Artes Visuais - Licenciatura

Exposição: Bloco Administrativo recebe produção de artista criciumense

Exposição: Bloco Administrativo recebe produção de artista criciumense
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2023 às 16:13
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Furb e da Unesc exploram exposições durante visita

Acadêmicos da Furb e da Unesc exploram exposições durante visita
Mais imagens

Os acadêmicos do curso de licenciatura em Artes da Universidade Regional de Blumenau (Furb) desfrutaram de um dia enriquecedor no campus da Unesc, no sábado (27/05). Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de explorar e apreciar as exposições de arte no Espaço Toque de Arte e na Sala Edi Balod, da Universidade.

Essa atividade faz parte da programação do curso, que conta com a parceria da Unesc, oferecendo turmas tanto em Laguna como em Tubarão. O curso é uma combinação de aulas presenciais ministradas pelos professores da Unesc e aulas online ministradas pelos professores da Furb.

Além da visita às exposições, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer os ateliês do Curso de Artes Visuais e Teatro, bem como participar de duas aulas práticas: gravura e cerâmica.

As visitas foram acompanhadas pelas professoras Odete Angelina Calderan, Angélica Neumaier e Aurélia Regina de Souza Honorato.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de maio de 2023 às 17:22
Compartilhar Comente

Mural de artista visual consagra legado de primeira professora negra da Unesc

Mural de artista visual consagra legado de primeira professora negra da Unesc
Mais imagens

“Essa obra é muito significativa para mim, pois reflete os valores e o significado que a Unesc tem em minha vida. A Universidade representa um ambiente de aprendizado e crescimento, no qual pude desenvolver minhas habilidades e construir o meu caminho profissional com sucesso”. O relato é de Vani Anacleto, que em 1978 se tornou a primeira professora negra a lecionar na Instituição, e agora está imortalizada em uma vibrante obra de arte que decora uma das paredes do Bloco Administrativo da Unesc. 

A artista responsável pelo retrato que homenageia a história e o legado da ex-professora é Monique Cavalcanti, também conhecida como Gugie Cavalcanti. Com sua técnica de grafite marcante, a profissional já reconhecida por obras em todo o país, transformou a parede em uma exibição de cores e expressões que capturam a força, a beleza e a importância da história de Vani, responsável por ministrar as aulas no curso de Educação Física pelo período de 20 anos na Unesc. 

“Eu tinha 22 anos quando iniciei a carreira como professora. Trabalhei muito pela educação e transmitia, nas minhas aulas, um pouco de tudo sobre a vida. Fiquei muito feliz com essa homenagem. A obra é um lembrete constante de como a Unesc é uma instituição que acolhe e valoriza a diversidade em todas as suas formas. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa comunidade e em ser representada nessa arte tão inspiradora”, declara Vani, olhando atentamente cada detalhe exposto no retrato.

Por meio de cores vibrantes e traços expressivos, a artista Gugie retrata a figura de Vani com um olhar forte e determinado, simbolizando a força e a resistência da comunidade negra. Além disso, a obra também busca incentivar a reflexão sobre a importância da representatividade e da diversidade nos espaços públicos e acadêmicos. 

Para a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unesc, Normélia Ondina Lalau de Farias, o retrato da primeira professora negra da Universidade é uma inspiração para as próximas gerações de educadores e estudantes.

Ela destaca que a obra é ainda mais significativa pela criação no momento em que a instituição comemora 55 anos de fundação. “O retrato não apenas homenageia a trajetória de Vani, mas também simboliza o espaço e o crescimento para outras pessoas que se identificam com a luta e a história da educadora. Ela abriu portas para muitos, incluindo a mim mesma, enquanto mulher negra e professora”, enfatizou ela. 

Trabalho intenso

A materialização da pintura exigiu um trabalho intenso e cuidadoso ao longo de três dias, e o resultado final é um retrato cativante e inspirador. “Fiquei muito feliz com o convite, primeiro por estar em uma Universidade e trazer um pouco da minha pesquisa. É uma honra poder compartilhar o que eu faço e ter esse reconhecimento institucional”, agradeceu ela, que ficou encantada ao conhecer a história de Vani e inspirar-se para o trabalho. 

“Eu já tive a oportunidade de pintar Antonieta de Barros e lembro de ter uma emoção semelhante ao fazer essa obra. Ela tem uma conexão muito forte e é muito especial”, reforça Gugie. 

Para Normélia, o retrato é uma forma de reconhecer e valorizar a contribuição de Vani para a formação de muitos profissionais e para a construção de uma Universidade mais inclusiva e diversa.

“O caminho não é fácil, mas devemos sonhar que é possível. Não existem barreiras quando queremos. Somos mais fortes do que toda a dificuldade encontrada no percurso”, reforçou a homenageada.

Celebração

A obra criada faz parte da programação da 3ª Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Artes Visuais e Teatro. A criação do mural foi viabilizada por meio da parceria com o Neabi, que também lidera diversas ações neste mês que marca o Maio Negro. 

A obra contou ainda com a colaboração dos estudantes do curso de Artes Visuais Lara Pacheco, João Pedro de Carvalho de Bona, Hilda Karolini Maziero, Alex Cardoso dos Santos, Gabriela Selau Benetti, Bruna da Silva Ribeiro, Shara Jesus De Oliveira, Larissa Aparecida do Nascimento, Martina Gornicki e Cecilia de Oliveira David.

“Ao retratar uma figura histórica como a ex-professora, Gugie destaca a importância da preservação da memória e da história das pessoas negras e o papel que as artes visuais podem desempenhar na promoção da igualdade e da inclusão”, sublinhou a coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Zacarão. 

Sobre a artista

A artista Gugie expressa sua poética em diversos formatos, como murais, telas, performances e desenhos digitais, abordando temas como convivência social e as relações interpessoais. 

Como uma pessoa negra, ela busca na arte produzida nas ruas um espaço de diálogo e representatividade e fortalecendo a visibilidade de negros como protagonistas. “O protagonismo negro está posto. É gente da gente fazendo e contando nossas histórias a partir da arte”, finalizou Normélia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de maio de 2023 às 15:32
Compartilhar Comente

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição: “Caminhar, Coletar, Imprimir”

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição: “Caminhar, Coletar, Imprimir”
Os trabalhos em exposição são da artista e professora da Unesc, Angélica Neumaier, do Curso de Artes Visuais (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2023 às 14:52
Compartilhar Comente

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade
Acadêmicos e professores estiveram reunidos em forma de homenagem e respeito às vítimas de atentado registrado em Blumenau Mais imagens

A quarta-feira (05/04) foi de um silêncio diferente na Unesc, em Criciúma, em Santa Catarina e em todo o Brasil. Após o trágico atentado registrado ainda durante a manhã em Blumenau, fato que tirou a vida de quatro crianças, feriu outras cinco e deixou todo o país em alerta, os cursos de Licenciatura da Unesc promoveram um encontro de reflexão e solidariedade.

Centenas de estudantes se uniram em um ato comandado pelos professores dos cursos de Física, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Tecnologia da Educação. Emocionados, os acadêmicos foram convidados a refletir sobre o acontecimento em cada sala de aula e, coletivamente, a fazer um minuto de silêncio.

Para o estudante da sétima fase do curso de Pedagogia, Davi Brígido, a ação foi importante para unir os colegas em um momento de homenagem. “Fiquei muito abalado com a notícia. Enquanto estudante de Pedagogia, me senti mal ao longo de todo o dia e vejo que meus amigos também estão assustados e indignados com tudo isso. Ao afetar crianças de Blumenau, esse caso atinge todo o setor da educação do país, que já vem acendendo esse alerta para a segurança nas escolas”, reflete.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino e professora dos cursos de licenciatura, Andreia Rabelo Marcelino, agradeceu o aceite maciço do convite para o ato, que é algo simples, mas com uma simbologia muito forte. “Todos nós sentimos muito. Sabemos que neste momento precisamos refletir, pensar sobre nosso papel, nossas defesas e emanar energias positivas para as famílias das vítimas e todos aqueles diretamente envolvidos neste trágico incidente. Que essa energia chegue em todas as escolas”, acrescenta.

Após as falas rápidas, o minuto de silêncio e uma longa salva de palmas, os alunos retornaram às salas de aula para continuidade das atividades.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/04/05/cursos-de-licenciatura-da-unesc-promovem-momento-de-reflexao-e-solidariedade/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2023 às 21:45
Compartilhar Comente