Ciências Biológicas - Licenciatura

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas debate temáticas ambientais

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas debate temáticas ambientais
Monitoramento das mudanças dos ecossistemas tropicais será um dos temas abordados (Foto: Adam Ronan/Divulgação) Mais imagens

Os debates sobre meio ambiente, mudanças climáticas e a ação do homem sobre a natureza marcarão a próxima semana na Unesc. De 2 a 6 de setembro, a Instituição recebe egressos da Universidade, professores, estudantes, profissionais e pesquisadores para a Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas) 2019. No período, os participantes irão discutir, refletir e trocar experiências sobre ensino, pesquisa e extensão em palestras e minicursos.

A primeira atividade da Sacib ocorrerá no dia 2, às 13h30, com a palestra “Metodologias Ativas no Ensino de Ciências”, com a professora da rede pública e particular de ensino e fundadora Espaço Cientíze, Aline Coêlho dos Santos.

No mesmo dia ocorrerá a abertura do evento, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “Fenologia Foliar e o Uso de Imagens para o Monitoramento de Mudanças em Ecossistemas Tropicais”, com a professora doutora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Bruna de Costa Alberton. Bruna é graduada em Ciências Biológicas e possui mestrado em Biologia Vegetal e doutorado em Ecologia e Biodiversidade pela Unesp. É pesquisadora nas áreas de Ecologia Vegetal e Ecologia de Ecossistemas, com ênfase em Fenalogia.

Nos demais dias do evento, a Semana Acadêmica trará minicursos e palestras com temas como “Pesca, recursos pesqueiros e mudanças ambientais”; “Mamíferos marinhos e as continuas mudanças ambientais: quais são as estratégias para a conservação?”; “Mudanças Ambientais Globais e os Recursos Hídricos” e “O que você deve saber sobre o clima e a distribuição de espécies vegetais em Santa Catarina”.

Programação completa

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2019 às 11:52
Compartilhar Comente

Acadêmicos participam de capacitação sobre outorga pelo uso da água

Acadêmicos participam de capacitação sobre outorga pelo uso da água
Encontro foi promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá (Foto: Francine Ferreira) Mais imagens

A Unesc esteve presente na capacitação sobre “Outorga pelo Uso da Água”, nesta sexta-feira (23/8). O encontro, promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, teve a participação da equipe do projeto de extensão “Educação Ambiental para a Gestão das Águas”, desenvolvido por professores e alunos da Universidade.

No evento desta sexta-feira, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e bolsistas do projeto de extensão, Amélia Estefani e Ronielson Maximo, participaram das atividades, acompanhados pela coordenadora do projeto, Yasmine de Moura da Cunha, que também é secretária Executiva do Comitê.

Segundo ela, a capacitação foi uma oportunidade para que os bolsistas se preparassem para tratar da questão da outorga. “Pela Resolução 500/2019 do CFBio, entre as competências do profissional biólogo insere-se a responsabilidade técnica em Processos de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos. Além disso, os alunos utilizarão os conhecimentos para a realização de um minicurso na Semana Acadêmica das Ciências Biológicas da Unesc, intitulado Mudanças Ambientais Globais e os Recursos Hídricos”, comenta Yasmine.

*Com informações da assessora de imprensa do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, Francine Ferreira.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de agosto de 2019 às 17:13
Compartilhar Comente

Marcos Petry deixa lição e emociona na Unesc

Marcos Petry deixa lição e emociona na Unesc
Jovem de 26 anos compartilhou experiências e superações vividas por ele e pela família e deixou ensinamentos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Incontáveis foram as vezes que o público que lotou o Auditório Ruy Hülse, na Unesc, na noite desta quinta-feira (15/8) se emocionou ao assistir a palestra ministrada pelo jovem Marcos Petry. Após enfrentar uma lesão cerebral e ser diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista aos sete anos de idade, Marcos contou com o apoio incondicional da família para seu desenvolvimento e, provando o poder da superação, hoje é escritor, Youtuber, palestrante e apaixonado pela música, utilizando todas essas formas para ajudar na conscientização em todo o país sobre o autismo, tema sobre o qual é especialista. A presença do jovem na Universidade foi viabilizada pela união de esforços dos cursos de Licenciatura com apoio da reitoria e entrou para a história como um dos mais prestigiados e elogiados eventos da Instituição.

A palestra, intitulada como “Autismo e os gatilhos de superação”, contou com a participação da mãe de Marcos, Arlete Petry, que relatou os desafios enfrentados desde o seu nascimento, quando teve uma lesão cerebral, até o diagnóstico de autismo e os dias atuais. Conforme ela, após um parto difícil e alguns problemas de saúde encontrados no bebê, o segundo filho do casal, as notícias repassadas pelos médicos eram desesperadoras. “Eles nos afirmaram que ele não tinha nenhum dos sentidos básicos, visão, tato, paladar e olfato e que teria aproximadamente um ano de vida. Imaginem nossa situação! Ficamos sem chão, buscando explicações, mas nada disso mudaria o que teríamos que enfrentar. Decidimos, então, oportunizar a melhor vida possível no tempo que ele tivesse”, comentou Arlete.

Ao buscar orientações e acreditar em uma melhora gradativa, com muita dedicação de toda a família, a casa de Marcos se transformou, conforme a mãe, em um ambiente completamente voltado aos estímulos que o menino precisava. “Mudamos a casa toda e montamos um quarto com uma espécie de circuito, tudo colocado em prática pelo pai, que se aventurava a montar escorregadores e os mais variados utilitários que o pudessem ajudar de alguma forma a desenvolver os instintos mais básicos”, relatou.

Após anos de realização de práticas com o garoto, para que pudesse sentir e identificar cheiros e gostos e até a entender o processo de caminhar, os resultados foram aparecendo e hoje o jovem é exemplo ao ter conquistado muito mais do que a independência para se comunicar, se locomover, se alimentar e tudo mais que qualquer jovem pode fazer. “Ele, que não conseguia nem mexer os dedos direito, atualmente tem a música como uma paixão e uma aliada na conscientização, por exemplo”, completou.

“Por ele mesmo”

Sob a ótica de quem se desenvolveu, como ele mesmo diz, do 0 ao 100%, Marcus Petry dividiu suas experiências de forma brilhante ao longo da palestra. Usando da sua paixão, a música, o jovem deixou todos boquiabertos com seu talento e sua desenvoltura diante de centenas de pessoas. “Hoje eu consigo estar aqui na frente de vocês contando nossa história porque tive o apoio incondicional da minha família para que pudesse me desenvolver a esse ponto. Há alguns anos isso seria impossível, mas hoje eu consigo e gosto de me comunicar dessa forma para que possa levar informações que de alguma forma consigam ajudar outras famílias”, salientou.

Os obstáculos encarados em cada fase de sua vida e em partes relatados ao longo da noite, de acordo com Petry, se transformaram em empurrões para que fossem vencidos. “Os gatilhos, como chamo, são para mim algo que diz ‘Marcos tu podes mais’ e assim não desisto. Quero que vocês não esqueçam disso: não desistam. Cada um tem seu tempo, mas todo ser humano pode, sim, se superar e se desenvolver. Nós temos que buscar um pequeno avanço porque é assim que se consegue chegar longe. Eu devo minha superação a minha família, que acreditou mesmo diante de um cenário pessimista e hoje continua me acompanhando e apoiando”, completou.

Falar sobre desafios, superação e, principalmente, inclusão, de acordo com Marcos, é o que o motiva. “Foi um prazer conversar com esse auditório cheio de pessoas ávidas a saber mais sobre o autismo com informações que podem mudar a vida das pessoas. Fácil é falar de inclusão, mas difícil é fazer com que as pessoas vejam, de fato, o que as pessoas têm bom, valorizar e desenvolver o que existe de positivo”, destacou.

Ainda entre as lições deixadas pelo palestrante esteve a importância da paciência da família e dos professores, as diferenciações na forma de entendimento e aprendizado para aqueles que possuem o espectro, e, em destaque, a necessidade de a sociedade eliminar as comparações entre os indivíduos. “É muito comum que as pessoas sejam comparadas, mas cada um é único. Eu não consegui pronunciar palavras com a mesma idade que meu irmão conseguiu e talvez outros não consigam avançar na idade que avancei, mas isso não importa. É necessário apenas valorizar as pequenas conquistas e continuar tentando, eliminar as comparações e focar naquilo que queremos desenvolver. Isso faz com que o autista consiga caminhar dentro do espectro com muito mais facilidade”, pontuou ainda Marcos.

Ao fim da palestra Petry recebeu o agradecimento especial da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e dos presidentes dos Centros Acadêmicos envolvidos na organização do evento.

Os interessados em conhecer melhor a história de Marcos Petry e acompanhar seus trabalhos podem segui-los em suas redes sociais (Facebook e Instagram), no seu Canal no YouTube e acessar seu site.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 16 de agosto de 2019 às 15:47
Compartilhar Comente

Comunidade

Professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia participaram de uma ação comunitária no último sábado (10/8), em Araranguá.

A iniciativa beneficiou mais de 250 pessoas, com atividades como aferição de pressão arterial e orientações de saúde, auriculoterapia, avaliação nutricional, IMC (Índice de Massa Corporal), orientações nutricionais, orientações referentes ao uso racional de medicamentos e relacionadas ao "Agosto Dourado" (mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno), avaliação do estresse, qualidade de vida e orientação profissional, além de informações sobre a compostagem e divulgação dos cursos da Unesc Virtual.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de agosto de 2019 às 16:52
Compartilhar Comente

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc

Marcos Petry fala sobre o autismo na Unesc
Palestra nesta quinta-feira será aberta ao público (15/8) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc receberá Marcos Petry, youtuber e especialista em autismo reconhecido nacionalmente. O evento, organizado pelos Centros Acadêmicos de Licenciaturas, ocorre nesta quinta-feira (15/8), às 19h30, no Auditório Ruy Hulse. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Com a temática “Autismo e os gatilhos de superação”, Petry vai abordar reflexões de seus estudos e experiências pessoais, contando como foi a descoberta do autismo em sua vida e sua trajetória de estudos e profissional.

Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Denis Vieira Morais, o evento tem o objetivo de transformar a visão sobre o potencial dos autistas e quebrar paradigmas na sociedade, também contribuindo para a experiência acadêmica na Universidade.

“Os estudantes de licenciatura encontram desafios na prática da profissão em momentos com crianças com necessidades especiais. A ideia é ter, por meio de um diálogo com o Marcos, um reforço e uma conscientização de que é possível o educador estar preparado para conduzir situações da melhor maneira possível, vendo o autismo com outros olhos”, explica Morais.

O evento será direcionado a profissionais, professores, alunos e familiares, abrangendo a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos da sociabilidade, interação com o meio onde vive e inclusão.

Marcos Petry

Graduado em Comunicação Institucional e pós-graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária pela UNIDAVI (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), Petry é pós-graduando em Transtorno do Espectro Autista pelo Instituto de Comportamento Infantil de Miami. O palestrante também domina quatro idiomas: Alemão, Inglês, Sueco e Espanhol. Seu canal no You Tube conta com mais de 100 mil assinantes e mais de um milhão e oitocentas mil visualizações. Clique aqui para conhecer o Diário de um Autista.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de agosto de 2019 às 14:50
Compartilhar Comente