Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

Alunos do Ensino Médio de Araranguá participaram nesta quarta-feira (19/9) de uma aula experimental do curso de Arquitetura e Urbsnismo. Após uma conversa com o coordenador do curso, Pedro Luis Kestering, sobre a profissão e sobre as disciplinas, estrutura e atividades do curso da Unesc, os visitantes foram recebidos na Maquetaria.

No local, os estudantes puderam desenvolver um exercício de maquetes preparado pelo professor Carlos Alberto Silva, construindo cadeirinhas de papel que posteriormente levaram como recordação da experiência vivida no curso.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2018 às 16:32
Compartilhar Comente

Observatório Acessível

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc estão unidos no desenvolvimento do “Observatório Acessível”, um projeto que trata da acessibilidade em escolas públicas municipais de Morro da Fumaça. A iniciativa vai propor subsídios de adaptação de tecnologias assistivas para a promoção da acessibilidade espacial.

No início de setembro, a coordenadora do projeto, Aline Eyng Savi (professora de Arquitetura e Urbanismo) e a professora de Engenharia Civil Elaine Guglielmi Pavei Antunes, estiveram em Morro da Fumaça para uma apresentação do projeto.

A iniciativa conta ainda com a participação do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering e pelo professor do curso de Design Haron Cardoso Fabre. O projeto tem a parceria do Observatório Social de Morro da Fumaça.

Já esta semana, o projeto será apresentado à comunidade acadêmica durante a 2ª Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc. Será na quarta-feira (19/9) às 8 horas, na sala 1 do Bloco O.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2018 às 16:17
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de conquistas

Noite marca celebração de conquistas
Colação de grau especial em gabinete reuniu 92 graduandos, familiares e amigos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (10/8) mais 92 profissionais entraram para a lista de egressos da Unesc. Em emocionante cerimônia no Auditório Ruy Hülse, a Universidade formou acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Jogos Digitais.

Na colação de grau especial em gabinete os graduandos viveram momentos especiais com direito a beca, capelo e certificado entregues um a um no palco. A cada nome chamado foi possível observar olhos marejados na plateia, lotada de familiares e amigos cheios de orgulho pelas conquistas dos graduandos.

Em seu discurso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, responsável pela condução da cerimônia, destacou a alegria de celebrar tantas conquistas. “Vivemos hoje a celebração de vitórias. Vitórias de cada um de vocês, assim como de seus pais, professores e também da Universidade, que mais uma vez proporcionou o ensino de excelência”, comentou.

Conforme a diretora, com a responsabilidade de cada um a partir de agora atuando como profissionais nas áreas escolhidas, os formandos devem lembrar que a ética, em todos os setores, está além da formação técnica. “Vocês têm o conhecimento e a instrução da Universidade para atuarem, mas o êxito em suas profissões será alcançado apenas com dedicação e comprometimento com a profissão e tudo o que ela envolve e da atitude diante desses conhecimentos. Tenham empatia e principalmente muito amor a cada ação realizada”, completou.

Sonho realizado

Entre os acadêmicos que agora estão formados pela Universidade está a jovem Mariana Lopes Acordi, de 26 anos. Ela foi a única mulher formada na noite desta sexta-feira no curso de Tecnologia em Jogos Digitais. Com seu espaço devidamente conquistado, Mariana afirma que foi natural a convivência com os colegas da turma e que se sente muito feliz em celebrar essa conquista.

Conforme Mariana, a escolha do curso se deu pelo gosto pelos jogos desde muito pequena. “Isso sempre fez parte da minha vida e quando conheci o curso não tive dúvidas de que queria me qualificar nessa área”, comentou. A jovem ainda não trabalha no ramo, mas já desenvolve projetos por conta própria e pretende ainda colocar em prática tudo o que aprendeu na Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de agosto de 2018 às 21:28
Compartilhar Comente

Arquitetura e Urbanismo

Três turmas da sétima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo estiveram em Minas Gerais na primeira quinzena de julho, para uma viagem de estudos. Após dois semestres da disciplina de Programa de Estudo da Cidade os alunos tiveram que escolher um destino para viagem, pesquisar sobre a cidade que iriam planejar um roteiro e angariar fundos para empreitada.

Segundo o professor da disciplina, Lucas Sabino Dias, é importante que o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo visite presencialmente os lugares que são estudados ao longo curso. “Sentir o espaço com o corpo, experimentar o toque, os cheiros, as relações com o entorno, as escalas, os sentimentos, faz parte do estudo de uma obra/cidade e de certa forma coroa o entendimento teórico, fecha um ciclo”, afirma.

O grupo foi acompanhado por Dias e pelos também professores Ademir França, Jorge Luiz Vieira e Ivanete Orsi Vieira. Estádio do Mineirão em Belo Horizonte; Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha; Projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e Mural de Cândido Portinari; Parque e Museu do Inhotim; conjunto arquitetônico e urbanístico de Ouro Preto e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais estiveram entre os locais visitados.

“O roteiro não delimitou de forma fechada um percurso a ser seguido, em uma determinada hora, de um determinado dia. Isto não exclui o fato de não se ter um planejamento dos dias, mas abre possibilidade de percursos diferentes, possibilidade aos encontros, ao novo”, comenta o professor.

As fotos presentes na matéria foram feitas por Denise Machado Pazini, Jesley Savaris, Sabrina de Bem, Lucas Dias, Gabriela Maurício e Ivanete Orsi Vieira.

Por: Milena Spilere Nandi 30 de julho de 2018 às 14:27
Compartilhar Comente

Reitoria dialoga com alunos de Arquitetura e Urbanismo

Reitoria dialoga com alunos de Arquitetura e Urbanismo
Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Com o objetivo de ampliar os diálogos da Reitoria com os cursos da Universidade, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu a visita do CA (Centro Acadêmico) do curso de Arquitetura e Urbanismo na tarde desta sexta-feira (15/6).

O propósito do encontro foi discutir e expor as perspectivas e os planos dos acadêmicos para o curso. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para apresentar as necessidades dos alunos.

"Estamos sempre abertos ao diálogo. São oportunidades como esta que conhecemos cada vez mais os alunos e os cursos", afirma a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de junho de 2018 às 17:25
Compartilhar Comente