Artes Visuais - Licenciatura

Quadrinhus no Campus

Quadrinhus no Campus, é um projeto interdisciplinar concebido durante o segundo semestre de 2015 nas disciplinas de Ateliê de Ilustração e Imagens Digitais do curso de Artes Visuais da UNESC.

Atualmente na segunda edição, o projeto consiste no desenvolvimento de uma produção de arte sequencial no formato de tirinhas que no final do processo recebe um acabamento digital, é publicada em um blog e no formato de um livrinho em PDF.

Este trabalho objetiva apresentar aos acadêmicos o mercado de trabalho das ilustrações e quadrinhos, estabelecendo os primeiros contatos com as formas de publicação. Visa o desenvolvimento de materiais para o enriquecimento do portifólio acadêmico, por meio de uma metodologia que o aproxima da experiência profissional de trabalho.

Quadrinhus no Campus I
Quadrinhus no Campus II

Por: Rosilene Ricken 26 de outubro de 2017 às 15:50
Compartilhar Comente

Projeto Arte na Escola desenvolve oficinas por mais qualidade no ensino básico

Projeto Arte na Escola desenvolve oficinas por mais qualidade no ensino básico
Circuito de oficinas foi promovido pelo polo da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Projeto Arte na Escola promoveu um dia de oficinas e experiências aos profissionais da educação e acadêmicos de Artes Visuais. Os encontros ocorreram sábado (21/10) durante o “3º Circuito de Oficinas do Arte na Escola Polo Unesc”, e foram promovidos em parceria com o GPA (Grupo de Pesquisa em Arte) e pelo curso de Artes Visuais da Universidade.

A atividade fez parte do plano de trabalhos do GPA, e ofereceu cinco oficinas ministradas por professores artistas.

Os participantes acompanharam trocas de conhecimentos sobre “Tecnologia e arte: pintura e cinema”, com o professor Alan Cichela; “Patrimônio Cultural e Percurso Formativo”, com a professora Daniele Zacarão; “Abordagem de projetos na prática escolar”, com a professora Carmem Lazari do Instituto Arte na Escola de São Paulo; “Desenho em campo expandido” com a professora Juliana Veloso e “Hibridismo nas artes”, com as professoras Angélica Neumaier e Odete Calderam.

A coordenadora do evento, Silemar de Medeiros da Silva, conta que as ações são voltadas a contribuir com a Educação Básica e seus profissionais. “Buscamos oportunizar aos professores de artes, da Educação Básica e áreas afins, oficinas que contribuam, por meio da experiência, para a melhoria dos profissionais, envolvendo reflexões a partir do fazer artístico e dos grupos de estudos participantes”, explicou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 23 de outubro de 2017 às 15:40
Compartilhar Comente

Homenagem Dia dos Professores

Na noite de segunda- feira, 16/10/2017, o Centro Acadêmico de Artes, os acadêmicos de Bacharelado em Teatro e acadêmicos de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura, reuniram- se na Praça do Estudante para homenagearem os professores dos cursos de Teatro e Artes Visuais.

Segundo Felipe Machado presidente do C.A. de Artes "Foi somente uma singela homenagem aos nossos amados professores que muito fazem pelos acadêmicos. Uma forma de agradecimento a dedicação e comprometimento que eles têm em suas aulas. Uma equipe nota 10."

Cada professor do curso recebeu seu "recadinho" feito pelos acadêmicos em um vídeo e também, uma pequena lembrança para marcar esse dia tão especial e digno que deveria ser respeitado e reconhecido diariamente.

Por: Rosilene Ricken 17 de outubro de 2017 às 17:38
Compartilhar Comente

Arte e fronteiras do Brasil se mesclam em exposição

Arte e fronteiras do Brasil se mesclam em exposição
Abertura da mostra ocorreu na noite desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Vídeos, sons, instalações e publicações de artista, todos direcionados pelo mesmo tema: a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Como fragmentos, os trabalhos trazem identidades próprias que falam sobre esse espaço múltiplo, reverberando as potências de estas à margem e no limite. Essa é a exposição Y/Rembe'y da artista Fran Favero, que foi lançada na noite desta quarta-feira (11/10) na Sala Edi Balod da Unesc.

“Rembe em guarani significa margem, borda, orla. Já o termo Y significa água, rio, sendo rembe’y a fronteira, a margem do rio. Na tríplice fronteira, os limites entre países são marcados pelos rios que se encontram e se cruzam. Essa relação entre água e fronteira permeia os trabalhos propostos para a exposição, seja através da fluidez encontrada nas trocas fronteiriças e nas águas do rio, ou da barreira que muitas vezes o rio e a fronteira podem representar”, comentou a artista Fran Favero. 

A mostra estará disponível para visitação até o dia 30 de outubro, das 14 às 18 horas. A Sala Edi Balod está localizada no Bloco Administrativo da Unesc.

Currículo da artista

Fran Favero é artista visual, vive e trabalha em Florianópolis, mas cresceu na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. É mestranda em Artes Visuais pela UDESC e graduada em Artes Visuais pela mesma instituição, com intercâmbio para a Université du Québec à Montréal – UQAM, no Canadá. As questões de espacialidade, paisagem, e fronteira movem seus trabalhos que se inserem no campo dos multimeios, abrangendo principalmente as publicações de artista, a fotografia, o vídeo e os usos do som.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 11 de outubro de 2017 às 20:15
Compartilhar Comente