Educação Física - Licenciatura

Curso de Educação Física da Unesc promove evento para falar sobre políticas públicas

Curso de Educação Física da Unesc promove evento para falar sobre políticas públicas
Momento será virtual, na quarta-feira (21/10) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Educação Física da Unesc promove, na quarta-feira (21/10), um evento para falar sobre o agora e o futuro da profissão. O “Seminário de Educação Física e Políticas Públicas: entre o que temos e o que podemos” é aberto ao público e ocorre a partir das 19 horas, na modalidade virtual, com a participação dos docentes Nilso Ouriques, da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), Paulo Ricardo do Canto Capela, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e Carlos Augusto Euzébio, da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Conforme o coordenador adjunto do curso, Bruno Dandolini Colombo, que mediará o diálogo, os palestrantes são professores pesquisadores com grande bagagem na área de políticas públicas ligadas à profissão. “A ideia é que estes três professores, estudioso do tema e líderes de projetos e instituições, possam apontar o que se tem hoje e algumas perspectivas. São nomes renomado”, destaca. 

O evento é proposto dentro da disciplina “Educação Física e Políticas Públicas”. As participações não necessitam de inscrição prévia, basta acessar meet.google.com/epo.gfet.hdg. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2020 às 18:38
Compartilhar Comente

Acadêmico da Unesc participa do 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

Acadêmico da Unesc participa do 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte
Ramiro Doyenart apresentou trabalho sobre Alterações Psicofisiologicas em corredores de Uphill (Foto: Mizuno Uphill Marathon) Mais imagens

O curso de Educação Física da Unesc esteve representado no 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado em São Paulo, na última semana. O responsável por levar o nome da Universidade foi o acadêmico Ramiro Doyenart, que apresentou o trabalho intitulado "Alterações Psicofisiologicas em corredores de Uphill”.

O trabalho foi conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) vinculado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPsico) da Unesc, coordenado pelos professores Karin Martins Gomes e Luciano Acordi dos cursos de Psicologia e Educação Física da Unesc.

Desenvolvido na corrida da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, o estudo conclui que tal tipo de prova é suficientemente capaz de melhorar a saúde mental dos participantes, através do aumento nas percepções de felicidade (28%), autoestima (42%) e diminuição da ansiedade (40%). “Isso é importante pois sinaliza um efeito agudo poderoso do exercício físico na saúde mental das pessoas”, enaltece o acadêmico.

Ainda de acordo com Ramiro, o Simpósio inovou com a modalidade remota. “Tive a oportunidade de apresentar o nosso trabalho e assistir da minha casa, em Içara, o simpósio que contou com palestrantes internacionais de grande relevância como Fiona Bull, do World Health Organization, Scott Powers, sobre Fisiologista do Exercício e Steven Fleck, Cientista do Treinamento de força.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de outubro de 2020 às 14:00
Compartilhar Comente

Unesc promove Seminário de Educação Física e Políticas Públicas

Unesc promove Seminário de Educação Física e Políticas Públicas
Evento acontece de forma virtual nesta quarta-feira (7/10) (Foto: Arquivo Fesporte /Heron Queiroz) Mais imagens

Os cursos de Educação Física e Pedagogia da Unesc promoverão, nesta quarta-feira (7/10), o Seminário de Educação Física e Políticas Públicas com a temática “as políticas públicas de Educação Física/Esporte na esfera Estadual”.

O evento será realizado de forma virtual, pela plataforma Google Meet, a partir das 19h e contará com a mediação do professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Educação, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Como convidados estarão presentes para o debate o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Rui Godinho da Mota e a gerente de Políticas e projetos esportivos da Fundação, Aline Maria Floss. Eles apresentarão o inventário da infraestrutura esportiva de Santa Catarina, os eventos realizados e os projetos para 2021.

Ainda como convidada estará a representante da Diretoria de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, Vania Santos Ribeiro, abordando as principais políticas públicas da secretaria relacionadas à Educação/Educação Física.

O evento faz parte das disciplinas de "Educação Física e Políticas Públicas" e "Gestão Escolar", ambas do curso de Educação Física, e ainda Atividade Física e Qualidade de Vida, do curso de Pedagogia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2020 às 21:33
Compartilhar Comente

Aluna e atleta Unesc, Kathiê Goulart Librelato disputa a semifinal do campeonato Pan-americano Universitário 2020

Aluna e atleta Unesc, Kathiê Goulart Librelato disputa a semifinal do campeonato Pan-americano Universitário 2020
Enxadrista representa a equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc/Librelato (Foto: Divulgação) Mais imagens

A dedicação da enxadrista içarense e acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc, Kathiê Goulart Librelato, a colocou mais uma vez em destaque. A atleta disputa na noite desta terça-feira (29/9), às 20 horas, a semifinal do FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) American Chess, o campeonato Pan-americano Universitário 2020.

A adversária de Kathiê será Elizabeth Toro Castañeda, da Colômbia. A decisão será logo na sequência, contra a cubana Rachel Palmero Martínez ou a brasileira Julia Alboredo. Vai ser possível assistir e torcer pela enxadrista, que leva o nome da Unesc para as maiores competições do mundo. A transmissão será no Facebook e no YouTube da FISU. Clique em um dos links para assistir.

Diante do desafio, Kathiê espera bons resultados, e se preparou com empenho para o momento. Ela também está classificada para a competição mundial. "Estou feliz de ter chego até a semi e agora é dar o máximo pra estar na final. Esta semana teremos ainda o evento por equipes, onde também representarei o Brasil, e no final de outubro o 2020 FISU World University Championship Mind Sports online, competições em que espero dar meu melhor e bem representar todos os apoiadores, destaca.

Depois de passar pela classificatória com 10 pontos em 14 disputados, a içarense venceu no domingo (27/9) a partida contra a colombiana Angella Cristina Ocampo Betancur por 3x0. Enxadrista representa a equipe ACX-Içara/FME-Içara/Unesc/Librelato


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 18:10
Compartilhar Comente

Acadêmico tem Trabalho de Conclusão de Curso publicado em Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Acadêmico tem Trabalho de Conclusão de Curso publicado em Revista Brasileira de Medicina do Esporte
Aluno Daniel Boeira abordou temática focada no exercício aquático (Foto: Divulgação) Mais imagens

O aluno Daniel Boeira, do curso de educação física acaba de ter seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. O estudo intitulado “Efeito do exercício aquático após lesão muscular provocada por contração excêntrica”, apoiado pelo CNPq, aponta para um novo protocolo aquático de exercícios físicos, que pode acelerar o processo de recuperação da força, potência e atividade muscular, após micro lesões causadas nos esportes.

De acordo com o Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) este estudo foi importante, pois abre portas para os profissionais de educação física que trabalham com esporte e rendimento, no sentido de utilizar os exercícios aquáticos para acelerar o processo de recuperação da fadiga muscular.

O trabalho foi desenvolvido na piscina da nossa Universidade, pelo GPEAA, vinculado ao Laboratório de Psicofisiologia do Exercício, coordenado pelo professor Luciano Acordi.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2020 às 16:22
Compartilhar Comente