Educação Física - Licenciatura

Handebol masculino da Unesc é vice-campeão dos JUC´s

Handebol masculino da Unesc é vice-campeão dos JUC´s
Partidas ocorreram entre 5 e 9 de julho (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos e atletas do handebol masculino da Unesc, conquistaram o vice-campeonato nos JUC´s (Jogos Universitários Catarinenses). As disputas ocorreram entre 5 e 9 de julho em Joinville. Além da medalha de prata, a equipe da Universidade se destacou com o atleta Pedro Paulo Alves, artilheiro da competição com 40 gols.

O time tem o comando do técnico Martinho Mrotskoski, professor do curso de Educação Física.

A campanha dos representantes da Unesc no handebol masculino iniciou com a vitória de 38 a 22 sobre o time da Udesc, seguiu com um 26 a 11 em cima da Uniplac e um 44 a 29 sobre o time da UFSC. Na final, a Unesc perdeu de 21 a 28 para a Univalli.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2019 às 11:34
Compartilhar Comente

Estudantes de Educação Física promovem aula especial para alunos da Escola de Educação Básica José do Patrocínio

Estudantes de Educação Física promovem aula especial para alunos da Escola de Educação Básica José do Patrocínio
Momento foi de compartilhar conhecimentos com a prática esportiva (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma noite especial de aprendizados na Universidade. Assim foi a experiência vivida por alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, de Siderópolis. Eles estiveram na Unesc nesta terça-feira (02/07), com acadêmicos da sexta fase do curso de Educação Física – Licenciatura.

No Complexo Esportivo da Universidade, o momento foi de compartilhar conhecimentos com a prática esportiva do Rugby, Step e Pebolim Humano. “As atividades desenvolvidas durante todo a noite foram pensadas e construídas pelos acadêmicos, a partir dos estudos e orientações no decorrer do semestre. Agradecemos com carinho a participação da escola e parabenizamos os acadêmicos pelo empenho e dedicação na atividade. Foi uma parceria que possibilitou a atuação prática e que os estudantes usufruíssem da estrutura física da Unesc, vislumbrando a formação futura”, destacou a professora Bruna Carolini De Bona.

A ação fez parte da PCC (Prática como Componente Curricular) da disciplina de “Educação Física, currículo e Ensino Médio”.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de julho de 2019 às 10:47
Compartilhar Comente

Integração e conhecimento unidos nos 10º Jogos Interfases de Educação Física

Integração e conhecimento unidos nos 10º Jogos Interfases de Educação Física
Abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes de primeira a oitava fase do curso de Educação Física - Bacharelado e Licenciatura da Unesc estarão reunidos até esta quarta-feira (29/5) para os 10º Jogos Interfases. O evento, organizado pelos próprios acadêmicos dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva, teve a abertura nesta segunda-feira (27/5) e contará com atividades de natação, handebol, voleibol, futsal a atletismo.

A abertura dos Jogos do Bacharelado ocorreu no período matutino e contou com apresentações artísticas da Escola de Dança Viviane Candiotto e de acadêmicos da sétima fase de Educação Física. A acadêmica do curso e premiada atleta de xadrez, Kathiê Goulart Librelato, foi a responsável pelo acendimento da pira dos Jogos.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, eventos como os Jogos Interfases fazem a diferença na formação acadêmica e agregam conhecimentos que vão além da sala de aula. “O curso de Educação Física foi um dos primeiros da Unesc e tem contribuído ao longo de toda a sua trajetória, com a formação com qualidade de profissionais que estão fazendo a diferença nos espaços em que ocupam. Eventos como este agregam muito ao currículo de cada um”.

Para o coordenador adjunto do curso da Unesc, integração e formação acadêmica são as expressões que mais definem os Jogos Interfases. “O evento envolve alunos e professores em jogos que primam pela integração. E não podemos esquecer que o que move os jogos é o conhecimento. Eles são uma oportunidade de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula”, afirma.

Já o presidente da comissão organizadora dos Jogos Interfases, Vagner Pierini, chamou a atenção para o caráter agregador acima do competitivo que o evento tem.

A abertura dos Jogos ainda teve ainda a participação do professor responsável pela disciplina de Organização e Administração Desportiva, Joel Modesto Casagande, do presidente do CA (Centro Acadêmico) do curso, Welber Bortolotto e dos professores do curso.

Jogos Licenciatura 


A abertura dos Jogos Interfases de Licenciatura ocorreram nesta segunda-feira à noite e contou com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, do coordenador adjunto do curso de Educação Física, Bruno Dandolini Colombo, do vice-presidente do C.A de Educação Física, Eudeclir e do presidente da Comissão Central Organizadora dos Jogos, Victor Fretta.

O acendimento do fogo simbólico foi feito pelo ex-atleta, campeão iberoamericano de atletismo e professor, Roberto Carlos Bortolotto. A apresentação cultural ficou a cargo da acadêmica da primeira fase do curso de Educação Física - Licenciatura, Jayne de Luca Laurindo. 

Programação

Terça-feira (28/5)
7h40 – Handebol masculino – Ginásio José Antônio Carrilho
7h45 – Voleibol misto – Ginásio José Antônio Carrilho
8h30 – Natação masculino e feminino – Piscina da Universidade

Quarta-feira (29/5)
7h40 – Futsal masculino e feminino – Ginásio José Antônio Carrilho e quadra externa
7h45 – Tênis de Mesa masculino e feminino – Ginásio Unesc
8h30 – Atletismo masculino e feminino – Pista de Atletismo
11h20 – Premiação e encerramento – Ginásio Unesc


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de maio de 2019 às 17:11
Compartilhar Comente

Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas

Na prática do esporte, um auxílio para a reabilitação de pessoas
Grupo de Mobilidade Reduzida dialogou com o paratleta Jeferson Francisco (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O esporte para integrar, divertir e contribuir com a reabilitação de lesões neurológicas e pós amputação. Assim foi a tarde desta quarta-feira (22/5) no Grupo de Mobilidade Reduzida para Amputados da Unesc. Em uma conversa com o paratleta de handebol e estudante de Educação Física da Universidade, Jeferson Francisco, eles trocaram experiências e foram estimulados a qualificar a rotina com atividade física.

As ações da tarde, idealizadas pelo fisioterapeuta do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Rodrigo Serafim Zanette, foram divididas em dois períodos: um bate-papo e uma visita ao Ginásio do Colégio Unesc para praticar basquete sobre uma cadeira de rodas. Segundo a psicóloga e organizadora do Grupo, Suzamara Vieira, os momentos lúdicos, com espaços para diálogos, e o clima descontraído são fundamentais para a evolução na recuperação.

“Os encontros, a cada 15 dias, contam com propostas terapêuticas, que auxiliam na superação do luto e ajudam os pacientes a se redescobrirem. Eles também encontram aqui um local para serem ouvidos e receberem um direcionamento, social e pessoal”, explica a psicóloga.

O grupo também recebe os conhecimentos da fisioterapeuta, Gislaine Innocente Savaris, que ministra as atividades em conjunto com Suzamara. O encontro desta quarta-feira também contou com a presença do representante da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), Claudio Pacheco. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de maio de 2019 às 14:28
Compartilhar Comente

EF Rocks: Educação Física, música e gastronomia juntos na Unesc

EF Rocks: Educação Física, música e gastronomia juntos na Unesc
Evento foi realizado em parceria com a Wellness Academia, de Criciúma (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Educação Física, Ciência, Mercado, Rock’n Roll e Gastronomia. Assim foi o sábado (18/5) para os participantes do Congresso EF Rocks. Realizado pela Unesc em parceria com a Wellness Academia, o congresso reuniu acadêmicos, profissionais e interessados das áreas de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição para um ciclo de palestras envolvendo os assuntos. O evento ocorreu no Auditório Ruy Hülse e contou com música e comida boa.

O congresso segue a linha e faz parte da turnê de aquecimento do Top of The Rock, um renomado e conceituado evento do setor de educação física no país, que ocorre em São Paulo. A ideia é trazer à tona assuntos novos da área e quebrar paradigmas da atuação do profissional, reunindo palestrantes internacionais.

Na Unesc o evento é realizado em parceria com o curso de Educação Física e atende a demanda acadêmica e de profissionais da região. “Vimos a necessidade de descentralizar a ação de São Paulo, pois observamos que nem todo o profissional tem tempo e disponibilidade de ir até o congresso”, explicou o organizador do evento, Max Prestes.

A iniciativa realizada na Universidade traz uma nova roupagem do segmento. “A ideia aqui é que haja uma comunicação jovem, conversando com os acadêmicos”, comentou Prestes. O sucesso do evento é observado pelos organizadores, que prospectam realizá-lo em outras cidades e repetir no próximo ano na Unesc.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física, Joel Casagrande, a atividade supre a demanda da região. “Não temos eventos grandes que falem sobre o assunto por aqui, e ele vem com o objetivo de deixar nossos profissionais e acadêmicos mais atualizados no segmento. Além de trazer assuntos que às vezes não são discutidos”, enfatizou.

O EF Rocks iniciou no período da manhã. Ao meio dia, os participantes contaram com a atração cultural de uma banda de Rock e carrinhos de Food Truck. A iniciativa teve o apoio da CREF3/SC (Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina).

Veja os palestrantes que participaram do EF Rocks:

- Cristiano Parente, CEO da WTTC e eleito em 2014 o melhor Personal Trainer do mundo, com a palestra “Mãos ao alto: Gatilhos mentais para fidelizar seus clientes”;

- Max Prestes, CEO da Wellness Academia, professor de pós-graduação e eleito um dos 10 melhores Personal Trainers do Brasil em 2017, com a palestra “Avaliação: Você está preparado para a Nova era da Avaliação física?”;

- Robson Santos, CEO da Premium Health e eleito um dos 10 melhores Personal Trainers do Brasil em 2017, com a palestra “Ferramentas da Educação Física no tratamento e prevenção da hérnia de disco”;

- Bruno Tratz, coordenador técnico da Fórmula Academia Florianópolis, eleito um dos 10 melhores Personal Trainers do Brasil em 2018, com a palestra “Como montar, coordenar e liderar uma equipe de profissionais”;

- João Moura, CEO Treino em foco, autor de diversos livros e docente doutor na FURB (Universidade Regional de Blumenau), com a palestra “Hipertrofia muscular: temas fora do radar”;

- Ana Cristina Mendes, eleita Top Trainer Brasil em 2016, docente na Unisul Tubarão, com a palestra “Dez erros comuns na aplicação do HIIT”;

- Joni Márcio Farias, professor doutor e pesquisador da Unesc, com a temática “Emagrecimento: qual o papel do exercício?”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 18 de maio de 2019 às 17:17
Compartilhar Comente