Ciências Biológicas - Licenciatura

Educação ambiental

Professores e estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas, desenvolvem o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí – SC” com alunos de escolas da região. Nesta segunda-feira (24/9), eles fizeram reuniões na Escola de Educação Básica José do Patrocínio, em Siderópolis com o diretor Mericles Rossa e demais assessoras pedagógicas e na Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso, com o diretor Jean Carlos Buogo para apresentar as atividades que serão desenvolvidas ao longo de dois anos e conhecer a estrutura das escolas.

O projeto tem a participação das professoras Marta Valéria Hoffmann, Miriam da Conceição Martins e Paula Tramontin Pavei e dos acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Ciências Biológicas

Os estudantes da oitava fase do curso de Ciências Biológicas participaram na última sexta-feira (21/9), de uma visita técnica ao Gramado Zoo, para conhecerem a estrutura do local e os projetos de Educação Ambiental que são desenvolvidos com a população que visita o ambiente. O grupo foi acompanhado pelos professores Fernando Carvalho e Miriam da Conceição Martins.

O Gramado Zoo é um parque zoológico particular da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Inaugurado em setembro de 2008, possui uma área de 200 mil metros quadrados e conta com cerca de 1.500 animais. As disciplinas de Manejo de Animais Silvestres e Educação Ambiental foram contempladas com a atividade de estudo.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:01
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Meio ambiente

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unesc estiveram na sexta-feira (20/9) nas lojas Corrêa Back de Araranguá e Forquilhinha para uma ação com o objetivo de falar sobre o meio ambiente e a importância da preservação da natureza. A ação foi uma parceria entre a Universidade e a Corrêa Back.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2018 às 16:23
Compartilhar Comente

Minicurso aborda a importância de bioindicadores na saúde ambiental

Durante a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, os participantes do minicurso “Toxicologia Ambiental - A Importância de Bioindicadores na Saúde Ambiental”, ministrado pela professora da Unesc Miriam da Conceição Martins e pelas acadêmicas Caroline Pedroso, Silvya Victoriano e Tainá Chefer Cardoso.

“O processo de urbanização contribuiu com a poluição do ambiente, ocasionando sérios riscos à saúde humana e induzindo danos genéticos em animais e plantas. O uso de plantas bioindicadoras é um excelente método de monitoramento da qualidade do ambiente, pois possibilita detectar alterações e mutações nos organismos vivos. A proposta tem como objetivo avaliar a mutagenicidade do ar e toxicidade de efluentes em bioindicadores, utilizando testes de micronúcleo e germinação de sementes”, explica Miriam.

Por: Milena Spilere Nandi 10 de setembro de 2018 às 14:58
Compartilhar Comente