Educação Física - Licenciatura

Aluna e atleta Unesc, Kathiê Goulart Librelato disputa a semifinal do campeonato Pan-americano Universitário 2020

Aluna e atleta Unesc, Kathiê Goulart Librelato disputa a semifinal do campeonato Pan-americano Universitário 2020
Enxadrista representa a equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc/Librelato (Foto: Divulgação) Mais imagens

A dedicação da enxadrista içarense e acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc, Kathiê Goulart Librelato, a colocou mais uma vez em destaque. A atleta disputa na noite desta terça-feira (29/9), às 20 horas, a semifinal do FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) American Chess, o campeonato Pan-americano Universitário 2020.

A adversária de Kathiê será Elizabeth Toro Castañeda, da Colômbia. A decisão será logo na sequência, contra a cubana Rachel Palmero Martínez ou a brasileira Julia Alboredo. Vai ser possível assistir e torcer pela enxadrista, que leva o nome da Unesc para as maiores competições do mundo. A transmissão será no Facebook e no YouTube da FISU. Clique em um dos links para assistir.

Diante do desafio, Kathiê espera bons resultados, e se preparou com empenho para o momento. Ela também está classificada para a competição mundial. "Estou feliz de ter chego até a semi e agora é dar o máximo pra estar na final. Esta semana teremos ainda o evento por equipes, onde também representarei o Brasil, e no final de outubro o 2020 FISU World University Championship Mind Sports online, competições em que espero dar meu melhor e bem representar todos os apoiadores, destaca.

Depois de passar pela classificatória com 10 pontos em 14 disputados, a içarense venceu no domingo (27/9) a partida contra a colombiana Angella Cristina Ocampo Betancur por 3x0. Enxadrista representa a equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc/Librelato


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 18:10
Compartilhar Comente

Aluna da Unesc receberá o prêmio Destaques Universitários de 2019

Aluna da Unesc receberá o prêmio Destaques Universitários de 2019
Evento seria realizado em março, em Brasília, e foi adiado devido a pandemia (Foto: Divulgação) Mais imagens

A enxadrista içarense e acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc, Kathiê Goulart Librelato, receberá o prêmio Melhores do Ano no dia 20 de setembro. Ela foi escolhida pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) como um dos Destaques Universitários de 2019, e o evento foi adiado devido a pandemia. A entrega estava marcada para março, em Brasília, e será virtual. Esta é a segunda indicação consecutiva da atleta. 

Para a enxadrista, a indicação é fruto dos esforços em equipe. "Estou muito feliz por mais uma vez poder estar participando do evento, que valoriza tanto o esporte universitário. Em 2019 tive a alegria de conquistar o bicampeonato dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) e espero poder seguir crescendo no meio. Muito obrigada aos apoiadores que tornam essa caminhada possível", destacou a atleta.

Kathiê Goulart Librelato é bolsista de esporte rendimento do curso de Educação Física - Bacharelado e atleta da equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc /Librelato. Além de participar do evento, a içarense também está concorrendo ao troféu Craque da Galera, que segue por votação popular até o dia 18 de setembro. Para votar basta acessar www.cbdu.org.br/side/craque-da-galera-mda-2020. 

Um grande ano em 2019

  • Campeã dos Jogos Universitários Brasileiros – Brasília/DF.
  • Vice-campeã da Final do 58º Campeonato Brasileiro Feminino – Rio de Janeiro/RJ.
  • Campeã Feminina do 1º Niterói Chess Open – Niterói/RJ.
  • Campeã Feminina do 5º Open Master SESC Caiobá – Caiobá/PR.
  • Campeã Feminina do 7º Aberto do Brasil Taça Cidade de Teresina – Teresina/PI.
  • Campeã Feminina do 5º Internacional de Xadrez de Concórdia – Concórdia/SC.
  • Campeã Feminina do Aberto do Brasil FBX TERRAVIVA – Brasília/DF.
  • Duas medalhas de ouro (xadrez pensado e blitz) e uma de prata (xadrez rápido) nos 59º Jogos Abertos de Santa Catarina – Timbó/SC.
  • Vice-campeã dos Jogos Universitários Catarinenses – Joinville/SC.
  • Campeã geral da 1ª Copa META de Xadrez – Orleans/SC.
  • Campeã da 1ª Etapa do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido – Criciúma/SC.
  • Campeã da 2ª Etapa do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido – Criciúma/SC.
  • Campeã da 3ª Etapa do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido – Criciúma/SC.
  • Vice-campeã da 4ª Etapa do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido – Criciúma/SC.Campeã geral da Divisão Principal do 7º Circuito ACX-Içara de Xadrez Rápido: Taça Nações Shopping 2019 – Criciúma/SC.


Em 2018, a atleta também teve grande destaque conquistando competições como o Campeonato Estadual e os Jogos Universitários Brasileiros, além da prata individual e bronze por equipes no Mundial Universitário.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2020 às 16:18
Compartilhar Comente

Estudante da Unesc participará da Volta Internacional da Pampulha

Estudante da Unesc participará da Volta Internacional da Pampulha
Karen viaja neste sábado (7/12) e disputa a prova no domingo (8/12) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A estudante de Educação Física – Bacharelado Karen Bortolin Salvan fez do esporte sua vida. A dedicação, somada ao conhecimento obtido na graduação, consolidará mais um objetivo de vida da atleta: no próximo domingo (8/12) ela participará da Volta Internacional da Pampulha, em Minas Gerais.

Na competição, que chega a sua 21ª edição, Karen correrá 18 quilômetros. A distância será completada junto ao grupo de corrida de Treze de Maio, seus companheiros há mais de dois anos. “Participar destes momentos vai além da prática de esporte. É qualidade de vida, aprender valores, fazer amigos e aprender com o próximo. Sou a mais nova na equipe, que conta com atletas de 79 e 76 anos e compartilham muita sabedoria e nos inspiram”, afirma a corredora.

Com o mesmo grupo de corrida, a estudante participou da São Silvestre em 2017. De lá para cá sua rotina se dividiu entre a profissão de professora e seus treinos de corrida e ciclismo. Diariamente são de 10 a 15 quilômetros, intercalando a preparação com grupo e sozinha.

A dedicação, com foco em grandes competições, veio rendendo frutos no caminho. São sete troféus, mais de 30 medalhas conquistadas e muita paixão pelas suas escolhas. “Ela é assim, disciplinada, focada e persistente. Não desiste nunca, seja por lesões ou pelos seus compromissos diários. Nenhum obstáculo é grande o suficiente”, conta a irmã de Karen, Keli Salvan, egressa do curso de Artes Visuais da Unesc. 


Um exemplo à próxima geração


Junto à corrida, o dia a dia de Karen é compartilhado com sua profissão. Ela é professora de Educação Física na rede estadual de ensino, escolas dos municípios de Pedras Grandes, na região de Azambuja, e Sangão. Com o esporte tendo lugar garantido na vida da atleta, ela não deixa de passar este amor aos seus estudantes das series iniciais. “Faz parte de mim. Fé, persistência, foco. São valores que tento compartilhar com eles. Muitos me acompanham, incentivam nas redes sociais e conversamos sobre o esporte. O carinho que recebe tento devolver como estimulo e conhecimento do quanto o esporte é importante para a vida deles”, afirma a atleta.

Além de se preparam para a Volta Internacional da Pampulha e dar aulas, Karen se desafiou mais uma vez. O Bacharelado é sua segunda graduação. Ela já é formada pelo curso de Educação Física – Licenciatura da Unesc.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de dezembro de 2019 às 17:50
Compartilhar Comente

É hora de decisão no Campeonato Intercursos de Futsal da Unesc

É hora de decisão no Campeonato Intercursos de Futsal da Unesc
Final está marcada para às 13 horas, no Ginásio José Antônio Carrilho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O momento é de decisão no Campeonato Intercursos de Futsal da Unesc. Na categoria feminina a grande decisão será jogada neste sábado (9/11), em partida entre a Associação Atlética Acadêmica de Educação Física Brutamontes e Chutásus (Programa de Residência Multiprofissional). A final está marcada para às 13 horas, no Ginásio José Antônio Carrilho.

Já na categoria masculina, a quarta-feira (6/11) foi marcada pela primeira partida válida pelas quartas de final. No Ginásio José Antônio Carrilho, os Colaboradores saíram vitoriosos diante da FDP (Fora de Prumo - Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Civil Alexandre Vargas). O placar foi 4 a 3.

A continuidade da competição ocorre na segunda-feira (11/11), às 21:30, também no Ginásio José Antônio Carrilho. A partida será jogada entre a Associação Atlética Acadêmica de Educação Física Brutamontes (Licenciatura) e AAAMON (Associação Atlética Acadêmica de Medicina Ouro Negro).

Já classificadas, as equipes Colaboradores e Caixa Forte (Associação Atlética Acadêmica de Contábeis Luca Pacioli) disputam uma vaga na final no dia 23 de novembro. Para a outra semifinal, a PDC (Associação Atlética Acadêmica Joaquim Nabuco), do Direito, aguarda a partida entre Brutamontes e AAAMON.

Os jogos são abertos ao público. Logo após a decisão da categoria feminina ocorrerá a premiação, com troféus e medalhas para os vencedores e troféus para artilharia e defesa menos vazada. A competição é organizada pelo Setor de Esportes.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de novembro de 2019 às 14:16
Compartilhar Comente

Acadêmica da Unesc jogará basquete nos Estados Unidos

Acadêmica da Unesc jogará basquete nos Estados Unidos
Atleta recebeu o convite em agosto de 2019 (Foto: divulgação) Mais imagens

A estudante da segunda fase de Educação Física Mariana Zanelatto, de 20 anos, foi convocada para jogar basquete nos Estados Unidos. Ela atuará pelo Eastern Wyoming College, conciliando o esporte e os estudos na instituição. A acadêmica se destacou atuando pela da FME (Fundação Municipal de Esportes) de Criciúma.

Mariana, que iniciou no basquete aos 10 anos, recebeu o convite em agosto de 2019. “Estou muito feliz com mais essa conquista e de poder estar voltando a jogar o basquete americano. Foi uma surpresa para mim e minha família, tudo aconteceu muito rápido. Só tenho que agradecer a Deus e a todo meu time e, principalmente, a minha técnica Luana, que sempre estiveram torcendo por mim. Com certeza não será nada fácil, mas eu darei o máximo para conquistar o meu lugar”, afirma.

A técnica da FME, Luana Scaini Minotto, é professora do curso na Universidade e fez questão de exaltar o potencial da criciumense. “Conseguir uma bolsa dessa com certeza é para os melhores. Tenho certeza que vai nos representar muito bem e desejamos que ela venha a ter uma boa temporada e cresça ainda mais”.

Esta não será a primeira vez que Mariana jogará nos EUA. Aos 17 anos a jogadora de basquete foi chamada para atuar na High School Wasatch Academy.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de setembro de 2019 às 17:34
Compartilhar Comente