Educação Física - Licenciatura

Grupo de Pesquisa participa de Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte

Professores e acadêmicos do Gepefe (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e intervenção), ligado ao PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e ao curso de Educação Física da Unesc, participaram do 21º Conbrace (Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte) e do 7º Conice (Congresso Internacional de Ciências do Esporte). O evento ocorreu de 16 a 20 de setembro no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte em Natal, no Rio Grande do Norte.

No Conbrace foram apresentados seis artigos em forma de comunicação oral e sete artigos no formato pôster, o que representa significativa participação dos membros do Gepefe no contexto nacional neste que é o mais importante evento da área no Brasil.

“As apresentações são resultado das investigações que o grupo de pesquisa vem realizando em torno da temática Educação Física e a organização do ensino, que apresenta caráter inovador na organização e efetivação do ensino escolar”, observou o professor Vidalcir Ortigara, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa.

Confira os trabalhos apresentados:

Comunicações orais:
“A relação do espetáculo esportivo com o processo de fetiche”;
“O ensino do futebol na Educação Física escolar a partir da categoria vida cotidiana”;
“O conteúdo teórico do conceito de Xadrez”;
“A compreensão de esporte dos professores de Educação Física de Criciúma”;
“Para cada Aquiles um calcanhar: tática e estratégia como conteúdo na Educação Física Escolar”;
“A base orientadora da organização do Ensino no Estágio Curricular supervisionado”.

Pôsteres:
“Educação Física Crítico Superadora e Paulo Freire: Um diálogo possível”;
“Arremesso e lançamento: aspectos conceituais”;
“Formação inicial do professor de Educação Física e as questões de gênero”;
“Análise da dinâmica estrutural do Boxe”;
“Avaliação escolar em cursos de Ensino Superior em Educação Física”;
“Aprendizagem e desenvolvimento segundo Vigotski: Possibilidade de inclusão escolar”;
“O conteúdo teórico do conceito de Dança e a formação de professores nos cursos de Educação Física do Sul catarinense”.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2019 às 17:05
Compartilhar Comente

Núcleo de Meleiro do Projeto Tigrinhos realiza jogo preliminar

Núcleo de Meleiro do Projeto Tigrinhos realiza jogo preliminar
Garotos entraram em campo antes da partida do Criciúma e Atlético-GO (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os garotos do Projeto Tigrinhos do município do Meleiro entraram em campo na última sexta-feira (20/9), para realizar mais uma preliminar em 2019. Os alunos do núcleo disputaram as partidas nas categorias sub-12 e 14 no Ginásio Colombo Machado Sales, antes do jogo entre Criciúma e Atlético-GO, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B de 2019. Após os jogos preliminares, os garotos acompanharam a disputa entre Tigre e Atlético.

As preliminares realizadas fazem partem da estrutura e organização do Projeto Tigrinhos, visando dar a oportunidade para os atletas dos núcleos nos municípios conhecerem mais de perto a estrutura do Criciúma Esporte Clube, mais especificamente, o Majestoso.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de setembro de 2019 às 16:33
Compartilhar Comente

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Acadêmica da Unesc jogará basquete nos Estados Unidos

Acadêmica da Unesc jogará basquete nos Estados Unidos
Atleta recebeu o convite em agosto de 2019 (Foto: divulgação) Mais imagens

A estudante da segunda fase de Educação Física Mariana Zanelatto, de 20 anos, foi convocada para jogar basquete nos Estados Unidos. Ela atuará pelo Eastern Wyoming College, conciliando o esporte e os estudos na instituição. A acadêmica se destacou atuando pela da FME (Fundação Municipal de Esportes) de Criciúma.

Mariana, que iniciou no basquete aos 10 anos, recebeu o convite em agosto de 2019. “Estou muito feliz com mais essa conquista e de poder estar voltando a jogar o basquete americano. Foi uma surpresa para mim e minha família, tudo aconteceu muito rápido. Só tenho que agradecer a Deus e a todo meu time e, principalmente, a minha técnica Luana, que sempre estiveram torcendo por mim. Com certeza não será nada fácil, mas eu darei o máximo para conquistar o meu lugar”, afirma.

A técnica da FME, Luana Scaini Minotto, é professora do curso na Universidade e fez questão de exaltar o potencial da criciumense. “Conseguir uma bolsa dessa com certeza é para os melhores. Tenho certeza que vai nos representar muito bem e desejamos que ela venha a ter uma boa temporada e cresça ainda mais”.

Esta não será a primeira vez que Mariana jogará nos EUA. Aos 17 anos a jogadora de basquete foi chamada para atuar na High School Wasatch Academy.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de setembro de 2019 às 17:34
Compartilhar Comente

Equipe de handebol FME/Unesc busca título de forma invicta na Olesc

Equipe de handebol FME/Unesc busca título de forma invicta na Olesc
Foram quatro vitórias em quatro jogos (Fotos: divulgação) Mais imagens

A equipe de handebol FME/Unesc conquistou sua quarta vitória em quatro jogos e segue de forma invicta na Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense). Comandado pelo professor de Educação Física da Universidade, Martinho mrotskoski, o time representa Criciúma na competição e chegou na semifinal vencendo Florianópolis pelo placar de 23 a 21.

Segundo Martinho, a equipe traçou a meta de ficar entre as quatro melhores do estado. “Entre as 18 equipes, chegamos ao objetivo traçado no início da competição. Estamos muito contentes com o resultado e com a parceria de sucesso com a Universidade”, destacou o professor.

Resultados:

  • FME/Unesc 29 x 16 Videira
  • FME/Unesc 33 x 25 Xaxim
  • FME/Unesc 36 x 19 Cocal do Sul
  • FME/Unesc 23 x 21 Florianópolis

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de setembro de 2019 às 17:53
Compartilhar Comente