Educação Física - Licenciatura

Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira

Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira
Cerimônias foram realizadas de forma virtual e transmitidas pelo YouTube para mais de 4 mil espectadores (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Celebração. Essa foi a palavra que marcou a terça-feira (22/12) na Unesc. Nesta data a Universidade protagonizou quatro cerimônias de Colação de Grau Especiais Virtuais. Transformaram-se, de estudantes para profissionais, graduandos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Letras, Matemática, Medicina e Psicologia.

As cerimônias, transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, foram assistidas por mais de quatro mil pessoas e seguem disponíveis na página. De médicos, a professores, advogados e engenheiros, todos fizeram seus juramentos e tiveram o grau outorgado de forma oficial.

Na cerimônia que conferiu grau a 18 novos médicos de forma antecipada em virtude da pandemia de Covid-19 o sentimento dos formandos foi de gratidão e incentivo uns aos outros. Além de relembrarem momentos dos anos de graduação e deixarem seus desejos de prosperidade na profissão que se inicia oficialmente após o ato, os graduandos deixaram ainda mensagens especiais aos seus pais.

A conquista do diploma neste dia, conforme uma das oradoras da turma, Paula Martins Goes, se deve ao incentivo e apoio daqueles que foram os pilares que os sustentaram. “Tudo o que aprendemos durante a jornada acadêmica foi um complemento do que aprendemos com vocês, que nos ensinaram como crescer com perseverança, foco, determinação e caráter. Hoje nos tornamos não apenas médicos, nos tornamos médicos dignos e responsáveis. Esse título é dedicado inteiramente a vocês”, salientou.

Na cerimônia que formou engenheiros civis e agrimensores e cartográficos, advogados, licenciados em Artes Visuais e bacharéis em Direito, a responsável por discursar em nome das turmas, Renata Ribeiro Costa Machado, destacou também os sentimentos vividos diante de uma formatura diferente do sonhado, mas ainda assim cheia de significado. “Essa é apenas uma das tantas vitorias que ainda estão por vir. Tínhamos tudo para enxergar o copo meio vazio, mas fizemos tudo para ver o lado meio cheio. Que agora esse copo transborde! Parabéns a todos nós! Nós vencemos”, comemorou com os colegas.

Representando a Universidade participaram das cerimônias de Colação de Grau Especial às 10h, às 15h, às 19h e às 21h30 a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.

Ao homenagear os formandos da noite, Feldhaus fez questão de deixar pedidos especiais aos agora egressos da Universidade. “Peço que que não esqueçam o juramento de suas profissões em nenhum dia de suas vidas e o deem efetividade. Sejam instrumento de transformação da nossa realidade e de quantas mais consigam alcançar e tenham orgulho de fazer parte da história de uma das melhores e mais lembradas instituições do Sul do Brasil, uma Universidade Comunitária de extrema grandeza que forma profissionais de excelência em todas as áreas”, dedicou aos graduandos.

Confira abaixo cada uma das cerimônias transmitidas no canal da Unesc TV no YouTube:

Psicologia, Letras, Ciências Biológicas, Geografia Licenciatura e Direito:

Medicina:

Eng. Civil, Eng. De Agrimensura, Matemática, Artes Visuais, Direito:

Educação Física:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 22:20
Compartilhar Comente

Bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional evidenciam suas contribuições para o novo Ensino Médio

Bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional evidenciam suas contribuições para o novo Ensino Médio
Proposta engajou mais de 250 estudantes da Unesc e da Unibave ao longo do ano 2020 (Fotos: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Ideias originais, inovadoras e referenciadas socialmente marcaram o 10º Seminário Regional do Proesd (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional). Este foi o último encontro de 2020, e os mais de 250 bolsistas da Unesc e da Unibave compartilharam, de forma online, seus projetos com o tema “Planejamento Integrado das Áreas de Conhecimento para o Novo Ensino Médio”. 

Em um ano repleto de desafios, diante da pandemia, os acadêmicos das duas instituições avançaram na formação universitária, também construindo soluções para qualificar o ensino de base. O Programa concede bolsas para estudantes matriculados em cursos de Licenciatura. Como retorno, os bolsistas se dedicam a qualificar ou solucionar uma demanda social, enquanto cumprem as horas obrigatórias e tem contato com a iniciação científica.

Para a coordenadora do Proesd na Unesc, Bruna Carolini de Bona, os alunos evidenciaram a qualidade humana e pedagógica do Programa. “Num conjunto de experiências, os acadêmicos puderam partilhar o acúmulo de estudos e reflexões desenvolvidos no ano de 2020 a partir de três grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Qualidade acadêmica e pedagógica marcaram as apresentações. ”, destacou.

A socialização dos trabalhos foi transmitida pela Unesc TV, com participação de representantes das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) de Araranguá e Criciúma, professores e gestores da rede pública de ensino, além de coordenadores e docentes dos cursos de Licenciatura da Unesc e Unibave. 

Além de Bruna, durante o semestre os bolsistas foram orientados pela professora do Programa na Unesc, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, e pela coordenadora da iniciativa na Unibave, Luiza Liene Bressan.

Tradicionalmente, há um evento estadual para a socialização dos projetos no início do ano. Por conta da pandemia, a expectativa é que o Seminário venha a ser realizado online em fevereiro. “Agradecemos imensamente o apoio e recursos da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina. Torcemos para que possamos dar continuidade nesse importante Programa no ano de 2021. Estendemos a nossa gratidão àqueles que contribuem significativamente para que o Proesde se mantenha vivo e se fortaleça a cada novo ano”, completou a coordenadora.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de dezembro de 2020 às 19:31
Compartilhar Comente

FME e GEPPS da Unesc estabelecem parceria para mapeamento de praças esportivas e de lazer em Criciúma

FME e GEPPS da Unesc estabelecem parceria para mapeamento de praças esportivas e de lazer em Criciúma
Estudo busca alavancar áreas a serem inseridos novos espaços desses segmentos, com a implantação de projetos sociais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS), por meio do curso de Educação Física da Unesc, estabeleceram uma parceria para a realização do mapeamento de praças esportivas e de lazer no município. O estudo tem por objetivo analisar os espaços públicos de esporte e lazer e as condições para uso, relacionar as condições dos espaços para que as pessoas sejam fisicamente ativas, para apontar a necessidade de melhorias, bem como quais os locais que tem necessidade de novos espaços e projetos sociais de lazer e atividade física.

Para fazer o mapeamento dos espaços serão utilizados software e visitas presenciais. Com essas informações é possível analisar as regiões da cidade que a população não tem acesso próximo de praças e quais regiões mais necessitam da implantação de novos espaços. “Com base nessa pontuação que o sistema irá gerar, vamos ter com clareza as principais áreas da cidade a serem implantadas mais ações. Não temos dúvida de que essa parceria facilitará e agilizará muito nosso trabalho”, destaca o presidente da FME, Marco Antônio Cimolin.

O projeto ainda ganha mais consistência por ser um trabalho de mestrado da Geiziane Laurindo de Moraes, do mestrado em Saúde Coletiva da Unesc, a entrevista censitária sobre o perfil das pessoas já está pronta. “São aproximadamente 800 pessoas da cidade entrevistadas nesse trabalho e colocando os dados obtidos no sistema nós teremos ainda mais precisão nas ações a serem tomadas”, frisa Joni Márcio de Farias, coordenador do curso de Educação Física da Unesc, pesquisador do GEPPS, e professor do Mestrado em Saúde Coletiva (PPGSCol)

A segunda etapa do projeto será realizada nos três principais parques de Criciúma (Imigrantes, Nações e Prefeito Altair Guidi). “Vamos identificar e conhecer melhor os usuários destes parques, e de base a todas estas informações a destinação de recursos públicos será ainda mais responsável e assertiva, indo ao encontro que a sociedade espera e deseja”, finaliza Cimolin.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2020 às 13:28
Compartilhar Comente

Unesc amplia ofertas e passa a contar com turmas de Educação Física Licenciatura e Bacharelado em diferentes turnos

Unesc amplia ofertas e passa a contar com turmas de Educação Física Licenciatura e Bacharelado em diferentes turnos
Universidade oferta a partir desta quinta-feira (3/12) os cursos em turmas nos horários matutino e noturno (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Como forma de atender as demandas e ofertar o ensino no formato que se adapte à necessidade dos acadêmicos, a Unesc conta, a partir desta quinta-feira (3/12), com matrículas abertas para os cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado nas opções Matutino e Noturno.

A nova possibilidade à disposição dos acadêmicos, conforme o coordenador dos cursos, Joni Márcio de Faria, vem ao encontro do anseio identificado pela Instituição e abraçado como forma de ampliar as opções de ingresso. “Essa é uma forma de diversificarmos as possibilidades para que o estudante consiga ingressar na formação que deseja. Se antes o horário poderia ser um impedimento, agora não será mais e poderemos receber todos os interessados”, destaca.

Com a ampliação das possibilidades dentro da área da Educação Física a Universidade se prepara também para em breve unificar atender as novas Diretrizes Nacionais Curriculares que entrará em vigor.  “Neste momento oportunizar as habilitações de Licenciatura e Bacharelado é ampliar a possibilidade de o profissional atuar nas duas as áreas, ampliando a atuação no mercado de trabalho”.

Os alunos já matriculados no curso e que tiverem interesse em reajustar os turnos conforme melhor se adaptar as suas rotinas, conforme Joni, podem também adequar os horários de suas disciplinas para o próximo semestre.

Os interessados em conhecer melhor a proposta modificada pela Unesc e garantirem a matrícula para as turmas de ingressantes em 2021/1 podem entrar em contato pelo Whatsapp da Universidade no telefone (48) 99915-0433.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de dezembro de 2020 às 07:45
Compartilhar Comente