Educação Física - Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura
Mais imagens

Acadêmicos de cursos de Licenciatura estiveram reunidos no dia 23 de novembro para a socialização de pesquisas no Seminário Regional do Proesde – Licenciatura. O evento reuniu 54 estudantes que participam do curso de extensão oferecido pelo Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) na Unesc e no Unibave.

A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Sul catarinense, reconhecidas como escolas “piloto” no processo de implementação do chamado Novo Ensino Médio. O objetivo dos acadêmicos foi o de construir uma análise de conjuntura minuciosa sobre os pontos que podem contribuir ou impossibilitar a construção e efetivação da reforma do Ensino Médio, resultado num relatório de pesquisa, enviado para a Secretaria de Estado da Educação.



O evento teve ainda a presença de representantes da Escola Governador Heriberto Hülse (Criciúma) e da Escola Governador Ildo Meneghetti (Passo de Torres), que participaram da socialização entre os bolsistas da Unesc e do Unibave. As coordenadoras do Proesde – Licenciatura da Unesc, Bruna Carolini de Bona e do Unibave, Luiza Liene Bressan mediaram as apresentações e o diálogo com as escolas, resultado de um processo de estudo, pesquisa e extensão, desenvolvido durante todo o ano de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2019 às 10:18
Compartilhar Comente

Grupo de pesquisa participa de Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

Grupo de pesquisa participa de Simpósio Internacional de Ciências do Esporte
Mais imagens

Professores e acadêmicos do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), vinculado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício do curso de Educação Física, participaram do 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte – Atividade Física dos Nossos Sonhos, que ocorreu de 3 a 5 de outubro, em São Paulo.  O evento abordou o tema “Exercício Físico e Saúde Mental”.

Durante o evento, os acadêmicos Fernanda Sombrio, Julia de Medeiros e Ramiro Doyenart, apresentaram trabalhos desenvolvidos sob a orientação do professor Luciano Acordi da Silva. Os temas tratados foram: melhoria do quadro depressivo e da qualidade do sono através de exercícios aquáticos de alta intensidade; sujeitos hipertensos submetidos a um programa de exercício aquático linear reduziram sintomas de ansiedade, e não alteraram a pressão arterial, produzindo um baixo risco metabólico e que uma corrida de 21 quilômetros aumenta a autoestima em 25% e a felicidade em 40% de maneira aguda.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de outubro de 2019 às 16:04
Compartilhar Comente

Grupo de Pesquisa participa de Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte

Professores e acadêmicos do Gepefe (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e intervenção), ligado ao PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e ao curso de Educação Física da Unesc, participaram do 21º Conbrace (Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte) e do 7º Conice (Congresso Internacional de Ciências do Esporte). O evento ocorreu de 16 a 20 de setembro no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte em Natal, no Rio Grande do Norte.

No Conbrace foram apresentados seis artigos em forma de comunicação oral e sete artigos no formato pôster, o que representa significativa participação dos membros do Gepefe no contexto nacional neste que é o mais importante evento da área no Brasil.

“As apresentações são resultado das investigações que o grupo de pesquisa vem realizando em torno da temática Educação Física e a organização do ensino, que apresenta caráter inovador na organização e efetivação do ensino escolar”, observou o professor Vidalcir Ortigara, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa.

Confira os trabalhos apresentados:

Comunicações orais:
“A relação do espetáculo esportivo com o processo de fetiche”;
“O ensino do futebol na Educação Física escolar a partir da categoria vida cotidiana”;
“O conteúdo teórico do conceito de Xadrez”;
“A compreensão de esporte dos professores de Educação Física de Criciúma”;
“Para cada Aquiles um calcanhar: tática e estratégia como conteúdo na Educação Física Escolar”;
“A base orientadora da organização do Ensino no Estágio Curricular supervisionado”.

Pôsteres:
“Educação Física Crítico Superadora e Paulo Freire: Um diálogo possível”;
“Arremesso e lançamento: aspectos conceituais”;
“Formação inicial do professor de Educação Física e as questões de gênero”;
“Análise da dinâmica estrutural do Boxe”;
“Avaliação escolar em cursos de Ensino Superior em Educação Física”;
“Aprendizagem e desenvolvimento segundo Vigotski: Possibilidade de inclusão escolar”;
“O conteúdo teórico do conceito de Dança e a formação de professores nos cursos de Educação Física do Sul catarinense”.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2019 às 17:05
Compartilhar Comente

Preliminares Projeto Tigrinhos

Os garotos do núcleo do Projeto Tigrinhos em Içara entraram em campo nesta terça-feira (3/9), para realizar mais uma preliminar em 2019. O jogo ocorreu no Estádio Heriberto Hulse e disputaram partidas entre si nas categorias Sub-12 e Sub-14.

Após o jogo, os alunos do Tigrinhos ficaram na arquibancada torcendo pelo Criciúma na partida com Ponte Preta, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro.

As preliminares realizadas fazem partem da estrutura e organização do Projeto Tigrinhos, visando dar a oportunidade para os atletas dos núcleos conhecerem mais de perto a estrutura do Criciúma Esporte Clube, mais especificamente, o Majestoso.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de setembro de 2019 às 17:19
Compartilhar Comente

Unesc presente no Uphill 2019

Unesc presente no Uphill 2019
Mais imagens

A Serra do Rio do Rastro, com 1.420 metros de altitude, foi palco no sábado (31/8), de um dos maiores eventos de corrida no Brasil, a Uphill 2019. Professores e alunos de iniciação científica do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), que atua no LaPsiCo (Laboratório de Pscofisiologia do Exercício) da Unesc participaram do evento.

A prova envolve três metragens (Challenge 25km, Marathon 42km e Samurai Batlle 67km), e os representantes da Unesc tiveram a oportunidade de vivenciar a prova e coletar dados científicos para seus TCCs, entrevistando participantes dos 25Km de UpHill, buscando compreender os fenômenos psicofisiológicos que acometem os corredores.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de setembro de 2019 às 16:24
Compartilhar Comente