Artes Visuais - Licenciatura

Sala Edi Balod realiza oficina Identidade Feminina

Sala Edi Balod realiza oficina Identidade Feminina
Encontro encerrou o Circuito de Oficinas de Arte Feminista (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod realizou, neste sábado (27/10), a oficina de Identidade Feminina. A atividade encerrou o Circuito de Oficinas de Arte Feminista e teve o objetivo de abordar a identidade feminina no meio artístico. O evento foi proposto pela Sala Edi Balod e pelo curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) da Unesc.

A oficina foi ministrada pelas acadêmicas Bruna Ribeiro e Talia Jeremias. A ação tinha como objetivo abordar as mulheres artistas que trabalham com a temática de identitária e autobiografia. De acordo com Bruna, também foram levados alguns livros de mulheres artistas e de feminismo para o debate. “Conversamos sobre identidade, mulheres artistas, identidade feminina, feminismo”, explica.

Além disso, foram produzidas algumas obras que remetessem à temática da oficina. “Primeiro fizemos uma dinâmica com palavras que remetiam a vida das pessoas, depois as pessoas produziram desenhos dentro de papéis 3X4. Por fim, fizemos um mapeamento afetivo em que as pessoas deveriam remeter a lugares reais ou não”, comenta.

Circuito de Oficinas

Aliando a teoria e a prática, o circuito de Arte Feminista teve o intuito de fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico, bem como a história da participação, suas referências e a representação feminina na arte.

Ao todo, foram realizados quatro encontros: Corpo Feminino e Aquarela, com Stéfany Ribeiro; Colagem em diferentes suportes, Marina Guidi; Pintura Corporal, Carol Machado e Júlia Alvarez; e por último a Identidade Feminina, Bruna Ribeiro e Talia Jeremias.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de outubro de 2018 às 16:14
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe oficina de Identidade Feminina

Sala Edi Balod recebe oficina de Identidade Feminina
Evento é a última oficina oferecida pelo circuito de Arte Feminista (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc receberá, neste sábado (27/10), a oficina Identidade Feminina. O evento, proposto pela Sala Edi Balod, Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), é a última oficina do circuito de oficinas de Arte Feministas. A temática tem o objetivo de abordar a identidade feminina.

A oficina será ministrada pelas acadêmicas Bruna Ribeiro e Talia Jeremias. “Vamos falar sobre mulheres artistas que trabalham com essa temática de identitária e autobiografia. Além disso, também queremos discutir um pouco sobre o que é essa identidade ‘feminina’”, explica Bruna.

Arte feministas

A ação faz parte do circuito de oficinas de Arte Feministas. Elas têm o objetivo de explorar uma prática artística diferente (aquarela, pintura, colagem e outros), estabelecendo um espaço para reflexões sobre o papel e o lugar da mulher na arte e na sociedade, como também fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico.

Os eventos são gratuitos e para realizar a inscrição basta acessar o link

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de outubro de 2018 às 17:25
Compartilhar Comente

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande

Feira Casa Pronta: Unesc recebe visitantes em amplo estande
Evento foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) no Centro de Eventos José Ijair Conti (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O maior evento dos setores de construção civil, mobiliário e decoração da região Sul de Santa Catarina, a Feira Casa Pronta, foi iniciado na noite desta quarta-feira (17/10) e segue até domingo (21/10) no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma, recebendo visitantes de todo o Estado. Com um estande completamente novo e remodelado, a Unesc marca presença e oferece amplo espaço aos visitantes para que conheçam em especial os cursos ligados à temática do evento: Arquitetura, Artes Visuais, Design e Engenharia Civil.

Ao longo dos cinco dias de Feira Casa Pronta, professores e acadêmicos dos cursos estarão se revezando para recepcionar os visitantes no espaço, pensado nos mínimos detalhes para levar a mensagem da Universidade e dos profissionais em formação.

Conforme o coordenador do curso de Design, professor João Rieth, que acompanhou a montagem do estande e o primeiro dia de Feira, a intenção é atrair o público ao estande e captar possíveis novos alunos a partir dos profissionais e visitantes que circulam no evento. “Esses cursos que estamos trazendo para a Casa Pronta têm tudo a ver com o setor de construção civil. Fizemos questão de montar um espaço aberto e convidativo e trazer alguns trabalhos de cada área para que as pessoas possam também entender um pouco de tudo o que se passa na Universidade e o que esses aprendizados podem proporcionar”, comentou.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Marcio Vito, os dias de trabalho no estande também serão de muitos contatos com egressos. “Muitos passam aqui com a família, filhos, esposas ou os pais, e mostram com orgulho o lugar em que estudaram. Eles se sentem em casa e nós temos também muito carinho em recebê-los. Nesta primeira noite, já tivemos exemplos disso e é muito bacana”, garantiu.

Na estrutura, que encontra-se montada logo ao final do primeiro corredor da feira, os visitantes podem conferir fotos do Centro de Documentos da Unesc, que retratam a construção do campus da Universidade e marcam também os 50 anos da Instituição. O espaço será compartilhado nesta quinta-feira (18/10) com o Jornal A Tribuna para o evento especial de lançamento da revista Arquitetura & Interiores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de outubro de 2018 às 21:37
Compartilhar Comente

Conheça o deserto do Texas pelo olhar da artista criciumense Letícia Cardoso

Conheça o deserto do Texas pelo olhar da artista criciumense Letícia Cardoso
Exposição é um desdobramento da perda de arquivos do celular da autora (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

De Austin a Paris, a artista criciumense, Letícia Cardoso viajou pelo Texas, Estados Unidos, e registou sua experiência na exposição “Rodar o Deserto”. A montagem, originada do vídeo “Austin a Paris: um ruído entre Jane e Travis”, foi criada com imagens e fragmentos de textos preservados em mensagens, trocadas pela artista com amigos e familiares por e-mails em 2009. A abertura ocorreu na noite desta quarta-feira (10/10), na sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais.

Letícia explica que a exposição foi organizada de uma forma diferente do habitual, um desdobramento da perda de arquivos do celular, trazendo, de forma curiosa, novos sentidos ao material. “Foi um pequeno acidente que originou esta ideia. Quem visitar o local onde a obra está instalada pode levar um bloco de publicação, uma réplica do conteúdo com fragmentos da viagem”, afirma a artista.

Os visitantes também podem interagir com Letícia. Cartões postais serão disponibilizados a quem passar pelo local. Os interessados podem deixar suas mensagens e entregar a artista.

Inspiração

Nas obras, Letícia retrata imagens registradas em uma viagem que fez entre outubro e dezembro de 2009, percorrendo a extensão do deserto nos Estados Unidos. O trabalho, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2017, na categoria Artes Visuais, do Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, compreende exposição e publicação.

Letícia é professora de pintura na Unesc e está realizando doutorado em Artes Visuais na Udesc, em Florianópolis. A exposição está vinculada a um projeto de doutorado, na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos iniciado em 2017 e denominado “Cartas ao Desconhecido”.

O trabalho da artista ficará disponível para visitação até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira das 14h às 18h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de outubro de 2018 às 20:25
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod realiza oficina de Desenho e Lambe Lambe

Sala Edi Balod realiza oficina de Desenho e Lambe Lambe
Evento ocorreu junto a Pik Nik Coletivo, no Paço Municipal (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod realizou neste sábado (6/10) a oficina de Desenho e Lambe Lambe. A atividade fez parte do circuito de oficinas de Arte Feminista. A temática teve o objetivo de abordar o desenho livre e a exposição dele em ambientes públicos. O encontro ocorreu durante o Pik Nik Coletivo, no Paço Municipal de Criciúma e foi proposto pela Sala e pelo curso de Artes Visuais.

Durante a oficina, os participantes realizaram seus trabalhos artísticos em papeis reutilizados. “A proposta era praticar o desenho livre em diferentes tipos de papeis, como por exemplo, cupons fiscais de compras e alguns papeis mais velhos”, explica a acadêmica e ministrante da oficina, Marina Guidi.

Além disso, os trabalhos foram expostos em espaços públicos. “O Lambe Lambe é a arte de rua, o ato expor os desenhos em espaços e lugares públicos, como postes, por exemplo, mas não denegrindo o patrimônio público”, acrescenta Marina.

Circuito de Oficinas

Aliando a teoria e a prática, o circuito de Arte Feminista tem o intuito de fazer uma reflexão sobre o papel feminino no mundo artístico, bem como a história da participação, suas referências e a representação feminina na arte.

A próxima oficina ocorre no dia 27 de outubro com a temática Identidade feminina, com as artistas Bruna Ribeiro e Talia Jeremias. As inscrições devem ser realizadas no link

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 08 de outubro de 2018 às 15:34
Compartilhar Comente