Artes Visuais - Licenciatura

Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte” está com edital aberto para novas exposições

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 17:14
Compartilhar Comente

Exposição: Bloco Administrativo recebe produção de artista criciumense

Exposição: Bloco Administrativo recebe produção de artista criciumense
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2023 às 16:13
Compartilhar Comente

Curso de Artes Visuais promove exibição de documentário "Panorama"

Curso de Artes Visuais promove exibição de documentário
Diretores Daniel Leão e Djuly Gava estiveram no evento, ocorrido na noite da última quarta-feira (05/10) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Curso de Artes Visuais recebeu na noite de quarta-feira (05/10), os diretores do documentário Panorama, Daniel Leão e Djuly Gava, para uma exibição do curta-metragem seguido de uma conversa. O material audiovisual é um documentário de arquivo feito com as imagens dos moradores do Conjunto Habitacional Panorama, o maior condomínio popular de Florianópolis, composto por 800 apartamentos distribuídos em 41 blocos e  onde vivem cerca de cinco mil pessoas. 

Contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema de 2020, o filme foi editado ao longo dos últimos dois anos, com imagens coletadas no início de 2019, quando seis pesquisadores fizeram, por duas vezes, um porta-a-porta em todos os apartamentos do imóvel. Mais de 40 famílias participaram do projeto que coletou mais de cinco mil imagens.

Os estudantes da disciplina “Linguagem de Vídeo” do curso de Artes Visuais, que estão elaborando roteiros para a produção de um curta metragem, conheceram melhor o processo de produção de um projeto audiovisual desta escala a partir da conversa com os diretores, que teve mediação da professora Silemar Silva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de outubro de 2022 às 17:29
Compartilhar Comente

Varais itinerantes no campus da Unesc ajudam a promover artistas locais

Um novo projeto do Setor de Arte e Cultura da Unesc busca incentivar alunos, colaboradores e toda a comunidade acadêmica a compartilhar suas artes, sejam elas em desenhos, serigrafias, fotografias, poesias, contos e outras formas. O projeto “Varal Itinerante Cultura e a Arte” foi inaugurado em agosto deste ano e consiste em diversos varais, espalhados pelos pontos mais diversos do campus, onde artistas podem expor seus trabalhos para um amplo público.

Cerca de 20 artistas da Universidade já tiveram seus trabalhos expostos nos varais itinerantes, com mais de 100 obras diferentes. Para o acadêmico do curso de Artes Visuais e idealizador do projeto, Jackson Goulart, “promover espaços de diálogos entre os participantes da Universidade dá a chance das pessoas se expressarem e perderem inquietações quanto ao ato de expor o seu trabalho”. 

O projeto pretende ainda ser uma forma de dar visibilidade e promover o trabalho de artistas, principalmente os que estão em início de carreira. “No momento os varais estão expostos em caráter experimental, podendo se tornar permanentes dependendo da demanda e integração dentro do campus”, explica Jackson.

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, projetos que ajudem a repensar espaços no campus são sempre bem-vindos. “Viver o campus Unesc é também fazer pausas para apreciar produções artísticas e ter espaço para se expressar livremente”, afirma a docente. “A formação cultural se dá a todo tempo e em todos os espaços e todos são convidados a viver o campus Unesc, tanto apreciando como também interagindo e produzindo”, completa.


Para participar do projeto, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo WhatsApp (48) 9 9644-1986 e solicitar o formulário de participação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de setembro de 2022 às 18:17
Compartilhar Comente

Artista catarinense que atua nos EUA traz exposição à Sala Edi Balod

Artista catarinense que atua nos EUA traz exposição à Sala Edi Balod
Zé Kielwagen abre exposição “Deflagração” nesta sexta-feira às 19h30 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Objetos, fotografias, vídeos e sons fazem parte do acervo que compõe a exposição “Deflagração” com abertura marcada para a noite desta sexta-feira (08/07) na Sala Edi Balod na Unesc. O Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura receberá as obras de autoria do catarinense Zé Kielwagen a partir do evento oficial de abertura às 19h30 com uma conversa com o artista e ativação de intervenção sonora.

“Deflagração” é a primeira exposição individual do artista em dez anos. Na abordagem, que passou por curadoria de Mauricio Bittencourt, Kielwagen apresenta seis projetos, sendo dois inéditos.

Conforme Zé, a exposição que traz para a Unesc compreende os projetos “Troca de Entidades”, “Areia” e “A ausência do artista está presente” - esse último inédito no Brasil.  Os objetos, ou esculturas dizem respeito a dois projetos: o primeiro é uma recriação de “Enxada do Artista”, um trabalho de 2009, criado durante uma edição da série Pretexto do SESC. O segundo objeto é um trabalho inédito, inspirado por “A Psicanálise do Fogo” de Gaston Bachelard.  Os vídeos são três: “Gede Vizyon”, “O Presidente Assustado” e “Masisi Wouj”, com curta duração, são exibidos em loop no espaço expositivo. “Por fim, uma intervenção sonora que realizada apenas durante a abertura da exposição, no dia 08 de julho, às 19h30”, explica.

Para o curador da Exposição, Zé Kielwagen busca no encontro entre os trabalhos sua combustão rápida e intensa. “O que surge em suas aparições e como eles queimam em contato. A percepção dessas ondas de calor e a constatação dos pontos de temperatura do fogo: o fulgor, a ignição e enfim a combustão, que rápida como sua sedução, torna-se deflagração”, define.

A exposição estará aberta para visitação de de 11 de julho a 5 de agosto de 2022, de segunda a sexta, das 13h30 às 18h30. As visitas mediadas por profissionais da Universidade podem ser agendadas no link.

Sobre o artista:

Zé Kielwagen é um artista brasileiro natural de Joinville, Santa Catarina. Atua como professor de artes no Instituto Politécnico Rensselaer em Troy, Nova Iorque. Tem formação acadêmica em desenho industrial (UTESC), teoria e história da arte (UDESC) e prática de estúdio (MSU). Tem uma trajetória artística de quinze anos com exposições mundo afora, com destaque para a Bienal do Gueto do Haiti, o festival DocLisboa de Portugal, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu do Queens de NYC.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de julho de 2022 às 21:22
Compartilhar Comente