Artes Visuais - Licenciatura

Bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional evidenciam suas contribuições para o novo Ensino Médio

Bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional evidenciam suas contribuições para o novo Ensino Médio
Proposta engajou mais de 250 estudantes da Unesc e da Unibave ao longo do ano 2020 (Fotos: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Ideias originais, inovadoras e referenciadas socialmente marcaram o 10º Seminário Regional do Proesd (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional). Este foi o último encontro de 2020, e os mais de 250 bolsistas da Unesc e da Unibave compartilharam, de forma online, seus projetos com o tema “Planejamento Integrado das Áreas de Conhecimento para o Novo Ensino Médio”. 

Em um ano repleto de desafios, diante da pandemia, os acadêmicos das duas instituições avançaram na formação universitária, também construindo soluções para qualificar o ensino de base. O Programa concede bolsas para estudantes matriculados em cursos de Licenciatura. Como retorno, os bolsistas se dedicam a qualificar ou solucionar uma demanda social, enquanto cumprem as horas obrigatórias e tem contato com a iniciação científica.

Para a coordenadora do Proesd na Unesc, Bruna Carolini de Bona, os alunos evidenciaram a qualidade humana e pedagógica do Programa. “Num conjunto de experiências, os acadêmicos puderam partilhar o acúmulo de estudos e reflexões desenvolvidos no ano de 2020 a partir de três grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Qualidade acadêmica e pedagógica marcaram as apresentações. ”, destacou.

A socialização dos trabalhos foi transmitida pela Unesc TV, com participação de representantes das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) de Araranguá e Criciúma, professores e gestores da rede pública de ensino, além de coordenadores e docentes dos cursos de Licenciatura da Unesc e Unibave. 

Além de Bruna, durante o semestre os bolsistas foram orientados pela professora do Programa na Unesc, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, e pela coordenadora da iniciativa na Unibave, Luiza Liene Bressan.

Tradicionalmente, há um evento estadual para a socialização dos projetos no início do ano. Por conta da pandemia, a expectativa é que o Seminário venha a ser realizado online em fevereiro. “Agradecemos imensamente o apoio e recursos da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina. Torcemos para que possamos dar continuidade nesse importante Programa no ano de 2021. Estendemos a nossa gratidão àqueles que contribuem significativamente para que o Proesde se mantenha vivo e se fortaleça a cada novo ano”, completou a coordenadora.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de dezembro de 2020 às 19:31
Compartilhar Comente

Egresso da Unesc mostrou que a arte pode transformar vidas e uma comunidade inteira

Egresso da Unesc mostrou que a arte pode transformar vidas e uma comunidade inteira
Em Morro Grande, o professor deu início a um projeto de destaque nacional Mais imagens

O egresso de Artes Visuais da Unesc, Mikael Miziescki, é professor da rede pública de ensino em Morro Grande, Santa Catarina. No pequeno município do interior ele encontrou uma realidade familiar: crianças e adolescentes sem afinidade com a arte e a cultura. Lembrando do tempo de escola, contou que também era assim e nunca teve curiosidade pela área. “Nunca foi interessante. Eu tinha uma espécie de receio muito grande, e experiências que me faziam questionar muito a disciplina principalmente por conta dos estereótipos e das atividades pouco atrativas”, explicou. 


Foi no último ano do ensino médio que tudo mudou e a decisão de ingressar na Unesc foi tomada, dando início a uma história de transformação e sucesso profissional, reafirmada pelo prêmio Educador Nota 10, concedido anualmente pela Editora Abril e a pela Rede Globo, e a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, maior honraria da educação brasileira entregue pelo MEC (Ministério da Educação).

Morro Grande em Arte

Em 2013, quando iniciou sua carreira na docência, antes mesmo de se formar, logo se deparou com uma região que descreve como complexa. Distante dos grandes centros, Morro Grande apresentou uma resistência para a entrada da arte na comunidade, e não contava com políticas públicas para o fomento da inserção cultural.

Diante deste cenário desafiador, Miziescki utilizou da arte para desconstruir estereótipos e criar novos entendimentos sobre educação e criação de cultura. Por meio de estudos sobre a história da arte brasileira e mundial, aproximação dos alunos com artistas catarinenses, visitas técnicas e atividades artísticas-culturais, que buscaram estimular um pensamento mais crítico nos pequenos artistas, o projeto “Morro Grande em Arte” foi criado em 2014.

A ideia é que os pequenos fossem se familiarizando com a proposta, expandindo suas perspectivas. O resultado foram mais de 700 produções, que já foram expostas para mais de 1.700 espectadores e que levaram o projeto a evidência nacional. Saiba mais. 

A necessidade social da arte 

O professor conta que sua perspectiva de arte foi lapidada ao longo dos anos na Unesc, por meio de construções e desconstruções do conhecimento.  “Geralmente temos uma visão restrita, de que a beleza é muito importante. Uma vez que você busca vivenciar aquilo, passa a questionar o que é proposto pela sociedade. A função da arte é fazer as pessoas pensarem, refletirem e desconstruirem aquilo que temos como regra imposta, permitindo o autoquestionamento, evidenciou.  

Para o futuro, Miziesck acredita que artistas e professores de arte são parte importante para a transformação do mundo. Na Unesc, até 23 de setembro, quem deseja cursar uma Licenciatura têm bolsas de 100%. Na modalidade presencial ou EAD (Ensino a Distância), o benefício é concedido por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura (Proesde Licenciatura), que faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). 

Na Universidade, quem sonha em ser professor encontra todo o suporte em estrutura e corpo docente necessários para formar profissionais de destaque em uma universidade de excelência. Laboratórios específicos, interdisciplinaridade, iniciativas extracurriculares e muitas outras possibilidades são o que colocam a Unesc com nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação). 

Saiba mais no material completo clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de setembro de 2020 às 13:42
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos profissionais da área da Educação à sociedade

Unesc entrega novos profissionais da área da Educação à sociedade
Mais de 40 formandos comemoraram esta conquista, entre eles Douglas Vaz Franco Santana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um script foi quebrado e um símbolo de representatividade e esperança tomou seu lugar no roteiro da sociedade. Jovem, negro, pertencente a comunidade LGBTQIA+ e o primeiro da família a completar o ensino superior, são estes elementos que Douglas Vaz Franco Santana destaca em sua conquista. Nesta terça-feira (8/9) ele colou grau no curso de Geografia, junto de seus colegas e outros egressos de Artes Visuais, Teatro, Ciências Biológicas, Geografia, Física e Matemática. 



Ao todo, a Unesc entregou mais de 40 novos profissionais da área da Educação à sociedade, em uma solenidade virtual conduzida pela reitora da Universidade e paraninfa dos formandos, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, que enalteceu a dedicação e a conquista de cada presente frente a um dos maiores desafios do último século. “Este momento é repleto de emoção e de significados. São tempos diversos. Hoje formamos novos profissionais de Educação, a principal resposta para a transformação social”, ressaltou. “Estes estudantes superaram conosco um dos períodos mais desafiadores da nossa Instituição, e serão lembrados com muito carinho”, afirmou.

Para o futuro, a reitora lembrou aos estudantes de viverem suas vidas ao máximo, buscando conhecimento e a valorização do que realmente importa. “Não esqueçam do viver, de construir os seus projetos de felicidade. Não parem por aqui. O diploma é o passaporte para a entrada no mundo do conhecimento. A Unesc continuará presente, esperando por vocês”, afirmou.

A formatura virtual vem se concretizando na instituição como um momento singular, com direito a todas as etapas de uma cerimônia tradicional, como o juramento, a outorga de grau e a presença de pessoas que foram especiais durante a trajetória acadêmica de cada um, como paraninfos e convidados. 

Uma experiência repleta de pessoas, momentos e conquistas

Em uma Universidade plural e comprometida com a diversidade, Douglas foi muito além do que apenas estudar. Amizades, histórias e empoderamento marcaram sua experiência universitária. “Passa um turbilhão de pensamentos na cabeça. Sem dúvidas é um sentimento de realização e satisfação. Durante muito tempo eu não via meus pares nos espaços de poder, com ensino superior completo e afins. Hoje vejo que isso é possível. Por meio da minha realização sei que meus irmãos, as gerações que estão por vir e as pessoas que me cercam podem alcançar também”, enalteceu. 

Engajado com questões estudantis, o licenciado participou de movimentos, lideranças e iniciativas em prol da diversidade e da cultura de paz, além de experiências com a pesquisa e a extensão. Foram mais de 20 atividades extracurriculares, como a presidência do Centro Acadêmico, a cofundação da atlética Dá Licença (Associação Atlética Acadêmica das Licenciaturas - Carolina Maria de Jesus) e a coordenação e co criação do Coletivo de Teatro Quarta Parede.

Para o futuro, Douglas vê no poder da educação a resposta para novas conquistas como estas se repetirem. “Sempre foi um desejo meu, contribuir para uma sociedade emancipatória e livre. Para isso, busquei a formação de professor e ingressar em uma grande Universidade. Hoje saio com a ideia de ser um grande profissional, com inspirações vindas da graduação, para transformar o mundo”, afirmou.

Em seus planos, ainda neste mês, vai prestar processo seletivo para o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, com o objetivo de seguir uma carreira dentro da Universidade. “É uma nova etapa da minha vida, e a Unesc no meio de tudo isso tem grande importância. Para além de uma Universidade que forma profissionais, ela formar pessoas comprometidas com o bem, respeito e sustentabilidade da vida”, afirmou.

Nesta semana novas histórias de superação e conquistas terão seus desfechos na Unesc. Na noite de terça-feira alunos de Educação Física, História, Letras e Pedagogia colam grau. A cerimônia será transmitida em YouTube.com/UnescTv a partir das 19 horas.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de setembro de 2020 às 18:10
Compartilhar Comente

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação

Unesc dá início à Semana Integrada de Educação
Professora doutora Jaqueline Moll abordou assuntos relacionados aos desafios do ensino público (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

É a hora de dialogar sobre o presente e o futuro da educação, transformada e evidenciada pela pandemia de Covid – 19. Esta é a proposta dos CAs (Centros Acadêmicos) de Licenciaturas da Unesc, que nesta terça-feira (16/6) deram início à Semana Integrada de Educação. O momento foi conduzido professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, seguido de palestra concedida pela professora doutora Jaqueline Moll, com mediação do estudante Denis Moraes. 



A iniciativa dos estudantes tem relação com a aceleração de mudanças em questões educacionais, criando desacomodação por parte dos professores, que buscam se reinventar e se tornam cada vez mais mediadores do conhecimento, e o protagonismo por parte dos alunos, com um papel cada vez mais importante no processo de aprendizagem. Estes fatos deram origem à temática da Jornada: Autonomia e protagonismo na educação.

Luciane, ao dar início ao evento, agradeceu a oportunidade de fazer parte deste momento e enalteceu a resiliência dos alunos da Universidade. “Vivemos tempos que nos convocam a refletir, e eles, em um momento tão intenso, foram de uma incrível capacidade de se reinventar e se reorganizarem, aproximando-se e promovendo esta importante oportunidade. As licenciaturas fazem parte de uma das quatro áreas de conhecimento trabalhadas na Universidade. Ao longo de anos, estes cursos vêm formando os professores de Criciúma e região, contribuindo com a educação básica no Sul de Santa Catarina”, enfatizou.

É necessário mudar realidades

Desigualdade, acessibilidade, contexto histórico e má gestão. Estes foram alguns dos desafios apontados por Jaqueline. Abordando a educação básica nacional, a professora refletiu sobre a realidade do país, e fez um paralelo sobre agora e o futuro. “A sociedade brasileira tem um grande desafio. É necessário produzir políticas de inclusão social, repensar as práticas históricas de aprovação, trazer para o centro do currículo os sujeitos e suas reais potencialidades, redesenhar a agenda da educação básica e pensar as relações entre saberes acadêmicos e populares”, aponta.



Ainda no contexto, a professora deu ênfase a outros aspectos, como a crise sanitária; a educação integral, sob a perspectiva de Anísio Teixeira; o significado e a importância da escola pública e iniciativas que podem surgir dentro dela, e o sentido damos à educação.

Transmitido ao vivo pela Unesc TV, o primeiro dia alcançou mais de 1.500 visualizações. Para o evento, foram convidadas escolas e instituições de ensino de Criciúma e região. Os que desejam acompanhar o evento nas salas do Google Meet e ter todos os benefícios como os certificados de participação devem realizar uma inscrição prévia. Caso contrário, podem ser acompanhados no YouTube. Saiba mais clicando aqui.

O evento é vinculado à Proacad (Pró-reitoria Acadêmica) e aos cursos de licenciatura da Universidade.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de junho de 2020 às 21:19
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente