Educação Física - Licenciatura

Superação de limites e recorde de participantes no Desafio 24 horas de Natação da Unesc

Superação de limites e recorde de participantes no Desafio 24 horas de Natação da Unesc
Evento ocorreu neste fim de semana na piscina do Complexo Esportivo da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A edição de 2019 do Desafio 24 horas de Natação da Unesc foi marcada por recordes e superação. Os 64 participantes (o maior número das nove edições), nadaram mais de 300 mil metros (outro recorde) durante o evento, que ocorreu sábado e domingo (19 e 20/10) na piscina do Complexo Esportivo da Universidade.

O Desafio 24 horas teve a presença de nadadores do Grêmio Fronteira, Nadolu/Acquamix, Corpo de Bombeiros, Içara Nadadores, Hydronew, além de acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc e participantes do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados).

O evento reuniu atletas profissionais e amadores de diversos municípios, com idades entre 16 e 60 anos. Entre eles, esteve Cleimara Laurindo Bittencourt, de Criciúma, que em sua primeira participação do Desafio 24 horas, nadou 3.225 mil metros em seus dois momentos na piscina (cada atleta poderia participar de duas baterias com uma hora de duração cada) e superou limites pessoais. “Faz um ano que comecei a nadar e estou com a sensação de dever cumprido. Não sabia nadar até ano passado e resolvi aprender depois de 30 e poucos anos. Quis me desafiar e hoje superei limites. A natação tem me dado mais resistência física e me mostrado que tudo é possível, basta querer e se dedicar”.

O Desafio 24 horas de Natação é uma iniciativa do GPEAA, que inclui professores e acadêmicos do curso de Educação Física, Psicologia e Medicina da Unesc e realiza também atividades com idosos, adultos e crianças, como os projetos Lazer Ativo, Golfinhos, Tartaruga, Travessias, Pro-água e ainda o Educação Física Open de Natação.

O coordenador do GPEAA, professor do curso de Educação Física da Unesc, Luciano Acordi da Silva, afirma que que o evento traz consigo o incentivo à prática de esportes, ao cuidado com a saúde, e principalmente, a superação de limites e vitórias individuais e coletivas. “Para nós da organização é uma sensação indescritível. Ver as pessoas se superando, quebrando barreiras é mágico. O Desafio 24 horas recebe a todos, independentemente da idade. E todos que passaram por aqui são vencedores”, enfatiza.  

Em sua segunda vez participando da organização do Desafio, o acadêmico a sexta fase de Educação Física da Unesc e aluno de iniciação científica do GPEAA, Yuri Pinheiro, afirma que a experiência amplia o conhecimento e colabora na formação profissional. “No Desafio conseguimos ver os atletas e acompanhar na prática muito do que aprendemos em sala de aula. Participar de eventos de extensão como esse e de grupos de pesquisa enriquece a nossa formação. Na Educação Física podemos trabalhar em diversas atividades e como a Unesc é uma universidade, além do ensino, trabalha com pesquisa e extensão e isso abre as possibilidades. Entrei na graduação querendo trabalhar em uma área, mas depois que conheci melhor a parte dos exercícios aquáticos, quero trabalhar com água”, comenta.  

Além de acadêmicos de Educação Física, fizeram parte da equipe de apoio do Desafio 24 horas de Natação, alunos dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade.

Equipes vencedoras

1º lugar
Commandos – 77.300 metros

2º lugar
Grêmio Fronteira – 71.525 metros

3º lugar
Corpo de Bombeiros – 63.525 metros

4º lugar
Nadolu/Acquamix – 52.500 metros

5º lugar
Leandro Dal Pont – 37.825 metros

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de outubro de 2019 às 13:51
Compartilhar Comente

Unesc recebe reuniões do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina

Unesc recebe reuniões do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina
Presidente do Cref 3/SC foi recebido pelo vice-reitor da Unesc, Daniel Preve (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc está sediando nesta sexta-feira e sábado (17 e 18/10) um encontro do Cref 3/SC (Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina), com a presença de profissionais de diversos municípios catarinenses. A Universidade também está recebendo uma ação inédita do conselho: o primeiro julgamento da Comissão de Ética Profissional fora da sede do Cref, que fica em Florianópolis.

O presidente do Conselho Regional, Irineu Wolney Furtado, conta que a realização de reuniões da diretoria com a participação de associados em diferentes regiões do Estado tem sido uma prática adotada pelo Cref para aproximar a entidade dos profissionais e conhecer melhor as demandas em diferentes municípios. “Durante o ano sempre procuramos levar esses eventos itinerantes para fora da sede. É uma maneira do Conselho estar mais próximo dos profissionais e também das instituições de ensino que possuem o curso de Educação Física e como consequência, dos estudantes da área”, afirma. Segundo Furtado, os encontros são sempre em instituições que oferecem o curso de graduação.

Nesta sexta-feira (18/10) a Unesc recebeu reuniões das comissões de Orientação e Fiscalização e de Ética Profissional e da diretoria do Conselho Regional. Neste sábado (19/10), a partir das 9 horas, na sala 10 do Bloco T, haverá uma plenária do Cref, com conselheiros e profissionais das diferentes regiões catarinenses.

Presidente do Conselho Regional de Educação Física é recepcionado pela Reitoria


Durante a tarde desta sexta-feira, Furtado foi recebido pelo vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, em um encontro com a participação do coordenador do curso de Educação Física da Universidade, Joel Casagrande.

Durante o encontro, Furtado salientou a importância da Universidade para a formação de profissionais da área e que o Conselho é parceiro da Instituição nas mais diversas ações. “Criciúma e região possui 5 mil profissionais com registro no Cref e a maior parte foi formada pela Unesc”, afirma.

O vice-reitor reafirmou o compromisso da Universidade em formar profissionais de Educação Física diferenciados e com uma visão do seu papel na sociedade, ao oportunizar o contato com a pesquisa e a extensão para ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula.

O presidente do Cref presenteou a Universidade com um livro “Boas Práticas na Educação Física”, publicado pelo Conselho e que traz artigos de profissionais, estudantes e professores da área e uma medalha do Cref. Preve retribuiu a gentileza e presenteou Furtado com materiais institucionais.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de outubro de 2019 às 17:04
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e CloseToMe promove visibilidade de profissionais da saúde recém-formados

Parceria entre Unesc e CloseToMe promove visibilidade de profissionais da saúde recém-formados
Plataforma disponibiliza uma gama de especialistas e o agendamento de consultas (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Com o objetivo de dar visibilidade para o profissional de atenção à saúde, a Unesc e a plataforma CloseToMe firmaram uma parceria que beneficiará os egressos recém-formados da Universidade. O serviço promove o contato da população com os profissionais de saúde e, por meio do convênio firmado, os formados na Unesc poderão se cadastrar na plataforma de forma gratuita.

A plataforma disponibiliza para a sociedade uma gama de profissionais cadastrados e suas especialidades, além da possibilidade do gerenciamento de agendas para atendimentos e consultas. A partir da parceria, os recém-formados da Unesc nos cursos da área da saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, e os profissionais de Educação Física terão um ano de gratuidade a partir do cadastro no aplicativo.

A ferramenta apresenta para a comunidade a oportunidade de oferecer profissionais de qualidade e a agilidade nos agendamentos. Conforme o gerente de Inovação, Evânio Nicoleit, este mecanismo é uma nova forma de contato das pessoas com os especialistas. “Hoje enfrentamos um problema gravíssimo que é a demora para encontrar um profissional, consultas caras e a lentidão para conseguir um agendamento. Por meio desse projeto, o profissional terá mais visibilidade e acesso pela comunidade”, comenta.

A CloseToMe é uma plataforma que surgiu por meio do Programa Mentoring e pelo Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Para o cadastro, o profissional deve acessar o appclosetome.com.br, por meio da opção de “Cadastro Profissional”.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@closetome.com.br ou WhatsApp (48) 99948-0981.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 02 de outubro de 2019 às 13:16
Compartilhar Comente

Núcleo de Meleiro do Projeto Tigrinhos realiza jogo preliminar

Núcleo de Meleiro do Projeto Tigrinhos realiza jogo preliminar
Garotos entraram em campo antes da partida do Criciúma e Atlético-GO (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os garotos do Projeto Tigrinhos do município do Meleiro entraram em campo na última sexta-feira (20/9), para realizar mais uma preliminar em 2019. Os alunos do núcleo disputaram as partidas nas categorias sub-12 e 14 no Ginásio Colombo Machado Sales, antes do jogo entre Criciúma e Atlético-GO, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 2019. Após os jogos preliminares, os garotos acompanharam a disputa entre Tigre e Atlético.

As preliminares realizadas fazem partem da estrutura e organização do Projeto Tigrinhos, visando dar a oportunidade para os atletas dos núcleos nos municípios conhecerem mais de perto a estrutura do Criciúma Esporte Clube, mais especificamente, o Majestoso.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de setembro de 2019 às 16:33
Compartilhar Comente

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente