Educação Física - Licenciatura

Estudantes de Educação Física – Licenciatura da Unesc transformam teoria em prática

Estudantes de Educação Física – Licenciatura da Unesc transformam teoria em prática
Momentos foram propostos no formato virtual, com a presença de egressos do curso (Imagens: ReproduçãoGoogleMeet) Mais imagens

Os estudantes de Educação Física – Licenciatura da Unesc transformaram o conhecimento obtido em sala de aula em prática, na atividade acadêmica Banca de Professores da Educação Básica. A dinâmica, realizada dentro das disciplinas de Estágios Supervisionados Obrigatórios, iniciou na última semana e se estende até quinta-feira (16/7).

Conforme o docente Bruno Dandolini Colombo, o objetivo é possibilitar que o acadêmico se reconheça enquanto professor de Educação Física e mediador do conhecimento, da cultura corporal e do movimento, por meio da inserção teórico-prática do trabalho escolar, considerando a formação científica, cultural, humana e ética desenvolvida ao longo do curso de Licenciatura.

Para a Banca, formada por professores convidados, que são egressos do curso, e da Instituição, os acadêmicos organizaram e apresentaram uma aula voltada à experiência da educação básica. Em conjunto, os professores avaliaram, tecendo considerações e sugestões.

Para o coordenador do curso, professor Joni Márcio de Farias, este momento tem grande significado. “Atividades acadêmicas como essa que aproximam a Universidade e a escola, estabelecendo laços entre acadêmicos e egressos, que hoje são professores consolidados. Essa troca de experiências é fundamental para uma formação sólida de nossos alunos”, frisou

Os materiais foram disponibilizados antecipadamente aos professores convidados. “É importante destacar que essas aulas foram elaboradas a partir de cenas pedagógicas que se embasavam na realidade escolar de estágios anteriores, já que com a pandemia as aulas de educação básica seguem suspensas”, frisou Colombo.

Estiveram como convidados os professores Jhenifer Almeida, Gustavo Amâncio Bonetti Menechel, Sirléia Silvano e Isabela Natal Milak. Ministram as disciplinas de estágio os docentes da Unesc Ana Lúcia Cardoso, Vidalcir Ortigara, Bruno Dandolini Colombo, Vânia Vitório e Samira Casagrande.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de julho de 2020 às 17:53
Compartilhar Comente

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação
Professora doutora Jaqueline Moll abordou assuntos relacionados aos desafios do ensino público (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

É a hora de dialogar sobre o presente e o futuro da educação, transformada e evidenciada pela pandemia de Covid – 19. Esta é a proposta dos CAs (Centros Acadêmicos) de Licenciaturas da Unesc, que nesta terça-feira (16/6) deram início à Semana Integrada de Educação. O momento foi conduzido professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, seguido de palestra concedida pela professora doutora Jaqueline Moll, com mediação do estudante Denis Moraes. 



A iniciativa dos estudantes tem relação com a aceleração de mudanças em questões educacionais, criando desacomodação por parte dos professores, que buscam se reinventar e se tornam cada vez mais mediadores do conhecimento, e o protagonismo por parte dos alunos, com um papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem. Estes fatos deram origem à temática da Jornada: Autonomia e protagonismo na educação.

Luciane, ao dar início ao evento, agradeceu a oportunidade de fazer parte deste momento e enalteceu a resiliência dos alunos da Universidade. “Vivemos tempos que nos convocam a refletir, e eles, em um momento tão intenso, foram de uma incrível capacidade de se reinventar e se reorganizarem, aproximando-se e promovendo esta importante oportunidade. As licenciaturas fazem parte de uma das quatro áreas de conhecimento trabalhadas na Universidade. Ao longo de anos, estes cursos vêm formando os professores de Criciúma e região, contribuindo com a educação básica no Sul de Santa Catarina”, enfatizou.

É necessário mudar realidades

Desigualdade, acessibilidade, contexto histórico e má gestão. Estes foram alguns dos desafios apontados por Jaqueline. Abordando a educação básica nacional, a professora refletiu sobre a realidade do país, e fez um paralelo sobre agora e o futuro. “A sociedade brasileira tem um grande desafio. É necessário produzir políticas de inclusão social, repensar as práticas históricas de aprovação, trazer para o centro do currículo os sujeitos e suas reais potencialidades, redesenhar a agenda da educação básica e pensar as relações entre saberes acadêmicos e populares”, aponta.



Ainda no contexto, a professora deu ênfase a outros aspectos, como a crise sanitária; a educação integral, sob a perspectiva de Anísio Teixeira; o significado e a importância da escola pública e iniciativas que podem surgir dentro dela, e o sentido damos à educação.

Transmitido ao vivo pela Unesc TV, o primeiro dia alcançou mais de 1.500 visualizações. Para o evento, foram convidadas escolas e instituições de ensino de Criciúma e região. Os que desejam acompanhar o evento nas salas do Google Meet e ter todos os benefícios como os certificados de participação devem realizar uma inscrição prévia. Caso contrário, podem ser acompanhados no YouTube. Saiba mais clicando aqui.

O evento é vinculado à Proacad (Pró-reitoria Acadêmica) e aos cursos de licenciatura da Universidade.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de junho de 2020 às 21:19
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Segunda-feira marcada pela conquista

Segunda-feira marcada pela conquista
47 formandos receberam a outorga (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta segunda-feira (16/12) ficará marcada na memória dos 47 formandos que colaram grau especial em gabinete. A cerimônia ocorreu no palco do Auditório Ruy Hülse e contemplou dez cursos de graduação, entre Licenciaturas e Bacharelados.

Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

A outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc
Palestra nesta quinta-feira será aberta ao público (15/8) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc receberá Marcos Petry, youtuber e especialista em autismo reconhecido nacionalmente. O evento, organizado pelos Centros Acadêmicos de Licenciaturas, ocorre nesta quinta-feira (15/8), às 19h30, no Auditório Ruy Hulse. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Com a temática “Autismo e os gatilhos de superação”, Petry vai abordar reflexões de seus estudos e experiências pessoais, contando como foi a descoberta do autismo em sua vida e sua trajetória de estudos e profissional.

Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Denis Vieira Morais, o evento tem o objetivo de transformar a visão sobre o potencial dos autistas e quebrar paradigmas na sociedade, também contribuindo para a experiência acadêmica na Universidade.

“Os estudantes de licenciatura encontram desafios na prática da profissão em momentos com crianças com necessidades especiais. A ideia é ter, por meio de um diálogo com o Marcos, um reforço e uma conscientização de que é possível o educador estar preparado para conduzir situações da melhor maneira possível, vendo o autismo com outros olhos”, explica Morais.

O evento será direcionado a profissionais, professores, alunos e familiares, abrangendo a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos da sociabilidade, interação com o meio onde vive e inclusão.

Marcos Petry

Graduado em Comunicação Institucional e pós-graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária pela UNIDAVI (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), Petry é pós-graduando em Transtorno do Espectro Autista pelo Instituto de Comportamento Infantil de Miami. O palestrante também domina quatro idiomas: Alemão, Inglês, Sueco e Espanhol. Seu canal no You Tube conta com mais de 100 mil assinantes e mais de um milhão e oitocentas mil visualizações. Clique aqui para conhecer o Diário de um Autista.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de agosto de 2019 às 14:50
Compartilhar Comente