológicas atenderem às necessidades daqueles que enfrentam desafios no dia a dia, com um foco especial nas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

“As tecnologias assistivas são recursos projetados para proporcionar assistência diária, ampliando a autonomia daqueles que delas necessitam”, reforçou Aline. Ela também destacou as estatísticas relevantes relacionadas à população de pessoas com deficiência no Brasil, que chega a 18,6 milhões de indivíduos com dois anos ou mais, correspondendo a 8,9% da população nessa faixa etária. 

Surpreendentemente, de acordo com Aline, apenas 26,6% das pessoas com deficiência em idade produtiva estão empregadas, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022.

A tecnologia assistiva, conforme explicado pelas palestrantes, abrange uma variedade de soluções destinadas a superar limitações motoras e funcionais das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com o objetivo de facilitar a realização de atividades cotidianas e promover a participação ativa na vida social, especialmente no ambiente urbano.

Aline enfatizou a importância de preencher a significativa lacuna existente nessa área e de trabalhar para atender às necessidades de um grande público. Isso, segundo ela, requer um esforço contínuo e a colaboração de toda a sociedade na criação de espaços verdadeiramente inclusivos.

Vencendo barreiras espaciais e sociais

Para Rúbia, é necessário incluir e vencer as barreiras espaciais e as sociais, diante desse cenário. “Em um certo momento de nossas vidas vamos precisar. É um tema relevante e que muitas vezes nos conscientizamos apenas quando nos deparamos com ele”, completa Rúbia.

Alguns dos exemplos desses recursos de Tecnologia Assistiva podem ser encontrados nos projetos arquitetônicos para acessibilidade; nas órteses e próteses; nos produtos que oferecem adequação postural; nos aparelhos sonoros; nas plataformas elevatórias, entre outros. 

Aline ressalta ainda a abundância de produtos disponíveis no mercado projetados para auxiliar as pessoas em suas necessidades. “Discutir essas soluções é uma maneira de conscientizar a sociedade sobre a existência e a disponibilidade dessas tecnologias, de modo que, caso alguém necessite delas, saiba onde encontrá-las. O propósito deste encontro foi precisamente esse: revelar a realidade dessas tecnologias e mostrar onde elas estão integradas”, conclui Aline.

Parceria com o CER

Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, em colaboração com o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc, propuseram a implementação de Tecnologia Assistiva em duas áreas distintas: em projetos arquitetônicos e em dispositivos de auxílio para a vida cotidiana. 

“À medida que o CER solicita nossa assistência, realizamos visitas nas casas dos pacientes e contribuímos com uma abordagem arquitetônica, buscando oferecer ideias e soluções acessíveis e econômicas, para que a população possa efetivamente se beneficiar”, explica Aline.

Além disso, há o projeto de Extensão OBS, cujo objetivo é desenvolver subsídios para tornar os ambientes internos e externos das escolas públicas municipais do ensino infantil e fundamental da cidade de Forquilhinha mais acessíveis. O conjunto de informações apresentado é resultado do trabalho inicial de uma investigação em âmbito nacional, que se estenderá por dois anos, visando a compreensão do panorama das tecnologias assistivas disponíveis.

Experiência

Durante o encontro, bolsistas envolvidos nos projetos do curso compartilharam suas valiosas experiências. “São ações do dia a dia que nos fazem perceber como pequenas mudanças podem efetivamente aprimorar o ambiente”, destacou Vitória Bertozzi. Amanda Savio, uma das acadêmicas, complementou: “Este é o momento de enriquecer a teoria com a prática e, simultaneamente, oferecer soluções às pessoas”.

Para Manuela Cizeski Sartor, também estudante do curso, essa atividade de Extensão enriquece o pensamento e desempenha um papel fundamental na construção do futuro. 

Mariany Valim faz parte do projeto que atende às escolas e, de acordo com ela, esta experiência amplia os horizontes. Maicon Estevam e Emily Sternberg Meller também compartilharam suas contribuições e os benefícios que têm obtido ao participar dessas atividades.

“Não é necessário ter conhecimento profundo sobre acessibilidade, mas ter uma perspectiva inclusiva e empatia contribui significativamente”, concluiu a professora Aline.

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), iniciou na segunda-feira (23/10) e segue até sexta-feira (27/10). A ação conta com mais de 130 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 15:42
Compartilhar Comente