Educação Física - Licenciatura

Newsletter Newsletter RSS RSS

Projeto de extensão da Unesc é compartilhado em congresso Internacional

Projeto de extensão da Unesc é compartilhado em congresso Internacional
Encontro reuniu pesquisadores de todo o Brasil em Curitiba (Foto: Divulgação) Mais imagens

O conhecimento desenvolvido na Unesc foi socializado durante o 7º Congresso Brasileiro e 5º Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício, realizado em Curitiba. Os integrantes do projeto Eporte&Vida, alunos dos cursos de Educação Física e Psicologia, apresentaram os resultados de suas ações em prol da inclusão e reabilitação física dos participantes. O Congresso ocorreu entre os dias 18 e 20 de abril.

A pesquisa intitulada “Resposta de 12 semanas de natação sobre saúde mental em indivíduos prestadores de amputação”, compartilhada no evento, apresentou dados como a redução da ansiedade e melhorias na autoestima.

O professor Luciano Acordi, que orientou a equipe de pesquisa, destacou a importância destes projetos de extensão para a comunidade. “Eles possibilitam a união do ensino e da prática. O apresentado em Curitiba foi totalmente desenvolvido por alunos da graduação. Eles transmitiram o conhecimento adquirido em sala, progrediram na ciência e contribuíram para a melhora na saúde mental dos portadores de deficiência”, destaca.

Saiba mais

O projeto Eporte&Vida é desenvolvido pelo grupo de pesquisa e exercícios aquáticos GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados). A iniciativa, com o apoio do DIDH (Programada de Adversidades, Inclusão e Direitos Humanos), oferece atividades de natação e psicologia integrada, buscando inserir as pessoas com deficiência física no esporte e inclui-la socialmente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 26 de abril de 2018 às 21:47
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física desenvolve Projeto Golfinhos

Curso de Educação Física desenvolve Projeto Golfinhos
Ação é desenvolvida com estudantes do Bairro da Juventude (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Em parceria com o Bairro da Juventude e fundação municipal do esporte, cerca de 20 crianças estudantes do bairro diagnosticadas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), estão participando de uma atividade diferenciada na Unesc. Duas vezes por semana elas vêm para piscina da Universidade praticar natação. A iniciativa parte do Projeto Golfinhos, que tem o objetivo de oferecer natação como meio de desenvolvimento dos pequenos.

Segundo o professor responsável pelo projeto, Luciano Acordi Da Silva, estimasse que  4 a 6% de crianças em idade escolar são afetadas por este transtorno, o que acaba por aumentar os índices de evasão e reprovação escolar. Ele afirma ainda que estudos clínicos demonstram que a pratica de atividades física pode ajudar a amenizar alguns sintomas.

“Entretanto, pouco se sabe sobre os efeitos da pratica de natação em relação aos  aspectos de saúde mental e coordenação corporal em crianças portadoras desse transtorno. Partindo disso, o GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), vem desenvolvendo um estudo clinico randomizado com estas crianças, no Projeto Golfinhos. A ação é articulada junto ao ensino e a extensão,  sendo que o estudo faz parte de três trabalhos de conclusão de curso de alunos da Educação Física”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de abril de 2018 às 17:09
Compartilhar Comente

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Projeto Solidariedade: Acadêmicos prestam mais de duas mil horas de trabalho voluntário no segundo semestre de 2017

Projeto Solidariedade: Acadêmicos prestam mais de duas mil horas de trabalho voluntário no segundo semestre de 2017
Foram 163 alunos mobilizados em 39 equipes para trabalhar em 14 cidades da região (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes da Unesc realizaram mais de duas mil horas de trabalho voluntário, em 14 cidades do Sul catarinense. No segundo semestre de 2017 o projeto de extensão “Solidariedade” mobilizou 163 alunos de quatro cursos da graduação, em atividades que levaram conhecimentos sobre política, Direitos Humanos, cidadania, saúde, higiene e segurança a escolas e instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade na região.

A aluna de Educação Física Lisandra Almeida foi uma das participantes do projeto e destaca a importância das atividades para seu futuro. “Aprendi a enxergar as necessidades e dificuldades dos outros, e ainda percebi que todos somos iguais e frágeis, que precisamos um do outro. Vou levar estes ensinamentos para minha vida”, afirmou.

Participaram do projeto os acadêmicos da primeira fase de Direito, com palestras e intervenções de melhorias nos locais visitados; os estudantes da segunda fase de Educação Física, que proporam atividades de leitura, caminhadas, brincadeiras e jogos; os alunos da primeira fase de Fisioterapia, que realizaram oficinas de prevenção e atividades terapêuticas manuais, e os alunos da sexta fase de Odontologia, que promoveram palestras e ações sobre saúde bucal.

A diretora da Escola Nair Alves Bratti, de Sombrio, Márcia Regina da Silva Coelho, conta que o desejo é dar continuidade nas atividades no próximo ano. “O projeto na nossa instituição veio a somar. Os estudantes da Unesc foram atenciosos e trouxeram uma proposta nova. Os conhecimentos sobre bullyng, depois jogos de interação e, por fim, filme reafirmaram a vontade de que a Universidade continuasse conosco em 2018”.

O projeto atendeu 39 instituições e foi desenvolvido dentro das disciplinas de Ciência Política e Sociologia. “Levamos alegria, conhecimentos, sensibilidade e vontade de fazer a diferença. Ao todo foram duas mil e 41 horas trabalhadas”, conta a coordenadora do Solidariedade, Janete Trichês.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de dezembro de 2017 às 15:16
Compartilhar Comente

Encontro comemora 40 anos de formatura de turma de Educação Física

Encontro comemora 40 anos de formatura de turma de Educação Física
Egressos da segunda turma do curso se reuniram sábado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Profissionais de Educação Física que fizeram parte da segunda turma do curso se reuniram para comemorar os 40 anos de formatura. O evento ocorreu sábado (9/12) e teve a participação dos graduados na segunda turma e de pessoas que fizeram parte da primeira turma do curso.

Segundo o coordenador adjunto de Educação Física da Unesc e que fez parte da segunda turma do curso, Joel Casagrande, a confraternização contou ainda com homenagem às professoras Odete Ghislandi (egressa da primeira turma) e Vani Anacleto (terceira turma), pela representatividade delas na profissão. Também foram homenageados com presentes os egressos da segunda turma. “Foi um momento especial de confraternização onde comemoramos nossas conquistas e relembramos os tempos de curso superior”, comenta Casagrande.

O evento teve a participação da reitora, Luciane Ceretta e do vice, Daniel Preve e foi organizado por Casagrande, Valéria Treviso, José Sartor (egresso segunda turma), Maria Sartor e Ema Maciel (egressa segunda turma).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de dezembro de 2017 às 13:40
Compartilhar Comente