Artes Visuais - Licenciatura

Exposição Madeira em movimento no Espaço Toque de Arte

Exposição Madeira em movimento no Espaço Toque de Arte
As obras de arte de Gil Galant estarão em exposição na Unesc até 17 de outubro (Fotos: Grégori Nazário) Mais imagens

A madeira esculpida permite as mais diversas representações. Formas humanas que se unem, carrancas gigantes, animais que miram o horizonte infinito, esculturas indefinidas, complexas, que atraem o olhar e fazem pensar, arriscar sobre o seu significado e aquela vontade de tocar e sentir o toque acetinado, resultado do longo trabalho de acabamento feito pelo escultor. Desta forma o artista plástico Gil Galant manifesta sua arte de escultor nas 13 obras que integram a exposição madeira em movimento, no Espaço Cultural Toque de Arte, na Unesc. A mostra é uma reunião de esculturas de várias fases do artista, sempre trabalhadas em diversos tipos de madeiras, e que permite uma viagem sobre a trajetória do escultor.

Agraciado com o prêmio Jovem Artista de Santa Catarina, Galant é referência na escultura em madeira e como ourives. “Deixo que as minhas obras falem por si. O trabalho de escultura sempre deixa todos muito curiosos. O trabalho de abstrair mexe muito com o imaginário das pessoas, mas é algo muito simples, feito com dedicação”, revela Galant.

A abertura da exposição foi prestigiada por acadêmicos, artistas locais, professores e convidados. Outra atração foi a performance do artista Edi Balod, que declamou versos, ao som da moda de viola do músico Kasha e banda. O evento contou ainda com a presença da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, e da diretora da Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, que destacaram a importância do trabalho do artista e da promoção e valorização da cultura na universidade e no país.

As peças de Galant poderão ser apreciadas até o dia 17 de outubro, no hall do bloco administrativo da Unesc.

Ana Sofina Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 16:14
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe oficina de Arte Postal

Sala Edi Balod recebe oficina de Arte Postal
Evento é proposto pelo Coletivo Fonte e tem vagas limitadas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc receberá neste sábado (25/8) a Oficina de Arte Postal. O evento é proposto pelo Coletivo Fonte e pela Sala Edi Balod. A temática tem o objetivo de abordar a vertente artística que se caracteriza pela comunicação através de correspondências. O evento ocorre na Sala Edi Balod e é aberto à comunidade interna e externa da Universidade, com número de vagas limitadas.

A Arte Postal é uma forma de expressão que surgiu em meados dos anos 1960, e funciona por meio de cartas, fanzines, envelopes, cartões postais, selos que são enviados pelo correio. “Serve como uma forma de troca sem comércio. Vem no momento de ruptura de algumas tradições artísticas e serve também como uma forma de comunicação em rede e intercâmbio de trabalhos”, comenta a artista Bruna Ribeiro.

A expressão ainda traz reflexões sobre alguns aspectos do mundo artístico. “A partir da Arte Postal é possível pensar algumas questões como o valor da arte, o acesso que às pessoas têm a esse material e é também uma maneira de ativar outros dispositivos, sair dessa ideia de que a arte pode estar só no museu”, acrescenta Bruna.

A oficina

Na oficina serão abordados os contextos principais da Arte Postal. “Além disso, a ideia é trazer referências e propor algumas temáticas para que as pessoas possam produzir a partir de suas vivências e contextos a Arte Postal”, enfatiza a artista.

A ação é proposta pelo Coletivo Fonte, um grupo de artistas formados pelos egressos do curso de Artes Visuais da Unesc, Adrieli Roman, Anna Gallas, Bruna Ribeiro e Matheus Abel e pelo professor Alan Cichela e que aborda temas sobre arte e produz obras a partir de suas vivências.

Ao final da oficina, o objetivo é de que os trabalhos sejam expostos na Sala Edi Balod.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas pelo link.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 23 de agosto de 2018 às 16:57
Compartilhar Comente

Viagem de estudos ao Cine Teatro Mussi, em Laguna /SC

No último sábado - 16 de junho de 2018, Viagem de estudos promovida pela Disciplina de Linguagem de Cinema e Educação do Curso de Artes Visuais Licenciatura. O grupo de acadêmicos e professores foram conhecer o Cine Teatro Mussi, em Laguna SC.  Assistiram ao filme Nosferatu, um filme mudo de 1922, dirigido por Murnau. 

 

A trilha sonora do filme foi executada ao vivo pela banda Skrotes, uma banda de Florianópolis, conhecida por misturar variados ritmos em suas músicas. Um grupo formado por Chico Abreu (contra-baixo), Igor De Patta (teclado) e Guilherme Ledoux (bateria).

 

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos uma maior compreensão sobre a linguagem do cinema, seus aspectos estéticos e históricos, vivenciar essa experiência ampliou nosso olhar sobre o cinema enquanto nos proporcionou um aprendizado significativo.

 

Neste evento participaram os professores da disciplina: Tiago Coelho e Silemar Silva.  Os acadêmicos da disciplina de Linguagem de Cinema e Educação. Tivemos ainda a participação de Michele Coelho, assessora pedagógica da Unesc, quem nos contou um pouco sobre as questões culturais  e da cidade de Laguna. 

A viagem foi exclusiva aos acadêmicos da disciplina do Curso de Artes Visuais.

 Divulgar esse acontecimento é fortalecer nossas ações de formação de professores de artes visuais, formação de platéia e divulgar as ações do Curso de Artes como um curso potente que valoriza as questões da cultura local e regional. Outra divulgação, não menos importante, é do Cine Teatro Mussi, um patrimônio cultural da região que tem seu valor e que precisa ter maior visibilidade. 

O Cine Mussi foi adquirido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 2009, após cinco anos interditado. O que era privado virou público. A obra iniciada em 2011, contemplou a restauração geral do edifício, estando em funcionamento. 

 

Att.

Professores Ma. Silemar Maria de Medeiros da Silva e Me. Tiago da Silva Coelho.

Professores da Disciplina Linguagem do Cinema e Educação - Curso de Artes Visuais Licenciatura.

Por: Rosilene Ricken 22 de junho de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso
Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Artes Visuais Bacharelado tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição Entremeios, a realizar-se nessa segunda-feira, dia 18 de junho de 2018 às 19h30min, na Sala de Edi Balod – Espaço de Exposições e laboratório de Artes Visuais.
A exposição tem como propósito revelar o resultado das criações artísticas dos acadêmicos para os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018/1.

E o Curso de Artes Visuais - Bacharelado torna público o cronograma das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Turma 2018/1. As defesas acontecerão de 19 a 22 de junho de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, bloco B, sala 04.

Confira aqui a programação completa

Por: Rosilene Ricken 07 de junho de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente

Momentos da Semana Acadêmica

"O Curso de Artes Visuais e Bacharelado em Teatro agradece a participação e empenho dos acadêmicos e convidados nessa primeira Semana Acadêmica Integrada.        
Obrigado pelo comprometimento de todos que ativaram seus saberes na troca de conhecimentos e para partilhar esse momento, temos algumas fotos da Semana para relembrar com carinho."

Por: Rosilene Ricken 17 de maio de 2018 às 18:55
Compartilhar Comente