Ciências Biológicas - Licenciatura

Unesc acolhe evento nacional comemorativo dos 10 anos da área de Ciências Ambientais

Unesc acolhe evento nacional comemorativo dos 10 anos da área de Ciências Ambientais
Evento multicultural e ambiental foi organizado por oito Universidades do Brasil (Foto: Reprodução) Mais imagens

Professores, pesquisadores e estudiosos do Meio Ambiente estão comemorando os 10 anos de criação da área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para marcar a data, Universidades de várias partes do Brasil se uniram para organizar um grande evento durante toda esta quarta-feira (29/9), de forma virtual. Especialistas apresentaram dados e debateram sobre a atual situação ambiental no planeta.

A Unesc, através do seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), foi a anfitriã. Pela manhã, na parte cultural, a cantora, pós-graduanda em Gestão Ambiental, mestre e doutora em Ecologia Humana, Carla Visi, direto de Portugal, utilizou a música brasileira para a educação ambiental crítica. Neste período também foram anunciados o vencedor do vídeo e da logomarca alusivos aos 10 anos.

Histórico, o primeiro destaque

A mesa redonda matutina, com o foco no “Histórico da Área de Ciências Ambientais”, contou com a participação dos professores Arlindo Philippi Jr (Universidade de São Paulo, USP), Maria do Carmo Sobral (Universidade Federal de Pernambuco), Carlos Alberto Cioce Sampaio (Universidade Regional de Blumenau, FURB) e Valdir Fernandes (Universidade Tecnológica do Paraná).

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, professora Patrícia de Aguiar Amaral, destacou nas boas-vindas a importância da comemoração da data e a satisfação em acolher o encontro. “Acolher na nossa Universidade a área de Ciências Ambientais e os programas de pós-graduação Stricto Sensu de todo o território nacional foi uma oportunidade única e uma grande satisfação. Estamos atravessando um momento muito complicado no que tange às questões socioambientais e políticas. Organizar este evento nos motiva a resistir de forma coletiva em busca de soluções através de pesquisa para o fortalecimento da ciência, na formação da consciência ambiental e proposição de projetos para proteger questões imensuráveis e imprescindíveis para a sobrevivência do planeta e de todas as formas de vida. A consciência ambiental aliada a vontade política são ferramentas necessárias para evitarmos o colapso ambiental”, destacou a diretora.

As pautas das Ciências Ambientais

A segunda parte do evento, à tarde, teve a amostra dos vídeos vencedores e em seguida a apresentação, direto de Parintins (AM), do cantor e compositor do Grupo Curumins da Baixa, Enéas Dias, ilustrando o evento com a cultura musical e as vivências dos povos da floresta. Já o Grupo Aves Pantaneiras, da Universidade Católica Dom Bosco, trouxe um repertório voltado à pesquisa e interpretação de músicas sul-mato-grossense. O Coral da Unesc, dirigido pelo maestro Joel de Oliveira, encerrou o evento e a parte cultural, com a canção: Manhãs do Sul do Mundo.

As discussões temáticas foram organizadas mais duas mesas redondas. A primeira abordou o tema “Projetos, Investigações e Ações da Área de Ciências Ambientais no Brasil”. Os professores Julia Zanin Shimbo, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Washington de Jesus Sant’Anna da Franca-Rocha (Universidade Federal de Feira de Santana-BA) discorreram sobre a temática “Projeto de Mapeamento Anual do uso e cobertura da Terra no Brasil (Mapbiomas)”. A pesquisadora Ana Paula Dutra Aguiar (Instituto Nacional de Pesquisas-INPE) apresentou “Nexus Água-Alimento-Energia e os ODSS: Uma Abordagem Participativa em Múltiplas Escalas”.

A segunda mesa redonda da tarde discutiu sobre “Mestrados Profissionais em rede Nacional da Área de Ciências Ambientais”. Coube ao pesquisador Jefferson Nascimento de Oliveira (Universidade Estadual Paulista, UNESP) apresentar a temática “Água: Gestão e Regulação de Recursos Hídricos”. Já a docente Kátia Viana Cavalcante (Universidade Federal do Amazonas, UFAm falou sobre “CIAMB: Ensino das Ciências Ambientais”.

Para visualizar as lives dos evento acesse os links:

 Parte 1 

Parte 2 

Universidades organizadoras:

Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense – Criciúma/SC
Cesmac - Centro Universitário Cesmac - Macéio/AL
Feevale - Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS
IFPE – Instituto Federal de Pernambuco – Recife/PE
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE
UPE – Universidade de Pernambuco – Recife/PE
UCDB - Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande/MS
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana/BA

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2021 às 13:16
Compartilhar Comente

Atuação do biólogo em âmbito social e no ecoturismo pautam primeira noite de Sacib

Atuação do biólogo em âmbito social e no ecoturismo pautam primeira noite de Sacib
Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc segue até sábado com extensa programação (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A primeira noite de Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas (Sacib) da Unesc foi de discussões em torno da atuação do profissional biólogo nas relações sociais e no ecoturismo. Para falar sobre os assuntos, o curso recebeu os biólogos Leonardo Pinheiro, Bento Júnior e Natália Oliveira.

As experiências compartilhadas pelos convidados abriram a semana de intensa programação, que será encerrada no sábado (18/9) no Primeiro Simpósio de Biologia Marinha. O evento marcará o lançamento oficial da Pós-Graduação em Biologia Marinha, uma parceria com o curso de graduação e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Receber os jovens biólogos para tratar sobre os assuntos que fazem parte das suas rotinas de trabalho, para o coordenador do curso, Fernando Carvalho, foi uma forma prática de mostrar a atuação da ciência no dia a dia da sociedade, seja por meio da atuação em comunidades pesqueiras, como Leonardo, ou no incentivo ao ecoturismo, como Natália e Bento, egressos da Unesc. “No início da ciência ela falava entre pesquisadores, entre o próprio meio científico. Hoje é muito diferente. Mostrar que a ciência está no nosso dia a dia é uma barreira cultural que temos a vencer e que estamos caminhando para ultrapassar”, comentou.

Natália e Bento compartilharam as vivências do projeto Naturama, no qual utilizam o conhecimento das ciências biológicas como guias naturalistas em mais de 100 trilhas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ser o elo do conhecimento com a comunidade e com os turistas, para Natália, é exatamente o que mais encanta no ecoturismo. “O mais legal é que esse trabalho possibilita que a gente explique na prática aquilo que aprendemos. Com o ecoturismo nós podemos fazer com que as pessoas vejam na prática o que cada ecossistema significa, além de conseguir levar de forma lúdica a educação ambiental”, pontuou.

A proposta da Semana Acadêmica é proporcionar viagens dos acadêmicos a diferentes biomas sem sair de casa, já que as atividades estão sendo realizadas de forma remota e receberão painelistas de todas as regiões do país.

Os interessados em participar das atividades ao longo da semana podem encontrar as informações completas na página do curso no Instagram (@BiologiaUnesc) e fazer as inscrições no site.

Para o primeiro Simpósio de Biologia Marinha, com programação para todo o dia de sábado, as inscrições podem ser feitas na página (aqui).

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2021 às 21:28
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Biológicas reúne acadêmicos e profissionais em semana de aprendizados

Curso de Ciências Biológicas reúne acadêmicos e profissionais em semana de aprendizados
Semana Acadêmica e Simpósio integram programação especial preparada pelo curso (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os apaixonados pelo universo da biologia e temas ligados ao meio ambiente, sejam eles estudantes, profissionais ou comunidade em geral, terão oportunidade ímpar entre os dias 13 a 17 de setembro. Ao longo dos cinco dias o curso de Ciências Biológicas da Unesc promoverá a edição 2021 da Semana Acadêmica e o primeiro Simpósio de Biologia Marinha da Instituição. Além de uma semana inteira com convidados compartilhando conhecimento, o evento contará com o lançamento oficial da Pós-Graduação em Biologia Marinha, uma parceria com o curso de graduação e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbeli Gaidzinski.

A escolha de convidados de todas as regiões do país para compor a programação de palestras e mesas-redondas, conforme a coordenadora-adjunta do curso, Mainara Figueiredo Cascaes, busca dialogar com as mais diferentes áreas de atuação do profissional biólogo. “Nos cinco dias de programação temos todas as áreas do Brasil, de Norte a Sul, dialogando sobre as áreas de botânica, zoologia, ecologia, genética, entre outras. Queremos oportunizar a troca e a multiplicação de conhecimento entre acadêmicos do nosso curso com colegas de todo o país e de fora dele”, destaca.

A edição da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas (Sacib) tem como diferencial em 2021 o lançamento do curso inédito de Pós-Graduação, ofertado a partir dos próximos meses pela Universidade. “Essa será a primeira oportunidade do lançamento oficial do curso de Pós-graduação em Biologia Marinha, um curso esperado e que tem muito a contribuir com a produção de conhecimento em torno dessa temática da biologia em âmbito nacional e internacional”, aponta.

Toda a programação de atividades da Semana Acadêmica e do Simpósio será realizada de forma mediada por tecnologia, o que, para Mainara, foi a maneira escolhida para oportunizar a maior troca de experiências possível. “Realizamos o evento em 2020 de forma síncrona e percebemos quão engrandecedora foi, do ponto de vista acadêmico, a oportunidade de receber convidados de diferentes localidades. Neste ano escolhemos seguir com o mesmo formato, seguindo ainda todas as normas de biossegurança necessárias, mas também aproveitando a oportunidade incrível que a virtualidade nos mostrou”, acrescenta.

Para acompanhar a Sacib e o Simpósio e receber Certificado de Participação é necessário que os interessados façam uma inscrição simples por meio dos formulários abaixo:

Inscrição para a Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas

Inscrição para o 1º Simpósio de Biologia Marinha

Mais informações podem ser acessadas ainda na página do curso no Instagram: @BiologiaUnesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2021 às 20:00
Compartilhar Comente