Arquitetura e Urbanismo

Unesc realiza atividades sobre oficinas e patrimônios históricos em Siderópolis

Unesc realiza atividades sobre oficinas e patrimônios históricos em Siderópolis
Atividade faz parte do Plano de Revitalização do Patrimônio Cultura do município (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Siderópolis e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), realizou uma Oficina Piloto de Produção de Vídeo – Projeto Educação Patrimonial em Siderópolis. Durante o evento foi realizada uma visita ao Túnel da Estrada de Ferro Teresa Cristina e uma oficina na Escola Aurora Peterle, em Siderópolis.

A visita ao Túnel ocorreu com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Criança Cidadã, também de Siderópolis, e teve como objetivo a captação de imagem para a produção de vídeos sobre o local.

Já a oficina ocorreu com os alunos do 6º e 7º ano, da Escola Aurora Peterle, e teve como intuito conhecer o que já produziram de vídeos e dar orientações gerais para o aprimoramento das atividades. Os vídeos produzidos por eles retratam o patrimônio material e imaterial das famílias dos alunos.

A atividade faz parte do Plano de Revitalização do Patrimônio Cultura de Siderópolis, que é uma iniciativa entre a Prefeitura e o Iphan. Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, Elizabeth Sierv e Maurício Pamplona, participaram das atividades.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 16 de agosto de 2019 às 16:09
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Estudantes participam de Aulas Inaugurais
Encontros iniciaram na manhã desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os novos acadêmicos da Universidade iniciaram a quarta-feira (31/7), participando das atividades do segundo dia da Recepção aos Calouros. Após receberem as boas-vindas da Reitoria nesta terça-feira, a hora é dos recém-chegados à Unesc conhecerem mais das atividades do curso e da estrutura física e os professores, durante encontros realizados pelas coordenações dos cursos.

Na parte da manhã, começaram as Aulas Inaugurais programadas para ocorrerem também nos períodos vespertinos e noturnos.

No Ateliê Central, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luiz Kestering Medeiros e a professora do curso, Aline Savi, dialogaram com os alunos sobre a graduação, o mercado e as possibilidades que a Universidade oferece, além de apresentarem a estrutura do curso, e conheceram os alunos. Já no Auditório Edson Rodrigues, os novos estudantes de Direito se reuniram com o coordenador, João Carlos de Medeiros Júnior, com a coordenadora adjunta, Márcia Piazza e demais professores do curso. Após a apresentação do curso e dos professores, a conversa se estendeu aos espaços de aprendizagem, como o Centro de Práticas Jurídicas e a Unidade Judiciária de Cooperação.

No mini auditório do Bloco T, os novos acadêmicos de Educação Física (Bacharelado), conversaram com o coordenador e o adjunto do curso, Joel Casagrande e Bruno Colombo, respectivamente, e receberam as boas-vindas também de membros do CA (Centro Acadêmico) e profissionais da área.

No Bloco R, as turmas de Farmácia e Fisioterapia participaram das Aulas Inaugurais. Os calouros da turma do período matutino de Farmácia tiveram um encontro com a coordenadora e a adjunta do curso, Ângela Rossato e Sílvia Dal-Bó, respectivamente, demais professores e veteranos. Já os novos alunos do período matutino de Fisioterapia, conheceram mais sobre o curso e a atividade profissional em um diálogo com os professores Hérica Salvaro Fernandes e Lee Gi Fan.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2019 às 14:08
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente

Fórum Rincão do Amanhã apresenta cases de cidades litorâneas

Fórum Rincão do Amanhã apresenta cases de cidades litorâneas
Diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amfri foi um dos palestrantes deste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Parceria foi a palavra da vez do Fórum Rincão do Amanhã, realizado neste sábado (29/6) pela Unesc, prefeitura de Balneário Rincão, Samae, Rádio Som Maior, Portal 4oito e Tribuna de Notícias. Parceria foi o que possibilitou a realização do evento, e a proposta deixada por ele para a comunidade, poder público e entidades da região. Também foi o que permitiu que municípios litorâneos catarinenses como o de Balneário Camboriú e Bombinhas driblassem dificuldades e juntos com a comunidade, promovessem mudanças positivas e desenvolvimento.

O executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região da Foz do Rio Itajaí, João Luiz Demantova, foi um dos palestrantes do Fórum e contou a experiência exitosa das 11 cidades que compõem a Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), ao se reunirem em forma de um consórcio com o objetivo de proporcionar economia e resolução conjunta de problemas comuns entre os consorciados.

Segundo ele, os municípios da Amfri realizam licitação compartilhada, representação regional, planejamento, convênios, promoção de desapropriações, contratação de operações de crédito e prestação de serviços públicos. “O consórcio realizou a capacitação de pessoas destes municípios, que escolheram para iniciar, ações no turismo, já que é uma atividade econômica comum aos 11 municípios. Depois vieram tecnologia no sistema de saúde e o eixo da mobilidade urbana, com o sistema de transporte coletivo intermunicipal, uma parceria firmada com o Banco Mundial. Hoje a economia global não faz mais negócios com cidades, mas com regiões”, comenta.

Demantova afirma que o planejamento dos consórcios intermunicipais precisa estabelecer ações de curto, médio e longo prazos. “Ele precisa desenvolver as propostas de curto prazo para a comunidade adquirir confiança no projeto e entender que estão sendo feitas ações para o desenvolvimento futuro. E é fundamental também para os municípios terem seus planos de desenvolvimento estratégicos nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde, educação, gestão pública e obras estruturantes”.

Após Demantova, a deputada Paulinha, ex-prefeita de Bombinhas, contou a sua experiência frente à gestão do município e como o trabalho em parceria com a comunidade e os profissionais mudou o cenário. “Temos muitos caminhos para o sucesso. O competente e os incompetentes trabalham o mesmo número de horas, mas a diferença está no método, na forma como se faz as coisas. É preciso ter a cabeça focada e entender que nada acontece se não estiver sistematicamente planejado. É preciso incentivar a autonomia e o protagonismo dos profissionais das mais diversas áreas e ter claro que não existe progresso sem tecnologia’.  

Depois da apresentação dos cases, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Pedro Luiz Kestering, falou sobre o urbanismo, a área que estuda as cidades e seus planos diretores e o que o município pode se tornar. “Podemos com os nossos estudos e ideias mostrar como o Balneário Rincão poderia ser no futuro de uma maneira ideal, onde poderiam estar as áreas de lazer, as escolas, para onde pode crescer”. Já o professor dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Universidade, explicou sobre diagnóstico para avaliar as possibilidades de Balneário Rincão e de um plano piloto. O responsável pelo Setor de Captação de Projetos do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Tales Garcia Antunes, apresentou o parque científico e as oportunidades de projetos e serviços oferecidos para empresas e o poder público.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2019 às 16:46
Compartilhar Comente