Projeto Lazer Ativo da Unesc inicia treinamentos virtuais para atuar no Asilo São Vicente de Paula

Tradicional projeto de extensão da Unesc, o Lazer Ativo está se transformando em meio a pandemia e desenvolverá dinâmicas por meio da tecnologia com os idosos residentes no Asilo São Vicente de Paula, localizado em Criciúma. A proposta da iniciativa, há mais de cinco anos, é oferecer momentos de descontração e atividade física para idosos. Durante tardes na piscina da Universidade, são feitas práticas de hidroginástica e natação como um auxílio no controle e tratamento da depressão, diabetes e hipertensão.
O novo modelo de projeto do GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), intitulado Lazer Ativo Virtual, tem o apoio do Sicred e poderá ser expandido se a primeira experiência for positiva. Em fase de implantação, acadêmicos de Educação Física e Psicologia iniciaram o treinamento nas salas híbridas da Universidade.
Conforme o coordenador, Luciano Acordi da Silva, serão exercícios físicos domiciliares, envolvendo aulas de pilates, musculação e dança. A frequência será de duas vezes por semana. No futuro o projeto poderá ser implantado em outras casas de repouso e instituições sociais, abrangendo crianças e adolescentes com a prática de exercícios físicos por meio da tecnologia. “O objetivo é proporcionar melhorias nos parâmetros de saúde mental e autonomia funcional dos idosos, através da prática regular e, paralelamente, investigar os impactos deste modelo de intervenção remota, sobre os parâmetros supracitados”, explica Silva.
O Lazer Ativo também concilia a ação social e a prática científica. Os dados obtidos dão suporte às pesquisas clínicas desenvolvidas pelo GPEAA. Após a coleta de dados, os resultados possibilitam melhoras nas estratégias de intervenção e consequentemente na vida dos participantes.
Mais informações no telefone (48) 3431-4553.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de outubro de 2020 às 14:42Curso de Educação Física da Unesc promove evento para falar sobre políticas públicas

O curso de Educação Física da Unesc promove, na quarta-feira (21/10), um evento para falar sobre o agora e o futuro da profissão. O “Seminário de Educação Física e Políticas Públicas: entre o que temos e o que podemos” é aberto ao público e ocorre a partir das 19 horas, na modalidade virtual, com a participação dos docentes Nilso Ouriques, da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), Paulo Ricardo do Canto Capela, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e Carlos Augusto Euzébio, da UFPR (Universidade Federal do Paraná).
Conforme o coordenador adjunto do curso, Bruno Dandolini Colombo, que mediará o diálogo, os palestrantes são professores pesquisadores com grande bagagem na área de políticas públicas ligadas à profissão. “A ideia é que estes três professores, estudioso do tema e líderes de projetos e instituições, possam apontar o que se tem hoje e algumas perspectivas. São nomes renomado”, destaca.
O evento é proposto dentro da disciplina “Educação Física e Políticas Públicas”. As participações não necessitam de inscrição prévia, basta acessar meet.google.com/epo.gfet.hdg.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de outubro de 2020 às 18:38Acadêmico da Unesc participa do 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

O curso de Educação Física da Unesc esteve representado no 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado em São Paulo, na última semana. O responsável por levar o nome da Universidade foi o acadêmico Ramiro Doyenart, que apresentou o trabalho intitulado "Alterações Psicofisiologicas em corredores de Uphill”.
O trabalho foi conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) vinculado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPsico) da Unesc, coordenado pelos professores Karin Martins Gomes e Luciano Acordi dos cursos de Psicologia e Educação Física da Unesc.
Desenvolvido na corrida da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, o estudo conclui que tal tipo de prova é suficientemente capaz de melhorar a saúde mental dos participantes, através do aumento nas percepções de felicidade (28%), autoestima (42%) e diminuição da ansiedade (40%). “Isso é importante pois sinaliza um efeito agudo poderoso do exercício físico na saúde mental das pessoas”, enaltece o acadêmico.
Ainda de acordo com Ramiro, o Simpósio inovou com a modalidade remota. “Tive a oportunidade de apresentar o nosso trabalho e assistir da minha casa, em Içara, o simpósio que contou com palestrantes internacionais de grande relevância como Fiona Bull, do World Health Organization, Scott Powers, sobre Fisiologista do Exercício e Steven Fleck, Cientista do Treinamento de força.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
09 de outubro de 2020 às 14:00Unesc promove Seminário de Educação Física e Políticas Públicas

Os cursos de Educação Física e Pedagogia da Unesc promoverão, nesta quarta-feira (7/10), o Seminário de Educação Física e Políticas Públicas com a temática “as políticas públicas de Educação Física/Esporte na esfera Estadual”.
O evento será realizado de forma virtual, pela plataforma Google Meet, a partir das 19h e contará com a mediação do professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato.
Como convidados estarão presentes para o debate o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Rui Godinho da Mota e a gerente de Políticas e projetos esportivos da Fundação, Aline Maria Floss. Eles apresentarão o inventário da infraestrutura esportiva de Santa Catarina, os eventos realizados e os projetos para 2021.
Ainda como convidada estará a representante da Diretoria de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, Vania Santos Ribeiro, abordando as principais políticas públicas da secretaria relacionadas à Educação/Educação Física.
O evento faz parte das disciplinas de "Educação Física e Políticas Públicas" e "Gestão Escolar", ambas do curso de Educação Física, e ainda Atividade Física e Qualidade de Vida, do curso de Pedagogia.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
05 de outubro de 2020 às 21:33