Artes Visuais - Licenciatura

Estudantes da Unesc buscam qualificar vida de idosos

Estudantes da Unesc buscam qualificar vida de idosos
Projeto está incluído no Programa Território Paulo Freire (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em diálogos, estudantes da Unesc buscam solucionar problemas sociais e levar qualidade de vida aos idosos do Sul Catarinense. Com este objetivo, o Projeto Cidadania na 3ª idade: Encontro com grupos de idosos dos Bairros Mina União e Vila Manaus promoveu atividades e conversas sobre envelhecimento, abordando o viés ambiental, psicológico e biológico. A atividade iniciou no dia 18 de março e se encerrou nesta quarta-feira (27/3).

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Eyng Savi, conta que as atividades propuseram ações lúdicas com temáticas que envolvam as três áreas pertencentes ao projeto. Além dos estudantes de Arquitetura, participaram os cursos de Artes Visuais e de Fisioterapia da Instituição.

O projeto está incluído no Programa Território Paulo Freire da Universidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de março de 2019 às 13:11
Compartilhar Comente

Quinta-feira é dia de arte e cultura na Unesc

Quinta-feira é dia de arte e cultura na Unesc
Para participar, o interessado deve procurar o Arte e Cultura da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Há dez anos, nas quintas-feiras, os professores, colaboradores e estudantes da Unesc são recepcionados com arte e cultura no campus. O projeto Quintas Culturais, iniciativa do Setor de Arte e Cultura, abre as portas da Universidade para artistas do canário universitário e do público externo.

Nesta quinta-feira (28/3), o palco do Quintas receberá os acadêmicos de Artes Visuais, Danielle Rozeng e Leonardo Cardoso, para uma apresentação de canto.
Para participar, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura no e-mail cultura@unesc.net.

Pluralidade cultural

A coordenadora do Setor, Amalhene Baesso Reddig, explica que o espaço é multicultural e dá visibilidade às diferentes manifestações encontradas na região. “É um incentivo à cultura e suas formações. O local entrega o que se faz necessário para nossa missão, de ampliar o olhar e a sensibilidade da cultura e da arte, no campus e fora dele”, destaca.

O Quintas

Com a finalidade de incentivar talentos, o desenvolvimento da percepção e compreensão de diferentes linguagens artísticas na comunidade acadêmica é reforçado no palco. A participação gratuita garante a circulação, formação e o fomento da arte e da cultura na Universidade.

O produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, avalia o projeto como uma iniciativa consolidada. “O Quintas Culturais possui espaço físico, com identificação e iluminação própria. Estamos cumprindo com o objetivo de promover a difusão de diferentes linguagens artísticas, como dança, música, teatro, performance, poesia e outras”, destaca.  

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de março de 2019 às 10:43
Compartilhar Comente

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água
Atividades envolveram diversos setores da Universidade e 11 escolas da Gered (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas), “estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não adequada ao consumo humano direto nem à irrigação da plantação”. Já o número de água doce, de 2,5%, tem a sua maior parcela, que corresponde a 69%, considerada de difícil acesso. Nesta sexta-feira, comemorou-se o Dia Mundial da Água e, além de celebrar este bem natural tão precioso e necessário para a sociedade, a data serve para relembrar destes números alarmantes e de trabalhar pela conscientização e preservação da água.

A Unesc, com o seu comprometimento com a preservação do meio ambiente realizou, na tarde desta sexta-feira (22/3), ações de conscientização e preservação da água e de assuntos relacionados ao Rio Criciúma. As atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos e contaram com a participação de diversos setores da Universidade e de 11 escolas da Gered (Gerência Regional de Educação) de Criciúma.

Projetos inovadores

De acordo com a professora da Unesc, Andrea Rabello, a ação teve o intuito da propagação de conhecimento sobre a água. “A partir da parceria com a Gered, as escolas desenvolveram trabalhos e estudos sobre o assunto, sobre a importância da água e seus impactos e os estudantes trouxeram os trabalhos aqui na ação para apresentá-los”, explicou.

Um exemplo é o estudante do 2º ano do Ensino Médio do Cedup (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo, Yuri Lopes Machado, que utilizou o seu conhecimento em informática para propor medidas para a preservação da água e do meio ambiente. Em seu projeto, ele apresentou os principais tipos de contaminação dos lençóis freáticos e uma maquete em 3D de uma barragem de resíduos sólidos.

Conforme o estudante, a atividade proporcionou ampliar seus conhecimentos sobre a água. “Foi um projeto dinâmico em que tivemos que ir atrás das informações, uma atividade realizada fora da sala de aula, ou seja, tivemos que correr atrás das informações e estudar o assunto”, comentou. Com tanto empenho, o aluno mostrou que realmente aprendeu sobre o assunto. “A contaminação é um processo causado pela ação do ser humano e que acaba acarretando em nós mesmos”, acrescentou.

Conscientização sobre o Rio Criciúma

Outras atividades realizadas na ação contaram com a temática do Rio Criciúma. O rio já serviu de componente essencial para o desenvolvimento da cidade e hoje encontra-se escondido. Um exemplo, de acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, é o local onde foi realizada a atividade, pois o rio passa por baixo da Praça.

De acordo com Carlyle o objetivo da ação foi de sensibilizar a sociedade para causas da água da região e do Rio Criciúma. “A maioria da população não conhece o rio, mas ele tem vida, ele está presente em nós e tem a possibilidade de renascer”, enfatizou.

Os pontos que o professor destaca sobre a atenção para o Rio Criciúma são as questões que envolvem as nascentes, a liberação de esgoto no rio, a poluição das bocas de mina que tem contato com o rio e os produtos de empresas que não são corretamente descartados. “Para ele ter vida, precisamos preservar as nascentes, pois não adianta trabalharmos onde ele corre, se a nascente não estiver boa”, comentou o coordenador.

A atividade na Praça Nereu Ramos contou com a participação do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbelli Gaidzinski, e dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas, Geografia, Artes Visuais, Teatro, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Junto à ação realizada na Praça, a Unesc TV produziu um vídeo-documentário sobre o Rio Criciúma, em que apresenta a história do rio e suas interferências, pois mesmo silencioso, está presente no cotidiano da cidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de março de 2019 às 17:39
Compartilhar Comente

Unesc recebe III Fórum Integrado de Cultura de Criciúma

Unesc recebe III Fórum Integrado de Cultura de Criciúma
Evento ocorre amanhã no Auditório Edson Rodrigues (Foto: Arquivo Decom/Prefeitura de Criciúma) Mais imagens

A Unesc receberá, na próxima quinta-feira (21/3), o III Fórum Integrado de Cultura de Criciúma. O evento ocorrerá às 19h no Auditório Edson Rodrigues e entre suas pautas estão palestras, apresentações artísticas e as eleições para representantes do CEC (Conselho Estadual de Cultura) e da COMCCRI (Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma).

No Fórum, serão realizadas as eleições dos Representantes da Sociedade Civil para o CEC no mandato de 2019/2021 e dos Representantes da Sociedade Civil para as áreas de Cultura Popular, Instituições de Ensino Superior e Teatro, do COMCCRI, no mandato de 2019/2020.

A programação inicia às 18h com a inscrição de eleitores e candidatos, seguido de apresentações artístico-culturais em comemoração aos 49 anos do Curso de Artes Visuais da Unesc, às 19h na Praça do Estudante. Às 19h30 ocorre a abertura oficial do Fórum. O evento ainda contará com a palestra “As novas áreas artístico-culturais do CEC e seu papel na organização dos sistemas setoriais de cultura”, com o Antropólogo Social, Eugênio Pascele Lacerda. Por fim, ocorrerá as eleições e os encaminhamentos finais.

O evento é organizado pelo COMCCRI e a pela FCC (Fundação Cultural de Criciúma) e conta com a parceria institucional da Unesc, do curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) e do curso de Teatro (Bacharelado).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de março de 2019 às 16:36
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe mostra artística “Coleções, fragmentos e outros acasos”

Sala Edi Balod recebe mostra artística “Coleções, fragmentos e outros acasos”
Exposição fica aberta ao público até o dia 12 de abril (Fotos: Vitor Netto/Divulgação) Mais imagens

Mostrar o colecionismo por meio de fotografias e outros objetos. Esse é um dos principais objetivos da exposição “Coleções, fragmentos e outros acasos”, da artista Tharciana Goulart. A exposição fica na Sala Edi Balod, e foi oficialmente aberta ao público na noite desta quinta-feira (14/3) na Unesc. A mostra artística ficará à disposição do público até o dia 12 de abril.

A exposição apresenta fotografias e objetos colecionados por Tharciana. Os principais objetos de coleção da artista se pautam em insetos e partes de pássaros. Conforme ela, a sua coleção iniciou há 12 anos, quando Tharciana tinha 14 anos. O processo de colecionamento pauta-se em recolher os itens e fotografá-los.

“Sempre tive interesse pela cor, pelo formato e pelas características, pois são coisas que passam pelo nosso cotidiano e que muitas vezes nós não prestamos atenção. São coisas passageiras e essa é a temática, trazer essa ideia de voltar e ver os objetos”, explica a artista.

De acordo com a professora do curso de Artes Visuais e coordenadora da Sala Edi Balod, Daniele Zacarão, é muito importante trazer uma pesquisadora e artista para a Universidade. “É um momento de aproximar os acadêmicos da pesquisa e do espaço de cultura, propiciando o contato do estudo com o trabalho da artista”, comenta.

Além da abertura da exposição no período da noite, Tharciana realizou uma conversa no período da manhã com os professores de Artes das escolas dos municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e, no período da tarde, ministrou a oficina "Imagens Transitórias". A atividade teve a intenção de proporcionar vivência sobre a técnica de colecionismo e Antotipia, discutindo seu caráter histórico e relevância para as Artes Visuais.

A Antotipia é um processo fotográfico histórico alternativo, em que se utiliza de sucos extraídos de plantas (flores, frutos, raízes e folhas) como elemento fotossensível para a construção de imagens, após a emulsão às imagens são expostas ao sol.

A Sala Edi Balod fica no Bloco Administrativo da Universidade. O espaço fica aberto para visitação de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 15 de março de 2019 às 18:11
Compartilhar Comente