Projeto Lazer Ativo da Unesc inicia treinamentos virtuais para atuar no Asilo São Vicente de Paula

Tradicional projeto de extensão da Unesc, o Lazer Ativo está se transformando em meio a pandemia e desenvolverá dinâmicas por meio da tecnologia com os idosos residentes no Asilo São Vicente de Paula, localizado em Criciúma. A proposta da iniciativa, há mais de cinco anos, é oferecer momentos de descontração e atividade física para idosos. Durante tardes na piscina da Universidade, são feitas práticas de hidroginástica e natação como um auxílio no controle e tratamento da depressão, diabetes e hipertensão.
O novo modelo de projeto do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), intitulado Lazer Ativo Virtual, tem o apoio do Sicred e poderá ser expandido se a primeira experiência for positiva. Em fase de implantação, acadêmicos de Educação Física e Psicologia iniciaram o treinamento nas salas híbridas da Universidade.
Conforme o coordenador, Luciano Acordi da Silva, serão exercícios físicos domiciliares, envolvendo aulas de pilates, musculação e dança. A frequência será de duas vezes por semana. No futuro o projeto poderá ser implantado em outras casas de repouso e instituições sociais, abrangendo crianças e adolescentes com a prática de exercícios físicos por meio da tecnologia. “O objetivo é proporcionar melhorias nos parâmetros de saúde mental e autonomia funcional dos idosos, através da prática regular e, paralelamente, investigar os impactos deste modelo de intervenção remota, sobre os parâmetros supracitados”, explica Silva.
O Lazer Ativo também concilia a ação social e a prática científica. Os dados obtidos dão suporte às pesquisas clínicas desenvolvidas pelo GPEAA. Após a coleta de dados, os resultados possibilitam melhoras nas estratégias de intervenção e consequentemente na vida dos participantes.
Mais informações no telefone (48) 3431-4553.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de outubro de 2020 às 14:42Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas
_.jpeg?1558696895)
O esporte para integrar, divertir e contribuir com a reabilitação de lesões neurológicas e pós amputação. Assim foi a tarde desta quarta-feira (22/5) no Grupo de Mobilidade Reduzida para Amputados da Unesc. Em uma conversa com o paratleta de handebol e estudante de Educação Física da Universidade, Jeferson Francisco, eles trocaram experiências e foram estimulados a qualificar a rotina com atividade física.
As ações da tarde, idealizadas pelo fisioterapeuta do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Rodrigo Serafim Zanette, foram divididas em dois períodos: um bate-papo e uma visita ao Ginásio do Colégio Unesc para praticar basquete sobre uma cadeira de rodas. Segundo a psicóloga e organizadora do Grupo, Suzamara Vieira, os momentos lúdicos, com espaços para diálogos, e o clima descontraído são fundamentais para a evolução na recuperação.
“Os encontros, a cada 15 dias, contam com propostas terapêuticas, que auxiliam na superação do luto e ajudam os pacientes a se redescobrirem. Eles também encontram aqui um local para serem ouvidos e receberem um direcionamento, social e pessoal”, explica a psicóloga.
O grupo também recebe os conhecimentos da fisioterapeuta, Gislaine Innocente Savaris, que ministra as atividades em conjunto com Suzamara. O encontro desta quarta-feira também contou com a presença do representante da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), Claudio Pacheco.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de maio de 2019 às 14:28Unesc Funcional oferece treinos gratuitos para quem busca uma rotina saudável

O projeto Unesc Funcional auxiliará quem busca perder peso e iniciar uma rotina de vida mais saudável. A iniciativa contribuirá na luta contra a obesidade, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde. Em aulas gratuitas duas vezes por semana, a partir de segunda-feira (11/3), os treinamentos serão oportunizados nas quartas e sextas-feiras em duas turmas: a primeira das 13h30 às 14h30 e a segunda das 14h30 às 15h30.
O treinamento conta com avaliações físicas periódicas de composição corporal, atividades práticas e orientações. Conforme Fernanda Vital, aluna de Educação Física que ministrará os encontros ao lado de sua colega Janaina Bet, o primeiro dia de treinamentos é fundamental aos participantes. "Na segunda-feira (11/3), a partir das 13h30, teremos uma reunião com os alunos. Neste momento vamos conversar sobre os treinos, trazer detalhes sobre métodos, esclarecer dúvidas e agendar as avaliações”, explica.
Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas, 30 para cada turma, e a programação acompanha o semestre letivo da Unesc, com pausa durante as férias de julho. O projeto é orientado pela professora de Educação Física, Ana Volpato.
Professores, alunos e funcionários da Unesc e pessoas da comunidade podem se inscrever pelos telefones: (48) 99829-2641 e (48) 99931-4114.
Saiba mais
No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. A Abeso (Associação para Estudos da Obesidade) aponta que mais de 50% da população está acima do peso. Segundo o Ministério da Saúde, o sobrepeso é maior entre os homens, 52,6% deles está acima do peso ideal. Entre as mulheres, esse valor é de 44,7%. A pesquisa também revela que o excesso de peso nos homens começa na juventude. Na idade de 18 a 24 anos, 29,4% já estão acima do peso; entre 25 e 34 anos são 55% e entre 34 e 65 anos esse número sobe para 63%.
Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de março de 2019 às 15:12Projeto oferece esportes aquáticos para pessoas com deficiência física

A Unesc vai oferecer a partir de agosto, atividades físicas aquáticas para crianças, jovens, adultos com amputações. A iniciativa faz parte de um projeto do curso de Educação Física e do Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados e está com inscrições abertas. Há 30 vagas disponíveis e os interessados devem participar de uma triagem entre os dias 10 e 12 de julho, das 13h30 às 16h30, na sala 11 do Bloco T da Universidade. As atividades são gratuitas e é necessário trazer atestado médico com liberação para a prática de exercícios em meio líquido no dia da triagem.
A acadêmica do curso de Educação Física e uma das participantes do Grupo de Pesquisa, Luana Tortelli Pereira, explica que o objetivo do projeto “Esporte&Vida - Inclusão social e independência funcional através do esporte para deficientes físicos acometidos por amputações” é oferecer através da prática de esportes aquáticos, a inclusão social, educação, autonomia funcional e saúde mental para as pessoas acometidas por amputação devido a fatores genéticos ou ambientais.
“Queremos também incentivar as pessoas a praticarem exercícios e não a ficar apenas em casa devido a deficiência física. Principalmente no caso dos idosos, fazer eles saírem e conhecerem outras pessoas, se exercitarem”, comenta Luana. Segundo ela, os encontros ocorrerão todas as segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 15 horas, na piscina da Unesc, durante quatro meses. “Os dados da triagem serão coletados novamente após o término das atividades na piscina e analisados para fecharmos o estudo”, explica.
O projeto é desenvolvido pelas acadêmicas Luana Tortelli Pereira (Educação Física) e Beatriz Dieke (Psicologia), com a coordenação do professor Luciano Acordi da Silva.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2017 às 15:13Unesc leva saúde à comunidade Vila Manaus

A Unesc vai promover ações de saúde na Unidade de Saúde Vila Manaus. A atividade vai levar os profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Enfermagem e Farmácia que compõem a Residência Multiprofissional da Clínicas Integradas da Universidade para realizar a Feira da Saúde. O evento ocorre na quarta-feira (5/4), das 8 às 12 horas.
O encontro será promovido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (comemorado em 7 de abril). Os profissionais vão ofertar serviços como: teste de HGT (glicose), aferição da pressão arterial, avaliação de composição corporal, tipagem sanguínea, alongamento, nutrição, psicologia, saúde bucal e palestras.
A primeira Feira de Saúde tem o objetivo de possibilitar o contato a saúde e a aproximação da comunidade aos serviços ofertados pela Universidade.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
03 de abril de 2017 às 11:58