Educação Física - Licenciatura

Handebol masculino da Unesc é vice-campeão dos JUC´s

Handebol masculino da Unesc é vice-campeão dos JUC´s
Partidas ocorreram entre 5 e 9 de julho (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos e atletas do handebol masculino da Unesc, conquistaram o vice-campeonato nos JUC´s (Jogos Universitários Catarinenses). As disputas ocorreram entre 5 e 9 de julho em Joinville. Além da medalha de prata, a equipe da Universidade se destacou com o atleta Pedro Paulo Alves, artilheiro da competição com 40 gols.

O time tem o comando do técnico Martinho Mrotskoski, professor do curso de Educação Física.

A campanha dos representantes da Unesc no handebol masculino iniciou com a vitória de 38 a 22 sobre o time da Udesc, seguiu com um 26 a 11 em cima da Uniplac e um 44 a 29 sobre o time da UFSC. Na final, a Unesc perdeu de 21 a 28 para a Univalli.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2019 às 11:34
Compartilhar Comente

Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas

Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas
Grupo de Mobilidade Reduzida dialogou com o paratleta Jeferson Francisco (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O esporte para integrar, divertir e contribuir com a reabilitação de lesões neurológicas e pós amputação. Assim foi a tarde desta quarta-feira (22/5) no Grupo de Mobilidade Reduzida para Amputados da Unesc. Em uma conversa com o paratleta de handebol e estudante de Educação Física da Universidade, Jeferson Francisco, eles trocaram experiências e foram estimulados a qualificar a rotina com atividade física.

As ações da tarde, idealizadas pelo fisioterapeuta do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Rodrigo Serafim Zanette, foram divididas em dois períodos: um bate-papo e uma visita ao Ginásio do Colégio Unesc para praticar basquete sobre uma cadeira de rodas. Segundo a psicóloga e organizadora do Grupo, Suzamara Vieira, os momentos lúdicos, com espaços para diálogos, e o clima descontraído são fundamentais para a evolução na recuperação.

“Os encontros, a cada 15 dias, contam com propostas terapêuticas, que auxiliam na superação do luto e ajudam os pacientes a se redescobrirem. Eles também encontram aqui um local para serem ouvidos e receberem um direcionamento, social e pessoal”, explica a psicóloga.

O grupo também recebe os conhecimentos da fisioterapeuta, Gislaine Innocente Savaris, que ministra as atividades em conjunto com Suzamara. O encontro desta quarta-feira também contou com a presença do representante da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), Claudio Pacheco. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de maio de 2019 às 14:28
Compartilhar Comente

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres
Unesc, Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura assinaram convênio nesta segunda-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre a Unesc, o Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura de Passo de Torres levará esporte, educação e cidadania às crianças do município Sul Catarinense. A assinatura do convênio “Projeto Tigrinhos: aqui nasce um sonho” foi realizada em encontro na tarde desta segunda-feira (1º/4), na Universidade.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, representou a Unesc durante o encontro e destacou o impacto do projeto nas comunidades. “É uma bela iniciativa, com foco no esporte, na disciplina e na educação. Percebemos o avanço e as conquistas positivas na vida dos participantes”, destacou.

O prefeito de Passo de Torres, Jonas Gomes de Souza, avaliou a parceria como uma conquista para o município e ressaltou os trabalhos da Universidade no Sul Catarinense. “Para nossa realidade, o Projeto contribuirá de forma positiva. A imagem da Unesc e do Criciúma trarão um novo estímulo aos nosso profissionais e cidadãos. Será uma oportunidade de grande importância para a promoção da cidadania”, frisou.

Avanços importantes

Em 2018, o Tigrinhos passou por mudanças. Segundo o coordenador do Projeto na Unesc, Bruno Colombo, os novos municípios participantes já poderão perceber o foco na qualidade e na estrutura da iniciativa. “As mudanças possibilitam parcerias estratégicas para avançarmos com o projeto. O esporte faz parte do nosso cotidiano e vamos continuar utilizando-o como ferramenta de formação social”, explicou.

Também estiveram presentes o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, Joel Modesto Casagrande, e o secretário de esportes de Passo de Torres, Alan Constante.

A parceria

O convênio, assinado por lideranças das instituições participantes, garante a disponibilidade de monitores, estrutura e transporte por parte do município. A Unesc contribuiu com professores, organização de centros de treinamentos e as metodologias de treinos. O Criciúma será responsável por disponibilizar o material para treinos, jogos, supervisionar o Projeto e organizar eventos.

O Tigrinhos já atende 17 municípios. Em Passo de Torres, a iniciativa já é aguardada por 80 crianças de 10 a 14 anos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de abril de 2019 às 17:24
Compartilhar Comente

Desafio 24 Horas de Natação movimenta a Unesc neste fim de semana

Desafio 24 Horas de Natação movimenta a Unesc neste fim de semana
Participantes nadarão durante 24 horas ininterruptas em revezamento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Nadadores profissionais e amadores do Sul do Estado se encontrarão na Unesc para superar seus limites. Neste final de semana (24 e 25/11), a Universidade realiza o 8º Desafio 24 Horas de Natação, das 9h30 de sábado às 10 horas de domingo. A disputa ocorrerá na piscina do Complexo Esportivo.

Na competição, os participantes deverão nadar a maior metragem durante 24 horas ininterruptas em forma de revezamento. “O desafio tem o propósito de promover a natação, motivando as pessoas a superarem seus próprios limites”, explica a integrante da comissão organizadora, Julia Medeiros.

As equipes, com 12 participantes, femininas e masculinas serão divididas por idade, sendo categorias de 16 a 30 anos, de 31 a 50 anos e a partir de 51 anos.

Inscrições

A competição poderá ter até 48 participantes. As inscrições encerram nesta sexta-feira (23/11). Para participar, o interessado deve entrar em contato com a organização pelo telefone (48) 99860-6303, ou pelo e-mail gpeaunesc@gmail.com.

A competição é promovida pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) e pelo curso de Educação Física da Unesc. Em paralelo ao evento, serão arrecadados alimentos não perecíveis que posteriormente serão destinados ao Bairro da Juventude.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de novembro de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente

Projeto Tiginhos realiza Clínica de Formação de Professores

Projeto Tiginhos realiza Clínica de Formação de Professores
Encontro reuniu 20 professores dos 17 municípios envolvidos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Sábado (27/10) foi dia de ampliar o conhecimento para professores do Projeto Tigrinhos. Um grupo formado por 20 professores dos 17 municípios envolvidos nas atividades do projeto, se reuniu para uma Clínica de Formação. A capacitação foi ministrada pelos professores das categorias de base do Criciúma Esporte Clube, Brenno Basso e Gustavo Teixeira. O encontro contou ainda com a participação dos jogadores da categoria Sub 11.

Conforme o coordenador do Projeto Tigrinhos na Unesc, Bruno Dandolini Colombo, as clínicas têm o objetivo de qualificar a formação dos professores do projeto com o intuito de estabelecer uma metodologia em comum na formação dos atletas dos municípios envolvidos. Hoje, o Tigrinhos conta com mais de 1.500 meninos e meninas.


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de outubro de 2018 às 09:25
Compartilhar Comente