Artes Visuais - Licenciatura

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”
Evento foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai, Nuno Nunes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Ânima realizou, no último sábado (25/5), o minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”. O evento, que foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Nuno Nunes, contou com a participação da comunidade interna e externa da Universidade.

O curso teve o objetivo de esclarecer dúvidas e aproximar a Unesc dos povos indígenas. Além disso, promoveu a troca de informações com temáticas voltadas às técnicas culturais dos povos indígenas, com o objetivo de diminuir conflitos e construir uma cultura de paz.

O evento teve participação de professores, mestrandos e doutorandos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), acadêmicos dos cursos de Geografia, Enfermagem, Ciências Biológicas, História, Artes Visuais e Psicologia da Unesc, além do público externo.

O evento foi realizado pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz); Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas); Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas; PPGCA; Comavh (Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos); e Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de maio de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente

Unesc recebe Fórum Setorial de Artes Visuais

Unesc recebe Fórum Setorial de Artes Visuais
Evento ocorre na segunda-feira na Sala Edi Balod (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc receberá, na próxima segunda-feira (27/5), o Fórum Setorial de Artes Visuais. O Fórum é municipal e debaterá políticas públicas para o setor de artes visuais na cidade de Criciúma. A iniciativa ocorrerá às 19h30 na Sala Edi Balod e é organizada pela Ascav (Conselho e Associação Sul Catarinense de Artes Visuais), pela Comccri (Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma), com apoio do curso de Artes Visuais Unesc.

Entre as pautas abordadas estão o levantamento de demandas do setor e a situação da Ascav. “Vamos debater a situação do setor, já que o fundo municipal de cultura está sem receber repasse há cinco anos; o edital de fomento à projetos culturais, que não é lançado desde 2014; projetos de oficinas de artes nas comunidades, encerrado em 2015; galerias de arte, públicas, vinculas à Fundação Cultural, que estão fechadas, que estão sem exposições e funcionários para manter aberta”, explica a conselheira representante do Setor de Artes Visuais no Comccri e professora da Unesc, Daniele Zacarão.

De acordo com Daniele, o objetivo é de que o fórum emita uma carta apresentando essas demandas, que deverá ser encaminhada ao Conselho de Cultura, ao presidente da Fundação Cultural, ao prefeito e aos vereadores.

O fórum é um dos componentes do sistema municipal de cultura, que, a partir da participação popular, visa construir políticas públicas para os setores culturais. “A realização desse evento na Universidade, com apoio do curso de Artes Visuais, mostra o quanto a Instituição está comprometida com o fortalecimento e valorização da cultura local”, comenta Daniele.

Conforme a professora, a Sala Edi Balod é um dos poucos espaços que mantém atividades de formação, produção e difusão no campo das artes visuais em Criciúma e na região. “Por isso, torna-se o ponto de encontro para estudantes, artistas e outros agentes culturais debaterem as demandas/necessidades do setor de artes visuais em Criciúma”, completa.

O Fórum é aberto à toda a comunidade. A Sala Edi Balod fica localizada no Setor Administrativo da Universidade.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 24 de maio de 2019 às 18:29
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Artes Visuais e Teatro inicia com troca de experiências

Semana Acadêmica de Artes Visuais e Teatro inicia com troca de experiências
Objetivo é promover a integração entre estudantes, professores, egressos e profissionais (Fotos: Mayara Cardoso/Unesc) Mais imagens

Muita conversa e troca de experiências nos dois primeiros dias da 2ª Semana Acadêmica dos cursos de Artes Visuais e Teatro. O primeiro dia de evento, segunda-feira (20/5), foi marcado por um bate-papo com o Erro Grupo, de Florianópolis. Na terça-feira (21/5), foi a vez de dialogar com egressos dos cursos e com professores de teatro da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Até sexta-feira (24/5), a Semana contará com mais cinco atividades. O objetivo é promover a integração entre estudantes, professores, egressos e profissionais de destaque das áreas.

Nós estamos trabalhando agora

A arte vai muito além do resultado final e é esta conexão que os organizadores da Semana querem fazer entre o evento e o projeto “Nós estamos trabalhando agora”. A busca é por destacar processos artísticos na criação artística. A montagem, resultado de encontros realizados no projeto Pretexto, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), pode ser encontrada na Sala Edi Balod da Unesc.

Conheça o Erro Grupo

Criado em 2001, o Grupo experimenta a arte como intervenção no cotidiano, usando os espaços públicos como campo de atuação. Com 16 anos dedicados ao teatro de rua e as performances, o Erro pesquisa a união das linguagens artísticas, o indivíduo e o compartilhamento da arte no do dia a dia na cidade, na paisagem urbana e nos meios de comunicação.

Até o fim do evento, os estudantes ainda podem participar de oficinas de cinema, lambe-lambe e tatuagem. A Semana será encerrada com o Dia de Folga e de Praia, um encontro especial na Praça do Estudante, a partir das 19 horas.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de maio de 2019 às 16:28
Compartilhar Comente