Ciências Biológicas - Licenciatura

Representantes do Fórum do Rio Mãe Luzia realizam visitas técnicas

Representantes do Fórum do Rio Mãe Luzia realizam visitas técnicas
Participantes visitaram as localidades de Nova Veneza e Siderópolis (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os representantes do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia se reuniram, na última quarta-feira (25/9), para mais uma visita técnica de trabalhos do grupo. Na ocasião, os participantes visitaram as localidades de Nova Veneza e Siderópolis. A professora da Unesc, Miriam da Conceição Martins, é a presidente do Fórum.

Nas visitas, os participantes se reuniram em Nova Veneza e posteriormente visitaram a sede da Casan, na barragem do Rio São Bento, em Siderópolis. Neste dia, os representantes do Fórum puderam conhecer as instalações da Barragem e a situação de abastecimento para os municípios de Criciúma, Içara, Nova Veneza, Forquilhinha, Maracajá, Siderópolis e Treviso.

O Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia tem como participantes vereadores dos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, pesquisadores da Unesc, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, fundações ambientais municipais e representantes das comunidades.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de setembro de 2019 às 15:39
Compartilhar Comente

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Ciências Biológicas: Segundo dia de Semana Acadêmica aborda a sustentabilidade pesqueira

Ciências Biológicas: Segundo dia de Semana Acadêmica aborda a sustentabilidade pesqueira
Atividades especiais do curso seguem até sexta-feira (6/9) na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos, egressos, profissionais da área e comunidade externa estão envolvidos ao longo de toda a semana na Sacib (Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas). A edição de 2019 conta com sete minicursos e quatro palestras voltados à socialização e reflexão sobre assuntos pertinentes às temáticas ambientais. Nesta terça-feira (3/9) o foco da palestra da noite foi voltado à sustentabilidade pesqueira, tema levantado pelo professor doutor Rodrigo Machado.

Estudioso no assunto, Rodrigo é bolsista de Pós-doutorado (PNPD) do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc e pesquisador do GEMARS (Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul).

Programação eclética

Organizada pelo CA (Centro Acadêmico) em parceria com a coordenação do curso, a Semana Acadêmica de 2019 conta com uma programação pensada nos detalhas para abranger o maior número possível de temáticas interessantes aos acadêmicos. Conforme as integrantes do CA, Beatriz Luiz e Mayara Fernandes, o esforço foi coletivo para que os alunos se sentissem atraídos pela programação. “Buscamos trazer temas diferenciados e que oferecessem a oportunidade de sair daquilo que é passado em sala de aula”, comentou Beatriz.

A ideia, de acordo com Mayara, foi também apresentar diferentes possibilidades dentro da ampla área das Ciências Biológicas para que os alunos conheçam outras especialidades e não apenas aquilo que faz parte da matriz do curso. “Dessa forma acreditamos que os alunos possam também se descobrirem dentro do curso e encontrarem, entre tantas possibilidades que a profissão oferece, aquilo que mais lhe chama a atenção para o estudo”, completou.

Pela resposta dos colegas, conforme as acadêmicas, o resultado foi positivo, tendo um total de 93 inscritos para as atividades.

Para a professora do curso, Mainara Figueiredo Cascaes, em meio a um momento em que a ciência passa por uma instabilidade no país, ações que envolvam essas temáticas podem trazer uma esperança para os alunos. “Cria uma oportunidade diferente para eles se envolvam e acreditem na ciência. A temática do evento em si também traz esse questionamento de qual o papel do biólogo no cenário de mudanças em que viemos. É sempre um momento de crescimento”, cita Mainara.

As atividades da Semana seguem até sexta-feira, quando será encerrada com a palestra “O que você deve saber sobre o clima e a distribuição de espécies vegetais em Santa Catarina”, ministrada pelos professores Guilherme Alves Elias e Renato Colares, a partir das 19h.

Para conferir os detalhes das palestras e minicursos os interessados devem acessar o site do evento.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de setembro de 2019 às 20:56
Compartilhar Comente

Educação ambiental nas escolas

Educação ambiental nas escolas
Mais imagens

O mês de agosto está sendo marcado por reuniões de trabalho no projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao bairro Santo André”. Uma delas ocorreu na última semana, entre a equipe do projeto e a direção da Escola José Contim Portella. Durante o encontro, foi dialogado sobre as atividades propostas pelo projeto aos alunos do Ensino Fundamental para o segundo semestre de 2019.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, com a participação do professor Mario Guadagnin, tendo como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas José Augusto Teixeira Pires e Sofia Januário Bolan, do curso de Ciências Biológicas.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de setembro de 2019 às 16:12
Compartilhar Comente