Ciências Biológicas - Licenciatura

Curso de Ciências Biológicas inicia celebração pelos seus 50 anos

Curso de Ciências Biológicas inicia celebração pelos seus 50 anos
Ao longo de 2020, novos momentos serão realizados (Fotos: Fernando Carvalho) Mais imagens

O curso de Ciências Biológicas da Unesc iniciou a comemoração de seus 50 anos de história. Na noite desta quinta-feira (13/3), uma aula magna reuniu alunos, professores, equipe de gestão e nomes que marcaram as cinco décadas do curso.

No auditório Ruy Hulse, o público prestigiou a palestra “Agrobiodiversidade”, ministrada pelo professor doutor Lin Chau Ming, e também conheceu a nova identidade visual do curso de Ciências Biológicas, que deu origem ao selo comemorativo dos 50 anos.

Ao longo de 2020, novos momentos de celebração são realizados, reunindo acadêmicos, egressos, professores e coordenadores do curso.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2020 às 17:54
Compartilhar Comente

Segunda-feira de sonhos realizados

Segunda-feira de sonhos realizados
Unesc formou novos 51 profissionais na noite desta segunda-feira (10/2) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O que parecia um sonho para Gilmar Figueiredo, de 60 anos, se transformou em realidade na noite desta segunda-feira (10/2). Em pleno dia 10 de fevereiro de 2020, o Giba, como é conhecido na Unesc, deu mais um passo na direção do conhecimento: teve o grau outorgado em sua terceira graduação. O feito foi celebrado com a companheira, filhas, neta e amigos como a realização do sonho antigo de formar-se no curso de Direito para exercer a profissão de advogado. Assim como Gilberto, outros 50 acadêmicos da Unesc tornaram-se profissionais aptos a exercerem a profissão após a cerimônia de Colação de Grau Especial em gabinete nesta noite.

A cerimônia presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, formou acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, História, Matemática e Pedagogia. O momento, para Gilberto, significa mais um desafio superado, mas jamais o fim da jornada de estudos. “Já sou formado em Jornalismo e Teologia e agora alcanço esse sonho. Meu desejo agora é ir em busca de uma bolsa para cursar Psicologia ou entrar no Mestrado. Ainda vou dar aula na Unesc”, compartilhou o formando que serve como grande exemplo para os quatro filhos e quatro netos.

A semana será ainda de intensa programação de conquistas celebradas na Universidade. Novas cerimônias de Colação de Grau Especial em gabinete serão realizadas nesta terça-feira (11/2), quinta-feira (13/2) e sexta (14/2), além de celebração festiva na noite de sábado (15/2).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de fevereiro de 2020 às 22:09
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc recebe veranistas nos balneários Rincão e Arroio do Silva

Verão Mais Unesc recebe veranistas nos balneários Rincão e Arroio do Silva
Maré alta não impediu que crianças e adultos aproveitassem as atividades oferecidas neste sábado (18/1) (Fotos: Balneário Rincão - Mayara Cardoso/ Balneário Arroio do Silva - Jorge Pimentel) Mais imagens

A Maria Julia, de seis anos, aproveitou muito a manhã deste sábado (18/1) no Verão Mais Unesc no Balneário Rincão. Acompanhada da mãe, Denise Ribeiro Miguel, a pequena conheceu mais sobre as espécies de água viva por meio do projeto do curso de Ciências Biológicas que esteve na orla, aproveitou as brincadeiras com a Palhaça Narizinho e até fez parte da aula de Zumba. Assim como elas, dezenas de famílias conseguiram aproveitar a manhã na beira mar com as atividades do Verão Mais Unesc nos balneários Rincão e Arroio do Silva.

Mesmo com a maré alta que invadiu grande parte da faixa de areia, os veranistas puderam participar ainda das atividades de Terapia Manual, Futebol, Vôlei, Futevôlei, Bocha, Circuito Funcional, Circuito Funcional Kids e Ritmos.

As atividades da manhã no Balneário Rincão, conforme a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, transcorreram bem, apesar do vento e do mar agitado, no entanto foi necessário encerrar o projeto mais cedo. “As ondas chegaram até a tenda já bem perto das dunas e, então, por segurança encerramos por volta das 12h ao invés das 14h como programado”, explicou.

No Arroio do Silva a adesão dos veranistas superou as expetativas da organização, tanto na participação das atividades oferecidas, quanto na procura por informações sobre os cursos da Universidade.

Neste de domingo as atividades se repetem em ambos os balneários das 9h às 14h. “Continuaremos monitorando a maré alta e o clima para garantir a viabilidade do projeto, mas, a princípio, toda a programação está mantida para o domingo”, completa Gisele.

O Verão Mais Unesc ocorre em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, Portal 4oito, Rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2020 às 13:05
Compartilhar Comente

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado
Data marca a conquista do conceito máximo em avaliação do MEC (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos de 14 cursos da Unesc viveram, nesta terça-feira (17/12), momentos especiais e inesquecíveis. Em cerimônias especiais de Colação de Grau em Gabinete nos períodos da tarde e da noite, quase 150 estudantes fizeram seus juramentos e passaram a ser considerados profissionais aptos a exercerem suas profissões. As cerimônias foram conduzidas pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e pelo vice-reitor Daniel Preve, nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Além de representar grandes conquistas prestigiadas por amigos e familiares, as formaturas desta terça-feira marcaram também um dia especial para a Universidade, que recebeu o resultado da avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), na qual atingiu nota 5, máxima pontuação. Em seus discursos, os representantes da Universidade que conduziram as cerimônias e outorgaram o grau aos formados destacaram também a conquista.

Conforme Daniel, que parabenizou os formandos e a todos os familiares e amigos que os acompanharam na jornada da graduação, o pedido é para que os graduandos do dia levem sempre o nome da Unesc por onde forem. “Honrem o nome da Universidade. Essa sempre será a casa de vocês, uma instituição da qual vocês podem se orgulhar. Exemplo disso é o resultado de hoje no qual fomos agraciados com a nota 5, conceito máximo do MEC, e as premiações que a Instituição vem recebendo nos últimos meses”, salientou.

Colaram grau neste dia alunos dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comércio Exterior, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:16
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc lança livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”

Museu de Zoologia da Unesc lança livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”
Obra infantil é de autoria da professora criadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski ganha mais um aliado em prol da educação ambiental. Trata-se do livro “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, publicação de autoria da própria professora fundadora do museu e ilustrada por Vamber Cabral sob edição da Ediunesc. O lançamento da obra será realizado em evento aberto ao público na tarde de segunda-feira (25/11), às 14h, no Auditório Ruy Hulse.

O livro narra a história de Vitorino, uma tartaruga marinha que enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua vida nos oceanos, mas que conseguiu vence-los e, por isso é uma tartaruga vitoriosa.

Conforme Morgana, durante a narrativa Vitorino apresenta ao leitor as belezas do fundo do mar e também a fragilidade com que o ambiente marinho se encontra, devido aos diferentes impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade nos oceanos, como as redes de pesca, o derramamento de óleo e de esgoto doméstico, além do lixo jogado no mar. “A história de Vitorino apresenta também o ciclo de vida das tartarugas marinhas e curiosidades sobre a algumas espécies da fauna marinha como: a foca Vick, o lobo-marinho Teco, o polvo Octus e a baleia Frida”, acrescenta.

O livro aborda ainda a relação de Vitorino com o Museu de Zoologia da Unesc, desde a sua chegada, seu convívio com a equipe do Museu e suas descobertas sobre a importância do projeto na preservação da natureza por meio de suas práticas e ações educativas.

Vitorino acaba se tornando um personagem do Museu, e até é o porta-voz dos animais marinhos estabelecendo uma relação de interação com os visitantes levando de forma lúdica e divertida a mensagem do Museu de preservação e respeito à vida.

De acordo com a autora, a publicação do livro tem o importante apoio da Policia Militar Ambiental, que desenvolve em parceria com o Museu de Zoologia o Projeto “Leitura na Educação Ambiental”. A ação tem como objetivo contribuir com a construção de uma consciência reflexiva e transformadora nos nossos jovens por meio da leitura.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de novembro de 2019 às 17:36
Compartilhar Comente