Educação Física - Licenciatura

Aluna e atleta Unesc, Kathiê Goulart Librelato disputa a semifinal do campeonato Pan-americano Universitário 2020

Aluna e atleta Unesc, Kathiê Goulart Librelato disputa a semifinal do campeonato Pan-americano Universitário 2020
Enxadrista representa a equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc/Librelato (Foto: Divulgação) Mais imagens

A dedicação da enxadrista içarense e acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc, Kathiê Goulart Librelato, a colocou mais uma vez em destaque. A atleta disputa na noite desta terça-feira (29/9), às 20 horas, a semifinal do FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) American Chess, o campeonato Pan-americano Universitário 2020.

A adversária de Kathiê será Elizabeth Toro Castañeda, da Colômbia. A decisão será logo na sequência, contra a cubana Rachel Palmero Martínez ou a brasileira Julia Alboredo. Vai ser possível assistir e torcer pela enxadrista, que leva o nome da Unesc para as maiores competições do mundo. A transmissão será no Facebook e no YouTube da FISU. Clique em um dos links para assistir.

Diante do desafio, Kathiê espera bons resultados, e se preparou com empenho para o momento. Ela também está classificada para a competição mundial. "Estou feliz de ter chego até a semi e agora é dar o máximo pra estar na final. Esta semana teremos ainda o evento por equipes, onde também representarei o Brasil, e no final de outubro o 2020 FISU World University Championship Mind Sports online, competições em que espero dar meu melhor e bem representar todos os apoiadores, destaca.

Depois de passar pela classificatória com 10 pontos em 14 disputados, a içarense venceu no domingo (27/9) a partida contra a colombiana Angella Cristina Ocampo Betancur por 3x0. Enxadrista representa a equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc/Librelato


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 18:10
Compartilhar Comente

Acadêmico tem Trabalho de Conclusão de Curso publicado em Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Acadêmico tem Trabalho de Conclusão de Curso publicado em Revista Brasileira de Medicina do Esporte
Aluno Daniel Boeira abordou temática focada no exercício aquático (Foto: Divulgação) Mais imagens

O aluno Daniel Boeira, do curso de educação física acaba de ter seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. O estudo intitulado “Efeito do exercício aquático após lesão muscular provocada por contração excêntrica”, apoiado pelo CNPq, aponta para um novo protocolo aquático de exercícios físicos, que pode acelerar o processo de recuperação da força, potência e atividade muscular, após micro lesões causadas nos esportes.

De acordo com o Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) este estudo foi importante, pois abre portas para os profissionais de educação física que trabalham com esporte e rendimento, no sentido de utilizar os exercícios aquáticos para acelerar o processo de recuperação da fadiga muscular.

O trabalho foi desenvolvido na piscina da nossa Universidade, pelo GPEAA, vinculado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício, coordenado pelo professor Luciano Acordi.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 16:22
Compartilhar Comente

Futuros professores de Educação Física discutem o papel da escola em período de pandemia

Futuros professores de Educação Física discutem o papel da escola em período de pandemia
Profissionais convidados integram encontro virtual para debate da temática (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O debate sobre “ A Escola e a Educação Física em tempos de Pandemia” marcou o segundo Mosaico de Conversa, evento virtual realizado na última semana no qual professores da Educação Básica dialogaram com os acadêmicos dos estágios do curso de Licenciatura em Educação Física.  A atividade se caracterizou como um rico momento de troca e socialização de conhecimentos necessários a formação de professores.

Promovida pela coordenação do curso de Educação Física e estagiários de licenciatura, a atividade promoveu a discussão sobre o papel da escola e da Educação Física no momento excepcional e complexo enfrentado diante da pandemia. Foram abordados aspectos referentes à docência e à organização do ensino.

Para conhecer a realidade da Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estiveram presentes, via Google Meet, os professores Jhenifer Almeida, Mainara Joaquim Motta, Anderson Colombo e Gustavo A. Bonetti Meneghel. 

No debate da Educação Física e Anos Finais do Ensino Fundamental participaram os professores Bruno Bonfante Colombo e Renan Vitório. Já acerca da Educação Física no Ensino Médio os professores convidados foram Guilherme Neves e Joao Fabrício G. Somariva.

A mediação da atividade foi realizada pelos professores de estágio Vidalcir Ortigara, Vânia Vitório, Bruno Dandolini Colombo e Ana Lúcia Cardoso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 16:08
Compartilhar Comente

Unesc promove Seminário de Educação Física e Políticas Públicas

Unesc promove Seminário de Educação Física e Políticas Públicas
Atividade envolveu acadêmicos do curso de Educação Física na noite de quarta-feira (23/9) Mais imagens

Acadêmicos da disciplina de Educação física e Políticas Públicas, do curso de Educação Física da Unesc, participaram de debate qualificado na noite de quarta-feira (23/9). A partir de uma iniciativa da coordenação do curso em parceria com a disciplina, a Universidade recebeu convidados de forma virtual para levantarem informações acerca das as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas nas esferas do poder e sua importância e impactas para e na Educação física.

Conforme o coordenador do curso de Educação Física Joni Marcio de Farias, responsável pela abertura do evento, a discussão girou em torno da temática “Politicas Públicas de Educação Física/Esporte na Esfera Municipal.

Participaram da aula especial o secretário Municipal de Educação de Praia Grande, Marcos Juliano Marques Langer; a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi Brogni; os representantes da equipe pedagógica/educação física da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, Maurício Abel Coral e Fabio Bitencourt Silveira e o representante da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Claudionor Pirola.

Para Joni, o Seminário promovido no curso é de extrema importância para a formação e qualificação acadêmica através do diálogo proporcionado. Da mesma forma a acadêmica Marina Rita Serafim Gabriel aproveitou a oportunidade para pontuar sobre a relevância do evento. “É muito importante o fomento de atividades que aproximem com o campo de atuação profissional”, destacou.

A segunda etapa do seminário acontecerá na próxima quarta-feira (30/9) com o debate das políticas públicas de educação física/esporte na esfera federal e terá a presença de representantes da Secretaria Especial de Esporte. Já no dia 7 de outubro será realizara a terceira etapa da atividade, quando entrará em cena a esfera estadual com a participação de representante da SED/SC e Fesporte.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2020 às 18:14
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Educação Física da Unesc dialogam com autora referência na área

Acadêmicos de Educação Física da Unesc dialogam com autora referência na área
Celi Nelza Zulke Taffarel compartilhou conhecimentos com os estudantes em encontro virtual (Foto: Reprodução) Mais imagens

O curso de Educação Física da Unesc proporcionou aos seus acadêmicos um momento de rico aprendizado na noite desta quinta-feira (17/9). Os estudantes participaram de evento mediado por tecnologia com a professora doutora da Universidade Federal da Bahia, Celi Nelza Zulke Taffarel.

Celi, que é autora do Livro Metodologia do Ensino da Educação Física, referência no curso, abordou os princípios pedagógicos centrais da proposta pedagógica crítico-superadora para a organização do ensino na educação física escolar.

A abertura do encontro ficou por conta do coordenador do curso, Joni Márcio de Farias.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de setembro de 2020 às 20:35
Compartilhar Comente