Artes Visuais - Licenciatura

Campus recebe apresentações do Festival Nacional de Teatro Revirado

Campus recebe apresentações do Festival Nacional de Teatro Revirado
Evento ocorre de 16 a 23 de setembro em dez municípios da região (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está na rota do Festival Nacional de Teatro Revirado e vai receber apresentações e oficinas em diversos espaços do campus, de 18 a 22 de setembro. A Universidade, por meio do CER (Centro Especializado em Reabilitação), firmou uma parceria com o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado para colaborar com a realização do evento que ocorre de 16 a 23 de setembro em 10 municípios da região Sul de Santa Catarina. No total, serão 48 apresentações, de 20 grupos de teatro de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e ainda duas atrações da Argentina. O Festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, que comemora 20 anos em 2017.

A abertura do Festival será no dia 16, às 16 horas, na Rua Altamiro Guimarães, atrás da Matriz São Donato em Içara, com o espetáculo “Automakina Universo Deslizante”, do Grupo de Pernas Pro Ar, de Canoas – RS, que tem atuação de Luciano Wieser e a direção de Jackson Zambelli.

Locais de apresentação

O Festival será todo com atrações gratuitas, sendo apresentadas nos municípios de Forquilhinha, Maracaja, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Criciúma, Siderópolis, Cocal do Sul, Balneário Rincão.

Além das apresentações, a Unesc receberá uma oficina de Treinamento Acrobático e uma mesa de debate com o tema: “A comicidade na cena”, com atores Luiz Carlos Vasconcelos (Palhaço Xuxu – Ator que trabalhou em novelas da Globo e interpretou Dráuzio Varela em Carandiru), Marcelo Pena (que trabalhou no Cirque du Soleil) e o Palhaço Biriba.

Revirada Cultural


No último dia do evento ocorre a Revirada Cultural, com 12 horas de programação ininterruptas. As atrações iniciam às 10 horas, na Praça da Juventude, em Içara. Depois, às 21 horas, o evento continua no Colher de Chá, também em Içara. Na programação da Revirada está incluído feiras, oficinas de perna de pau, de argila, pintura, escultura, muita música, dança e teatro.

Programação no campus da Unesc

Dia 18

20 horas – Praça do Estudante - As aventuras do Fusca a Vela - Grupo UEBA Produtos Notáveis - Caxias – Rio Grande do Sul

Dia 19
14 horas – Sala de Dança - Oficina de Treinamento Acrobático - Professora Cora Alfiz - La Caravana - Argentina
15 horas – Praça do Estudante – Silêncio total, vem chegando um palhaço - Luiz Carlos Vasconcelos - João Pessoa – Paraíba
19 horas – Sala 1 do Bloco O – Mesa-redonda “A comicidade na cena” - Luiz Carlos Vasconcelos, Palhaço Biriba e Marcelo Pena

Dia 20

14 horas – Sala de Dança - Oficina de Treinamento Acrobático - Professora Cora Alfiz - La Caravana – Argentina
15 horas - Praça do Estudante - O Lançador de Foguetes - Grupo: De Pernas Pro Ar - Canoas – Rio Grande do Sul

Dia 21
20 horas – Sala de Dança – Das águas - Grupo: Cia Carona de Teatro - Blumenau – Santa Catarina

Dia 22
19h30 – Praça do Estudante - Família ZL
20 horas - Praça do Estudante - O desembarque - Grupo: Circo Pirata - Balneário Camboriú –Santa Catarina
20h30 - Praça do Estudante - Revés - Grupo: Coletivo SOU - Içara – Santa Catarina

*Com informações do assessor de imprensa do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, Antônio Rozeng

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de setembro de 2017 às 16:32
Compartilhar Comente

Espaço do Possível: Exposição fortalece a pesquisa em arte

Espaço do Possível: Exposição fortalece a pesquisa em arte
Obras estão disponíveis para visitação na Sala Edi Balod (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mais do que instantes de experiência, fluxos. É assim que as obras da exposição “Espaço do Possível” se conversam. Elas trazem perspectivas teóricas dos artistas do Grupo de Pesquisa em Arte da Unesc, que vem se constituindo como um espaço de discussão para a ampliação do conhecimento da pesquisa em arte e sobre arte. A mostra está aberta para visitação na Sala Edi Balod, até o dia 12 de setembro.

Segundo a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, muitos pesquisadores das universidades brasileiras que trabalham na formação de profissionais da área da arte buscam caminhos de ruptura com os modos estabelecidos de se fazer pesquisa. “Pois em oposição ao positivismo, estes pesquisadores buscam apontar que o domínio social e a cultural demonstram ser agentes de construção do conhecimento”, contou.

A professora comenta ainda que as produções se pautam nos espaços de memória, discutem formas de oportunizar o exercício do pensar a pesquisa em arte como uma forma de agenciar pesquisadores e espectadores na ampliação da compreensão da experiência como um espaço do possível.

Saiba mais

A exposição é organizada pela artista Daniele Zacarão e conta com obra dos artistas/pesquisadores Silemar, Odete, Juliana Veloso, Alan Cichela, Bruna Ribeiro, Mateus Abel, C.J Bonroy, Angélica, Henry, Caco Montovani, Bel Duarte, Larissa Soares.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 06 de setembro de 2017 às 20:49
Compartilhar Comente