Educação Física - Licenciatura

Bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional evidenciam suas contribuições para o novo Ensino Médio

Bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional evidenciam suas contribuições para o novo Ensino Médio
Proposta engajou mais de 250 estudantes da Unesc e da Unibave ao longo do ano 2020 (Fotos: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Ideias originais, inovadoras e referenciadas socialmente marcaram o 10º Seminário Regional do Proesd (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional). Este foi o último encontro de 2020, e os mais de 250 bolsistas da Unesc e da Unibave compartilharam, de forma online, seus projetos com o tema “Planejamento Integrado das Áreas de Conhecimento para o Novo Ensino Médio”. 

Em um ano repleto de desafios, diante da pandemia, os acadêmicos das duas instituições avançaram na formação universitária, também construindo soluções para qualificar o ensino de base. O Programa concede bolsas para estudantes matriculados em cursos de Licenciatura. Como retorno, os bolsistas se dedicam a qualificar ou solucionar uma demanda social, enquanto cumprem as horas obrigatórias e tem contato com a iniciação científica.

Para a coordenadora do Proesd na Unesc, Bruna Carolini de Bona, os alunos evidenciaram a qualidade humana e pedagógica do Programa. “Num conjunto de experiências, os acadêmicos puderam partilhar o acúmulo de estudos e reflexões desenvolvidos no ano de 2020 a partir de três grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Qualidade acadêmica e pedagógica marcaram as apresentações. ”, destacou.

A socialização dos trabalhos foi transmitida pela Unesc TV, com participação de representantes das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) de Araranguá e Criciúma, professores e gestores da rede pública de ensino, além de coordenadores e docentes dos cursos de Licenciatura da Unesc e Unibave. 

Além de Bruna, durante o semestre os bolsistas foram orientados pela professora do Programa na Unesc, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, e pela coordenadora da iniciativa na Unibave, Luiza Liene Bressan.

Tradicionalmente, há um evento estadual para a socialização dos projetos no início do ano. Por conta da pandemia, a expectativa é que o Seminário venha a ser realizado online em fevereiro. “Agradecemos imensamente o apoio e recursos da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina. Torcemos para que possamos dar continuidade nesse importante Programa no ano de 2021. Estendemos a nossa gratidão àqueles que contribuem significativamente para que o Proesde se mantenha vivo e se fortaleça a cada novo ano”, completou a coordenadora.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de dezembro de 2020 às 19:31
Compartilhar Comente

Alunos do curso e Educação Física evidenciam aprendizados em contato com a comunidade

Alunos do curso e Educação Física evidenciam aprendizados em contato com a comunidade
Banca foi formada por professores da educação básica da região (Fotos: GoogleMeet) Mais imagens

As conexões entre teoria e prática dão vida ao ensino na Unesc. No curso de Educação Física da Universidade esta soma vai muito além de uma dinâmica educacional, concretizando momentos de crescimento pessoal e profissional para os estudantes e aproximando-os da comunidade.

Na última semana, entre 17 e 21 de novembro, os acadêmicos de Licenciatura apresentaram o planejamento das aulas elaborados nos estágios. A banca foi formada por professores da educação básica da região.

Conforme coordenador adjunto e docente do curso, Bruno Colombo, o objetivo foi aproximar a escola de educação básica, que se configura como campo de atuação profissional dos acadêmicos, da Universidade. “No sentido de qualificar o planejamento de ensino nos níveis da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.  Foi um momento rico que possibilitou uma troca de experiências”, explicou.

Estiveram envolvidos na atividade acadêmico-pedagógica os professores e professoras Bruna Carolina de Bona, Mainara Cascaes, Joaquim Motta, Gustavo Meneghel, Grasiela de Souza Mendes, Jhenifer Almeida, Viviane Ribeiro Pereira, Sirleia Silvano, Renam da Silva Vitorio, Isabela Natal Milack, Ingrid da Rosa Goularte, Sérgio de Oliveira Junior e Guilherme Neves.

Docentes da Universidade, estiveram envolvidos Ana Lúcia Cardoso, Colombo, Vania Vitório e Vidalcir Ortigara.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2020 às 16:32
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física da Unesc promove evento virtual com a presença de importantes nomes do esporte de alto rendimento

Curso de Educação Física da Unesc promove evento virtual com a presença de importantes nomes do esporte de alto rendimento
Evento ocorre nesta sexta feira (7/8), às 9 horas, com transmissão ao vivo em Youtube.com/UnescTv Mais imagens

O mundo do esporte de alto rendimento tem uma grande valor em potencial para o aprendizado, e estará em pauta no webinar "Formação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos: diálogo de treinadores e preparadores físicos". A proposta do curso de Educação Física da Unesc é fortalecer a formação profissional de seus acadêmicos por meio do diálogo com especialistas vinculados ao nível mais alto de preparação e rendimento físico e mental. 

O evento ocorre nesta sexta feira (7/8), às 9 horas, com transmissão ao vivo em Youtube.com/UnescTv. A oportunidade será mediada pela professora Viviane Candiotto, que também é coreógrafa da Cia de Dança da Universidade, e pelo acadêmico da sétima fase Yuri Pinheiro.

Os convidados trarão relatos sobre formação e experiências pessoais com atletas Olímpicos e Paralímpicos, e socializarão expectativas desportivas diante deste cenário de crise pandêmica, considerando as dificuldades encontradas e as novas perspectivas. “Neste momento de pandemia, o diálogo sobre o que nos move como professores, treinadores e preparadores físicos é uma das formas de levar conhecimento de forma virtual aos acadêmicos do curso e toda comunidade da Unesc. É uma oportunidade que estamos tendo de trocar experiência com outros profissionais, que também atuam na área que nós do curso de Educação Física”, destaca Viviane. 

Estarão presentes a treinadora e coordenadora técnica da GAF (Ginástica Artística Feminina) da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e da FRGS (Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul), Adriana Alves; a treinadora destaque de Ginástica Artística do Rio Grande do Sul, Luciana Motta de Araújo; o mestre em Movimento Humano e conselheiro do Cref/RS (Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul), Carlos Ernani de Macedo; o técnico de atletas brasileiros em cadeira de rodas nas Paralimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro, Eduardo De Vasconcelos Nunes; a Mestre em Ciência da Saúde e em Ciências Cirúrgicas e preparadora física de atletas paralímpicos de esgrima e natação, Cristiane da R. Vidor, e o coordenador técnico do tênis de mesa paralímpicos e professor da  Unesc, Alexandre Guisi.
 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de agosto de 2020 às 15:40
Compartilhar Comente

Estudantes de Educação Física – Licenciatura da Unesc transformam teoria em prática

Estudantes de Educação Física – Licenciatura da Unesc transformam teoria em prática
Momentos foram propostos no formato virtual, com a presença de egressos do curso (Imagens: ReproduçãoGoogleMeet) Mais imagens

Os estudantes de Educação Física – Licenciatura da Unesc transformaram o conhecimento obtido em sala de aula em prática, na atividade acadêmica Banca de Professores da Educação Básica. A dinâmica, realizada dentro das disciplinas de Estágios Supervisionados Obrigatórios, iniciou na última semana e se estende até quinta-feira (16/7).

Conforme o docente Bruno Dandolini Colombo, o objetivo é possibilitar que o acadêmico se reconheça enquanto professor de Educação Física e mediador do conhecimento, da cultura corporal e do movimento, por meio da inserção teórico-prática do trabalho escolar, considerando a formação científica, cultural, humana e ética desenvolvida ao longo do curso de Licenciatura.

Para a Banca, formada por professores convidados, que são egressos do curso, e da Instituição, os acadêmicos organizaram e apresentaram uma aula voltada à experiência da educação básica. Em conjunto, os professores avaliaram, tecendo considerações e sugestões.

Para o coordenador do curso, professor Joni Márcio de Farias, este momento tem grande significado. “Atividades acadêmicas como essa que aproximam a Universidade e a escola, estabelecendo laços entre acadêmicos e egressos, que hoje são professores consolidados. Essa troca de experiências é fundamental para uma formação sólida de nossos alunos”, frisou

Os materiais foram disponibilizados antecipadamente aos professores convidados. “É importante destacar que essas aulas foram elaboradas a partir de cenas pedagógicas que se embasavam na realidade escolar de estágios anteriores, já que com a pandemia as aulas de educação básica seguem suspensas”, frisou Colombo.

Estiveram como convidados os professores Jhenifer Almeida, Gustavo Amâncio Bonetti Menechel, Sirléia Silvano e Isabela Natal Milak. Ministram as disciplinas de estágio os docentes da Unesc Ana Lúcia Cardoso, Vidalcir Ortigara, Bruno Dandolini Colombo, Vânia Vitório e Samira Casagrande.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de julho de 2020 às 17:53
Compartilhar Comente

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação
Professora doutora Jaqueline Moll abordou assuntos relacionados aos desafios do ensino público (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

É a hora de dialogar sobre o presente e o futuro da educação, transformada e evidenciada pela pandemia de Covid – 19. Esta é a proposta dos CAs (Centros Acadêmicos) de Licenciaturas da Unesc, que nesta terça-feira (16/6) deram início à Semana Integrada de Educação. O momento foi conduzido professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, seguido de palestra concedida pela professora doutora Jaqueline Moll, com mediação do estudante Denis Moraes. 



A iniciativa dos estudantes tem relação com a aceleração de mudanças em questões educacionais, criando desacomodação por parte dos professores, que buscam se reinventar e se tornam cada vez mais mediadores do conhecimento, e o protagonismo por parte dos alunos, com um papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem. Estes fatos deram origem à temática da Jornada: Autonomia e protagonismo na educação.

Luciane, ao dar início ao evento, agradeceu a oportunidade de fazer parte deste momento e enalteceu a resiliência dos alunos da Universidade. “Vivemos tempos que nos convocam a refletir, e eles, em um momento tão intenso, foram de uma incrível capacidade de se reinventar e se reorganizarem, aproximando-se e promovendo esta importante oportunidade. As licenciaturas fazem parte de uma das quatro áreas de conhecimento trabalhadas na Universidade. Ao longo de anos, estes cursos vêm formando os professores de Criciúma e região, contribuindo com a educação básica no Sul de Santa Catarina”, enfatizou.

É necessário mudar realidades

Desigualdade, acessibilidade, contexto histórico e má gestão. Estes foram alguns dos desafios apontados por Jaqueline. Abordando a educação básica nacional, a professora refletiu sobre a realidade do país, e fez um paralelo sobre agora e o futuro. “A sociedade brasileira tem um grande desafio. É necessário produzir políticas de inclusão social, repensar as práticas históricas de aprovação, trazer para o centro do currículo os sujeitos e suas reais potencialidades, redesenhar a agenda da educação básica e pensar as relações entre saberes acadêmicos e populares”, aponta.



Ainda no contexto, a professora deu ênfase a outros aspectos, como a crise sanitária; a educação integral, sob a perspectiva de Anísio Teixeira; o significado e a importância da escola pública e iniciativas que podem surgir dentro dela, e o sentido damos à educação.

Transmitido ao vivo pela Unesc TV, o primeiro dia alcançou mais de 1.500 visualizações. Para o evento, foram convidadas escolas e instituições de ensino de Criciúma e região. Os que desejam acompanhar o evento nas salas do Google Meet e ter todos os benefícios como os certificados de participação devem realizar uma inscrição prévia. Caso contrário, podem ser acompanhados no YouTube. Saiba mais clicando aqui.

O evento é vinculado à Proacad (Pró-reitoria Acadêmica) e aos cursos de licenciatura da Universidade.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de junho de 2020 às 21:19
Compartilhar Comente