Ciências Biológicas - Licenciatura

Professores da Unesc levam conhecimento e experiência aos ouvintes da Rádio Som Maior

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2023 às 14:22
Compartilhar Comente

Saída a campo em Treviso/SC - nov/2017

Entre os dias 03 e 05 de novembro, alunos do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da UNESC realizaram saída de campo no município de Treviso – SC. A atividade foi parte da disciplina de Práticas de Campo em Zoologia, onde os alunos realizaram durante dois dias, procedimentos de amostragens para registro de insetos aquáticos e terrestres, anfíbios, aves, mamíferos de médio e grande porte e morcegos. Participaram das atividades os professores do curso de Ciências Biológicas, Fernando Carvalho, Jairo J. Zocche, Mainara F. Cascaes, juntamente com os monitores Filipe Patel, Poliana P. Bernardo, Beatriz F.L. Luciano, Denise de Mattia e Gustavo P. Plucenio.

 

Atividades de campo propiciam vivencia prática de procedimentos relativos as amostragens de fauna, assim como, complementam os conhecimentos específicos sobre biologia, ecologia e reprodução de grupos trabalhados em sala de aula. Outro ponto forte desta atividade é a participação de diversos professores, os quais contribuem com conhecimentos específicos sobre o seu grupo de estudo. Essa vivencia prática capacita o bacharel em Ciências Biológicas da UNESC a atuar em diversos ramos dentro da profissão do Biólogo, sendo este um diferencial na formação acadêmica dos nossos alunos.

 

Por: Professor Jairo José Zocche 07 de novembro de 2017 às 15:18
Compartilhar

Alunos do SESI visitam a UNESC para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências

Alunos do SESI visitam a UNESC para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências
Rafael Martins Mais imagens

O Curso de Ciências Biológicas da UNESC recebeu nesta terça feira 02/11, a visita dos alunos do SESI para uma atividade diferente no Laboratório de Ensino de Ciências. Os alunos do SESI participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, dentro do qual devem desenvolver um projeto de pesquisa proposto com o tema Animal Allies (Animais aliados) onde os participantes deverão identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras.

Os educadores e alunos do SESI escolheram as abelhas como espécie animal aliada e no Laboratório de Ensino de Ciências participaram de uma breve exposição sobre a importância delas para o ser humano homem e o ambiente. Por meio da problematização os alunos foram questionados COMO FOI SEU CAFÉ DA MANHÃ? questão a partir da qual se desenvolveram todos os temas associados à polinização, flores, produção de alimentos, ameaças a biodiversidade de abelhas. Além disso, os alunos foram estimulados a pensar em como poderiam auxiliar estes animais, e assim manter a aliança entre as abelhas e os seres humanos.

Em seguida os alunos foram conhecer de perto como funciona uma colmeia em visita ao Meliponário do Sr. Jorge Venson no Município de Balneário Rincão.

As atividades foram conduzidas pelos professores do Curso de Ciências Biológicas da UNESC, Dra. Birgit Harter Marques, Ma. Mainara Figueiredo Cascaes e Dr. Rafael Martins e pelos educadores do SESI Cleber Marinho Jr. e Luciane Cechinel Zanette

Por: Rafael Martins 07 de novembro de 2016 às 18:29
Compartilhar Comente