Educação Física - Licenciatura

Muito mais que estética, exercícios físicos em tempos de quarentena revigoram corpo e mente

Muito mais que estética, exercícios físicos em tempos de quarentena revigoram corpo e mente
Vitor Dagostin, profissional de Educação Física da Unesc, mostra na prática como se exercitar dentro de casa (Foto: Reprodução) Mais imagens

Nesta quinta-feira (26/3) Santa Catarina chega ao oitavo dia de quarentena em prol da prevenção contra o coronavírus. A rotina de praticamente todos os catarinenses sofreu grandes mudanças e, além de trabalho, escola e tantas outras atividades, a prática de exercícios físicos em academias e parques também precisou ser interrompida. Pensando na saúde física e emocional, que vão muito além das consequências estéticas da malhação, o profissional de Educação Física da Academia Unesc, Vitor Dagostin, oferece algumas dicas, em vídeo, para que seja possível mexer e fortalecer o corpo mesmo em dias de quarentena.

De forma bastante didática, Vitor mostra como utilizar um espaço restrito e o próprio peso do corpo para seguir um ritmo de atividades ou iniciar, aos poucos, uma nova rotina de exercícios. Conforme o professor do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, neste momento as atividades físicas devem ser moderadas e é importante que, assim que possível, as pessoas consultem um profissional da área a fim de encontrar os melhores exercícios para as suas necessidades e evitar lesões. “O importante é não ficar parado. Alongar, fortalecer e se manter com saúde para encarar este momento”, salienta.

Confira o vídeo completo com os exercícios produzido pela Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de março de 2020 às 10:53
Compartilhar Comente

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria

Encontro promove aproximação entre residentes, tutores e reitoria
Novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental participaram de apresentação na reitoria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os novos residentes em Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental da Unesc foram recebidos pela reitoria na tarde desta terça-feira (10/3) para um momento de apresentações, boas-vindas e conversa sobre as expectativas em torno das especializações, realizadas por meio do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade.

No total o Programa recebe neste início de semestre mais de trinta profissionais de diferentes áreas para um período de dois anos de especialização. São residentes graduados em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia divididos nas três turmas e que, a partir de agora, irão à campo aprender na prática sobre a área com a qual querem colaborar ao tornarem-se especialistas.

Tutores das residências também foram recebidos no encontro desta tarde, momento que serviu para que cada um dos presentes, iniciante ou veterano, compartilhasse seu perfil e sua expectativa ao ingressas na nova jornada.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a troca de informações e energia positiva como a percebida no encontro é como uma injeção de ânimos para a Universidade e para todos os envolvidos nos cursos. “É maravilho ouvi-los falar sobre a alegria de estarem aqui, sobre as expectativas altíssimas quanto ao aprendizado que terão nesse tempo e, principalmente, sobre a contribuição que cada um em sua área pode dar para o sistema de saúde”, aponta Luciane.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:12
Compartilhar Comente

Unesc Funcional tem inscrições abertas para as comunidades interna e externa

Unesc Funcional tem inscrições abertas para as comunidades interna e externa
Projeto oportuniza a prática de atividade física orientada de forma gratuita (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com foco no bem-estar e na promoção da saúde das comunidades interna e externa, a Unesc abre suas portas para mais um projeto gratuito. O Unesc Funcional está com inscrições abertas para as atividades deste semestre. Os encontros ocorrerão sempre nas quartas e sextas-feiras em dois horários: 13h30 e 14h30. Podem participar qualquer pessoa com idade superior a 18 anos e que esteja disposto a realizar a atividade dois dias por semana. As inscrições devem ser feitas na Unesc na próxima segunda-feira (9/3).

Os encontros serão ministrados pelos acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc, Fernanda Vitali de Medeiros e João Deodato, sob orientação de professores. A expectativa, conforme Fernanda, é de receber pessoas dispostas a cuidarem da saúde e oportunizar a elas uma evolução assistida de perto. “Para conseguirmos mensurar essa melhora em seus quadros de saúde, nós realizamos uma avaliação inicial, material que será utilizado como comparação e mostrará os resultados ao final do semestre”, comenta a acadêmica.

Os treinos serão aplicados conforme a aptidão física de cada um, com a observação das necessidades individuais dos alunos. “Para que possamos definir a intensidade dessas atividades o aluno irá nos descrever suas limitações e condições de saúde. Desta forma poderemos tomar os cuidados necessários ao longo dos treinos”, completa Fernanda.

Para realizar a inscrição e, na sequência, a avaliação física, os interessados devem comparecer ao Complexo Esportivo da Unesc na segunda-feira (9/3) das 13h às 15h. Mais informações podem ser obtidas com os acadêmicos nos telefones (48) 99931-4114 ou (48) 99930-2639 ou ainda pelo e-mail fernandavitalii81@gmail.com.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de março de 2020 às 17:09
Compartilhar Comente

Segunda-feira de sonhos realizados

Segunda-feira de sonhos realizados
Unesc formou novos 51 profissionais na noite desta segunda-feira (10/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O que parecia um sonho para Gilmar Figueiredo, de 60 anos, se transformou em realidade na noite desta segunda-feira (10/2). Em pleno dia 10 de fevereiro de 2020, o Giba, como é conhecido na Unesc, deu mais um passo na direção do conhecimento: teve o grau outorgado em sua terceira graduação. O feito foi celebrado com a companheira, filhas, neta e amigos como a realização do sonho antigo de formar-se no curso de Direito para exercer a profissão de advogado. Assim como Gilberto, outros 50 acadêmicos da Unesc tornaram-se profissionais aptos a exercerem a profissão após a cerimônia de Colação de Grau Especial em gabinete nesta noite.

A cerimônia presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, formou acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, História, Matemática e Pedagogia. O momento, para Gilberto, significa mais um desafio superado, mas jamais o fim da jornada de estudos. “Já sou formado em Jornalismo e Teologia e agora alcanço esse sonho. Meu desejo agora é ir em busca de uma bolsa para cursar Psicologia ou entrar no Mestrado. Ainda vou dar aula na Unesc”, compartilhou o formando que serve como grande exemplo para os quatro filhos e quatro netos.

A semana será ainda de intensa programação de conquistas celebradas na Universidade. Novas cerimônias de Colação de Grau Especial em gabinete serão realizadas nesta terça-feira (11/2), quinta-feira (13/2) e sexta (14/2), além de celebração festiva na noite de sábado (15/2).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de fevereiro de 2020 às 22:09
Compartilhar Comente

Superação de limites e recorde de participantes no Desafio 24 horas de Natação da Unesc

Superação de limites e recorde de participantes no Desafio 24 horas de Natação da Unesc
Evento ocorreu neste fim de semana na piscina do Complexo Esportivo da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A edição de 2019 do Desafio 24 horas de Natação da Unesc foi marcada por recordes e superação. Os 64 participantes (o maior número das nove edições), nadaram mais de 300 mil metros (outro recorde) durante o evento, que ocorreu sábado e domingo (19 e 20/10) na piscina do Complexo Esportivo da Universidade.

O Desafio 24 horas teve a presença de nadadores do Grêmio Fronteira, Nadolu/Acquamix, Corpo de Bombeiros, Içara Nadadores, Hydronew, além de acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc e participantes do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados).

O evento reuniu atletas profissionais e amadores de diversos municípios, com idades entre 16 e 60 anos. Entre eles, esteve Cleimara Laurindo Bittencourt, de Criciúma, que em sua primeira participação do Desafio 24 horas, nadou 3.225 mil metros em seus dois momentos na piscina (cada atleta poderia participar de duas baterias com uma hora de duração cada) e superou limites pessoais. “Faz um ano que comecei a nadar e estou com a sensação de dever cumprido. Não sabia nadar até ano passado e resolvi aprender depois de 30 e poucos anos. Quis me desafiar e hoje superei limites. A natação tem me dado mais resistência física e me mostrado que tudo é possível, basta querer e se dedicar”.

O Desafio 24 horas de Natação é uma iniciativa do GPEAA, que inclui professores e acadêmicos do curso de Educação Física, Psicologia e Medicina da Unesc e realiza também atividades com idosos, adultos e crianças, como os projetos Lazer Ativo, Golfinhos, Tartaruga, Travessias, Pro-água e ainda o Educação Física Open de Natação.

O coordenador do GPEAA, professor do curso de Educação Física da Unesc, Luciano Acordi da Silva, afirma que que o evento traz consigo o incentivo à prática de esportes, ao cuidado com a saúde, e principalmente, a superação de limites e vitórias individuais e coletivas. “Para nós da organização é uma sensação indescritível. Ver as pessoas se superando, quebrando barreiras é mágico. O Desafio 24 horas recebe a todos, independentemente da idade. E todos que passaram por aqui são vencedores”, enfatiza.  

Em sua segunda vez participando da organização do Desafio, o acadêmico a sexta fase de Educação Física da Unesc e aluno de iniciação científica do GPEAA, Yuri Pinheiro, afirma que a experiência amplia o conhecimento e colabora na formação profissional. “No Desafio conseguimos ver os atletas e acompanhar na prática muito do que aprendemos em sala de aula. Participar de eventos de extensão como esse e de grupos de pesquisa enriquece a nossa formação. Na Educação Física podemos trabalhar em diversas atividades e como a Unesc é uma universidade, além do ensino, trabalha com pesquisa e extensão e isso abre as possibilidades. Entrei na graduação querendo trabalhar em uma área, mas depois que conheci melhor a parte dos exercícios aquáticos, quero trabalhar com água”, comenta.  

Além de acadêmicos de Educação Física, fizeram parte da equipe de apoio do Desafio 24 horas de Natação, alunos dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade.

Equipes vencedoras

1º lugar
Commandos – 77.300 metros

2º lugar
Grêmio Fronteira – 71.525 metros

3º lugar
Corpo de Bombeiros – 63.525 metros

4º lugar
Nadolu/Acquamix – 52.500 metros

5º lugar
Leandro Dal Pont – 37.825 metros

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de outubro de 2019 às 13:51
Compartilhar Comente