Arquitetura e Urbanismo

Cursos da Unesc desenvolvem projeto de reformulação de ambientes educacionais do Bairro da Juventude

Cursos da Unesc desenvolvem projeto de reformulação de ambientes educacionais do Bairro da Juventude
Projeto arquitetônico foi apresentado durante evento de homenagem à imprensa (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto arquitetônico para a readequação de espaços educacionais do Bairro da Juventude, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia da Unesc, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (27/11). Os detalhes da iniciativa, incluindo uma maquete de como ficará a estrutura da entidade após as obras, foram mostrados durante uma homenagem que o Bairro da Juventude fez à imprensa da região.

Os diálogos para o desenvolvimento do projeto iniciaram entre as instituições em 2017, com o objetivo de reformar os espaços e construir novos, para alinhar a estrutura física ao PPP (Projeto Político Pedagógico) do Bairro. Em 2018, iniciou-se o desenvolvimento do projeto na entidade, com o apoio de acadêmicos, bolsistas e dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, e da professora do curso de Pedagogia, Samira Casagrande. A expectativa é que os novos espaços façam parte da rotina dos alunos do Bairro em julho de 2020.

Segundo Pousadela, com o término das obras, o projeto pedagógico do Bairro da Juventude ficará alinhado à estrutura física. “A revitalização e adequação dos espaços comunitários atenderá os princípios e diretrizes da proposta pedagógica da Instituição”, revela. Durante a apresentação do projeto, a professora Samira explicou os conceitos pedagógicos levados em consideração no projeto. A diretora executiva do Bairro, Sílvia Zanette, encerrou a apresentação agradecendo à Unesc pela parceria de tantos anos em projetos vitais para a entidade.  

Atualmente, a entidade atende 1.500 crianças, adolescentes e jovens que, juntamente com professores e funcionários do Bairro, irão ser beneficiados pelo projeto, que, entre outras coisas, irá integrar espaços e possibilitar um novo olhar aos locais onde as atividades são realizadas diariamente. Um dos pontos a ser modificado é a Biblioteca, que será ampliada para o dobro de tamanho. Alguns dos caminhos entre os prédios receberão cobertura, para facilitar o deslocamento em dias de chuva. O CEP (Centro de Educação Profissional), irá receber novas salas e um melhor aproveitamento do espaço, que irá priorizar a interdisciplinaridade e o aprendizado por meio de metodologias ativas.

Segundo o coordenador de projetos do Bairro da Juventude, Neto Nunes, a instituição, buscou referências em centros educacionais no Brasil que tivessem essa proposta educacional inserida e encontrou ela bem próximo: no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. “O curso tem um ateliê onde os acadêmicos de diversas fases aprendem uns com outros. Uma proposta bem parecida com a que queríamos”, comenta. “Em um determinado momento, nós percebemos que os nossos espaços não estavam coerentes com a proposta educacional. Queríamos fomentar um acesso democrático ao conhecimento. Promover um ensino mais humano. Diminuir a hierarquização da relação entre as pessoas. E para isso, precisávamos de ambientes diferentes”, complementa Nunes.

A assessora do gabinete da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini, que na ocasião representou a Universidade, afirma que o projeto irá proporcionar, com a readequação do espaço, locais de ensino, aprendizagem e construção mais alinhados ao projeto da entidade. “Temos ouvido tanto falar sobre inovação de tecnologia e o Bairro da Juventude tem a preocupação de melhorar os espaços para receber cada vez melhor os seus alunos e colaboradores. Isso é uma importante inovação de ambientes, de modo de acolher e de se relacionar”.   

Tatiane lembra ainda que a parceria com o Bairro da Juventude neste e em tantos outros que envolvem professores e acadêmicos da Universidade vem ao encontro das atividades de uma instituição comunitária como a Unesc, com forte atuação junto à sociedade, seja nas áreas de ensino, de pesquisa ou de extensão. “Estar nesse evento é fortalecer o vínculo com uma instituição que levanta a mesma bandeira que a nossa, que é a transformação, a inserção na comunidade e a sua inserção nela, além do desenvolvimento regional”.



Durante a homenagem à imprensa, os professores e acadêmicos envolvidos no projeto apresentado receberam placas em agradecimento. A Universidade também foi lembrada com a deferência. A apresentação do projeto foi acompanhado ainda pela coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade, Gislene Camargo. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2019 às 16:55
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: http://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma
Alunos e professores da Universidade participaram do maior evento do segmento em todo o mundo (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um fim de semana voltado à inovação, ao conhecimento e a conectar pessoas. Assim foi mais uma edição do Startup Weekend Criciúma, que se soma a encontros em mais de cem países na construção do maior evento do mundo voltado à startups. Foram 54 horas de trabalhos, da noite de sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), com o objetivo de propor soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas. A proposta ocorreu na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) e a Universidade foi representada por alunos e professores.

O acadêmico de Ciência da Computação Daniel Salvador esteve no evento pela segunda vez, com o objetivo de integrar ideias e motivado pelo pensamento empreendedor. “Aqui podemos conhecer novas pessoas e expandir contatos importantes para qualquer profissional. Paralelamente, existe a possibilidade de o trabalho resultar em uma nova ideia empreendedora”, explica.

Durante o evento, Salvador integrou uma equipe com estudantes de Artes Visuais e Design - com ênfase em projeto de produtos, formando o time ArqHelp. Junto a outros participantes, eles desenvolveram o projeto de um aplicativo voltado a área da Arquitetura. “Em sua atuação profissional, o arquiteto tem a necessidade de contar com a mão de obra de terceiros. No mercado de trabalho, as opções podem ser poucas e sem garantia de qualidade no resultado final. Com o aplicativo em funcionamento, o profissional poderá realizar uma seleção mais seletiva, conhecer os trabalhos anteriores e ler comentários sobre as experiências anteriores antes de contratar”, esclarece.

Também estiveram no evento acadêmicos de Jogos Digitais, Engenharia de Produção, Administração de Empresas e Comercio Exterior participarão marcaram presença.

O Startup Weekend 2019

A noite de sexta-feira iniciou com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionaram o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Com os grupos montados, os integrantes foram desafiados a desenvolver uma preposta inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contaram com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados.

Em Criciúma, o Startup Weekend é realizado desde 2016. Em paralelo com eventos em todo o mundo, mais de 8 mil ideias já saíram do papel em mais de cem países.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de outubro de 2019 às 18:01
Compartilhar Comente

Egressos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo socializam experiências

Egressos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo socializam experiências
Mais imagens

Os acadêmicos da disciplina de Estágio Supervisionado 1, do curso de Arquitetura e Urbanismo, receberam visitantes especiais na última sexta-feira (4/10). Eles dialogaram com os arquitetos e empreendedores Adrian Possamai Della e Ana Julia Nicolotti Durli, egressos da Universidade e sócios da empresa Quadro Arquitetura.

Durante a palestra, os profissionais abordaram os desafios frente a organização e administração do escritório, captação de clientes, gestão estratégica, concepção e produção de projetos arquitetônicos e o uso de softwares voltados para arquitetura, com destaque a plataforma BIM (Building Information Modeling - Modelagem da Informação da Construção).

Segundo a professora da disciplina, Stela Maris Ruppenthal, a atividade propôs uma dinâmica de interação, provocando questionamentos e interesse sobre conteúdo apresentado. “É muito gratificante como professora receber nossos egressos como colegas arquitetos, e com eles compartilhar momentos de aprendizado, junto aos nossos estudantes”, afirma.

A disciplina de Estágio Supervisionado 1 promove semestralmente palestras com arquitetos e visitas a escritórios de arquitetura, onde os acadêmicos têm contato inicial com a realidade do mercado profissional. Na etapa seguinte os acadêmicos produzem relatórios e formulam o projeto de estágio, que será desenvolvido em campo no semestre seguinte durante o Estágio Obrigatório.

Por: Milena Spilere Nandi 07 de outubro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente

A Unesc contribuirá mais uma vez para a produção de conhecimentos no Startup Weekend Criciúma

A Unesc contribuirá mais uma vez para a produção de conhecimentos no Startup Weekend Criciúma
Serão 54 horas de evento e mais de 80 mentes inovadoras trabalhando em conjunto (Foto: Arquivo) Mais imagens

O maior evento voltado à startups em todo o mundo está chegando e a Unesc estará presente mais uma vez. De sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), o Startup Weekend Criciúma, uma imersão de 54 horas, vai impulsionar o pensamento inovador na busca por soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas, com os objetivos de criar uma rede de ideias, formar equipes e fomentar iniciativas.

Dentro do evento, realizado desde 2016 em Criciúma, acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais, Administração de Empresas, Design - com ênfase em projeto de produtos, Artes Visuais e Engenharia de Produção participarão marcaram presença. A proposta ocorre na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

Segundo o gerente de Inovação da Unesc e membro da comissão organizadora, Evânio Ramos Nicoleit, o Startup Weekend Criciúma seguirá a proposta desenvolvida pela Techstars, em parceria com a Google, e aplicada no mundo todo simultaneamente. “Na sexta-feira serão apresentadas ideias, sendo algumas validadas e escolhidas para serem desenvolvidas ao longo do fim de semana, resultando em um MVP (produto mínimo viável). No final da tarde de domingo, a partir das 17 horas, serão conhecidos os times campeões em uma rodada aberta ao público, com o objetivo de explicar os negócios para os jurados e para os presentes, incluindo os próprios concorrentes e organizadores”, esclarece.

Conheça em detalhes o Startup Weekend 2019

Como tradição do evento, tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionam o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Dentro das categorias Negócios, Administradores, Desenvolvedores e Designers, os presentes serão divididos em grupos integrados e desafiados a desenvolver um negócio inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contarão com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados. “A expectativa é grande, com mais de 80 participantes o evento atingirá a lotação máxima”, destaca Nicoleit.  

Easy Taxi, TripLingo, Carousell e Rover.com são alguns dos cases de sucesso que nasceram no Startup Weekend. O evento é promovido em nível global. No Brasil, a realização é potencializada pela aceleradora Darwin Startups e conta com o apoio local de comissões.

Confirma a programação

Sexta-feira (4/10)

18h30: chegada e credenciamento;
19 horas: recepção, café e integração dos participantes;
19h20: abertura e instruções;
19h30: PitchesDe (Socialização de ideias, iniciativas e propósitos);
21 horas: escolha das propostas;
21h15: formação dos times;
22 horas: início dos trabalhos.

Sábado (5/10)

9 horas: chegada e café da manhã;
9h30: reinício dos trabalhos;
12 horas: almoço;
13 horas: reinício das atividades;
14 horas: mentoria;
18h30: intervalo;
19h30: retorno das atividades;
22 horas: encerramento do sábado.

Domingo (6/10)

9 horas: chegada e café da manhã;
10 horas: reinício dos trabalhos e contato com os mentores;
12 horas: almoço;
12h30: mentoria e coaches arrive;
15 horas: apresentação e alinhamento técnico de ideias;
16 horas: intervalo;
17 horas: apresentações finais;
17h30: avaliações e premiações;
18h30: encerramento e celebração.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de outubro de 2019 às 13:16
Compartilhar Comente