Ciências Biológicas - Licenciatura

Unesc lança Programa de Equidade Racial

Unesc lança Programa de Equidade Racial
Mais imagens

A Unesc é uma Universidade plural. Isso não há como negar. Agora, esta pluralidade ganha ainda mais força com o lançamento do Programa de Igualdade Racial, edital publicado nesta quarta-feira (10/08) cujo propósito é ampliar o acesso a bolsas de estudos a estudantes negros - pretos e pardos, e indígenas. O programa, que será permanente na Universidade, oferece nesta primeira edição  255 bolsas de estudos de 50% e 100%. Além disso, pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o diálogo em torno da construção do programa iniciou há cerca de cinco anos, culminando com o lançamento nesta semana. “As nossas universidades são brancas, mas nossa população negra, parda e indígena é muito representativa. Nos perguntamos: onde estão essas pessoas? Porque não estão acessando uma Universidade que é comunitária e tem em seus propósitos a inclusão, a diversidade, o respeito a todas as pessoas independente de raça, credo religioso, ideologia e orientação sexual. Não podemos deixar de citar todo o empenho, luta e dedicação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, o Neabi, em nome da coordenadora Normélia Ondina Lalau de Farias, que há anos desempenha um trabalho exemplar na busca pela equidade e que foi muito importante na construção deste programa”, enfatiza.

Luciane reforça que a Unesc possui grupos de estudos, projetos de extensão, secretarias de diversidade, ligas acadêmicas e uma clara proposta anti racista já instituída. “No entanto, nos faltavam projetos que efetivamente conduzissem a instituição a cumprir o seu papel de ampliar o acesso e também a permanência das pessoas negras, pardas e indígenas na nossa Universidade. Nos debruçamos sobre cada um dos aspectos que compõem uma gestão e construímos, muito silenciosamente, esse projeto para que tantas expectativas não fossem frustradas. Assim, hoje nos sentimos cumprindo uma pequena parte de nosso papel, que eu diria é histórico, em oferecer bolsas de 50% e 100% para promover a equidade racial. O acesso à educação melhora a vida das pessoas, promove a autonomia e a dignidade das pessoas e das famílias e esse é nosso intuito, cita.

O edital completo do programa de Equidade Racial da Unesc pode ser acessado no link: https://www.unesc.net/portal/capa/index/233/.

Uma causa de todos

O Programa de Igualdade Racial assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. “Os acadêmicos negros, pardos e indígenas podem estar onde eles quiserem, mas, se tiverem acesso a uma educação superior de qualidade, com certeza terão também melhor acesso ao mundo do trabalho, ascenderão a cargos de representação e liderança na sociedade e nas organizações em maior escala do que temos hoje”, ressalta a reitora, acrescentando que a receptividade do programa pelas pessoas tem sido muito positiva. “O programa por si só já é um abraço à causa antiracista que é de todos nós, negros e não negros. Desejo ver nos próximos semestres todas as salas de aula com brancos, pardos, negros e, quiçá, indígenas, construindo juntos, soluções por meio da educação para um mundo melhor”, pontua.

Marco para a Universidade e para a sociedade

“Um marco”. É assim que a coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias define o Programa de Equidade Racial da Unesc.

Ela afirma ainda que este é um início na busca por índices favoráveis do número de pessoas negras, pardas e indígenas dentro do espaço da Universidade. “Estou muito feliz e agradeço, meio que sonhando acordada. É a realização de um sonho, o resultado da busca, da luta, da resistência neste espaço que é branco, onde uma pessoa com a sua clareza, a sua visão, o seu conhecimento, a sua observação e, acima de tudo, com a sua sensibilidade, entendeu que já era tempo disso acontecer. Nós, enquanto Neabi, nos rendemos com gratidão a todos e, principalmente a reitora Luciane Ceretta, pela coragem de abraçar esse processo tão necessário para uma reparação histórica, principalmente na nossa Região do Sul do estado”, fala.

Ainda para Normélia, a ação provocará uma mudança profunda em todos que estiverem envolvidos no processo, desde trabalhadores, docentes, discentes e a comunidade do entorno da Universidade. “Pensamos que esta não é uma luta isolada. É uma luta que une negros e não negros, indígenas e não indígenas para compor um ambiente favorável, de harmonia. Um ambiente onde todos possam viver melhor. Esta luta é de todos nós. Não somente de uma pessoa ou um grupo, é de todos, mas precisávamos de alguém que tivesse coragem de acionar este estopim, que para mim é o estopim da alegria”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 09:21
Compartilhar Comente (1)

Na Fecam, reitora da Unesc fala da educação como eixo para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis

Na Fecam, reitora da Unesc fala da educação como eixo para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis
Mais imagens

A educação como eixo transversal para a promoção de cidades mais inteligentes, resilientes e sustentáveis em Santa Catarina foi o tema apresentado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta no Congresso de Municípios Associações e Consórcios (Comac/SC), promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), nesta semana. “Contextualizei o papel das universidades comunitárias distribuídas no território catarinense para o desenvolvimento do estado e a posição de destaque que ocupa em âmbito nacional”, fala a reitora da Unesc que fez a explanação para um público de mais de três mil pessoas, entre prefeitos e gestores.

Vários foram os exemplos citados ao longo de sua apresentação, entre elas, a Plataforma On, uma iniciativa que conecta as diferentes necessidades das cidades e regiões que visa contribuir com as cidades mais resilientes, inteligentes e sustentáveis ao longo prazo. Outro tema exposto foi o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico das Cidades e Regiões que a Unesc desenvolveu na Amrec e agora elabora na Amesc. 

O tema principal da Comac/SC foi “Governança para a Sustentabilidade”, sendo que o painel na Plenária Principal, intitulado “Municípios Catarinenses Mais Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes” e que contou com a reitora Luciane Bisognin Ceretta, teve como base a “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, com representantes do Governos Federal, Governo Estadual, Iniciativa Privada e da Acafe, e mediado pela prefeita do município de Monte Carlo, Sonia Salete Vedovatto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de agosto de 2022 às 15:25
Compartilhar Comente

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP

Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP
Mais imagens

A Unesc segue fortalecendo seu nome e o seu trabalho com reconhecimento nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão. Prova disso é que agora a Universidade é case apresentado no livro “Uma Cartografia na Formação de Professores para a Educação Básica: Práticas e Soluções Inovadoras em Propostas Curriculares”. A publicação, fomentada pela cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), reúne um seleto grupo de instituições criteriosamente avaliadas.

[Experiência da Unesc é destaque em publicação da USP] O trabalho da Unesc que atraiu a atenção da USP é o relato de experiência das licenciaturas integradas, principalmente da disciplina de Prática como Componente Curricular (PCC), sendo modelo e inspiração para as universidades brasileiras. “Penso que é muito importante para as nossas licenciaturas ter o trabalho, produzido coletivamente, divulgado como uma experiência significativa para o âmbito da educação. É um processo que ainda está em andamento e já está sendo valorizado, divulgado e compreendido como um projeto de grande potencial”, ressalta a coordenadora do curso de História, Michele Gonçalves Cardoso.

A integração das licenciaturas da Unesc, conforme a coordenadora adjunta de Artes Visuais, Aurélia de Souza Honorato, começou a ser pensado em 2013. “Sendo que em 2022 formamos as primeiras turmas das licenciaturas integradas dos cursos de Letras, Artes Visuais, História, Matemática, Geografia, Pedagogia e Ciências Biológicas. O grupo de estudos da USP fez uma pesquisa e encontrou  o nosso projeto, nos convidando para apresentá-lo, o que nos deixa muito orgulhosos”, comenta.

A publicação está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP, por meio do link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/840.

O livro:

A obra aborda desafios da formação inicial de professores para a educação básica, em estudos de caso de propostas curriculares inovadoras em iniciativas institucionais e cursos de todo Brasil. A equipe da pesquisa entrevistou docentes e gestores das diferentes universidades públicas e comunitárias, a partir dos quais foram identificadas inovações com potencial para inspirar mudanças que atendem a diferentes necessidades das licenciaturas frente ao contexto atual.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2022 às 08:17
Compartilhar Comente

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças
Mais imagens

Análise da primeira semana de aula e o anúncio de mudanças na instituição pautaram a reunião entre a reitoria da Unesc e os gestores do ensino, realizada na tarde desta sexta-feira (05/08), no auditório Edson Rodrigues.

Entre os temas abordados, destaque para o Programa de Equidade Racial da Universidade e os detalhes da reestruturação administrativa da gestão superior. Os coordenadores de cursos também puderam dialogar sobre a recepção de calouros, as novidades do UniEdu, acompanhar os indicadores de matrículas, além das novas possibilidades de bolsas de estudo e descontos.

Programa de Equidade Racial

Na primeira edição do Programa de Equidade Racial da Unesc serão oferecidas 255 bolsas de estudos de 50% e 100% a estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, ingressantes em 2022/2. As matrículas seguem até o dia 15 de agosto. Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

O programa assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. O assunto será ampliado para as comunidades interna e externa na próxima semana.

Reestruturação administrativa

Os gestores da Unesc também conheceram a proposta de reforma administrativa que foi aprovada nas últimas semanas nos Conselho Superior Universitário (Consu) e Conselho Superior de Administração (CSA).

A nova estrutura prevê a extinção da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), que darão lugar a três novas estruturas: a Pró-reitoria de Ensino (Proen), a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex) e a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf), que contarão ainda com diretorias e gerências.

Novas funções

A reunião também marcou o anúncio da mudança de projetos da professora Indianara Reynaud Toreti, que deixa a Pró-reitora Acadêmica e passa a assumir outras atividades na Universidade.

Outra alteração é registrada no Colégio Unesc. Giselle dos Passos Vieira deixa a direção, assumindo em seu lugar, de forma interina, a atual coordenadora do Ensino Fundamental, Mainara Figueiredo Cascaes.

“Agradecemos de forma especial à Indianara e à Giselle que cumpriram as suas funções com excelência e deixaram as suas marcas em nossa Universidade. Desejamos todo o sucesso e felicidade nas suas novas atribuições”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 20:11
Compartilhar Comente

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc
Colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (04/08), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

“Toda batalha vale a pena quando nós aproveitamos cada segundo do nosso percurso. Até quando as coisas parecem impossíveis, a vida nos surpreende em cada milagre que acontece em cada dia”. O depoimento reflexivo é da formada do curso de Pedagogia da Unesc, Beatriz Sônego Zanette, que concluiu na noite desta quinta-feira (04/08) um de seus sonhos: a segunda graduação. A solenidade ocorreu na Unesc e, além dela, outros 55 jovens também receberam com orgulho o tão sonhado canudo. A noite também marcou a conclusão da acadêmica de graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História e Letras e foi presidida pelo coordenador dos cursos da área de conhecimento de Humanidades, Ciências e Educação e coordenador adjunto do curso de História, Ismael Gonçalves Alves.

Beatriz tem 26 anos e já conquistou muita coisa, mas para chegar até aqui teve que enfrentar muitos obstáculos. Sua primeira barreira foi aos oito meses de idade. Mesmo tão nova foi diagnosticada com encefalite herpética, o que causou danos em sua coordenação física e motora, fazendo com que não desenvolvesse a fala. Os médicos chegaram a dizer que ela teria apenas 2% de chances de sobrevivência. Mas, diante de todas as circunstâncias, ela não desistiu e foi em busca de seus objetivos. Hoje, conta, com orgulho, todo o seu crescimento profissional e pessoal.

Comunicando-se via redes sociais, por meio de programas de voz e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), ela ressalta que a formatura representa mais uma conquista em sua vida. Ainda quando pequena iniciou seus estudos no Colégio Unesc e nos corredores sabia onde queria chegar. Como primeira graduação, fez o curso de Letras. A paixão pela leitura e pela escrita ganharam força e por ser determinada, não poupou esforços para alcançar mais um objetivo. No seu calendário de atividades, lá estava a vontade de escrever um livro. E assim o fez.

Dedicou-se, estudou muito para que tudo saísse da melhor maneira. Torcedora do Tigre ela transformou sua imaginação no livro “O Diário de Uma Torcedora”. A publicação da obra, considerada por ela como uma de suas melhores conquistas, foi lançado em outubro de 2016, o que foi uma surpresa até para os pais, pois tudo foi planejado como surpresa até para eles. Mas engana-se quem pensa que ela parou por aí. A lista de prioridades já contava com o segundo livro.  “Aventurando-se no Mundo Fantástico de Era Uma Vez” será lançado nos próximos meses.

“O segundo exemplar possui 17 contos infanto-juvenis baseados em curtas metragens. Estou ansiosa para lançar”, conta.

Acolhimento

Nos oito anos dedicados aos estudos, conforme Beatriz, ela não só aprendeu, mas ensinou e se superou a cada dia. “Vivi dias inesquecíveis e momentos desafiadores. Me tornei uma pessoa mais capaz, uma pessoa que tem a consciência da importância de batalhar pelos nossos objetivos, propósitos e sonhos e isso quero passar para as pessoas, encorajá-las a seguir sempre em frente, principalmente nos dias mais difíceis”, relata.

A moradora do Bairro Comerciário, de Criciúma, disse que encontrou na Unesc muito acolhimento para seguir em frente e já adiantou que quer atuar como profissional nas escolas da região. “Aqui sempre tive auxílio e nunca encontrei dificuldades, desde o Colégio Unesc. Me vejo trabalhando em uma escola, sendo uma escritora muito famosa e sendo muito feliz”, finaliza.

Dedicação

Os obstáculos e as conquistas mencionadas por Beatriz também foram elencados pela oradora da turma, Caroline Venceslau Floriano. Em seu discurso, ela destacou os avanços e a ajuda primordial dos pais, familiares e professores durante a jornada.  “Iniciaremos um novo capítulo, só que agora nossa mala já está um pouco mais pesada. Carregamos na bagagem novos ensinamentos, experiências, vivências, histórias, valores, novas vontades e desejos. Seja licenciados ou como bacharéis, teremos a oportunidade de tentar fazer da vida de outras pessoas um pouquinho melhor”, descreve.

Caroline ainda mencionou um dos discursos da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama que dizia que “quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida. Segure firme nas possibilidades e se projete para além do medo. Apegue-se à esperança que o trouxe aqui hoje [...]”.

O orgulho em formar pessoas que ocuparão diferentes espaços a partir de princípios da instituição, como a democracia, a justiça social, a liberdade e o respeito a diversidade foi destacado pelo paraninfo dos graduados e graduadas, professor Ismael Gonçalves Alves, coordenador dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação. 

“Uma Universidade Comunitária é assim, comprometida com a justiça social nos seus mais diferentes níveis, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Profissionais que a Unesc tem muito orgulho de formar. Gostaria que vocês saíssem daqui com a mesma energia de quando entraram, com os sonhos trazidos e com a vontade de ser cultivada. É importante que saibam que toda a experiência que trouxeram na bagagem permanece viva no interior de cada um, só que agora rearticuladas com as experiências vivenciadas ao longo dos mais distintos processos formativos que vivenciaram”, destaca.

O professor ainda enfatizou a importância do olhar diverso, plural e múltiplo. “Respeitem e incluam a cada um dos sujeitos que cruzarem as suas vidas. Tenham compromisso ético com a humanidade, construindo espaços de trabalho e de sociabilidades inclusivos e acolhedores”, solicita. Professores também foram homenageados durante a cerimônia.

Confira as fotos aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 10:40
Compartilhar Comente