Educação Física - Licenciatura

Curso de Educação Física da Unesc promove evento virtual com a presença de importantes nomes do esporte de alto rendimento

Curso de Educação Física da Unesc promove evento virtual com a presença de importantes nomes do esporte de alto rendimento
Evento ocorre nesta sexta feira (7/8), às 9 horas, com transmissão ao vivo em Youtube.com/UnescTv Mais imagens

O mundo do esporte de alto rendimento tem uma grande valor em potencial para o aprendizado, e estará em pauta no webinar "Formação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos: diálogo de treinadores e preparadores físicos". A proposta do curso de Educação Física da Unesc é fortalecer a formação profissional de seus acadêmicos por meio do diálogo com especialistas vinculados ao nível mais alto de preparação e rendimento físico e mental. 

O evento ocorre nesta sexta feira (7/8), às 9 horas, com transmissão ao vivo em Youtube.com/UnescTv. A oportunidade será mediada pela professora Viviane Candiotto, que também é coreógrafa da Cia de Dança da Universidade, e pelo acadêmico da sétima fase Yuri Pinheiro.

Os convidados trarão relatos sobre formação e experiências pessoais com atletas Olímpicos e Paralímpicos, e socializarão expectativas desportivas diante deste cenário de crise pandêmica, considerando as dificuldades encontradas e as novas perspectivas. “Neste momento de pandemia, o diálogo sobre o que nos move como professores, treinadores e preparadores físicos é uma das formas de levar conhecimento de forma virtual aos acadêmicos do curso e toda comunidade da Unesc. É uma oportunidade que estamos tendo de trocar experiência com outros profissionais, que também atuam na área que nós do curso de Educação Física”, destaca Viviane. 

Estarão presentes a treinadora e coordenadora técnica da GAF (Ginástica Artística Feminina) da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e da FRGS (Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul), Adriana Alves; a treinadora destaque de Ginástica Artística do Rio Grande do Sul, Luciana Motta de Araújo; o mestre em Movimento Humano e conselheiro do Cref/RS (Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul), Carlos Ernani de Macedo; o técnico de atletas brasileiros em cadeira de rodas nas Paralimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro, Eduardo De Vasconcelos Nunes; a Mestre em Ciência da Saúde e em Ciências Cirúrgicas e preparadora física de atletas paralímpicos de esgrima e natação, Cristiane da R. Vidor, e o coordenador técnico do tênis de mesa paralímpicos e professor da  Unesc, Alexandre Guisi.
 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de agosto de 2020 às 15:40
Compartilhar Comente

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres
Unesc, Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura assinaram convênio nesta segunda-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre a Unesc, o Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura de Passo de Torres levará esporte, educação e cidadania às crianças do município Sul Catarinense. A assinatura do convênio “Projeto Tigrinhos: aqui nasce um sonho” foi realizada em encontro na tarde desta segunda-feira (1º/4), na Universidade.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, representou a Unesc durante o encontro e destacou o impacto do projeto nas comunidades. “É uma bela iniciativa, com foco no esporte, na disciplina e na educação. Percebemos o avanço e as conquistas positivas na vida dos participantes”, destacou.

O prefeito de Passo de Torres, Jonas Gomes de Souza, avaliou a parceria como uma conquista para o município e ressaltou os trabalhos da Universidade no Sul Catarinense. “Para nossa realidade, o Projeto contribuirá de forma positiva. A imagem da Unesc e do Criciúma trarão um novo estímulo aos nosso profissionais e cidadãos. Será uma oportunidade de grande importância para a promoção da cidadania”, frisou.

Avanços importantes

Em 2018, o Tigrinhos passou por mudanças. Segundo o coordenador do Projeto na Unesc, Bruno Colombo, os novos municípios participantes já poderão perceber o foco na qualidade e na estrutura da iniciativa. “As mudanças possibilitam parcerias estratégicas para avançarmos com o projeto. O esporte faz parte do nosso cotidiano e vamos continuar utilizando-o como ferramenta de formação social”, explicou.

Também estiveram presentes o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, Joel Modesto Casagrande, e o secretário de esportes de Passo de Torres, Alan Constante.

A parceria

O convênio, assinado por lideranças das instituições participantes, garante a disponibilidade de monitores, estrutura e transporte por parte do município. A Unesc contribuiu com professores, organização de centros de treinamentos e as metodologias de treinos. O Criciúma será responsável por disponibilizar o material para treinos, jogos, supervisionar o Projeto e organizar eventos.

O Tigrinhos já atende 17 municípios. Em Passo de Torres, a iniciativa já é aguardada por 80 crianças de 10 a 14 anos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de abril de 2019 às 17:24
Compartilhar Comente

Atletas concluem oitavo Desafio 24 horas de Natação Unesc

Com 270 quilômetros de prova, encerrou na manhã deste domingo (25/11) o oitavo Desafio 24 horas de Natação da Unesc. A competição teve início às 9 horas da manhã de sábado (24/11) e reuniu 40 atletas na piscina do Complexo Esportivo da Unesc.  Ao longo das 24 horas de prova, nadadores profissionais e amadores de toda a região que integraram as quatro equipes inscritas se revezaram na piscina. Os 12 integrantes das equipes foram divididos nas categorias A, até 30 anos, B, até 50 anos e C, acima de 50 anos, feminino e masculino. A prova de resistência teve como primeira colocada a equipe do Grêmio Fronteira, com 62.575 metros, seguida pela equipe Acquamix/Nadolu, com 58.350 metros, Unesc Educação Física, com 48.425 metros, e Unesc Projeto Travessia, com 38.425 metros. 

O Desafio 24 horas de Natação é uma atividade do Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados, que inclui professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc e realiza também atividades com idosos, adultos e crianças, como os projetos Lazer Ativo, Golfinhos, Tartaruga, Travessias, Pro-água e ainda o Educação Física Open de Natação. O coordenador do projeto, Luciano Acordi, salienta que o Desafio de Natação foi novamente um sucesso, com participação dos acadêmicos e nadadores da comunidade, que abrilhantaram o evento. “Foi um grande evento, com participação de nadadores e também alunos da casa participando. A cada ano ganhamos mais corpo e, o que é mais importante, fomentando a saúde, o esporte e a humanização gerada pela prática do exercício”, destacou o coordenador do projeto. Para ele esse é o resultado de todo investimento que o curso de Educação Física e a Unesc têm feito pela prática. 

Cerca de 40 alunos do curso de Educação Física e professores também se revezaram na organização, apoio e fiscalização da prova ao longo do sábado e domingo. A prova foi idealizada por alunos que nadavam à noite na piscina da Unesc e deram o start para a primeira maratona. "Tudo começou em 2002, num projeto chamado Humanização, que n época oferecia aulas de natação para os colaboradores, da Unesc, isso em 2002", explica o professor Luciano. Ao longo do tempo a competição foi ganhando adeptos e hoje conta com a participação de nadadores de diversas academias, clubes e até do Corpo de Bombeiros. O evento contou com o patrocínio da Água Mineral Cassetari, DCE da Unesc, Ducks Restaurante, Castelo Esporte, Doce Pão, Lohn Bier, Cebola Automóveis, The Point Restaurante e Lanchonete e 3LR.

Resultados:

Categoria A - até 30 anos

Masculino:

1º Alessandro Oliveira - 6.025 m
2º Carlos Possamai - 5.875 m
3º Alysson Barbosa - 5.825 m

Feminino:

1º Inês Pereira 6.225 m
2º Misleine de Souza 4.525 m
3º Janaina Motta 4.350 m

Categoria B - até 50 anos

Masculino

1º Mauricio Soares 7.325 m
2º Sérgio Pereira 7.300 m
3º Luciano Acordi 6.600 m

Feminino

1º Juliana Maragno 5.700 m
2º Tairine da Luz 3.575 m

Categoria C - Acima de 50 anos

Masculino

1º Luciano Sulino 3.475 m
2º Ubirajara Rigotti 2.300 m
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:31
Compartilhar Comente

Desafio 24 Horas de Natação movimenta a Unesc neste fim de semana

Desafio 24 Horas de Natação movimenta a Unesc neste fim de semana
Participantes nadarão durante 24 horas ininterruptas em revezamento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Nadadores profissionais e amadores do Sul do Estado se encontrarão na Unesc para superar seus limites. Neste final de semana (24 e 25/11), a Universidade realiza o 8º Desafio 24 Horas de Natação, das 9h30 de sábado às 10 horas de domingo. A disputa ocorrerá na piscina do Complexo Esportivo.

Na competição, os participantes deverão nadar a maior metragem durante 24 horas ininterruptas em forma de revezamento. “O desafio tem o propósito de promover a natação, motivando as pessoas a superarem seus próprios limites”, explica a integrante da comissão organizadora, Julia Medeiros.

As equipes, com 12 participantes, femininas e masculinas serão divididas por idade, sendo categorias de 16 a 30 anos, de 31 a 50 anos e a partir de 51 anos.

Inscrições

A competição poderá ter até 48 participantes. As inscrições encerram nesta sexta-feira (23/11). Para participar, o interessado deve entrar em contato com a organização pelo telefone (48) 99860-6303, ou pelo e-mail gpeaunesc@gmail.com.

A competição é promovida pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) e pelo curso de Educação Física da Unesc. Em paralelo ao evento, serão arrecadados alimentos não perecíveis que posteriormente serão destinados ao Bairro da Juventude.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de novembro de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente

Abertura da Sipat promove integração e qualidade de vida

Abertura da Sipat promove integração e qualidade de vida
Evento contou com palestra, apresentação do Coral Unesc e dinâmica de ginástica laboral (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) iniciou suas atividades nesta terça-feira (11/9), com integração e uma conversa sobre qualidade de vida, foco e motivação no âmbito de trabalho. A palestra foi ministrada pelo consultor Ari Azambuja e reuniu os colaboradores no Auditório Ruy Hülse.

A Pró-Reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, deu destaque as atividades integrativas e falou sobre a importância da saúde para a qualidade de vida. “Ser saudável vai muito além de fazer exames ou visitar o médico. Ser saudável é viver bem. Para ter qualidade de vida no ambiente de trabalho, precisamos de um esforço em conjunto, onde todos se ajudem e olhem pelo próximo. Devemos contribuir para que nossa Universidade tenha um espaço seguro e agradável para todos colaboradores que cuidam de nossa Instituição”, ressaltou Indianara.

Além da palestra de Azambuja, a abertura do evento contou com a apresentação do Coral Unesc e com uma dinâmica de ginástica laboral, realizada pelo profissional de Educação Física do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc Dafferson da Silva Borba.

Voz do colaborador


No início do ano, durante o planejamento das atividades, os organizadores ouviram os funcionários da Universidade e selecionaram ideias de interesse dos participantes. “Quando questionamos os colaboradores os três itens mais solicitados foram os minicursos, as palestras e as atividades complementares, como orientação nutricional, dicas de autocuidado com a imagem e exposições de melhorias no campus”, explicou o presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) Marlon Zilli.

Cultura de paz

Nesta 12ª edição, a confraternização vai contar com um novo formato, deixando de lado a competitividade e focando na cultura de paz. “Queremos promover algo diferente. Vamos trabalhar com os pilares da integração, da união e da cultura de paz”, frisou Marlon.

Cronograma

Nos dias 12 e 13 ocorrerão os minicursos. Já no dia 14, ocorre o encerramento da Sipat, com a palestra "A importância da vitamina D para o trabalhador", com médico nutrólogo, Vitor Benincá, egresso da Unesc.

A Sipat


O evento tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores da instituição sobre a importância da segurança no local de trabalho, evitando acidentes, e promover ações de saúde e qualidade de vida entre os colaboradores. “A Sipat é um momento de alegria, conhecimento e integração. Confiamos que os valores obtidos aqui não serão esquecidos e vão contribuir com o dia a dia do funcionário tanto na Unesc quanto em casa”, afirmou a Médica do Trabalho do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Unesc), Mariana de Oliveira Presado Macarini de Souza.

A 12ª Sipat conta com o patrocínio da Universitário Auto Clean, Blend Bryggeri, The Nose Mustache, Odontologia Unesc, Esthetiq Consultoria em Beleza, Instituto de Idiomas da Unesc, Posto Pellegrin III, Família Rosso Restaurante, Pizzarella, Studio Léo Marquez, Viaggitur Viagens e Turismo e Loja Dedal de Ouro, do Shopping Della. O evento é organizado em parceria com DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Unesc, Bera D'Agua Confecções, Supermercados Lisandra e Giro Impressão Digital.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 11 de setembro de 2018 às 18:15
Compartilhar Comente