Ciências Biológicas - Licenciatura

Licenciatura? Ou Bacharelado? Unesc Profissões apresenta mais opções aos futuros acadêmicos

Licenciatura? Ou Bacharelado? Unesc Profissões apresenta mais opções aos futuros acadêmicos
Mais treze cursos foram apresentados para os futuros acadêmicos(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

As noites desta semana têm sido dedicadas ao Unesc Profissões, programa que a Universidade realiza para abrir suas portas aos futuros acadêmicos. Nesta quarta-feira (27/10) o programa apresentou os cursos relacionados às áreas de Humanidades, Ciências e Educação. No bate papo recheado de muitas atrações transmitido pela Unesc TV, em seu canal no Youtube, foram apresentados detalhes dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas e Educação Física, nas versões Licenciatura e Bacharelado, além de Física (Licenciatura), Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Teatro.

Uma das explicações mais solicitadas, e que voltou à pauta nesta edição do Unesc Profissões, é sobre a diferença entre Licenciatura e Bacharelado. Foi detalhado que os cursos de Licenciatura têm a mesma duração e conferem boa parte do currículo do Bacharelado. A diferença é que os formados nestes tipos de curso são aptos a ministrar aulas na educação básica, ensino fundamental e médio.

Na programação foi enfatizado também o lançamento das ferramentas disponíveis na página Escolha Unesc, elaborada para esclarecer as dúvidas e mostrar tudo o que se aprende nas graduações oferecidas pela Universidade. Na página é possível, por exemplo, realizar um teste vocacional que pode ser bastante útil na hora da escolha da futura profissão. Os interessados em participar de uma visita monitorada ao campus da Unesc também têm essa oportunidade. Para tanto, é necessário o agendamento com o setor de Relacionamento com o Estudante pelo telefone (48) 3431.2770.

Mais sobre os cursos

Os coordenadores e professores dos cursos apresentados nesta quarta-feira fizeram comentários sobre peculiaridades de cada graduação. A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Mainara Figueiredo Cascaes, comentou que “o curso tem 51 anos de história na Unesc”. Ela reforçou as diferenças entre Licenciatura e Bacharelado no ponto de vista da graduação em Biologia. “Na Licenciatura, além de permitir se tornar um professor, é possível atuar com educação em diversos espaços não formais de aprendizagem”, pontuou. “O Bacharelado forma o biólogo, que atua em três grandes áreas associadas ao meio ambiente”, destacou.

A professora Mainara salientou que há uma grande demanda por profissionais da Biologia para atuar em esferas ambientais. “Seja com animais, plantas ou micro-organismos. O campo de atuação é vasto e enriquecedor”, sublinhou. “Uma coisa eu tenho certeza, que quem vem para as Ciências Biológicas na Unesc se encanta com os detalhes da vida”, destacou.

Chamaram a atenção ainda, ao longo do Unesc Profissões desta quarta-feira, depoimentos de acadêmicos, contando suas experiências nos cursos em destaque. Cada um contou a sua trajetória e perspectivas. Foi o caso de Victória de Souza João, que abandonou o curso de Direito no Rio Grande do Sul para estudar Educação Física na Unesc, contemplada por uma bolsa via programa Uniedu.

“Ganhei essa bolsa para o curso de Educação Física Bacharelado e vim conhecer a infraestrutura que tem na Unesc. Foi amor à primeira vista, amei muito a recepção, da coordenação e dos seguranças. Apresentaram-me a piscina, as quadras externas, as quadras cobertas de vôlei, os ginásios de esportes e outros equipamentos. Comecei a ver o outro lado da Educação Física, porque tinha uma visão totalmente diferente, e a partir das aulas observei que não era só estética e sim a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar das pessoas”, contou Victória. “Hoje eu faço parte do grupo de pesquisa na extensão, é muito gratificante começar a trabalhar com idosos que só conseguem caminhar com auxílio de muletas, andadores e, no final do projeto, você vê o mesmo idoso conseguindo caminhar sozinho, sem nenhum aparelho. Isso tudo é muito gratificante”, completou a estudante.

A programação do Unesc Profissões termina nesta quinta-feira (28/10) com a programação a partir das 19h, transmitida direto do Auditório Ruy Hülse pela Unesc TV, com foco nos cursos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias. Os cursos envolvidos nesta noite serão Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

As noites já realizadas

Relembre como foi o Unesc Profissões até agora. Relembre a programação de segunda-feira via Unesc TV clicando aqui. Na segunda, o destaque ficou por conta dos cursos da área de saúde. Na terça-feira, os cursos das áreas sociais estiveram na programação. A programação desta quarta, dos cursos das áreas de Humanidades, Ciências e Educação, está disponível clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de outubro de 2021 às 18:21
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc inaugura exposição em comemoração ao Dia das Aves

https://youtu.be/z9KwPlS3ULk
Museu de Zoologia da Unesc inaugura exposição em comemoração ao Dia das Aves
Alunos de Içara foram os primeiros a prestigiar a mostra “Penas, Bicos e Cores” (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Esta terça-feira (5/10) é mais um dia para se ouvir a natureza pedindo socorro através dos cantos e encantos dos pássaros. Nesta data comemora-se o Dia Nacional da Ave e, para marcar a passagem da celebração, o Museu de Zoologia da Unesc organizou a exposição “Penas, Bicos e Cores”, com o objetivo de revelar a beleza, o esplendor e o papel importante das aves no ecosistema.

Os primeiros visitantes da exposição, montada no Bloco da Biblioteca, foram os alunos e alunas das sétimas séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alaide Tabalipa, do Bairro Esplanada, em Içara. Segundo a professora de Ciências, Sônia Regina Maciel de Souza Silva, a temática do meio ambiente está sendo trabalhada com os alunos. “Estamos abordando em sala de aula a importância da preservação do meio ambiente. Um dos conteúdos estudados envolve as aves, classe muito importante para a nossa natureza. Comemorar hoje o Dia Nacional da Ave, dentro de uma exposição da Unesc, é muito especial para mim, já que me formei aqui, e para os meus alunos”, comentou a professora.

Para a aluna Amanda Topanotti Norato, a exposição é muito importante para despertar e conscientizar sobre a importância da preservação das aves, dos rios e da natureza. “Temos que preservar as aves, pois são muito importantes para o nosso meio ambiente uma vez que elas ajudam a semear a floresta através dos frutos de que se alimentam e também ajudam na limpeza do ecossistema, além da beleza das suas cores e cantos” comentou a pequena.

Conforme a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, a exposição tem o objetivo de valorizar a data. “Esta mostra busca comemorar e homenagear o Dia Nacional das Aves. Além disso, a exposição apresenta a beleza e o esplendor das diferentes espécies de aves que compõem o acervo do Museu e visa sensibilizar os visitantes para a importância do papel das aves nos ecossistemas e a necessidade de sua preservação” explicou.

A Exposição “Penas, Bicos e Cores”, está aberta para visitação até o dia 22 deste mês, das 8 às 22h no Bloco da Biblioteca.

Resgate histórico

A professora de Ciências, Sônia Regina Maciel de Souza Silva, é egressa da Universidade, formada em 1999. “Fui aluna da professora Morgana e bolsista por dois anos no antigo laboratório de ciências, quando o curso se dividia em Matemática e Biologia. Hoje estou resgatando um pouco desta história, encontrando minha professora que não via há 20 anos. Fiz aqui na Unesc a minha pós-graduação e já estou me preparando para fazer mestrado. Gosto muito da Instituição” declarou a egressa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2021 às 18:22
Compartilhar Comente