Ciências Biológicas - Licenciatura

Educação ambiental

Na semana, o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou uma atividade abordando a temática “Poluição Atmosférica”, com a participação de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso.

“Iniciamos explicando as diversas ações que culminam na poluição da atmosfera, na sequência propomos um jogo educativo sobre o tema, onde os estudantes puderam interagir sobre as questões abordadas, tornando o processo de aprendizagem dinâmico e interativo”, conta o acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e bolsista do projeto, Carlos Henrique Devilla Marcello.

O projeto envolve professores e alunos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de outubro de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Projeto de extensão participa de evento em escola de Criciúma

Os integrantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Paulo Freira, localizadas próximas ao Bairro Santo André”, participaram no último sábado (5/10), da 2ª Festa da Família na Escola José Contim Portella. O projeto participou com a Mostra de Animais em Via Úmida, e Materiais Didáticos do LEC (Laboratório de Ensino de Ciências) da Universidade, encantando os alunos e pais que no evento.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaborador o professor Mario Ricardo Guadagnin. A voluntária e técnica de laboratório Zenaide Pais Topanotti contribui com as ações do grupo, assim como acadêmicos do curso de Ciências Biológicas.

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente

Bolsistas socializam conhecimentos sobre o meio ambiente

Os integrantes do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” visitaram a Escola de Educação Básica Udo Deeke, no município de Treviso, para falar sobre o meio ambiente. A atividade ocorreu na sexta-feira (27/9), com a turma de 2º ano do Ensino Médio, e propôs um diálogo sobre “A importância da mata ciliar para os recursos hídricos”.

Após a conversa, os estudantes participaram de uma oficina. Com o auxílio dos bolsistas, a ideia foi construir um material pedagógico capaz de despertar a percepção da importância das matas ciliares. A atividade foi ministrada pelos estudantes Carlos Henrique Devilla Marcello, Jonata Teixeira Furtado e Sofia Januário Bolan.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei. A voluntária e técnica de Laboratório Zenaide Pais Topanotti contribui com as ações do grupo, que é completo pelos acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas respectivamente

Por: Milena Spilere Nandi 03 de outubro de 2019 às 17:35
Compartilhar Comente

Educação ambiental nas escolas

Educação ambiental nas escolas
Mais imagens

O mês de agosto está sendo marcado por reuniões de trabalho no projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao bairro Santo André”. Uma delas ocorreu na última semana, entre a equipe do projeto e a direção da Escola José Contim Portella. Durante o encontro, foi dialogado sobre as atividades propostas pelo projeto aos alunos do Ensino Fundamental para o segundo semestre de 2019.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, com a participação do professor Mario Guadagnin, tendo como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas José Augusto Teixeira Pires e Sofia Januário Bolan, do curso de Ciências Biológicas.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de setembro de 2019 às 16:12
Compartilhar Comente

Comunidade

Professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia participaram de uma ação comunitária no último sábado (10/8), em Araranguá.

A iniciativa beneficiou mais de 250 pessoas, com atividades como aferição de pressão arterial e orientações de saúde, auriculoterapia, avaliação nutricional, IMC (Índice de Massa Corporal), orientações nutricionais, orientações referentes ao uso racional de medicamentos e relacionadas ao "Agosto Dourado" (mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno), avaliação do estresse, qualidade de vida e orientação profissional, além de informações sobre a compostagem e divulgação dos cursos da Unesc Virtual.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de agosto de 2019 às 16:52
Compartilhar Comente