Artes Visuais - Licenciatura

Arte na Escola Polo Unesc marca presença em encontro no Rio Grande do Sul

Arte na Escola Polo Unesc marca presença em encontro no Rio Grande do Sul
Representantes da Universidade estiveram nesta semana no 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola em Montenegro RS (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O trabalho desenvolvido no projeto Arte na Escola Polo Unesc no ensino, na pesquisa e na extensão foi apresentado nesta semana no 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola em Montenegro (RG). Representaram a Universidade no evento, as professoras coordenadoras do Polo Silemar Silva e Izabel Duarte, além da coordenadora do setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig. O evento aconteceu na Fundarte (Fundação Municipal de Arte de Montenegro) e reuniu os coordenadores dos Polos da Região Sul.

Conforme Silemar, o ponto forte da apresentação foi a pesquisa que o Polo vem acompanhando na E.E.B. Antônio Guglielmi Sobrinho. “O trabalho envolve um projeto chamado “Não me interessa (apenas) o que é consagrado como cultura, e sim, aquilo que me pertence” que é desenvolvido por Julmara Goulart, professora do Polo, que traz para o grupo de professores de artes em formação os relatos de seu trabalho. Esses relatos são disparadores para a formação continuada dos professores que, juntos, pensam a sequência didática das aulas de artes com as crianças do quinto ano da escola”, explica.

De acordo com a professora Silemar Maria de Medeiros da Silva, o projeto se dá como um disparador para ações e reflexões no grupo de professores em formação. “A preocupação com o aprendizado das crianças é o centro das discussões, enquanto o professor pesquisador vai aprendendo no coletivo como se dá o aprendizado das crianças. As interrogantes da professora/pesquisadora vão movendo a pesquisa que se veste de ação-reflexão-ação, de todos os atores envolvidos, ou seja: professores e alunos”, destaca.

Foram três dias de trocas de experiências. Participaram deste encontro, além do Polo Unesc, os Polos da FUNDARTE, UFRGS, FURB, UFSM, UNIVILLE, UNIPLAC, UFPel, UFSC, FEEVALE e UCS.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de outubro de 2018 às 21:35
Compartilhar Comente (1)

Encontro de professores de artes é encerrado com saldo positivo

Encontro de professores de artes é encerrado com saldo positivo
13º Colóquio Sobre Ensino de Artes e o 4º Encontro Regional da Faeb Sul reuniu profissionais e alunos do Sul do país (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foram encerrados, na tarde desta sexta-feira, o 13º Colóquio Sobre Ensino de Artes e o 4º Encontro Regional da Faeb Sul (Federação de Arte Educadores do Brasil), realizados desde quarta-feira na estrutura da Unesc. Os eventos reuniram profissionais de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul para extensa programação que teve como tema central o “Ensino de Arte e Políticas Públicas: manutenção dos direitos e novas conquistas”.

A professora Lucinea Dobrychlop veio de Curitiba especialmente para participar das atividades na Unesc. Conforme ela, além da estrutura da Universidade que ofereceu todo o conforto ao evento,  o conteúdo compartilhado foi muito válido. “Vejo a troca de informações que tivemos como algo muito importante porque isso nos alimenta de força, de coragem e de ideias para trabalhar em busca do melhor para os nossos alunos”, comentou. Para ela, o compartilhamento de problemáticas parecidas faz com que todos se sintam acolhidos e colaborem um com o outro. “Muitas vezes apenas conversando sobre uma preocupação ou problema que encaramos na nossa realidade, nós já ouvimos boas sugestões de professores que conseguiram superar questões parecidas, por exemplo”, completou.

Acolhimento na Unesc

Para a presidente eleita da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC), Cristiane Pedrini Ugolini, é sempre bom ser recebido na Unesc. “Essa é uma das poucas universidades privadas que abrem suas portas para eventos da associação. Estar aqui mais uma vez foi muito proveitoso e saímos bem felizes pelo resultado do encontro”, afirmou.

Conforme a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Regina de Souza Honorato, a participação dos visitantes de fora da cidade e dos próprios acadêmicos do curso que puderam aproveitar alguns momentos do encontro foi muito importante. “É um evento que qualifica a nossa área e também qualifica a Universidade, já que ela recebe todos esses profissionais para discussões ricas sobre temas importantes muito atuais”, declara.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de agosto de 2018 às 21:06
Compartilhar Comente

Viagem de estudos ao Cine Teatro Mussi, em Laguna /SC

No último sábado - 16 de junho de 2018, Viagem de estudos promovida pela Disciplina de Linguagem de Cinema e Educação do Curso de Artes Visuais Licenciatura. O grupo de acadêmicos e professores foram conhecer o Cine Teatro Mussi, em Laguna SC.  Assistiram ao filme Nosferatu, um filme mudo de 1922, dirigido por Murnau. 

 

A trilha sonora do filme foi executada ao vivo pela banda Skrotes, uma banda de Florianópolis, conhecida por misturar variados ritmos em suas músicas. Um grupo formado por Chico Abreu (contra-baixo), Igor De Patta (teclado) e Guilherme Ledoux (bateria).

 

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos uma maior compreensão sobre a linguagem do cinema, seus aspectos estéticos e históricos, vivenciar essa experiência ampliou nosso olhar sobre o cinema enquanto nos proporcionou um aprendizado significativo.

 

Neste evento participaram os professores da disciplina: Tiago Coelho e Silemar Silva.  Os acadêmicos da disciplina de Linguagem de Cinema e Educação. Tivemos ainda a participação de Michele Coelho, assessora pedagógica da Unesc, quem nos contou um pouco sobre as questões culturais  e da cidade de Laguna. 

A viagem foi exclusiva aos acadêmicos da disciplina do Curso de Artes Visuais.

 Divulgar esse acontecimento é fortalecer nossas ações de formação de professores de artes visuais, formação de platéia e divulgar as ações do Curso de Artes como um curso potente que valoriza as questões da cultura local e regional. Outra divulgação, não menos importante, é do Cine Teatro Mussi, um patrimônio cultural da região que tem seu valor e que precisa ter maior visibilidade. 

O Cine Mussi foi adquirido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 2009, após cinco anos interditado. O que era privado virou público. A obra iniciada em 2011, contemplou a restauração geral do edifício, estando em funcionamento. 

 

Att.

Professores Ma. Silemar Maria de Medeiros da Silva e Me. Tiago da Silva Coelho.

Professores da Disciplina Linguagem do Cinema e Educação - Curso de Artes Visuais Licenciatura.

Por: Rosilene Ricken 22 de junho de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso
Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Artes Visuais Bacharelado tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição Entremeios, a realizar-se nessa segunda-feira, dia 18 de junho de 2018 às 19h30min, na Sala de Edi Balod – Espaço de Exposições e laboratório de Artes Visuais.
A exposição tem como propósito revelar o resultado das criações artísticas dos acadêmicos para os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018/1.

E o Curso de Artes Visuais - Bacharelado torna público o cronograma das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Turma 2018/1. As defesas acontecerão de 19 a 22 de junho de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, bloco B, sala 04.

Confira aqui a programação completa

Por: Rosilene Ricken 07 de junho de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente

Momentos da Semana Acadêmica

"O Curso de Artes Visuais e Bacharelado em Teatro agradece a participação e empenho dos acadêmicos e convidados nessa primeira Semana Acadêmica Integrada.        
Obrigado pelo comprometimento de todos que ativaram seus saberes na troca de conhecimentos e para partilhar esse momento, temos algumas fotos da Semana para relembrar com carinho."

Por: Rosilene Ricken 17 de maio de 2018 às 18:55
Compartilhar Comente