Artes Visuais - Licenciatura

Sala Edi Balod realiza oficina de Desenho e Lambe Lambe

Sala Edi Balod realiza oficina de Desenho e Lambe Lambe
Evento ocorreu junto a Pik Nik Coletivo, no Paço Municipal (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod realizou neste sábado (6/10) a oficina de Desenho e Lambe Lambe. A atividade fez parte do circuito de oficinas de Arte Feminista. A temática teve o objetivo de abordar o desenho livre e a exposição dele em ambientes públicos. O encontro ocorreu durante o Pik Nik Coletivo, no Paço Municipal de Criciúma e foi proposto pela Sala e pelo curso de Artes Visuais.

Durante a oficina, os participantes realizaram seus trabalhos artísticos em papeis reutilizados. “A proposta era praticar o desenho livre em diferentes tipos de papeis, como por exemplo, cupons fiscais de compras e alguns papeis mais velhos”, explica a acadêmica e ministrante da oficina, Marina Guidi.

Além disso, os trabalhos foram expostos em espaços públicos. “O Lambe Lambe é a arte de rua, o ato expor os desenhos em espaços e lugares públicos, como postes, por exemplo, mas não denegrindo o patrimônio público”, acrescenta Marina.

Circuito de Oficinas

Aliando a teoria e a prática, o circuito de Arte Feminista tem o intuito de fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico, bem como a história da participação, suas referências e a representação feminina na arte.

A próxima oficina ocorre no dia 27 de outubro com a temática Identidade feminina, com as artistas Bruna Ribeiro e Talia Jeremias. As inscrições devem ser realizadas no link

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 08 de outubro de 2018 às 15:34
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe oficina de Pintura Corpoal

Sala Edi Balod recebe oficina de Pintura Corpoal
Evento reuniu mulheres no último sábado (22/9) na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu neste sábado (22/9) a oficina de Pintura Corporal. O evento, proposto pela Sala Edi Balod, Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), faz parte do circuito de oficinas de Arte Feministas. A temática tem o objetivo de abordar a pintura e a feminilidade no corpo da mulher. A atividade ocorreu na Sala Edi Balod.

A oficina foi ministrada pelas acadêmicas Carol Machado e Júlia Alvarez. De acordo com Carol, o intuito da atividade era de refletir o corpo da mulher no meio social. “Além disso, debater questões que o corpo sofre, e o empoderamento desses vários corpos contra o padrão de beleza que a mídia impõe”, enfatiza.

"A ideia principal foi fazer com que algumas modelos de biquíni para ter mais ampliação de espaço nesse corpo, mas as participantes junto com as modelos desenharam uma nas outras", explica. Para ela, a oficina apresenta um alicerce para as questões de padrão de beleza. “Assim mostra o corpo como suporte para arte, trazendo todas essas questões, como o nu, mostrando que o corpo não pornográfico existe”, acrescenta.

Arte feministas

A oficina de Pintura Corporal faz parte do circuito de oficinas de Arte Feministas. Elas têm o objetivo de explorar uma prática artística diferente (aquarela, pintura, colagem e outros), estabelecendo um espaço para reflexões sobre o papel e o lugar da mulher na arte e na sociedade, como também fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico.

Confira o cronograma das próximas oficinas:

6/10 – Colagem, Marina Guide

27/10 – Identidade feminina, Bruna Ribeiro e Talia Jeremias

Os eventos são gratuitos e para realizar a inscrição, acesse o link

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de setembro de 2018 às 18:47
Compartilhar Comente

Egressos trabalham a arte postal em oficina aberta para a comunidade

Egressos trabalham a arte postal em oficina aberta para a comunidade
Oficina de Arte Postal ocorreu sábado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

No sábado (25/8), o Coletivo Fonte realizou na a Oficina de Arte Postal, em parceria com a Sala Edi Balod, que abrigou o encontro. A Oficina tem o objetivo de abordar a vertente artística que se caracteriza pela comunicação através de correspondências.

A Arte Postal é uma forma de expressão que surgiu em meados dos anos 1960, e funciona por meio de cartas, fanzines, envelopes, cartões postais, selos que são enviados pelo correio. “Serve como uma forma de troca sem comércio. Vem no momento de ruptura de algumas tradições artísticas e serve também como uma forma de comunicação em rede e intercâmbio de trabalhos”, comenta a artista e participante do Coletivo Fonte, Bruna Ribeiro.

O Coletivo Fonte é um grupo de artistas formados pelos egressos do curso de Artes Visuais da Unesc, Adrieli Roman, Anna Gallas, Bruna Ribeiro e Matheus Abel e pelo professor Alan Cichela e que aborda temas sobre arte e produz obras a partir de suas vivências. Ao final da oficina, o objetivo é de que os trabalhos sejam expostos na Sala Edi Balod.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de agosto de 2018 às 16:40
Compartilhar Comente

Viagem de estudos ao Cine Teatro Mussi, em Laguna /SC

No último sábado - 16 de junho de 2018, Viagem de estudos promovida pela Disciplina de Linguagem de Cinema e Educação do Curso de Artes Visuais Licenciatura. O grupo de acadêmicos e professores foram conhecer o Cine Teatro Mussi, em Laguna SC.  Assistiram ao filme Nosferatu, um filme mudo de 1922, dirigido por Murnau. 

 

A trilha sonora do filme foi executada ao vivo pela banda Skrotes, uma banda de Florianópolis, conhecida por misturar variados ritmos em suas músicas. Um grupo formado por Chico Abreu (contra-baixo), Igor De Patta (teclado) e Guilherme Ledoux (bateria).

 

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos uma maior compreensão sobre a linguagem do cinema, seus aspectos estéticos e históricos, vivenciar essa experiência ampliou nosso olhar sobre o cinema enquanto nos proporcionou um aprendizado significativo.

 

Neste evento participaram os professores da disciplina: Tiago Coelho e Silemar Silva.  Os acadêmicos da disciplina de Linguagem de Cinema e Educação. Tivemos ainda a participação de Michele Coelho, assessora pedagógica da Unesc, quem nos contou um pouco sobre as questões culturais  e da cidade de Laguna. 

A viagem foi exclusiva aos acadêmicos da disciplina do Curso de Artes Visuais.

 Divulgar esse acontecimento é fortalecer nossas ações de formação de professores de artes visuais, formação de platéia e divulgar as ações do Curso de Artes como um curso potente que valoriza as questões da cultura local e regional. Outra divulgação, não menos importante, é do Cine Teatro Mussi, um patrimônio cultural da região que tem seu valor e que precisa ter maior visibilidade. 

O Cine Mussi foi adquirido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 2009, após cinco anos interditado. O que era privado virou público. A obra iniciada em 2011, contemplou a restauração geral do edifício, estando em funcionamento. 

 

Att.

Professores Ma. Silemar Maria de Medeiros da Silva e Me. Tiago da Silva Coelho.

Professores da Disciplina Linguagem do Cinema e Educação - Curso de Artes Visuais Licenciatura.

Por: Rosilene Ricken 22 de junho de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso
Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Artes Visuais Bacharelado tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição Entremeios, a realizar-se nessa segunda-feira, dia 18 de junho de 2018 às 19h30min, na Sala de Edi Balod – Espaço de Exposições e laboratório de Artes Visuais.
A exposição tem como propósito revelar o resultado das criações artísticas dos acadêmicos para os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018/1.

E o Curso de Artes Visuais - Bacharelado torna público o cronograma das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Turma 2018/1. As defesas acontecerão de 19 a 22 de junho de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, bloco B, sala 04.

Confira aqui a programação completa

Por: Rosilene Ricken 07 de junho de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente