Gestão de Recursos Humanos

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas
Evento acadêmico da Unesc une conhecimentos de diferentes cursos em semana intensa de aprendizado (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Se temas como “Design Thinking”, “Design Driven”, “Factfulness” e “Agile” não faziam parte do vocabulário de acadêmicos, professores e demais espectadores da terceira noite de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, agora já fazem parte de seus vocabulários e estão, no mínimo, no entendimento básico e como semente plantada para o conhecimento mais profundo acerca deles. Esses assuntos nortearam a primeira, das duas atividades, da noite desta quarta-feira (29/7), sob comando de um dos profissionais de grande referência em inovação no Brasil, Igor Drudi.

Na sequência a noite contou com uma qualificada mesa redonda na qual foram abordados “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia”. O segundo momento foi de troca de informações, experiências e ideias entre a administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Os conteúdos foram compartilhados com os acadêmicos dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além da comunidade externa.

A programação da Jornada segue até sexta-feira (31/7) e as inscrições seguem abertas pela plataforma Doity para os interessados em garantirem seus certificados de participação. Para os demais o acesso é aberto e gratuito pelo YouTube no canal Unesc TV. As novidades e a programação completa podem ser acompanhadas pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Conteúdos valiosos

A nova abordagem para a gestão de negócios trazida na participação de Igor Drudi é embasada no que há de mais inovador e atual no mercado dos negócios. Conforme o professor, é utilizando o design estratégico com foco em projetos pelo bem-estar o caminho para essa nova gestão. “Nós temos novas formas de consumo, comportamentos e hábitos e a partir disso as organizações precisam se adaptar. Isso vale não só para as grandes empresas, mas também para as pequenas, que têm o diferencial de estar em contato direto com os clientes”, destacou.

Na mesa redonda, sob diferentes olhares, os participantes compartilharam experiências de dentro das suas realidades no trabalho com comércio exterior em especial no atual período de pandemia.

Mais aprendizados

Até sexta-feira a Jornada Integrada recebe convidados para tratar sobre temáticas atuais. Nesta quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, pela página oficial da Jornada no Instagram, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infância” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 21:49
Compartilhar Comente

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica

Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc preparam intensa programação para Jornada Acadêmica
Evento será realizado de forma virtual entre os dias 27 e 31 de junho (Foto: Divulgação) Mais imagens

As últimas semanas, assim como os últimos meses, tem sido de intensa mobilização entre acadêmicos da Unesc. Isso porque as atividades nas disciplinas de cada curso continuam em andamento mediadas por tecnologia e exigem ainda mais dedicação e disciplina dos estudantes. Além dos conteúdos programados, os alunos se envolvem, mesmo em tempos de pandemia, na organização de eventos de cunho acadêmico como forma de complementar os estudos tradicionais de sala de aula, mesmo as virtuais, neste caso. A partir da próxima semana quem protagoniza o evento acadêmico da Universidade são os cursos da chamada área das Ciências Sociais Aplicadas.

Levantando a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos” o evento será realizado, de 27 a 31 de julho, 100% de forma virtual com transmissão de palestras e mesas redondas por meio do canal Unesc TV no Youtube.  Protagonizado pelos próprios estudantes, o trabalho de montagem da programação segue em ritmo acelerado para os últimos ajustes de um evento que promete entrar para a história dos cursos, tamanho o desafio de fazer o primeiro evento da área de forma remota. As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Entre os envolvidos na busca das melhores e mais atuais temáticas e dos profissionais dispostos a compartilhar conhecimento na Jornada está a acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado, presidente da comissão organizadora. Conforme a estudante, um grupo de acadêmicos de cada curso está engajado na preparação de conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Programação com diferentes focos

Em formação, a programação da Jornada já conta com algumas temáticas e alguns participantes confirmados. Um dos nomes mais esperados é o CEO da Marisol, Giuliano Donini. Ele abordará “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam?”.

Ainda entre as confirmações está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira (29/7), às 20h. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; e a Graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e Especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV, Mariana Wajsman Nedeff.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc conhecem empresa Malwee

Uma aula diferenciada. Na última quinta-feira (9/11), os alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Administração e Comércio Exterior visitaram o setor de Recursos Humanos da Malwee. Durante a visita, organizada pelos professores Cristiane Dias e André Topanotti, os alunos foram recepcionados pela coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento do Grupo Malwee, Gisele Aparecida Ronczka.

Aspectos como a missão da área de gestão de pessoas, suas principais estratégias nas atividades de recrutamento e seleção, benefícios e remuneração e treinamento e desenvolvimento de pessoas, foram debatidos durante a visita. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Malwee, além de participar de uma palestra com visitação à administração central e ao parque fabril da Malwee.

Segundo a professora Cris Dias, só é possível conhecer o caminho entre a teoria e a realidade a partir do momento que se tem contato. “A realização desta visita pode proporcionar esta vivencia especial”, comenta.

A estudante Izabel Guidi comentou que a viagem fez os alunos perceberem que com persistência, criatividade, bondade e bom senso, é possível chegar onde quiser. “Principalmente através dos depoimentos dados pelo senhor Weeger. A preocupação com a ergonomia dos postos de trabalho, através de um significativo investimento em automatização do processo produtivo, e a consciência de sustentabilidade, através de uma grande estação de tratamento de efluentes foram os pontos mais relevantes apresentados pela empresa”, comentou.

Para o professor André Topanotti foi muito gratificante ver o comprometimento e interesse de cada aluno ao relacionar a teoria da sala de aula com a prática, demonstrada na visita pela equipe de Recursos Humanos da Malwee. “Além de promover o conhecimento para os nossos acadêmicos, proporcionou a integração entre os cursos, validando muitos dos conceitos trabalhados por nós professores em sala de aula”, comentou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 13 de novembro de 2017 às 13:28
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc vão potencializar a agricultura familiar de Içara

Começou mais uma edição do Desafio Empresarial da Unesc. A ação, que compõe a Semana Acadêmica dos cursos de graduação em Gestão, este semestre traz um foco diferenciado. Por meio de atividades desenvolvidas durante toda a semana, alunos e professores vão potencializar o agronegócio familiar do município de Içara. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento de microempresários agricultores do município, e junto com eles, aprimorar o conhecimento dos estudantes por meio da prática.

A semana começou com uma palestra motivacional, ministrada pela coach Leticia Zanini. Com o tema “Você faz a diferença”, Letícia conversou com os alunos sobre ações cotidianas que podem contribuir para o desenvolvimento intrapessoal de cada um. Dentre os assuntos debatidos estava a “autogestão”, que segundo Letícia, está presente no dia a dia daqueles que chegam mais rápido em seus objetivos

“Pesquisas mostram que pessoas com excelente performance gastam 50% do seu tempo em autogestão. Sem ter a consciência daquilo que estamos fazendo é impossível fazer a diferença. Muitos passam seus duas no piloto automático, replicando a realidade. Mas para ter uma direção é necessário responder para si mesmo perguntas como “Quem eu sou?”, “Quem eu quero ser?”, e as respostas não podem ser vagas, elas devem ser profundas”, comentou Letícia.

Desafio Empresarial

Para cumprir as metas do desafio os alunos são reunidos em empresas acadêmicas. Eles precisam, ao longo da semana, desenvolver uma série de atividades empresariais, que culminam em um evento de comercialização de produtos, que ocorre no sábado (28/10), em Içara.

“A agricultura familiar é uma área nova de empreendimento. Essa é uma forma de os alunos perceberem as possibilidades de entrada no mercado de trabalho. Realizar uma ação empreendedora direcionada aos agricultores, e outras atividades econômicas associadas do município de Içara, com aplicação prática de conteúdos apreendidos em sala de aula é o principal objetivo do desafio”, comentou o coordenador dos cursos de Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais e Recursos Humanos, Volmar Madeira.

Participaram da ação 120 alunos e 20 professores envolvidos dos cursos de Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.  A abertura também contou com a presenta do pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, Thiago Fabris, da coordenadora do curso de Gestão Comercial, Michele Domingos e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Brígido.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 24 de outubro de 2017 às 14:00
Compartilhar Comente

Visita Institucional a Havan de Brusque

Visita Institucional a Havan de Brusque
(Fotos: Divulgação) Mais imagens

No último dia 13/10, os alunos da 2ª fase de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos visitaram à área de Recursos Humanos da HAVAN - Loja de Departamentos. A visita foi organizada pelo Prof. Msc André Paes Topanotti, e contou também com a participação da Profª Vera Lucia Crispim e alunos da 1ª e 4ª fase em Gestão de Recursos Humanos.

Na oportunidade os alunos foram recepcionados pelo Sr. Aurélio Paduano, Gerente Corporativo de RH, Sra. Goreti Maestri - Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento, Sr. Jussemar Hasquel - Coordenador de Setor Pessoal, e os Srs Fábio Cunha e Priscila Macedo da equipe de treinamento virtual.

Foi uma tarde de palestra e visitação à administração central, que apresentou-se aos alunos a história do empreendimento, sua visão, missão e valores. Também foi abordado aspectos como a missão da área de gestão de pessoas, suas principais estratégias nas atividades de recrutamento & seleção, benefícios & remuneração, e treinamento & desenvolvimento de pessoas. Os programas de formação e desenvolvimento de ​líderes e como a área de Gestão de Pessoas auxilia e conduz a gestão de treinamento de equipes na HAVAN e as ferramentas ​organizacionais que promovem e garantem a "memória organizacional", no tocante a gestão da aprendizagem e do conhecimento também foram abordadas pelo Sr. Aurélio e Sra Goreti.

Segundo Goreti, "um dos diferenciais das equipes da HAVAN é a oportunidade, e o apoio que damos na promoção e na formação de nossos gerentes de lojas. Como tivemos um crescimento muito grande recentemente, era indispensável que formássemos novos gestores. Isto motivou muito nossas equipes internas, e proporcionou grandes oportunidades de crescimento."

Para a Profª Vera Lúcia "foi um momento muito especial: Promoveu o conhecimento para os nossos acadêmicos, proporcionou a integração entre diversas fazes do curso, além de validar muitos dos conceitos trabalhados por nós professores em sala de aula." Para acadêmica Marília Studizinski Figueredo da 4ª Fase do Curso de Tecnologia em Gestão de RH "o centro administrativo da HAVAN é um 'sonho de consumo' para qualquer profissional. Uma estrutura fantástica e muito organizada."  Já para o acadêmico Antônio Oliveira da 2ª Fase do Curso de Tecnologia em Gestão de RH "a HAVAN já se mostrou ser uma empresa diferenciada pela recepção que nos proporcionou, e a atenção que dispendeu a todos nós, nos acompanhando numa tarde toda , compartilhando seus conhecimentos conosco."

"Foi muito gratificante ver o comprometimento e interesse de cada  aluno(a) ao relacionar a teoria da sala de aula com a prática demonstrada na visita pela equipe de RH da HAVAN." (Profº André Topanotti).

Fonte: Graduação em Gestão

Por: Josiane Silva 21 de outubro de 2016 às 14:08
Compartilhar Comente