Arquitetura e Urbanismo

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza Cinema de Rua na Praça Nereu Ramos

Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza Cinema de Rua na Praça Nereu Ramos
Apresentações iniciam a partir das 19 horas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc vão movimentar a Praça Nereu Ramos na noite desta sexta-feira (8/12). A partir das 19 horas, os alunos realizam o Cinema de Rua, evento que vai levar apresentações musicais e exibição de curta metragens para o espaço em frente à Casa da Cultura.

A iniciativa é uma parceria dos estudantes com as disciplinas de Planejamento e Gestão Urbana e Estudos Urbanos do curso, com o apoio da Unesc e da Casa da Cultura. “O objetivo do evento é dar mais movimento ao Centro de Criciúma no período noturno. É estimular as pessoas a ocuparem espaços que são da comunidade”, afirma a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unesc Gabriela Mauricio.

O evento terá sua abertura às 19 horas com a participação musical do Projeto Culturalize e do grupo Invadindo Mentes, e a partir das 20h serão exibidos diversos curta metragens, com variadas temáticas. A organização pede que os participantes tragam cadeira de praia para que a experiência fique ainda mais confortável.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de dezembro de 2017 às 18:48
Compartilhar Comente

Arquitetura e o Urbanismo como ferramentas sociais

Arquitetura e o Urbanismo como ferramentas sociais
Unesc sedia encontro na tarde desta quarta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um encontro na Unesc vai debater como a Arquitetura e o Urbanismo podem ser utilizados como ferramentas de melhorias sociais. As Oficinas Regionais de Implementação da Athis (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) são promovidas por toda Santa Catarina, e nesta quarta-feira (6/12), o encontro ocorre na Unesc.

Organizado pela Comissão Temporária de Assistência Técnica do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina), o encontro vai promover conversas sobre um Plano Estratégico que visa assegurar assistência a famílias de baixa renda no estado.

A cidade de Criciúma é a quarta sede do evento, que já passou por Joinville, Blumenau e Florianópolis. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 05 de dezembro de 2017 às 20:58
Compartilhar Comente

Revista CAU traz produções de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc

Revista CAU traz produções de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc
Lançamento ocorreu na tarde desta terça-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma revista lançada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc vai levar as produções dos alunos e professores para além dos muros da Universidade. A 1ª edição da Revista CAU foi divulgada na tarde desta terça-feira (5/12) no Ateliê de Projetos Professora Maria Inês Dutra Bay.

O editor da revista, professor Lucas Sabino, conta que o conteúdo da revista foi totalmente produzido dentro do Ateliê. “O material é fruto do trabalho dos professores e alunos, que o construíram da primeira à última página. O leitor vai descobrir dentre as páginas como funcionam as produções e projetos de extensão do curso. Nosso próximo passo vai ser levar a revista a escolas e instituições que possam aproveitar seu conhecimento disponível”, explicou o professor.

Ao todo, foram produzidos mil exemplares e uma versão online, que também trazem trabalhos premiados nacional e internacionalmente, como o “Terminal Intermodal em Criciúma/ SC – mobilidade e qualificação urbana” do egresso Anderson Cechinel. “Poder fazer parte deste lançamento me deixa muito feliz. É um estimulo a trabalhar, estudar e buscar ser um profissional cada vez melhor”, afirmou o arquiteto e urbanista.

União

O coordenador do curso Miguel Angel Pousadela, destacou que a conclusão do projeto só foi possível por uma parceria entre curso e Universidade, e que a revista vai elevar o nome do curso. “Foi um grande esforço por um projeto de importante significado. A Revista CAU vai levar o nome do curso para fora do campus e até além das fronteiras do Brasil”, afirmou Pousadela.

A parceria para conclusão do projeto também foi destacada pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que desejou continuidade na iniciativa. “É uma grande felicidade poder compartilhar este momento com os alunos e professores, que tanto trabalharam para realizar este objetivo. Espero que seja dada continuidade neste que vai ser um cartão de visitas do curso”, destacou Luciane.

Também participaram do evento o Coordenador Adjunto do curso, Luiz César de Castro; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, e o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de dezembro de 2017 às 17:48
Compartilhar Comente

Curso de Arquitetura e Urbanismo lança primeira edição de revista

Curso de Arquitetura e Urbanismo lança primeira edição de revista
Lançamento ocorre nesta terça-feira na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Você conhece como funciona a produção dos trabalhos desenvolvidos dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc? Com o intuito de mostrar esses processos e levar informações que, muitas vezes, permanecem entre as paredes do ateliê, professores e alunos lançam nesta terça-feira (5/12), às 15 horas, no Ateliê de Projetos Profa. Maria Inês Dutra Bay, a primeira edição da Revista CAU.

O editor da revista, professor Lucas Sabino, comentou que serão apresentados na revista trabalhos que foram premiados nacional e internacionalmente, produções de trabalhos de curso, entre outras informações. “Teremos a distribuição de mil exemplares, além de uma versão online. Vamos levar as revistas até as escolas e outras instituições com o intuito de mostrar como funcionam nossas produções. Além disso, a revista também traz conteúdos sobre projetos de extensão. Nossos laboratórios e ateliês são espaços extremamente poderosos”, ressaltou. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 30 de novembro de 2017 às 17:35
Compartilhar Comente

A cada peça vendida, um passo mais próximos do conhecimento

A cada peça vendida, um passo mais próximos do conhecimento
Bazar dos alunos de Arquitetura e Urbanismo vai possibilitar uma viagem de estudos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Preços baixos e um grande objetivo em busca do conhecimento. Quem passar pelo hall dos blocos XXI nesta quinta-feira (16/11), vai encontrar assessórios, sapatos e roupas para todas as idades e estilos. As peças fazem parte de um bazar, promovido pelos acadêmicos da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo, que buscam recursos para a viagem de estudos anual. Os itens vão estar disponíveis até às 21 horas.

União

A acadêmica do curso Jerusa Lino explica que apesar do alto custo, a grande ajuda recebida e empenho dos estudantes vai tornar o objetivo possível. “A viagem vai custar caro, mas acreditamos que vamos conseguir. Estamos recebendo ajuda até de quem não vai participar. Aos poucos vamos encher nossa caixinha com os lucros do bazar e de outros projetos futuros, como uma rifa, venda de comidas, uma festa e até a venda de camisetas personalizadas”, afirmou.

Todas as peças foram coletadas pelas equipes da turma, que se dividiram em funções para organizar as tarefas da viagem.

Bazar nas redes

Quem não passar pelo campus pode adquirir sua peça pelo Instagram oficial do bazar, que movimentou as vendas ainda antes das peças estarem disponíveis no hall. “Assim que começamos a reunir as peças e postar as pessoas já buscaram informações pela rede. Quem quiser ver as roupas ou assessórios pode visitar o perfil instagram.com/Bazarq.Unesc”, contou a também estudante do curso Gabriela Mauricio.

Ela conta ainda que as peças que sobrarem vão fazer a alegria de alguém que necessita. “O que não vendermos aqui vai ter um fim solidário. Vamos reunir e doar a pessoas carentes, por meio de uma instituição que ainda não foi escolhida”, declarou.

A acadêmica de Letras Laura Pazini visitou o perfil na rede social e veio ver de perto suas escolhas. “Encontrei o perfil como sugestão no Instagram e fiquei curiosa. Hoje vim aqui para ver, além do que me interessei, as outras peças que não foram publicadas, e valeu a pena pelo preço e qualidade”, destacou.

O objetivo

Ainda sem data de partida, a turma busca recursos para ir as cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte em julho de 2018.  A atividade é vinculada a disciplina de Programa de Estudos da Cidade, da sétima fase.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de novembro de 2017 às 16:53
Compartilhar Comente