Artes Visuais - Licenciatura

Unesc é parceira no Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina

A Unesc deu mais um passo em prol da educação de qualidade e agora é a mais nova parceira do Oemesc (Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina). O Observatório foi lançado durante a 1ª Jornada do Ensino Médio de Santa Catarina, no dia 13 de junho em Florianópolis. Os professores André Cechinel, Aurélia Honorato e Tiago Coelho participaram do evento.

O objetivo do Oemesc é de compreender o Ensino Médio em Santa Catarina, priorizando o caráter público estadual. Ele irá trabalhar em três linhas de pesquisa: Currículo no Ensino Médio”, "Políticas Públicas e Demandas Educacionais no Ensino Médio" e "Ensino Médio: Formação e Carreira Docente". O Observatório também tem um espaço virtual e realizará a cada semestre, uma jornada de estudos sobre o ensino médio catarinense, contextualizado em nível nacional e global.

O Observatório tem o propósito de estudar o Ensino Médio, a formação docente e a educação pública. As questões serão tratadas no âmbito estadual a partir de escalas mais amplas, com o intuito de contribuir para a construção de uma nova carreira docente de qualidade ao Ensino Médio. Entre a equipe de pesquisadores está o professor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), André Cechinel.

As Universidades parcerias do Oemesc são Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Furb (Universidade Regional de Blumenau), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina), Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Univille (Universidade da Região de Joinville) e Unochapecó (Universidade Comunitária de Chapecó).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de junho de 2018 às 14:44
Compartilhar Comente

Artes Visuais

O Egito é tema de uma atividade de estágio para alunos da sétima fase do curso de Artes Visuais – Licenciatura. O projeto “Arte egípcia e performance: Processo Dialógico entre presente-passado-presente”, realizado uma vez por semana no período de 24 de março a 20 de junho de 2018 com a turma no primeiro ano da Escola Nórmelio Cunha em Sombrio, possibilitou à acadêmica Jéssica Homem Heck ter contato com o ambiente escolar, proporcionando experiências para a sua formação docente.

Conforme a professora do curso de Artes Visuais da Unesc e orientadora de Jéssica, Katiuscia Angélica Micela de Oliveira, o objetivo é trabalhar com as atividades vinculadas ao tema (Arte Egípcia), propondo produções artísticas além da pintura e escultura, mas também vinculadas a linguagem artística da performance. “A proposta é promover trabalhos em grupo, para fortalecer a responsabilidade e assim respeitar os limites da liberdade, com si próprio e com os outros”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 25 de junho de 2018 às 15:37
Compartilhar Comente

Viagem de estudos

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos uma maior compreensão sobre a linguagem do cinema, seus aspectos estéticos e históricos a disciplina de Linguagem de Cinema e Educação do curso de Artes Visuais – Licenciatura, realizou no dia 16 de junho uma visita de alunos e professores ao Cine Teatro Mussi, em Laguna. O grupo assistiu a Nosferatu, um filme mudo de 1922, dirigido por Murnau.

A trilha sonora do filme foi executada ao vivo pela banda Skrotes, e Florianópolis, conhecida por misturar variados ritmos em suas músicas.

O grupo foi acompanhado pelos professores da disciplina, Tiago Coelho e Silemar Silva e pela assessora pedagógica da Unesc, Michele Coelho, que falou sobre as questões culturais e da cidade de Laguna.

O Cine Mussi foi adquirido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) em 2009, após cinco anos interditado. A obra iniciada em 2011, contemplou a restauração geral do edifício.

Por: Milena Spilere Nandi 25 de junho de 2018 às 15:29
Compartilhar Comente

Viagem de estudos ao Cine Teatro Mussi, em Laguna /SC

No último sábado - 16 de junho de 2018, Viagem de estudos promovida pela Disciplina de Linguagem de Cinema e Educação do Curso de Artes Visuais Licenciatura. O grupo de acadêmicos e professores foram conhecer o Cine Teatro Mussi, em Laguna SC.  Assistiram ao filme Nosferatu, um filme mudo de 1922, dirigido por Murnau. 

 

A trilha sonora do filme foi executada ao vivo pela banda Skrotes, uma banda de Florianópolis, conhecida por misturar variados ritmos em suas músicas. Um grupo formado por Chico Abreu (contra-baixo), Igor De Patta (teclado) e Guilherme Ledoux (bateria).

 

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos uma maior compreensão sobre a linguagem do cinema, seus aspectos estéticos e históricos, vivenciar essa experiência ampliou nosso olhar sobre o cinema enquanto nos proporcionou um aprendizado significativo.

 

Neste evento participaram os professores da disciplina: Tiago Coelho e Silemar Silva.  Os acadêmicos da disciplina de Linguagem de Cinema e Educação. Tivemos ainda a participação de Michele Coelho, assessora pedagógica da Unesc, quem nos contou um pouco sobre as questões culturais  e da cidade de Laguna. 

A viagem foi exclusiva aos acadêmicos da disciplina do Curso de Artes Visuais.

 Divulgar esse acontecimento é fortalecer nossas ações de formação de professores de artes visuais, formação de platéia e divulgar as ações do Curso de Artes como um curso potente que valoriza as questões da cultura local e regional. Outra divulgação, não menos importante, é do Cine Teatro Mussi, um patrimônio cultural da região que tem seu valor e que precisa ter maior visibilidade. 

O Cine Mussi foi adquirido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 2009, após cinco anos interditado. O que era privado virou público. A obra iniciada em 2011, contemplou a restauração geral do edifício, estando em funcionamento. 

 

Att.

Professores Ma. Silemar Maria de Medeiros da Silva e Me. Tiago da Silva Coelho.

Professores da Disciplina Linguagem do Cinema e Educação - Curso de Artes Visuais Licenciatura.

Por: Rosilene Ricken 22 de junho de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso
Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Artes Visuais Bacharelado tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição Entremeios, a realizar-se nessa segunda-feira, dia 18 de junho de 2018 às 19h30min, na Sala de Edi Balod – Espaço de Exposições e laboratório de Artes Visuais.
A exposição tem como propósito revelar o resultado das criações artísticas dos acadêmicos para os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018/1.

E o Curso de Artes Visuais - Bacharelado torna público o cronograma das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Turma 2018/1. As defesas acontecerão de 19 a 22 de junho de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, bloco B, sala 04.

Confira aqui a programação completa

Por: Rosilene Ricken 07 de junho de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente