Ciências Biológicas - Licenciatura

Curso de Ciências Biológicas reúne acadêmicos e profissionais em semana de aprendizados

Curso de Ciências Biológicas reúne acadêmicos e profissionais em semana de aprendizados
Semana Acadêmica e Simpósio integram programação especial preparada pelo curso (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os apaixonados pelo universo da biologia e temas ligados ao meio ambiente, sejam eles estudantes, profissionais ou comunidade em geral, terão oportunidade ímpar entre os dias 13 a 17 de setembro. Ao longo dos cinco dias o curso de Ciências Biológicas da Unesc promoverá a edição 2021 da Semana Acadêmica e o primeiro Simpósio de Biologia Marinha da Instituição. Além de uma semana inteira com convidados compartilhando conhecimento, o evento contará com o lançamento oficial da Pós-Graduação em Biologia Marinha, uma parceria com o curso de graduação e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbeli Gaidzinski.

A escolha de convidados de todas as regiões do país para compor a programação de palestras e mesas-redondas, conforme a coordenadora-adjunta do curso, Mainara Figueiredo Cascaes, busca dialogar com as mais diferentes áreas de atuação do profissional biólogo. “Nos cinco dias de programação temos todas as áreas do Brasil, de Norte a Sul, dialogando sobre as áreas de botânica, zoologia, ecologia, genética, entre outras. Queremos oportunizar a troca e a multiplicação de conhecimento entre acadêmicos do nosso curso com colegas de todo o país e de fora dele”, destaca.

A edição da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas (Sacib) tem como diferencial em 2021 o lançamento do curso inédito de Pós-Graduação, ofertado a partir dos próximos meses pela Universidade. “Essa será a primeira oportunidade do lançamento oficial do curso de Pós-graduação em Biologia Marinha, um curso esperado e que tem muito a contribuir com a produção de conhecimento em torno dessa temática da biologia em âmbito nacional e internacional”, aponta.

Toda a programação de atividades da Semana Acadêmica e do Simpósio será realizada de forma mediada por tecnologia, o que, para Mainara, foi a maneira escolhida para oportunizar a maior troca de experiências possível. “Realizamos o evento em 2020 de forma síncrona e percebemos quão engrandecedora foi, do ponto de vista acadêmico, a oportunidade de receber convidados de diferentes localidades. Neste ano escolhemos seguir com o mesmo formato, seguindo ainda todas as normas de biossegurança necessárias, mas também aproveitando a oportunidade incrível que a virtualidade nos mostrou”, acrescenta.

Para acompanhar a Sacib e o Simpósio e receber Certificado de Participação é necessário que os interessados façam uma inscrição simples por meio dos formulários abaixo:

Inscrição para a Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas

Inscrição para o 1º Simpósio de Biologia Marinha

Mais informações podem ser acessadas ainda na página do curso no Instagram: @BiologiaUnesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2021 às 20:00
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica abre com mesa-redonda sobre espécies exóticas em SC

Semana Acadêmica abre com mesa-redonda sobre espécies exóticas em SC
https://doity.com.br/semanabiologica2016 Mais imagens

Com o tema “Espécies Exóticas Invasoras no Estado de Santa Catarina: Ecologia e Manejo em Unidades de Conservação”, a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da Unesc foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (8/9). A mesa-redonda teve a participação da doutora em Ciências, Área de Concentração em Recursos Genéticos Vegetais, e coordenadora da implementação do Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, da Fatma, Elaine Zuchiwschi e do professor de Ecologia, Zoologia de Vertebrados, Taxonomia da Unisul e consultor ambiental, Rodrigo Ávila Mendonça.

Segundo os palestrantes, há, no Estado, 19 espécies de plantas exóticas invasoras e que já estão adaptadas ao ambiente. No entanto, elas causam danos e são uma ameaça à fauna e à flora: uma vez que não possuem grandes predadores, se desenvolvem em um ritmo intenso. Atualmente, as espécies exóticas invasoras de plantas e animais são a segunda maior causa de perda da biodiversidade no mundo.

O evento, que encerra nesta sexta-feira (9/9), tem como tema “Um Olhar sobre as Espécies Exóticas e a Ameaça de Extinção” e é aberto para professores, estudantes, profissionais da área, egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade e demais interessados, sendo um espaço para a socialização de conhecimento e reflexão sobre assuntos relacionados às temáticas ambientais. A programação conta com um concurso sobre fotografia biológica, minicursos e mesas redondas.

Segundo o coordenador do curso, Rafael Martins, a escolha do tema da Semana Acadêmica parte da observação dos assuntos da área que estão na pauta das discussões nacionais e internacionais e os estudantes também fazem sugestões. “A Semana Acadêmica tem atividades específicas para Bacharelado e para a Licenciatura, além de temas comuns às duas habilitações. O evento é uma oportunidade dos estudantes aprenderem na prática com profissionais com experiência em diversas áreas”, comenta.

A abertura da Semana teve a participação do coordenador de Ensino da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Carlos Schlickmann. O evento, organizado pelo curso de Ciências Biológicas da Unesc tem o apoio da UNA HCE, PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidizinsk, Fatma e Instituto Felinos do Aguaí.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de setembro de 2016 às 22:31
Compartilhar Comente