Ciências Biológicas - Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura
Mais imagens

Acadêmicos de cursos de Licenciatura estiveram reunidos no dia 23 de novembro para a socialização de pesquisas no Seminário Regional do Proesde – Licenciatura. O evento reuniu 54 estudantes que participam do curso de extensão oferecido pelo Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) na Unesc e no Unibave.

A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Sul catarinense, reconhecidas como escolas “piloto” no processo de implementação do chamado Novo Ensino Médio. O objetivo dos acadêmicos foi o de construir uma análise de conjuntura minuciosa sobre os pontos que podem contribuir ou impossibilitar a construção e efetivação da reforma do Ensino Médio, resultado num relatório de pesquisa, enviado para a Secretaria de Estado da Educação.



O evento teve ainda a presença de representantes da Escola Governador Heriberto Hülse (Criciúma) e da Escola Governador Ildo Meneghetti (Passo de Torres), que participaram da socialização entre os bolsistas da Unesc e do Unibave. As coordenadoras do Proesde – Licenciatura da Unesc, Bruna Carolini de Bona e do Unibave, Luiza Liene Bressan mediaram as apresentações e o diálogo com as escolas, resultado de um processo de estudo, pesquisa e extensão, desenvolvido durante todo o ano de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2019 às 10:18
Compartilhar Comente

Educação ambiental

A equipe do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, realizou recentemente atividades com os alunos dos terceiros e segundos anos do Ensino Médio das escolas de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann (Nova Veneza) e Udo Deeke (Treviso). Durante os encontros, foram desenvolvidas atividades pedagógicas sobre a contribuição que Reserva Biológica Estadual do Aguaí exerce sobre a qualidade do ar (jogo didático denominado “Poluição do Ar”), e das águas (determinação do pH de drenagem ácida de mineração e oficinas de confecção de terrários e mata ciliar).

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária a técnica de laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas, respectivamente.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de novembro de 2019 às 09:00
Compartilhar Comente

Fórum do Rio Mãe Luzia

Os representantes do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, participaram de uma reunião itinerante no município de Criciúma. O encontro teve início nas dependências do Centro de Educação Ambiental do Departamento de Educação Ambiental da Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma) e posteriormente os membros se dirigiram à localidade denominada Mãe Luzia, onde o rio corta o município e onde é perceptível a sua poluição.

A participação dos envolvidos na visita in loco do Rio Mãe Luzia proporcionou troca de experiências sobre as características e origens do rio, oportunizando conhecer um pouco mais da sua dinâmica.

O Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia tem como representantes vereadores dos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, pesquisadores da Unesc, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, fundações ambientais municipais e representantes das comunidades.

O Fórum tem como presidente a professora da Unesc, Miriam da Conceição Martins.

07 de novembro de 2019 às 11:57
Compartilhar Comente

Participantes de projeto de extensão desenvolvem atividades na Unesc

Os integrantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Paulo Freire, localizadas próximas ao Bairro Santo André”, receberam na última semana, professores e alunos das turmas dos quartos anos da Escola José Contim Portella, de Criciúma, no Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mári Stela Campos, da Unesc.

A visita teve como objetivo conhecer este espaço de interação pedagógica, onde os estudantes da rede municipal participaram de atividades sobre a biodiversidade, conheceram vários animais em via úmida que fazem parte do acervo do laboratório.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, com a participação do professor Mario Ricardo Guadagnin, tendo como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas José Augusto Teixeira Pires e Ramona Pereira Portela, do curso de Ciências Biológicas.

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2019 às 15:14
Compartilhar Comente

Alunos do curso de Ciências Biológicas realizam atividade prática de amostragem de fauna

Acadêmicos da sexta fase do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) realizaram recentemente uma saída de campo ao município de Treviso, onde realizaram uma aula prática de amostragem da fauna local. A atividade fez parte da disciplina de “Práticas de Campo em Zoologia”, ministrada pelo professor Fernando Carvalho.

As atividades foram desenvolvidas nos períodos diurno e noturno e envolveram amostragem de marcroinvertebrados terrestres e aquáticos, anuros (sapos, rãs e pererecas), serpentes, lagartos, aves, mamíferos de médio e grande porte, assim como, de morcegos. A aula teve a participação da professora Mainara Figueiredo Cascaes, dos biólogos Luiz Fernando Uggioni e Gustavo Piletti Plucenio, a mestranda do PPGCA (Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais), Luana da Silva Biz, juntamente com as monitoras da disciplina Betina Emerick Pereira e Mayara Fernandes.

“Durante os três dias os alunos vivenciaram as técnicas vistas em sala de aula, tendo assim experiência prática da aplicação de métodos para coleta de dados em campo. Posteriormente, os dados obtidos em campo serão tabulados em sala de aula e os alunos trabalharão na análise e interpretação destas informações. A partir desta atividade espera-se que o graduado em Ciências Biológicas desenvolva as competências necessárias para atuar em projetos que envolvam amostragem de fauna. Esse é um dos diferenciais do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Unesc, o qual busca sempre desenvolver as competências necessárias para a profissão do biólogo, formando profissionais habilitados a trabalhar nas mais diversas áreas de atuação do bacharel em Ciências Biológicas”, afirma o professor da disciplina.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2019 às 17:03
Compartilhar Comente