Educação Física - Licenciatura

Núcleos de Ermo e Morro da Fumaça do Projeto Tigrinhos realizam preliminares

Os garotos do Projeto Tigrinhos entraram novamente em campo para realizarem uma preliminar a um jogo do Criciúma. No sábado (24/11) os núcleos de Ermo e Morro da Fumaça disputaram jogos nas categorias Sub-12 e Sub-14 no Ginásio Colombo Machado Sales, antes da partida entre Criciúma e Sampaio Corrêa (válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B). Após os jogos, os alunos de ambos os municípios, assistiram à disputa no Estádio Heriberto Hülse.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2018 às 14:33
Compartilhar Comente

Atletas concluem oitavo Desafio 24 horas de Natação Unesc

Com 270 quilômetros de prova, encerrou na manhã deste domingo (25/11) o oitavo Desafio 24 horas de Natação da Unesc. A competição teve início às 9 horas da manhã de sábado (24/11) e reuniu 40 atletas na piscina do Complexo Esportivo da Unesc.  Ao longo das 24 horas de prova, nadadores profissionais e amadores de toda a região que integraram as quatro equipes inscritas se revezaram na piscina. Os 12 integrantes das equipes foram divididos nas categorias A, até 30 anos, B, até 50 anos e C, acima de 50 anos, feminino e masculino. A prova de resistência teve como primeira colocada a equipe do Grêmio Fronteira, com 62.575 metros, seguida pela equipe Acquamix/Nadolu, com 58.350 metros, Unesc Educação Física, com 48.425 metros, e Unesc Projeto Travessia, com 38.425 metros. 

O Desafio 24 horas de Natação é uma atividade do Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados, que inclui professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc e realiza também atividades com idosos, adultos e crianças, como os projetos Lazer Ativo, Golfinhos, Tartaruga, Travessias, Pro-água e ainda o Educação Física Open de Natação. O coordenador do projeto, Luciano Acordi, salienta que o Desafio de Natação foi novamente um sucesso, com participação dos acadêmicos e nadadores da comunidade, que abrilhantaram o evento. “Foi um grande evento, com participação de nadadores e também alunos da casa participando. A cada ano ganhamos mais corpo e, o que é mais importante, fomentando a saúde, o esporte e a humanização gerada pela prática do exercício”, destacou o coordenador do projeto. Para ele esse é o resultado de todo investimento que o curso de Educação Física e a Unesc têm feito pela prática. 

Cerca de 40 alunos do curso de Educação Física e professores também se revezaram na organização, apoio e fiscalização da prova ao longo do sábado e domingo. A prova foi idealizada por alunos que nadavam à noite na piscina da Unesc e deram o start para a primeira maratona. "Tudo começou em 2002, num projeto chamado Humanização, que n época oferecia aulas de natação para os colaboradores, da Unesc, isso em 2002", explica o professor Luciano. Ao longo do tempo a competição foi ganhando adeptos e hoje conta com a participação de nadadores de diversas academias, clubes e até do Corpo de Bombeiros. O evento contou com o patrocínio da Água Mineral Cassetari, DCE da Unesc, Ducks Restaurante, Castelo Esporte, Doce Pão, Lohn Bier, Cebola Automóveis, The Point Restaurante e Lanchonete e 3LR.

Resultados:

Categoria A - até 30 anos

Masculino:

1º Alessandro Oliveira - 6.025 m
2º Carlos Possamai - 5.875 m
3º Alysson Barbosa - 5.825 m

Feminino:

1º Inês Pereira 6.225 m
2º Misleine de Souza 4.525 m
3º Janaina Motta 4.350 m

Categoria B - até 50 anos

Masculino

1º Mauricio Soares 7.325 m
2º Sérgio Pereira 7.300 m
3º Luciano Acordi 6.600 m

Feminino

1º Juliana Maragno 5.700 m
2º Tairine da Luz 3.575 m

Categoria C - Acima de 50 anos

Masculino

1º Luciano Sulino 3.475 m
2º Ubirajara Rigotti 2.300 m
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:31
Compartilhar Comente

Desafio 24 Horas de Natação movimenta a Unesc neste fim de semana

Desafio 24 Horas de Natação movimenta a Unesc neste fim de semana
Participantes nadarão durante 24 horas ininterruptas em revezamento (Foto: Arquivo) Mais imagens

Nadadores profissionais e amadores do Sul do Estado se encontrarão na Unesc para superar seus limites. Neste final de semana (24 e 25/11), a Universidade realiza o 8º Desafio 24 Horas de Natação, das 9h30 de sábado às 10 horas de domingo. A disputa ocorrerá na piscina do Complexo Esportivo.

Na competição, os participantes deverão nadar a maior metragem durante 24 horas ininterruptas em forma de revezamento. “O desafio tem o propósito de promover a natação, motivando as pessoas a superarem seus próprios limites”, explica a integrante da comissão organizadora, Julia Medeiros.

As equipes, com 12 participantes, femininas e masculinas serão divididas por idade, sendo categorias de 16 a 30 anos, de 31 a 50 anos e a partir de 51 anos.

Inscrições

A competição poderá ter até 48 participantes. As inscrições encerram nesta sexta-feira (23/11). Para participar, o interessado deve entrar em contato com a organização pelo telefone (48) 99860-6303, ou pelo e-mail gpeaunesc@gmail.com.

A competição é promovida pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) e pelo curso de Educação Física da Unesc. Em paralelo ao evento, serão arrecadados alimentos não perecíveis que posteriormente serão destinados ao Bairro da Juventude.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de novembro de 2018 às 16:11
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física realiza Prática como Componente Curricular

Professores e acadêmicos do curso de Educação Física – Licenciatura receberam aproximadamente 60 alunos da Escola Lili Coelho da educação de jovens e adultos, para a PCC (Prática como Componente Curricular). O encontro ocorreu no dia 14 de novembro, no Complexo Esportivo da Unesc e envolveu as disciplinas de Metodologia do Handebol e Educação Física no Ensino Médio, ministradas pelos professores Vania Vitorio e Vidalcir Ortigara, respectivamente.

A PCC tem o objetivo de proporcionar ao estudante de Educação Física que o acadêmico vivencie o fazer pedagógico a partir dos conteúdos das disciplinas percebendo a articulação teórico-prática indispensável para formação acadêmica. Como consequência o PCC aproxima a escola e a Universidade em uma relação pedagógica importante para ambas.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2018 às 14:34
Compartilhar Comente

Parceria entre Afasc e Unesc permite aulas gratuitas de natação para idosos

Parceria entre Afasc e Unesc permite aulas gratuitas de natação para idosos
Projeto beneficia pessoas da terceira idade e portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis moradoras dos bairros do Território Paulo Freire Mais imagens

A prática de esportes aquáticos como biribol, polo e basquetebol, é o que anima os idosos atendidos pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) nas tardes de terças e quintas-feiras, na piscina do curso de Educação Física da Unesc. As atividades que fazem parte do projeto Tartaruga, são desenvolvidas para atender pessoas da terceira idade, portadores de DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), moradoras dos bairros do Território Paulo Freire.

Segundo a coordenadora do departamento de Grupo de Idosos, Nézia João Pereira, as atividades físicas que os idosos praticam deixam eles com mais disposição para as tarefas do dia a dia. “Essa parceria tem fortalecido as atividades que realizamos com nossos idosos nos bairros. Eles estão felizes por aprender a nadar, mas o que mais tem enchido eles de orgulho é ver que podem praticar atividades físicas diversificadas, e se sentirem cada dia mais dispostos”, comenta.

Atualmente aproximadamente 40 idosos estão praticando as aulas de natação com os acadêmicos do curso de Educação Física, sob a orientação do professor Luciano Acordi da Silva.

De acordo com o professor responsável, o projeto batizado como Tartaruga tem como objetivo melhorar a autonomia funcional e a saúde mental através da prática de natação. "O Tartaruga tem como objetivo maior provocar um estilo de vida ativo e independente nos idosos. Na próxima fase do projeto, os idosos aprenderão a realizar atividades físicas de força funcional, com materiais recicláveis em suas próprias residências, a fim de adquirirem independência física. Sabemos que para uma boa saúde, o mais importante é se exercitar com regularidade, sendo dentro ou fora da água”, afirma Luciano.

Vagas abertas para o próximo semestre

Por semestre são abertas 100 vagas para o Projeto Tartaruga, que podem ser preenchidas por idosos que participam das atividades da Afasc e moram nos bairros: Santo André, São Defende, Nova Esperança, São Sebastião, Progresso, Vila Belmiro, Jardim União, Santa Luzia, Vila Manaus, Mineira Velha, Mineira Nova, Imperatriz e São Francisco.

Para participar das atividades, os interessados devem passar por um processo de triagem que acontece no início de cada semestre. Para informações, entrar em contato com a Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados pelo telefone: (48) 3431-4553.

Colaboração Comunicação Afasc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de novembro de 2018 às 14:20
Compartilhar Comente