Educação Física - Licenciatura

Gestores da Educação Básica participam de “Mosaico de Conversa” do curso de Educação Física

Gestores da Educação Básica participam de “Mosaico de Conversa” do curso de Educação Física
Encontro virtual ocorreu dentro da disciplina Educação Física na Educação Infantil (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Educação Física da Unesc reuniu na noite desta segunda-feira (12/4), gestores da Educação Básica do Sul do Estado e acadêmicos da quinta fase para discutir o tema “A organização dos tempos e espaços da Educação Infantil: avanços e desafios no fazer pedagógico e administrativo”. Os debates ocorreram dentro do 1º “Mosaico de Conversa”, organizado pela disciplina de Educação Física na Educação Infantil.

O evento, mediado pela professora do curso de Educação Física da Unesc, Ana Lúcia Cardoso, teve como convidadas as gestoras do Centro de Educação Infantil Santina Dagostim Salvador, de Criciúma, Gislaine Machado da Silveira; do Centro de Educação Infantil Dom Gregório Warmeling, de São Ludgero, Maristela Tavares da Veiga e da Escola de Educação Básica Professor Jakob Arns, de Forquilhinha, Renata Alberton.

A professora da Unesc explica que o objetivo do evento foi apresentar como está configurada a Educação Infantil e sua finalidade central, qualificando, à medida que cada diretora apresentasse a sua experiência, o debate e as reflexões acerca do tema. Segundo ela, a atividade realizada tem conexão direta com objetivos do curso da Unesc, dentre eles, habilitar profissionais para atuarem como professores na Educação Básica, socializando o conhecimento científico da cultura corporal e produzindo novos saberes que possam contribuir com a transformação social, cultural, a melhoria da qualidade e sustentabilidade do ambiente de vida.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de abril de 2021 às 13:36
Compartilhar Comente

Residentes em saúde da Unesc são apresentados à equipe técnica do Criciúma Esporte Clube

Residentes em saúde da Unesc são apresentados à equipe técnica do Criciúma Esporte Clube
Momento dá sequência a parceria entre Universidade e time de futebol (Fotos: Leonardo Ferreira/Paula Dáros) Mais imagens

A Estephani Rodrigues Santiago acabou de concluir a graduação, no fim de 2020. Agora enfermeira, ingressa na Residência Multiprofissional da Unesc unindo a vontade de aprender e uma grande paixão: o futebol. Ela e outros três colegas, formados nos cursos de Nutrição, Psicologia e Educação Física, foram acolhidos pelos profissionais do Criciúma Esporte Clube nesta terça-feira (7/4), no Centro de Treinamento Antenor Angeloni. Este foi o segundo momento de inserção dos colaboradores da parceria entre a Universidade e o time de futebol, que já estampa a marca da instituição em seu uniforme profissional. 

A história da egressa da Unesc com o esporte vem de berço. Cresceu em uma família engajada com o esporte, tomou para si este sentimento e agora viverá sua rotina de especialização e trabalho no Criciúma. “Isso vem do meu pai. Toda essa paixão passou para mim. Quando surgiu a oportunidade de  trabalhar na área que gosto, fiquei muito feliz. Sei que vou colaborar e aprender muito aqui. E além do profissional, trabalhar neste ambiente vai me fazer crescer como pessoa”, afirmou Estephani.

Ela e seus colegas residentes atuarão em áreas específicas da formação, em contato com os times masculinos e femininos na categoria de base e profissional. “Eles estarão presentes em cada momento, desde de os dias de treinamentos até os jogos. Aqui terão a possibilidade de fazer uma interface entre o processo de formação, que é a construção de conhecimento científico e de ensino, e a efetivação prática. Com certeza somos protagonistas com esta iniciativa, por isso somos uma Universidade Comunitária”, enalteceu o coordenador do curso de Educação Física da Unesc e responsável pelas ações do convênio, Joni Marcio de Farias. 

Este modelo, que envolverá mais de 50 pessoas em nome da Universidade, entre estagiários, professores e profissionais, é tido para o coordenador das categorias de base do Criciúma,  Serginho Lopes, como uma referência, um motivo de comemoração. “Estamos muito felizes. Dentro do futebol brasileiro não me vem em mente uma parceria como esta, e este trabalho tem muito a crescer dentro das duas instituições. Uma Universidade trabalhando em prol do Criciúma, que devolverá esta entrega, será muito importante, todos ganham”, destacou. 

O convênio entre o Criciúma e a Unesc foi oficializado em fevereiro. A Universidade colocou à disposição do Clube 26 bolsas de estudos, além de toda sua expertise e estruturas voltadas ao esporte e à saúde. Também estão envolvidos neste projeto os cursos Educação Física, Farmácia, Biomedicina, Direito e Ciências da Computação. 

Médico do Clube, Marcelo Beirão acredita que o auxílio será bem-vindo, fortalecendo o Departamento Médico e outros setores. “Sem dúvidas vamos usar toda a expertise que a Unesc dispõe em seus cursos em proveito do Departamento, na área profissional e principalmente nas categorias de base. Eles atuarão em parceria direta com os profissionais do Criciúma, possibilitando um maior desenvolvimento e capacitação em todas as áreas”, destacou. 

O clube ainda poderá usar os laboratórios de especialidades, contar com profissionais capacitados no esporte e em formação pessoal e profissional para os jovens das categorias de base.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de abril de 2021 às 13:01
Compartilhar Comente

Nota de falecimento - Jefferson Cristiano Pimentel

A Unesc e os cursos de Educação Física - Bacharelado e Licenciatura - se despediram, nesta sexta-feira (2/4), do acadêmico Jefferson Cristiano Pimentel. O estudante, natural de São Paulo, perdeu a vida em um acidente de trânsito.

Pimentel, aos 42 anos, deixa sua esposa e também acadêmica de Educação Física, Karina Rosa Inácio Souto, e uma filha. O coordenador do curso, Joni Marcio de Farias, lembra da dedicação e do compromisso do estudante com a graduação. “Tivemos a felicidade de ter ele como nosso acadêmico. Iríamos coroar a sua passagem em nossa Universidade com uma grande comemoração por seu empenho e paixão pela profissão que escolheu. Que ele consiga exercer tudo o que planejou em outro plano e que Deus conforte o coração dos seus familiares. O curso de Educação Física se solidariza neste momento triste”.

O coordenador adjunto do curso, Bruno Dandolini Colombo, recorda que o acadêmico era estagiário em uma academia de musculação, seguindo a área que tinha mais afinidade durante o curso.

Por decorrência da Covid 19, o velório de Pimentel teve tempo e público reduzido. A cerimônia já foi realizada, com a presença de familiares e amigos mais próximos.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de abril de 2021 às 12:40
Compartilhar Comente

Unesc inicia atendimentos de saúde a atletas do Criciúma Esporte Clube

Unesc inicia atendimentos de saúde a atletas do Criciúma Esporte Clube
Parceria entre as duas instituições garante serviços aos mais de 100 integrantes da categoria de base (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu, na manhã desta sexta-feira (19/3), o primeiro grupo de atletas do Criciúma Esporte Clube para o desenvolvimento de cuidados com a saúde e o bem-estar. Os nove jogadores da categoria sub-20 foram atendidos no Serviço de Odontologia da Instituição, inserido no convênio assinado entre a Universidade e o time em fevereiro. O atendimento não se resumirá em uma consulta única, retornos e até tratamentos serão conduzidos neste e em outros serviços prestados pela Universidade aos mais de 100 integrantes da categoria de base. 

A vinda de um pequeno grupo tem o objetivo de garantir a segurança dos professores, alunos e dos próprios pacientes em meio à pandemia. Na próxima semana, novos integrantes da base já têm horários marcados no serviço. “É um momento histórico desta parceria, que inicia com o curso de Odontologia e ao longo das semanas terá sequência com o envolvimento da Educação Física, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e outras atividades com o curso de Direito e de Ciências da Computação. É um suporte necessário para a formação de atletas”, evidenciou o coordenador do curso de Educação Física e responsável pela parceria com o Clube, Joni Marcio Farias.

Para o Criciúma, conforme o supervisor das categorias de base, Gustavo Teixeira, os benefícios poderão ser percebidos no dia a dia de cada atleta, com o bem-estar físico e mental dos jovens. “Agora com a parceria da Unesc vamos trabalhar com prevenção e o acompanhamento semestral. A orientação e um olhar com constância tem um importante valor, auxiliando a prevenir problemas maiores e até lesões”, destacou.

No momento, apenas jogadores da categoria sub-20 e um pequeno grupo do sub-17 estão desenvolvendo atividades. O atendimento aos outros atletas da base será realizado conforme o retorno parcial dos trabalhos.


Educação aliada ao esporte
 

Enquanto os atletas do Criciúma recebem atendimentos de qualidade, os estudantes da Unesc desenvolvem habilidades e competências para o crescimento profissional. Nesta oportunidade, 26 alunos da 8ª fase foram envolvidos em diferentes funções, que mudarão na próxima consulta.

O serviço ao Criciúma é oferecido dentro da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I em Odontologia em Saúde Coletiva. Dentro do conteúdo programado está inserida a Odontologia do Esporte, qualificando ainda mais o atendimento prático, sempre acompanhado por professores e monitores. “Hoje os estudantes conheceram o atleta, identificando suas necessidades e, fazendo um resgate de seu histórico médico, compreenderam assim sua condição de saúde bucal”, explicou o professor Diego Anselmo Pires.

A partir destas conclusões, os futuros dentistas já traçaram um planejamento para a qualificação da saúde bucal de cada jogador de futebol atendido.

Saiba mais sobre a parceria

O Criciúma e a Unesc oficializaram em fevereiro a parceria que une duas das mais importantes marcas do Sul de Santa Catarina. O trabalho em conjunto vem sendo amplo para os dois lados: a Universidade colocou à disposição do Clube 26 bolsas de estudos, além de toda sua expertise na área da saúde. O clube conta ainda com os laboratórios de especialidades, profissionais capacitados no esporte e formação pessoal e profissional para os jovens das categorias de base.



Em contrapartida, os alunos da universidade terão uma oportunidade de estágio e a Universidade terá o orgulho de sua marca na camisa do tigre. A parceria vai além de estampar a marca da instituição na camisa tricolor. O acordo entre as Instituições também disponibiliza, no Centro de Treinamento, um profissional de Assistência Social e um de Psicologia


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de março de 2021 às 15:15
Compartilhar Comente

Profissional de Educação Física se torna essencial para a busca pelo bem-estar

Profissional de Educação Física se torna essencial para a busca pelo bem-estar
Mais de 60% da população brasileira está em uma faixa não saudável do peso (Foto: Arquivo Unesc/imagem captada antes da pandemia) Mais imagens

O bem-estar físico passa por mudanças de rotina para a inserção de novos hábitos, objetivo recente na vida de muitos brasileiros. De acordo com dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, pessoas com obesidade ou sobrepeso já são a maioria da população: 96 milhões de pessoas – o que representa 60,3%. É na busca pela qualidade de vida que a importância do profissional de Educação Física se torna evidente, principalmente para o esclarecimento de questões teoricamente simples, mas que fazem toda a diferença. Entre os questionamentos neste novo universo, as diferenças entre os termos “exercício físico” e “atividade física” logo surgem.

Conforme o coordenador dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado na Unesc, Joni Márcio de Faria, as duas colocações são comumente usadas de forma equivocada, e suas diferenças são facilmente percebidas no dia a dia. “A atividade física é todo movimento corporal que a gente faz”. Movimentos que causam maior cansaço são muitas vezes considerados como exercício,  mas não são. “Caminhar, passear com o cachorro, limpar a casa e subir escadas são atividades rotineiras que envolvem movimento”, completa.

Para considerar algum movimento como um exercício físico, o profissional aponta que deve ser um movimento planejado e estruturado, tendo volumes de carga, de treinamento ou de velocidade, postos dentro de uma rotina. “É algo que precisa de um profissional de Educação Física para prescrever ou acompanhar o exercício”, esclarece Joni Márcio.

Conforme orientação da OMS, são recomendados 150 minutos de exercícios físicos por semana. Outra recomendação, segundo o professor, são os 10 mil passos por dia. O resultado é a diminuição do sedentarismo, do peso, da pressão arterial e a menor possibilidade de uma diversidade de problemas de saúde. “O exercício em casa, bem orientado e programado, traz benefícios muito próximos do realizado em uma academia”, pontua o professor sobre a nova rotina de treinos em casa. 

Expansão do mercado da Educação Física

Novos rumos sociais, somados também ao fator peso e estética, lideram a maior procura pelos profissionais da  Educação Física. A necessidade de isolamento social em função da pandemia também causou um grande impacto a este mercado. É neste novo cenário que o curso de Educação Física da Unesc se apresenta como referência para a formação de novos profissionais. 

São 40 anos no mercado, oferecendo uma formação pensada por professores mestres e doutores. As trocas de conhecimentos são postas em práticas em uma estrutura única no Sul de Santa Catarina: um complexo esportivo com três quadras poliesportivas, entre elas um ginásio de uso oficial para competições, piscina olímpica, quadra de areia, salas de dança e muitos outros espaços específicos de aprendizagem, como os laboratórios de saúde. 

As matrículas para o curso estão na reta final. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2021 às 17:35
Compartilhar Comente