Educação Física - Licenciatura

Integração e conhecimento unidos nos 10º Jogos Interfases de Educação Física

Integração e conhecimento unidos nos 10º Jogos Interfases de Educação Física
Abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes de primeira a oitava fase do curso de Educação Física - Bacharelado e Licenciatura da Unesc estarão reunidos até esta quarta-feira (29/5) para os 10º Jogos Interfases. O evento, organizado pelos próprios acadêmicos dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva, teve a abertura nesta segunda-feira (27/5) e contará com atividades de natação, handebol, voleibol, futsal a atletismo.

A abertura dos Jogos do Bacharelado ocorreu no período matutino e contou com apresentações artísticas da Escola de Dança Viviane Candiotto e de acadêmicos da sétima fase de Educação Física. A acadêmica do curso e premiada atleta de xadrez, Kathiê Goulart Librelato, foi a responsável pelo acendimento da pira dos Jogos.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, eventos como os Jogos Interfases fazem a diferença na formação acadêmica e agregam conhecimentos que vão além da sala de aula. “O curso de Educação Física foi um dos primeiros da Unesc e tem contribuído ao longo de toda a sua trajetória, com a formação com qualidade de profissionais que estão fazendo a diferença nos espaços em que ocupam. Eventos como este agregam muito ao currículo de cada um”.

Para o coordenador adjunto do curso da Unesc, integração e formação acadêmica são as expressões que mais definem os Jogos Interfases. “O evento envolve alunos e professores em jogos que primam pela integração. E não podemos esquecer que o que move os jogos é o conhecimento. Eles são uma oportunidade de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula”, afirma.

Já o presidente da comissão organizadora dos Jogos Interfases, Vagner Pierini, chamou a atenção para o caráter agregador acima do competitivo que o evento tem.

A abertura dos Jogos ainda teve ainda a participação do professor responsável pela disciplina de Organização e Administração Desportiva, Joel Modesto Casagande, do presidente do CA (Centro Acadêmico) do curso, Welber Bortolotto e dos professores do curso.

Jogos Licenciatura 


A abertura dos Jogos Interfases de Licenciatura ocorreram nesta segunda-feira à noite e contou com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, do coordenador adjunto do curso de Educação Física, Bruno Dandolini Colombo, do vice-presidente do C.A de Educação Física, Eudeclir e do presidente da Comissão Central Organizadora dos Jogos, Victor Fretta.

O acendimento do fogo simbólico foi feito pelo ex-atleta, campeão iberoamericano de atletismo e professor, Roberto Carlos Bortolotto. A apresentação cultural ficou a cargo da acadêmica da primeira fase do curso de Educação Física - Licenciatura, Jayne de Luca Laurindo. 

Programação

Terça-feira (28/5)
7h40 – Handebol masculino – Ginásio José Antônio Carrilho
7h45 – Voleibol misto – Ginásio José Antônio Carrilho
8h30 – Natação masculino e feminino – Piscina da Universidade

Quarta-feira (29/5)
7h40 – Futsal masculino e feminino – Ginásio José Antônio Carrilho e quadra externa
7h45 – Tênis de Mesa masculino e feminino – Ginásio Unesc
8h30 – Atletismo masculino e feminino – Pista de Atletismo
11h20 – Premiação e encerramento – Ginásio Unesc


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de maio de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas

Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas
Grupo de Mobilidade Reduzida dialogou com o paratleta Jeferson Francisco (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O esporte para integrar, divertir e contribuir com a reabilitação de lesões neurológicas e pós amputação. Assim foi a tarde desta quarta-feira (22/5) no Grupo de Mobilidade Reduzida para Amputados da Unesc. Em uma conversa com o paratleta de handebol e estudante de Educação Física da Universidade, Jeferson Francisco, eles trocaram experiências e foram estimulados a qualificar a rotina com atividade física.

As ações da tarde, idealizadas pelo fisioterapeuta do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Rodrigo Serafim Zanette, foram divididas em dois períodos: um bate-papo e uma visita ao Ginásio do Colégio Unesc para praticar basquete sobre uma cadeira de rodas. Segundo a psicóloga e organizadora do Grupo, Suzamara Vieira, os momentos lúdicos, com espaços para diálogos, e o clima descontraído são fundamentais para a evolução na recuperação.

“Os encontros, a cada 15 dias, contam com propostas terapêuticas, que auxiliam na superação do luto e ajudam os pacientes a se redescobrirem. Eles também encontram aqui um local para serem ouvidos e receberem um direcionamento, social e pessoal”, explica a psicóloga.

O grupo também recebe os conhecimentos da fisioterapeuta, Gislaine Innocente Savaris, que ministra as atividades em conjunto com Suzamara. O encontro desta quarta-feira também contou com a presença do representante da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), Claudio Pacheco. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de maio de 2019 às 14:28
Compartilhar Comente

EF Rocks: Educação Física, música e gastronomia juntos na Unesc

EF Rocks: Educação Física, música e gastronomia juntos na Unesc
Evento foi realizado em parceria com a Wellness Academia, de Criciúma (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Educação Física, Ciência, Mercado, Rock’n Roll e Gastronomia. Assim foi o sábado (18/5) para os participantes do Congresso EF Rocks. Realizado pela Unesc em parceria com a Wellness Academia, o congresso reuniu acadêmicos, profissionais e interessados das áreas de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição para um ciclo de palestras envolvendo os assuntos. O evento ocorreu no Auditório Ruy Hülse e contou com música e comida boa.

O congresso segue a linha e faz parte da turnê de aquecimento do Top of The Rock, um renomado e conceituado evento do setor de educação física no país, que ocorre em São Paulo. A ideia é trazer à tona assuntos novos da área e quebrar paradigmas da atuação do profissional, reunindo palestrantes internacionais.

Na Unesc o evento é realizado em parceria com o curso de Educação Física e atende a demanda acadêmica e de profissionais da região. “Vimos a necessidade de descentralizar a ação de São Paulo, pois observamos que nem todo o profissional tem tempo e disponibilidade de ir até o congresso”, explicou o organizador do evento, Max Prestes.

A iniciativa realizada na Universidade traz uma nova roupagem do segmento. “A ideia aqui é que haja uma comunicação jovem, conversando com os acadêmicos”, comentou Prestes. O sucesso do evento é observado pelos organizadores, que prospectam realizá-lo em outras cidades e repetir no próximo ano na Unesc.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física, Joel Casagrande, a atividade supre a demanda da região. “Não temos eventos grandes que falem sobre o assunto por aqui, e ele vem com o objetivo de deixar nossos profissionais e acadêmicos mais atualizados no segmento. Além de trazer assuntos que às vezes não são discutidos”, enfatizou.

O EF Rocks iniciou no período da manhã. Ao meio dia, os participantes contaram com a atração cultural de uma banda de Rock e carrinhos de Food Truck. A iniciativa teve o apoio da CREF3/SC (Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina).

Veja os palestrantes que participaram do EF Rocks:

- Cristiano Parente, CEO da WTTC e eleito em 2014 o melhor Personal Trainer do mundo, com a palestra “Mãos ao alto: Gatilhos mentais para fidelizar seus clientes”;

- Max Prestes, CEO da Wellness Academia, professor de pós-graduação e eleito um dos 10 melhores Personal Trainers do Brasil em 2017, com a palestra “Avaliação: Você está preparado para a Nova era da Avaliação física?”;

- Robson Santos, CEO da Premium Health e eleito um dos 10 melhores Personal Trainers do Brasil em 2017, com a palestra “Ferramentas da Educação Física no tratamento e prevenção da hérnia de disco”;

- Bruno Tratz, coordenador técnico da Fórmula Academia Florianópolis, eleito um dos 10 melhores Personal Trainers do Brasil em 2018, com a palestra “Como montar, coordenar e liderar uma equipe de profissionais”;

- João Moura, CEO Treino em foco, autor de diversos livros e docente doutor na FURB (Universidade Regional de Blumenau), com a palestra “Hipertrofia muscular: temas fora do radar”;

- Ana Cristina Mendes, eleita Top Trainer Brasil em 2016, docente na Unisul Tubarão, com a palestra “Dez erros comuns na aplicação do HIIT”;

- Joni Márcio Farias, professor doutor e pesquisador da Unesc, com a temática “Emagrecimento: qual o papel do exercício?”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 18 de maio de 2019 às 17:17
Compartilhar Comente