Ciências Biológicas - Licenciatura

Fórum Permanente do Rio Mãe Luzia realiza ação com escola

Fórum Permanente do Rio Mãe Luzia realiza ação com escola
Mais imagens

Na tarde desta quinta-feira (18/10), professores, funcionários e acadêmicos da Unesc visitaram a Escola de Educação Básica Abílio César Borges, em Nova Veneza, para dialogar com os gestores do local sobre uma ação do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia em parceria com a escola.

A proposta é realizar uma palestra com os alunos do terceiro ano, com a participação da bióloga Karine Michels e posteriormente, o plantio de mudas nativas na margem do Rio Mãe Luzia no município.

A reunião teve a presença da presidente do Fórum, a professora da Unesc Miriam da Conceição Martins, da diretora, Solange Brogni Destro e da orientadora pedagógica da escola, Marlene Maria Romagna Cesa, da técnica de Laboratório da Unesc, Zenaide Pais Topanotti, do Engenheiro Ambiental Juliano Dal Molin e da acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Lia Cristiam Nascimento dos Santos.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa Unesc 

Por: Milena Spilere Nandi 19 de outubro de 2018 às 17:35
Compartilhar Comente

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca
Plano está em processo de construção desde 2015 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Carlyle Torres Bezerra de Menezes e Robson dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas respectivamente, estão participando da etapa final de elaboração do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca.

Nesta quarta-feira (3/10) ocorreu, na sede do Ifsc (Instituto Federal de Santa Catarina) de Garopaba, a reunião plenária da APA, que corresponde a etapa final da elaboração do Plano de Manejo. O Plano vem sendo construído, desde 2015, de forma participativa e com a presença dos diversos setores da sociedade que integram o seu território. Neste processo, ocorreram diversas oficinas setoriais com a participação dos diversos seguimentos da sociedade, culminando com esta etapa final de planejamento.

A reunião é uma continuidade das plenárias, ocorridas ao longo da última quinta e sexta-feira (27/9 e 28/9). Nas reuniões anteriores foram debatidas propostas de ordenamento territorial para a área da APA, a partir das contribuições ocorridas ao longo de mais de três anos, com a realização de oficinas setoriais, de planejamento participativo, grupos de trabalhos e plenárias.

Conforme Menezes, nesta última etapa estão sendo debatidas as propostas de alterações, complementações, exclusões e inclusões de zonas, normas e objetivos. “Estas etapas estão sendo o coroamento de um intenso processo de construção, de forma participativa, do plano de manejo desta unidade inserida na categoria de uso sustentável”, comenta.

Após esta etapa final, com a aprovação em plenária do Plano de Manejo, o texto seguirá para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Brasília, para uma última revisão do ponto de vista jurídico, seguida da sua publicação. Após o processo, será constituído um importante instrumento de gestão e zoneamento econômico-ecológico para o território da APA da Baleia Franca, maior unidade de conservação marinho-costeira de uso sustentável na região Centro-Sul de Santa Catarina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 03 de outubro de 2018 às 19:18
Compartilhar Comente

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma
Mais imagens

O projeto de extensão “Ações para Educação Ambiental”, desenvolvido pelos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia realizou mais uma atividade. Na última semana, os professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Miriam da Conceição Martins e Yasmine de Moura da Cunha, juntamente com as acadêmicas Gisele Delavechia Rodrigues e Talita Machado Elias visitaram a Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, no Bairro Metropol, em Criciúma, e apresentaram para a diretora Roseli Henrique Fernandes Marcolino, as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto ao longo de dois anos.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente

Educação ambiental

Professores e estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas, desenvolvem o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí – SC” com alunos de escolas da região. Nesta segunda-feira (24/9), eles fizeram reuniões na Escola de Educação Básica José do Patrocínio, em Siderópolis com o diretor Mericles Rossa e demais assessoras pedagógicas e na Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso, com o diretor Jean Carlos Buogo para apresentar as atividades que serão desenvolvidas ao longo de dois anos e conhecer a estrutura das escolas.

O projeto tem a participação das professoras Marta Valéria Hoffmann, Miriam da Conceição Martins e Paula Tramontin Pavei e dos acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Ciências Biológicas

Os estudantes da oitava fase do curso de Ciências Biológicas participaram na última sexta-feira (21/9), de uma visita técnica ao Gramado Zoo, para conhecerem a estrutura do local e os projetos de Educação Ambiental que são desenvolvidos com a população que visita o ambiente. O grupo foi acompanhado pelos professores Fernando Carvalho e Miriam da Conceição Martins.

O Gramado Zoo é um parque zoológico particular da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Inaugurado em setembro de 2008, possui uma área de 200 mil metros quadrados e conta com cerca de 1.500 animais. As disciplinas de Manejo de Animais Silvestres e Educação Ambiental foram contempladas com a atividade de estudo.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:01
Compartilhar Comente