Ciências Biológicas - Licenciatura

Roda de conversa fortalece vínculos entre a Unesc e a comunidade Quilombola

Roda de conversa fortalece vínculos entre a Unesc e a comunidade Quilombola
Grupo esteve na Universidade para atividade da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma noite de compartilhamento de conhecimento na 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos, a Unesc recebeu, nesta quarta-feira (5/6), integrantes da comunidade de Quilombolas Catarinenses, de Praia Grande. O grupo, formado por moradores e professoras da comunidade, dividiu experiências, compartilhou anseios e, principalmente, preocupações quanto a sua sobrevivência no espaço em que vivem. Mediaram a conversa, realizada no Auditório Ruy Hülse, os professores Alex Sander da Silva e Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Defensores do meio ambiente e dos meios sustentáveis de sobrevivência, o grupo trouxe ao debate questões como a utilização de terras de forma inapropriada e invasiva, a discriminação do povo quilombola, o cuidado com a água e a utilização de agrotóxicos, entre outros temas.

O debate, conforme Carlyle, foi iniciado já na chegada dos visitantes a Universidade, onde foram recebidos com um café. De acordo com o professor, o diálogo firmado já direcionou para a assinatura de um Termo de Cooperação entre a comunidade e a Unesc muito em breve. “Já lhes adianto isso em primeira mão. Queremos estreitar cada vez mais nossos vínculos e estarmos mais próximos na luta pelos seus direitos, na resistência e na busca pela demarcação de terras”, salientou.

A acadêmica Maria Eduarda de Azevedo, da segunda fase do curso de Ciência Biológicas, foi uma das participantes que fez questão de deixar seu pronunciamento no evento. Emocionada, Maria Eduarda destacou sua emoção ao ouvir de perto relatos como os dos visitantes e agradecê-los pelos seus papeis na sociedade. “Isso é muito lindo de ver. Estamos tendo a oportunidade de conhecer de perto aquilo que só vimos por meio dos estudos no Ensino Médio. Ter essa troca de experiências é simplesmente maravilhoso e só podemos agradecer por estarem aqui e pela Universidade nos proporcionar esse contato”, relatou.

A programação do evento segue até sábado (8/6) com atividades em Forquilhinha.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de junho de 2019 às 22:55
Compartilhar Comente

Projeto de extensão discute tratamento adequado de resíduos na José Contim Portella

Projeto de extensão discute tratamento adequado de resíduos na José Contim Portella
Encontro desta quinta apresentou uma série de possibilidades a serem desenvolvidas Mais imagens

Discutir novas ações relacionadas ao tratamento adequado de resíduos sólidos, envolvendo coleta seletiva e reaproveitamento de material para produção de papel artesanal no ambiente escolar. Com este objetivo, a equipe do projeto de extensão da Unesc “Educação e gestão ambiental na Escola Municipal José Contim Portella e sua ampliação para a comunidade do entorno”, que integra o Programa Território Paulo Freire, participou da reunião pedagógica da escola nesta quinta-feira (20/4).

Na oportunidade, o coordenador do projeto, professor José Carlos Virtuoso, e a acadêmica bolsista Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) apresentaram uma séria de possibilidades que poderão ser desenvolvidas no local. “Oficinas de reciclagem e confecção de papel artesanal são expedientes já desenvolvidos que deverão ser retomados, por indicação dos próprios docentes, os quais deverão inseri-los como conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Essas são iniciativas que já apresentaram bons resultados junto aos alunos das diversas turmas, das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)”, explicou Virtuoso.

Água da chuva já é utilizada

Sequência de projetos anteriores na José Contim Portella, a iniciativa extensionista já rendeu ao estabelecimento a implantação de um sistema de captação de água da chuva, cujo uso é destinado à lavação do pátio e rega das plantas. Da mesma forma, uma composteira recebe os resíduos orgânicos que viram húmus para aproveitamento no jardim. “Estamos muito motivados para dar sequência ao processo, que contribui muito para a sensibilização ecológica na escola”, disse a diretora, Simone Garcia Conceição de Sá.

O projeto, que utiliza conceitos de gestão ambiental como estratégia pedagógica de sensibilização, também contempla ações a serem desenvolvidas no conjunto Residencial Venezia, situado em frente à escola, no Bairro São Sebastião. Uma delas é o apoio para o correto gerenciamento de resíduos no condomínio, composto por 16 unidades habitacionais em que residem aproximadamente 1.300 pessoas. A equipe extensionista também tem a colaboração do professor Gustavo Zambrano e do bolsista Eduardo Fernandes Martinello (Engenharia Ambiental e Sanitária).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de abril de 2017 às 15:13
Compartilhar Comente

Alunos do SESI visitam a UNESC para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências

Alunos do SESI visitam a UNESC para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências
Rafael Martins Mais imagens

O Curso de Ciências Biológicas da UNESC recebeu nesta terça feira 02/11, a visita dos alunos do SESI para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências. Os alunos do SESI participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, dentro do qual devem desenvolver um projeto de pesquisa proposto com o tema Animal Allies (Animais aliados) onde os participantes deverão identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras.

Os educadores e alunos do SESI escolheram as abelhas como espécie animal aliada e no Laboratório de Ensino de Ciências participaram de uma breve exposição sobre a importância delas para o ser humano homem e o ambiente. Por meio da problematização os alunos foram questionados COMO FOI SEU CAFÉ DA MANHÃ? questão a partir da qual se desenvolveram todos os temas associados à polinização, flores, produção de alimentos, ameaças a biodiversidade de abelhas. Além disso, os alunos foram estimulados a pensar em como poderiam auxiliar estes animais, e assim manter a aliança entre as abelhas e os seres humanos.

Em seguida os alunos foram conhecer de perto como funciona uma colmeia em visita ao Meliponário do Sr. Jorge Venson no Município de Balneário Rincão.

As atividades foram conduzidas pelos professores do Curso de Ciências Biológicas da UNESC, Dra. Birgit Harter Marques, Ma. Mainara Figueiredo Cascaes e Dr. Rafael Martins e pelos educadores do SESI Cleber Marinho Jr. e Luciane Cechinel Zanette

Por: Rafael Martins 07 de novembro de 2016 às 18:29
Compartilhar Comente

Projeto de extensão promove reflexão sobre o meio ambiente

Projeto de extensão promove reflexão sobre o meio ambiente
Visita foi mais uma etapa do projeto Ambiente e Cidadania Mais imagens

Bolsistas e professores da Unesc visitaram a Escola Caetano Ronchi, de Criciúma, para promover atividades e reflexões sobre o meio ambiente. A ação ocorreu nesta quinta-feira (7/7) e contou com a participação dos professores Dourival Giassi (UNACSA), Maristela Gonçalves Giassi (UNAHCE) e Elizabeth Maria de Siervi (UNACET)

A visita ao Bairro São Defende foi mais uma etapa do projeto Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Freire, localizadas próximas a nascente do Bairro Santo André. A atividade teve como parceiros estudantes da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas. Juntos, os acadêmicos refletiram sobre a história sócio ambiental do bairro e da cidade de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de julho de 2016 às 10:53
Compartilhar Comente (1)