Artes Visuais - Licenciatura

Egressos trabalham a arte postal em oficina aberta para a comunidade

Egressos trabalham a arte postal em oficina aberta para a comunidade
Oficina de Arte Postal ocorreu sábado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

No sábado (25/8), o Coletivo Fonte realizou na a Oficina de Arte Postal, em parceria com a Sala Edi Balod, que abrigou o encontro. A Oficina tem o objetivo de abordar a vertente artística que se caracteriza pela comunicação através de correspondências.

A Arte Postal é uma forma de expressão que surgiu em meados dos anos 1960, e funciona por meio de cartas, fanzines, envelopes, cartões postais, selos que são enviados pelo correio. “Serve como uma forma de troca sem comércio. Vem no momento de ruptura de algumas tradições artísticas e serve também como uma forma de comunicação em rede e intercâmbio de trabalhos”, comenta a artista e participante do Coletivo Fonte, Bruna Ribeiro.

O Coletivo Fonte é um grupo de artistas formados pelos egressos do curso de Artes Visuais da Unesc, Adrieli Roman, Anna Gallas, Bruna Ribeiro e Matheus Abel e pelo professor Alan Cichela e que aborda temas sobre arte e produz obras a partir de suas vivências. Ao final da oficina, o objetivo é de que os trabalhos sejam expostos na Sala Edi Balod.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de agosto de 2018 às 16:40
Compartilhar Comente

Encontro de professores de artes é encerrado com saldo positivo

Encontro de professores de artes é encerrado com saldo positivo
13º Colóquio Sobre Ensino de Artes e o 4º Encontro Regional da Faeb Sul reuniu profissionais e alunos do Sul do país (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Foram encerrados, na tarde desta sexta-feira, o 13º Colóquio Sobre Ensino de Artes e o 4º Encontro Regional da Faeb Sul (Federação de Arte Educadores do Brasil), realizados desde quarta-feira na estrutura da Unesc. Os eventos reuniram profissionais de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul para extensa programação que teve como tema central o “Ensino de Arte e Políticas Públicas: manutenção dos direitos e novas conquistas”.

A professora Lucinea Dobrychlop veio de Curitiba especialmente para participar das atividades na Unesc. Conforme ela, além da estrutura da Universidade que ofereceu todo o conforto ao evento,  o conteúdo compartilhado foi muito válido. “Vejo a troca de informações que tivemos como algo muito importante porque isso nos alimenta de força, de coragem e de ideias para trabalhar em busca do melhor para os nossos alunos”, comentou. Para ela, o compartilhamento de problemáticas parecidas faz com que todos se sintam acolhidos e colaborem um com o outro. “Muitas vezes apenas conversando sobre uma preocupação ou problema que encaramos na nossa realidade, nós já ouvimos boas sugestões de professores que conseguiram superar questões parecidas, por exemplo”, completou.

Acolhimento na Unesc

Para a presidente eleita da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC), Cristiane Pedrini Ugolini, é sempre bom ser recebido na Unesc. “Essa é uma das poucas universidades privadas que abrem suas portas para eventos da associação. Estar aqui mais uma vez foi muito proveitoso e saímos bem felizes pelo resultado do encontro”, afirmou.

Conforme a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Regina de Souza Honorato, a participação dos visitantes de fora da cidade e dos próprios acadêmicos do curso que puderam aproveitar alguns momentos do encontro foi muito importante. “É um evento que qualifica a nossa área e também qualifica a Universidade, já que ela recebe todos esses profissionais para discussões ricas sobre temas importantes muito atuais”, declara.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de agosto de 2018 às 21:06
Compartilhar Comente

Mesa Redonda discute possíveis perfis da formação dos professores de artes

Mesa Redonda discute possíveis perfis da formação dos professores de artes
Atividade fez parte do evento da Federação de Arte Educadores do Brasil realizado na Unesc (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Integrando a intensa programação do 13º Colóquio Sobre Ensino de Artes e o 4º Encontro Regional da Faeb Sul (Federação de Arte Educadores do Brasil), eventos sediados na Unesc ao longo desta semana, foi realizada, na tarde desta quinta-feira (23/8) uma Mesa Redonda com o tema “Possíveis perfis da formação docente em arte e as políticas da arte na licenciatura em artes visuais”.

Debateram sobre o assunto os professores Daniel Bruno Momoli (Pré-Vestibular Popular do PT e UNIARP), Carmen Lúcia Capra (UERGS) e Luciana Gruppelli Loponte (PPGEdu/UFRGS), acompanhados dos profissionais participantes do encontro. O tema central do encontro é “Ensino de Arte e Políticas Públicas: manutenção dos direitos e novas conquistas”.

Atuando como professor da Universidade Federal de Roraima, o doutorando Vinicius Luge Oliveira está em Criciúma especialmente para participar do evento. Para ele, a oportunidade de discutir o futuro do ensino de artes é fundamental e o encontro está proporcionando grandes debates. “Nesse momento esses encontros são muito importantes porque o ensino da arte está sendo atacado. Os debates sobre o assunto são em defesa do ensino de arte na escola”, comenta.

Vinicius apresentará um trabalho na manhã de sexta-feira sobre a educação de artes na União Soviética nos anos 20. A expectativa, conforme ele, é muito positiva por compartilhar seus conhecimentos. “Certamente trago um pouco de lá e levo aprendizados daqui”, completa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de agosto de 2018 às 18:35
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe oficina de Arte Postal

Sala Edi Balod recebe oficina de Arte Postal
Evento é proposto pelo Coletivo Fonte e tem vagas limitadas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc receberá neste sábado (25/8) a Oficina de Arte Postal. O evento é proposto pelo Coletivo Fonte e pela Sala Edi Balod. A temática tem o objetivo de abordar a vertente artística que se caracteriza pela comunicação através de correspondências. O evento ocorre na Sala Edi Balod e é aberto à comunidade interna e externa da Universidade, com número de vagas limitadas.

A Arte Postal é uma forma de expressão que surgiu em meados dos anos 1960, e funciona por meio de cartas, fanzines, envelopes, cartões postais, selos que são enviados pelo correio. “Serve como uma forma de troca sem comércio. Vem no momento de ruptura de algumas tradições artísticas e serve também como uma forma de comunicação em rede e intercâmbio de trabalhos”, comenta a artista Bruna Ribeiro.

A expressão ainda traz reflexões sobre alguns aspectos do mundo artístico. “A partir da Arte Postal é possível pensar algumas questões como o valor da arte, o acesso que às pessoas têm a esse material e é também uma maneira de ativar outros dispositivos, sair dessa ideia de que a arte pode estar só no museu”, acrescenta Bruna.

A oficina

Na oficina serão abordados os contextos principais da Arte Postal. “Além disso, a ideia é trazer referências e propor algumas temáticas para que as pessoas possam produzir a partir de suas vivências e contextos a Arte Postal”, enfatiza a artista.

A ação é proposta pelo Coletivo Fonte, um grupo de artistas formados pelos egressos do curso de Artes Visuais da Unesc, Adrieli Roman, Anna Gallas, Bruna Ribeiro e Matheus Abel e pelo professor Alan Cichela e que aborda temas sobre arte e produz obras a partir de suas vivências.

Ao final da oficina, o objetivo é de que os trabalhos sejam expostos na Sala Edi Balod.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas pelo link.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 23 de agosto de 2018 às 16:57
Compartilhar Comente

Evento sediado na Unesc busca soluções e valorização da arte no Sul do Brasil

Evento sediado na Unesc busca soluções e valorização da arte no Sul do Brasil
Serão mais de 20 encontros com participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc está recebendo professores, arte-educadores, estudantes, profissionais e pesquisadores do Paraná, de toda Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para debater o ensino da arte. É o 13º Colóquio Sobre Ensino de Artes e o 4º Encontro Regional da Faeb Sul (Federação de Arte Educadores do Brasil), que nesta edição está promovendo palestras, mesas redondas, exposição de arte, comunicações e oficinas. O evento iniciou na tarde desta quarta-feira (22/8) e promove encontros até sexta-feira (24/8).

Com a temática “Ensino de Arte e Políticas Públicas: manutenção dos direitos e novas conquistas” o evento vai, em mais de 20 trocas de conhecimentos, traçar novas diretrizes, buscar soluções e elevar a qualidade no ensino da arte no Sul do Brasil.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, o objetivo é fomentar a ideia de repensar e unir os profissionais. “Precisamos nos fortalecer. São os profissionais e estudantes das artes que estão nas salas de aula educando as futuras gerações. O momento exige que busquemos novas iniciativas coletivamente”, frisou Feldhaus.

Na tarde desta quarta-feira a diretora do Centro de Artes da Udesc Maria da Rosa Fonseca da Silva participou da oficina “Objetos pedagógicos como recurso educativo no âmbito da inclusão” e destacou a importância de se debater estes assuntos. “Enfrentamos situações em sala de aula que a graduação não tem tempo de nos preparar. Na minha primeira aula como professora me deparei com um estudante cego logo na primeira cadeira e não soube como reagir. Educar não é fácil, temos que nos preparar e buscar sempre mais conhecimentos”, destacou Maria.

Abertura

Ainda na quarta-feira, a abertura oficial do evento reuniu os participantes no Auditório Edson Rodrigues para debater a temática central em uma mesa redonda. Maria, que também fez parte da mesa de abertura, reconheceu a necessidade de reuniu os profissionais. “Aqui também vamos entender as últimas transformações da arte e buscar soluções para os direitos que os professores perderam”, explicou a diretora.

O presidente da Aaesc (Associação de arte educadores de Santa Catarina), Marcelo Pereira Seixas, também fez parte da mesa redonda e avaliou o evento como de grande importância. “São temas urgentes de serem debatidos. Esperamos dar aos professores possíveis respostas aos retrocessos das artes no Brasil ”, comentou Seixas.

O evento ainda contou com a participação da presença do presidente da Aprodança (Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina), Maxwell Sandeer Flôr.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de agosto de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente