Ciências Biológicas - Licenciatura

Estudantes de Ciências Biológicas vão a campo para aula especial

Estudantes de Ciências Biológicas vão a campo para aula especial
Acadêmicos desenvolveram atividades referentes a amostragem de fauna (Foto: Fernando Carvalho) Mais imagens

O sábado (10/10) foi dia de aula especial para os alunos da disciplina “Práticas de Campo em Zoologia” do Curso de Ciências Biológicas. Os estudantes da sexta fase desenvolveram atividades pelo campus, no Horto Florestal e nos arredores das Clínicas Integradas e pista de atletismo, locais de forte presença da fauna. 

Na proposta dos professores Mainara Figueiredo Cascaes e Fernando Carvalho, os acadêmicos aprenderam em atividades referentes a amostragem de fauna, com enfoque no grupo de invertebrados terrestres. Houve demonstração da instalação de diferentes métodos de captura de invertebrados, dentre eles: armadilha de queda, armadilha de cheiro, guarda-chuva-entomológico e redes entomológicas. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2020 às 14:19
Compartilhar Comente

Novos olhares à profissão do Biólogo marcam Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas

Novos olhares à profissão do Biólogo marcam Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Evento foi encerrado na noite desta sexta-feira com as palestras de Lucas Gonçalves e Fernando Lima Mais imagens

Os últimos dias foram de intenso aprendizado e reflexões para os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unesc. Eles aprenderam, a partir de exemplos reais, sobre diferentes assuntos aplicados à área na Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Sacib). A noite desta sexta-feira (2/10) marcou o encerramento da programação com as palestras de Lucas Gonçalves e Fernando Lima, profissionais que abordaram as temáticas “Do campo à sociedade: como os conhecimentos de Ecologia se transformam?” e “Divulgação científica sem firula: podcasts e a reinvenção do áudio”.

As experiências desta noite, conforme a coordenadora da comissão organizadora da Semana, Mainara Figueiredo Cascaes, representam bem os diferentes aprendizados obtidos ao longo das tardes e noites do evento, iniciado na segunda-feira (28/9). “Foram dias muito produtivos e com excepcional participação de acadêmicos e do público externo. Os estudantes se mostraram muito engajados, tanto nos períodos da tarde quanto nas atividades noturnas. A virtualidade necessária neste momento foi positiva diante da situação até pelas possibilidades de trazer a experiência de profissionais que talvez não estariam conosco presencialmente por conta da logística necessária e dos espectadores, que também participaram de diferentes lugares”, comenta.

Ao longo da semana, de acordo com Mainara, foram abordados diferentes olhares para a profissão. “Começamos na segunda-feira com participação muito especial da Biotropica que mostrou como o Biólogo tem muitas formas de se inserir no mercado. Na terça-feira trouxemos à pauta a participação da mulher na ciência com quatro palestras de diferentes vertentes e todas muito incríveis, seguidas de uma discussão ímpar sobre áreas protegidas em um momento em que as nossas áreas estão correndo riscos”, relembra.

Entre as abordagens escolhidas esteve ainda as possibilidades de carreira para o profissional licenciado. “Foi possível refletir sobre o que o licenciado pode fazer além de ministrar aulas, sobre o empreendedorismo relacionado à área e, por último, sobre o biólogo no mercado de trabalho”, pontua.

A avaliação, conforme Mainara, é de que, a partir do evento, os olhares tenham se renovado. “Como foi proposto para essa Semana Acadêmica, buscamos trazer o mundo virtual para mais perto do biólogo. Fora tardes e noites de palestras muito interessantes e que marcaram mais um evento com relevância acadêmica muito significativa para esse ano em que comemoramos 50 anos de existência na Unesc”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2020 às 21:20
Compartilhar Comente

Experiências em Consultoria Ambiental abrem Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc

Experiências em Consultoria Ambiental abrem Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc
Criadores da Biotropica Consultoria Ambiental compartilharam experiências sobre a área de atuação e suas possibilidades (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A temática “O que nunca te contaram sobre os profissionais que geram grandes resultados na Consultoria Ambiental: estudos de caso na área da fauna” balizou a noite desta segunda-feira (28/9) no evento virtual que marcou a abertura da Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da Unesc. Sob comando do biólogo Renato Gaiga e do veterinário Leonardo Schwab, sócios fundadores da Biotropica Consultoria Ambiental, acadêmicos, professores e comunidade em geral puderam aprender sobre a área de atuação e suas possibilidades no mercado atual.

O evento virtual foi transmitido no canal da Unesc TV no YouTube e contou com a presença do coordenador do curso, Jairo José Zocche, responsável por dar as boas-vindas a todos e fazer a abertura oficial da Semana Acadêmica.

Conforme o coordenador, o momento é de extrema importância não só por celebrar a passagem do Dia do Biólogo, mas em especial pela comemoração de 50 anos do curso, lembrada ao longo de todo o ano letivo. “Essa é mais uma forma de celebrarmos esse ano especial que teve programação comemorativa iniciada lá em março, com continuidade até o fim do ano. Para marcar esse momento, na mais apropriado do que trazer dois ícones que trabalham na área”, destacou.

Troca de saberes

Renato Gaiga e Leonardo Schwab levaram ao público a história da empresa que fundaram e que hoje atende grandes clientes a nível nacional, tornando-se referência na área. Conforme Gaiga, a empresa que está no mercado há 11 anos presta serviços que por vezes nem são conhecidos pelas pessoas. “Muita gente ainda não sabe do que se trata e eu enquanto acadêmico também não sabia, mas hoje trazemos experiências reais para mostrar para vocês a importância disso e como construímos a empresa nessa área”, comentou.

Como empresários, além de biólogo e veterinário, os profissionais levaram ainda características importantes para quem quer conquistar espaço no mercado de trabalho. “O que o mercado precisa é de profissionais com alto poder de decisão em momentos extremos”, comentou Schwab.

Unindo seus conhecimentos na área ambiental com métodos de marketing digital os sócios compartilharam experiências, dicas e orientações sobre aspectos pessoais e profissionais que fazem a diferença em uma carreira produtiva e bem aproveitada.

A programação completa da semana de atividades da Semana pode ser encontrada no site www.unesc.net/sacib.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 21:06
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica integra programação dos 50 anos do curso de Ciências Biológicas

Semana Acadêmica integra programação dos 50 anos do curso de Ciências Biológicas
Atividades serão realizadas de forma virtual de 28 de setembro a 2 de outubro (Fotos: Fernando Carvalho) Mais imagens

As cinco décadas de histórias construídas no curso de Ciências Biológicas da Unesc estão sendo celebradas ao longo de todo o ano na Universidade. Em 2020 a Semana Acadêmica do curso também terá cunho especial e marcará a passagem do aniversário de 50 anos de trajetória. A programação montada para o evento será iniciada na segunda-feira (28/9) e segue até a noite de sexta-feira (2/10) com atividades acadêmicas abertas ao público em geral.

A versão comemorativa da Semana Acadêmica, conforme a presidente da comissão organizadora das celebrações de 50 anos, Mainara Figueiredo Cascaes, terá foco na divulgação científica com abordagens diferenciadas dentro da temática principais. “Vamos discutir, por exemplo, o uso da internet, das mídias, do empreendedorismo dentro da área das Ciências Biológicas”, adianta a professora, que completa que a organização das ações tem a participação do Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas Chico Mendes.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site unesc.net/sacib, página na qual é possível acessar a programação completa. O convite, de acordo com Mainara, se estende não só acadêmicos de Ciências Biológicas e egressos do curso, mas a estudantes dos demais cursos da Universidade e comunidade externa.

Entre os ministrantes responsáveis pelas atividades da semana, de acordo com a coordenadora, estarão profissionais convidados de dentro e fora da Unesc. “Estabelecemos parcerias com profissionais de vários estados, o que também irá atrair visitantes de todo o Brasil para conhecer o trabalho da Universidade”, destaca.

Entre as temáticas abordadas ao longo da semana estarão “Biólogo no Mercado de Trabalho”, “A cientista que se tornou mãe: Diálogos sobre a interface entre maternagem e Ciência”, “Divulgação científica e diversidade”, “O Outro Lado da Ciência” e “Lifelong Learning”. “São abordagens bem diferentes e que trarão muito conhecimento importante para quem participar”, completa Mainara.

Visite a página da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas e confira os detalhes do evento: unesc.net/sacib.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 19:52
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos profissionais da área da Educação à sociedade

Unesc entrega novos profissionais da área da Educação à sociedade
Mais de 40 formandos comemoraram esta conquista, entre eles Douglas Vaz Franco Santana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um script foi quebrado e um símbolo de representatividade e esperança tomou seu lugar no roteiro da sociedade. Jovem, negro, pertencente a comunidade LGBTQIA+ e o primeiro da família a completar o ensino superior, são estes elementos que Douglas Vaz Franco Santana destaca em sua conquista. Nesta terça-feira (8/9) ele colou grau no curso de Geografia, junto de seus colegas e outros egressos de Artes Visuais, Teatro, Ciências Biológicas, Geografia, Física e Matemática. 



Ao todo, a Unesc entregou mais de 40 novos profissionais da área da Educação à sociedade, em uma solenidade virtual conduzida pela reitora da Universidade e paraninfa dos formandos, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, que enalteceu a dedicação e a conquista de cada presente frente a um dos maiores desafios do último século. “Este momento é repleto de emoção e de significados. São tempos diversos. Hoje formamos novos profissionais de Educação, a principal resposta para a transformação social”, ressaltou. “Estes estudantes superaram conosco um dos períodos mais desafiadores da nossa Instituição, e serão lembrados com muito carinho”, afirmou.

Para o futuro, a reitora lembrou aos estudantes de viverem suas vidas ao máximo, buscando conhecimento e a valorização do que realmente importa. “Não esqueçam do viver, de construir os seus projetos de felicidade. Não parem por aqui. O diploma é o passaporte para a entrada no mundo do conhecimento. A Unesc continuará presente, esperando por vocês”, afirmou.

A formatura virtual vem se concretizando na instituição como um momento singular, com direito a todas as etapas de uma cerimônia tradicional, como o juramento, a outorga de grau e a presença de pessoas que foram especiais durante a trajetória acadêmica de cada um, como paraninfos e convidados. 

Uma experiência repleta de pessoas, momentos e conquistas

Em uma Universidade plural e comprometida com a diversidade, Douglas foi muito além do que apenas estudar. Amizades, histórias e empoderamento marcaram sua experiência universitária. “Passa um turbilhão de pensamentos na cabeça. Sem dúvidas é um sentimento de realização e satisfação. Durante muito tempo eu não via meus pares nos espaços de poder, com ensino superior completo e afins. Hoje vejo que isso é possível. Por meio da minha realização sei que meus irmãos, as gerações que estão por vir e as pessoas que me cercam podem alcançar também”, enalteceu. 

Engajado com questões estudantis, o licenciado participou de movimentos, lideranças e iniciativas em prol da diversidade e da cultura de paz, além de experiências com a pesquisa e a extensão. Foram mais de 20 atividades extracurriculares, como a presidência do Centro Acadêmico, a cofundação da atlética Dá Licença (Associação Atlética Acadêmica das Licenciaturas - Carolina Maria de Jesus) e a coordenação e co criação do Coletivo de Teatro Quarta Parede.

Para o futuro, Douglas vê no poder da educação a resposta para novas conquistas como estas se repetirem. “Sempre foi um desejo meu, contribuir para uma sociedade emancipatória e livre. Para isso, busquei a formação de professor e ingressar em uma grande Universidade. Hoje saio com a ideia de ser um grande profissional, com inspirações vindas da graduação, para transformar o mundo”, afirmou.

Em seus planos, ainda neste mês, vai prestar processo seletivo para o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, com o objetivo de seguir uma carreira dentro da Universidade. “É uma nova etapa da minha vida, e a Unesc no meio de tudo isso tem grande importância. Para além de uma Universidade que forma profissionais, ela formar pessoas comprometidas com o bem, respeito e sustentabilidade da vida”, afirmou.

Nesta semana novas histórias de superação e conquistas terão seus desfechos na Unesc. Na noite de terça-feira alunos de Educação Física, História, Letras e Pedagogia colam grau. A cerimônia será transmitida em YouTube.com/UnescTv a partir das 19 horas.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de setembro de 2020 às 18:10
Compartilhar Comente