Educação Física - Licenciatura

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Segunda-feira marcada pela conquista

Segunda-feira marcada pela conquista
47 formandos receberam a outorga (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta segunda-feira (16/12) ficará marcada na memória dos 47 formandos que colaram grau especial em gabinete. A cerimônia ocorreu no palco do Auditório Ruy Hülse e contemplou dez cursos de graduação, entre Licenciaturas e Bacharelados.

Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

A outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc
Palestra nesta quinta-feira será aberta ao público (15/8) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc receberá Marcos Petry, youtuber e especialista em autismo reconhecido nacionalmente. O evento, organizado pelos Centros Acadêmicos de Licenciaturas, ocorre nesta quinta-feira (15/8), às 19h30, no Auditório Ruy Hulse. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Com a temática “Autismo e os gatilhos de superação”, Petry vai abordar reflexões de seus estudos e experiências pessoais, contando como foi a descoberta do autismo em sua vida e sua trajetória de estudos e profissional.

Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Denis Vieira Morais, o evento tem o objetivo de transformar a visão sobre o potencial dos autistas e quebrar paradigmas na sociedade, também contribuindo para a experiência acadêmica na Universidade.

“Os estudantes de licenciatura encontram desafios na prática da profissão em momentos com crianças com necessidades especiais. A ideia é ter, por meio de um diálogo com o Marcos, um reforço e uma conscientização de que é possível o educador estar preparado para conduzir situações da melhor maneira possível, vendo o autismo com outros olhos”, explica Morais.

O evento será direcionado a profissionais, professores, alunos e familiares, abrangendo a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos da sociabilidade, interação com o meio onde vive e inclusão.

Marcos Petry

Graduado em Comunicação Institucional e pós-graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária pela UNIDAVI (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), Petry é pós-graduando em Transtorno do Espectro Autista pelo Instituto de Comportamento Infantil de Miami. O palestrante também domina quatro idiomas: Alemão, Inglês, Sueco e Espanhol. Seu canal no You Tube conta com mais de 100 mil assinantes e mais de um milhão e oitocentas mil visualizações. Clique aqui para conhecer o Diário de um Autista.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de agosto de 2019 às 14:50
Compartilhar Comente

Estudantes de Educação Física promovem aula especial para alunos da Escola de Educação Básica José do Patrocínio

Estudantes de Educação Física promovem aula especial para alunos da Escola de Educação Básica José do Patrocínio
Momento foi de compartilhar conhecimentos com a prática esportiva (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma noite especial de aprendizados na Universidade. Assim foi a experiência vivida por alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, de Siderópolis. Eles estiveram na Unesc nesta terça-feira (02/07), com acadêmicos da sexta fase do curso de Educação Física – Licenciatura.

No Complexo Esportivo da Universidade, o momento foi de compartilhar conhecimentos com a prática esportiva do Rugby, Step e Pebolim Humano. “As atividades desenvolvidas durante todo a noite foram pensadas e construídas pelos acadêmicos, a partir dos estudos e orientações no decorrer do semestre. Agradecemos com carinho a participação da escola e parabenizamos os acadêmicos pelo empenho e dedicação na atividade. Foi uma parceria que possibilitou a atuação prática e que os estudantes usufruíssem da estrutura física da Unesc, vislumbrando a formação futura”, destacou a professora Bruna Carolini De Bona.

A ação fez parte da PCC (Prática como Componente Curricular) da disciplina de “Educação Física, currículo e Ensino Médio”.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de julho de 2019 às 10:47
Compartilhar Comente

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres
Unesc, Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura assinaram convênio nesta segunda-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre a Unesc, o Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura de Passo de Torres levará esporte, educação e cidadania às crianças do município Sul Catarinense. A assinatura do convênio “Projeto Tigrinhos: aqui nasce um sonho” foi realizada em encontro na tarde desta segunda-feira (1º/4), na Universidade.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, representou a Unesc durante o encontro e destacou o impacto do projeto nas comunidades. “É uma bela iniciativa, com foco no esporte, na disciplina e na educação. Percebemos o avanço e as conquistas positivas na vida dos participantes”, destacou.

O prefeito de Passo de Torres, Jonas Gomes de Souza, avaliou a parceria como uma conquista para o município e ressaltou os trabalhos da Universidade no Sul Catarinense. “Para nossa realidade, o Projeto contribuirá de forma positiva. A imagem da Unesc e do Criciúma trarão um novo estímulo aos nosso profissionais e cidadãos. Será uma oportunidade de grande importância para a promoção da cidadania”, frisou.

Avanços importantes

Em 2018, o Tigrinhos passou por mudanças. Segundo o coordenador do Projeto na Unesc, Bruno Colombo, os novos municípios participantes já poderão perceber o foco na qualidade e na estrutura da iniciativa. “As mudanças possibilitam parcerias estratégicas para avançarmos com o projeto. O esporte faz parte do nosso cotidiano e vamos continuar utilizando-o como ferramenta de formação social”, explicou.

Também estiveram presentes o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, Joel Modesto Casagrande, e o secretário de esportes de Passo de Torres, Alan Constante.

A parceria

O convênio, assinado por lideranças das instituições participantes, garante a disponibilidade de monitores, estrutura e transporte por parte do município. A Unesc contribuiu com professores, organização de centros de treinamentos e as metodologias de treinos. O Criciúma será responsável por disponibilizar o material para treinos, jogos, supervisionar o Projeto e organizar eventos.

O Tigrinhos já atende 17 municípios. Em Passo de Torres, a iniciativa já é aguardada por 80 crianças de 10 a 14 anos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de abril de 2019 às 17:24
Compartilhar Comente