Ciências Biológicas - Licenciatura

Estudantes de Ciências Biológicas vão a campo para aula especial

Estudantes de Ciências Biológicas vão a campo para aula especial
Acadêmicos desenvolveram atividades referentes a amostragem de fauna (Foto: Fernando Carvalho) Mais imagens

O sábado (10/10) foi dia de aula especial para os alunos da disciplina “Práticas de Campo em Zoologia” do Curso de Ciências Biológicas. Os estudantes da sexta fase desenvolveram atividades pelo campus, no Horto Florestal e nos arredores das Clínicas Integradas e pista de atletismo, locais de forte presença da fauna. 

Na proposta dos professores Mainara Figueiredo Cascaes e Fernando Carvalho, os acadêmicos aprenderam em atividades referentes a amostragem de fauna, com enfoque no grupo de invertebrados terrestres. Houve demonstração da instalação de diferentes métodos de captura de invertebrados, dentre eles: armadilha de queda, armadilha de cheiro, guarda-chuva-entomológico e redes entomológicas. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2020 às 14:19
Compartilhar Comente

Novos olhares à profissão do Biólogo marcam Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas

Novos olhares à profissão do Biólogo marcam Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Evento foi encerrado na noite desta sexta-feira com as palestras de Lucas Gonçalves e Fernando Lima Mais imagens

Os últimos dias foram de intenso aprendizado e reflexões para os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unesc. Eles aprenderam, a partir de exemplos reais, sobre diferentes assuntos aplicados à área na Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Sacib). A noite desta sexta-feira (2/10) marcou o encerramento da programação com as palestras de Lucas Gonçalves e Fernando Lima, profissionais que abordaram as temáticas “Do campo à sociedade: como os conhecimentos de Ecologia se transformam?” e “Divulgação científica sem firula: podcasts e a reinvenção do áudio”.

As experiências desta noite, conforme a coordenadora da comissão organizadora da Semana, Mainara Figueiredo Cascaes, representam bem os diferentes aprendizados obtidos ao longo das tardes e noites do evento, iniciado na segunda-feira (28/9). “Foram dias muito produtivos e com excepcional participação de acadêmicos e do público externo. Os estudantes se mostraram muito engajados, tanto nos períodos da tarde quanto nas atividades noturnas. A virtualidade necessária neste momento foi positiva diante da situação até pelas possibilidades de trazer a experiência de profissionais que talvez não estariam conosco presencialmente por conta da logística necessária e dos espectadores, que também participaram de diferentes lugares”, comenta.

Ao longo da semana, de acordo com Mainara, foram abordados diferentes olhares para a profissão. “Começamos na segunda-feira com participação muito especial da Biotropica que mostrou como o Biólogo tem muitas formas de se inserir no mercado. Na terça-feira trouxemos à pauta a participação da mulher na ciência com quatro palestras de diferentes vertentes e todas muito incríveis, seguidas de uma discussão ímpar sobre áreas protegidas em um momento em que as nossas áreas estão correndo riscos”, relembra.

Entre as abordagens escolhidas esteve ainda as possibilidades de carreira para o profissional licenciado. “Foi possível refletir sobre o que o licenciado pode fazer além de ministrar aulas, sobre o empreendedorismo relacionado à área e, por último, sobre o biólogo no mercado de trabalho”, pontua.

A avaliação, conforme Mainara, é de que, a partir do evento, os olhares tenham se renovado. “Como foi proposto para essa Semana Acadêmica, buscamos trazer o mundo virtual para mais perto do biólogo. Fora tardes e noites de palestras muito interessantes e que marcaram mais um evento com relevância acadêmica muito significativa para esse ano em que comemoramos 50 anos de existência na Unesc”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2020 às 21:20
Compartilhar Comente